Ajuda com Faculdade de Composição

    Autor Mensagem
    Tralltops
    Membro Novato
    # nov/16


    Olá pessoal.
    Eu sei que já existem tópicos com algumas das informações que eu quero, mas eu gostaria de criar esse tópico para ter uma opnião mais pessoal do meu caso e para conversar com todos.

    Primeiramente gostaria de falar um pouco sobre mim.
    Eu faço faculdade de ADM há dois anos e recentemente decidi que não é aquilo que eu quero para minha vida. Eu sempre fui um grande fã de trilhas sonoras de filmes, jogos e animes e no ultimo ano criei o desejo de me tornar um compositor desse tipo de musica.
    Eu venho compondo sozinho e já consegui fazer algumas musicas, porém me falta muito conhecimento e habilidade para ter mais aptidão para isso. Eu estudei piano por um ano mas na época não levei tão a sério. Portanto meu conhecimento de teoria musica e minhas habilidades no piano são de nível amador.

    Com tudo isso em mente, eu gostaria de fazer a loucura de desistir da minha faculdade atual e estudar composição musical. Mas eu soube que é necessário um bom conhecimento de teoria e prática para entrar em uma faculdade. E eu tenho que ser capaz de convencer meu pai a me deixar fazer isso. Qual seria a dificuldade para mim entrar em uma faculdade?

    Qual seria a melhor solução para mim? Estudar teoria intensamente para entrar em uma faculdade? E quais faculdades em SP (Capital) seriam boas para o que eu quero(Composição de trilhas sonoras)?


    Desculpem o texto grande e confuso. Espero respostas ;)

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Primeiro eu me perguntaria se tem vontade de viver de música, só de música
    Já tem banda? Da aula? toca na noite? Agenda com datas regulares? Tem estudio? Ganha dinheiro que da pra viver só com musica?
    Já planeja onde lucrar com esse curso de composição, ou seria apenas um curso voltado para você?

    , "eu" terminaria a ADM, falta quanto, mais 1 ou 2 anos?
    pega esse tempo e faz teoria por fora, aula de piano, violão classico...
    quando você precisar de um tampo fora de música você vai lembrar que largou uma faculdade pela metade

    Tralltops
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Felizmente eu tenho uma condição financeira boa e não teria que depender da carreira em música para viver. Seria um curso mais voltado para mim.

    Eu estava a fazer administração para poder gerir um negócio do meu pai. Porém a faculdade em nada me ajudou para isso e eu não gostei nem um pouco do curso. Eu não vou conseguir terminar ele.

    Meu plano então seria: aprender a administrar na prática com meu pai, mas me formar em um curso voltado para a área que eu gosto, no caso composição de trilhas sonoras. Dai em diante eu procuraria conciliar os dois e abrir um negócio voltado para essa área.

    O problema é que meus conhecimentos de teoria e prática de instrumentos (no meu caso o Piano) são de um amador. Eu fiz apenas um ano de aula de música.

    Vocês acham que teria algum curso mais adequado para o que eu quero além do de música? E caso seja o de musica, quanto tempo eu levaria para me preparar para um vestibular, considerando que eu me focaria nisso totalmente e abandonaria a facul?

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Imagina que você estudou ate o 5o.ano do primeiro grau (isto, quinta serie mesmo).

    Esta alfabetizado e sabe fazer as quatro operações básicas em aritimetica.

    Ai você entra num fórum de engenharia (substitua aqui por qualquer outra graduação) e pergunta se pode fazer o vestibular para pular todos os outros anos e entrar direto na faculdade.

    Forcei a barra, mas eh praticamente a mesma situação da sua pergunta.

    Como você entrou para pedir conselho, leia o meu atentamente, pelo teu bem e de quem banca seus estudos rss...

    Facul eh um negocio chato mesmo, mas faca um esforço e termine seu curso em administração, vai te ajudar inclusive se decidir estudar musica a serio no futuro e são soh mais dois anos, forca ai que você guenta ate o final.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: acabaramosnicks
    · votar


    Cara, pra início de conversa, se vc está fazendo uma faculdade que não gosta, não te agrega em nada, e não vai conseguir terminar, então pare logo de uma vez.
    O que vc vai fazer depois disso é outra história. Meu primeiro conselho é fazer uma faculdade, se não for ADM, faça outra coisa.
    Se vc quer aprender empreendedorismo na prática com seu pai, boa sorte. Hoje em dia a competição é acirrada e conhecimento técnico e teórico pode ser muito importante na tomada de decisões.

    No mais, acho que é possível estudar música e fazer mais alguma coisa ao mesmo tempo de boa. Essa outra coisa pode ser trabalhar com seu pai e/ou estudar outras coisas que não sejam essa faculdade de administração.

    No seu aprendizado de música aconselho algumas coisas:
    1. Mantenha a mente aberta. Isso é importante pra qualquer músico, e mais ainda se vc quer fazer trilhas sonoras.

    2. Atualiza-se sempre. Estudos, interesse no assunto, notícias, networking, etc. Não fique parado. Acho que serve pra qualquer profissão também.

    3. Não despreze nem a teoria nem a prática. Estude a teoria, e escute com atenção o que vc toca e o que os outros tocam.

    Tralltops
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Eu vim perguntar realmente para saber qual era a situação. Eu não sabia que a graduação em música era apenas para quem já estudou por anos música.

    Mas quanto a ficar na minha faculdade, eu realmente já decidi sair. O curso não está me oferecendo nada e se eu continuar eu apenas irei desperdiçar dinheiro e tempo. Eu posso dizer que nesses 2 anos que eu fiquei, não aprendi nada que vá me ajudar em administrar um negócio.

    Como o curso de música não me é possível na atual situação, eu gostaria de saber se existe algum curso que encaixe no que eu desejo: Composição musical para jogos e talvez sonoplastia.

    Desculpem se eu ofendi vocês preguntando algo absurdo , haha. Mas eu realmente quero me informar para chegar a uma decisão razoável e bem pensada.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Em relação a musica, já que tem condição, entre num bom conservatório (aqui em sp tem vários excelentes, procure algum na sua cidade).

    Assim que aprender tocar razoavelmente bem o piano, acredito que leve algum tempo, tipo uns 4 a 5 anos, você vai também aprender ler e escrever musica o que eh essencial para conseguir entrar numa faculdade de musica.

    Em relação a um curso especifico de composição, isto sera basicamente parte da grade curricular e você poderá ter a matéria em vários cursos de graduação.

    Sugiro acessar o site de faculdades como a unesp, ulm, Unicamp ou fito e da uma sacada nos cursos e respectivas grades.

    Pela sua descrição , uma licenciatura em regência seria bacana, mas você precisará saber tocar bem mais instrumentos do que apenas o piano.

    Eh uma carreira como qualquer outra, que requer longo tempo de aprendizado e preparação, voce nao vai conseguir entrar numa faculdade de musica tendo tido apenas um ano de aula num único instrumento.

    Tralltops
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    E é claro, eu estudaria música por fora em uma escola enquanto isso.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Desculpem se eu ofendi vocês preguntando algo absurdo , haha. Mas eu realmente quero me informar para chegar a uma decisão razoável e bem pensada.

    Nao ofendeu ...

    Mas respira fundo, e termina seu curso atual, passa rápido apesar de não parecer hahah

    Voce eh novo, da tempo de entrar numa boa escola de musica e fazer seus estudos como voce deseja.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    Onde voce mora (cidade) ??

    Tralltops
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Moro em São Paulo

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Piano tem um conservatório bom no Brooklin.

    Tem o Souza lima também que eh excelente, da um pulo la para conhecer.

    Anualmente o conservatório de tatui abre vagas, mas para alunos sem.conhecimento musical prévio, eles aceitam somente ate uma certa idade (uns 11,anos de idade no máximo), na sua idade voce já precisaria fazer as provas la.

    Acessa os sites que voce pega mais info.(inclusive das faculdades que postei acima)

    O de tatui lembro de amigos que prestaram. Pianista já tem que ir com os estudos de vozes de Bach na ponta dos dedos e cara, demora um bocado de tepo ate completa los, eh na base do suor mesmo para conseguir fazer os quatro.

    Tralltops
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Vou dar uma olhada nesses conservatórios sim. Obrigado pela ajuda :)

    Considerando que eu saia do meu curso e faça outro enquanto estudo música em um conservatório, vocês saberiam me recomendar algum curso de nível superior que envolva áudio e que possa acrescentar algo para mim?

    Eu faço uso do Cubase e Audition para compor e produzir efeitos sonoros. Conhecem alguma opção que possa me dar conhecimentos na área?

    Eu ouvi falar do curso de Produção Fonográfica, mas esse é mais voltado para quem quer ser DJ, certo?

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Tralltops

    Vou ficar devendo esta, não conheço o curso.

    Comente de algumas faculdades porque tenho amigos que fizeram (nas que postei acima ulm,unesp e fito).

    Faço aulas de guitarra atualmente com o Fred, que é professor no curso de bacharelado de musica na FITO e também no conservatorio villa-lobos.

    Vamos esperar alguem com experiencia na area para te ajudar, ou faz o que sugeri, olha os sites das escolas e faz uma visita em algumas, creio que é só ligar e marcar com a coordenação/secretaria do curso, lá eles podem te explicar no detalhe a grade curricular e você vai conseguir tomar uma decisão mais acertada.

    Tralltops
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Tranquilo! Vlw pela ajuda cara, me auxiliou bastante.

    zodiaco10001
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    A faculdade de Composição e Regencia estuda a fundo a musica?? ela serve melhor pra uma pessoa que quer compor musica em banda e outros afins??

    Jabijirous
    Veterano
    # out/17
    · votar


    zodiaco10001

    Amigo, tu vai compor música erudita!! O que tu pode fazer é pegar o conhecimento das técnicas e passar para o teu estilo!

    zodiaco10001
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Eu curto musica erudita entao nao teria problema, obg man =D

    Jabijirous
    Veterano
    # out/17
    · votar


    zodiaco10001

    Boa sorte nessa jornada, cara!!!

    zodiaco10001
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Vlws

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com Faculdade de Composição