Poderiam me indicar algum método para aprender a ler e escrever partituras?

    Autor Mensagem
    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/16


    Boa noite, pessoal!

    Tenho muita vontade de aprender, ao menos para estar apto a escrever minhas próprias músicas. Será que poderiam indicar uma video-aula, um DVD, uma plataforma online ou algo do tipo para que eu pudesse começar a estudar?


    Agradeço desde já!

    Rua Torta
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Bom,

    Professor!

    Abçs

    LeandroP
    Moderador
    # out/16
    · votar


    PguitarMaxx

    Eu poderia te indicar o Bona, que é o método (até onde eu sei) mais indicado pra estudar partituras.

    Por outro lado tem este site que eu já recomendei por aqui e acho excelente, inclusive disponibiliza aplicativos pra estudar pelo celular ou tablet:

    http://www.musictheory.net/

    Saca só isso:

    http://www.musictheory.net/products/lessons

    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/16
    · votar


    LeandroP
    Cara, não tinha idéia da existência desse site. Em 10 minutos mexendo nas lições já aprendi um monte de coisas, é realmente muito bom. O unico problema é que aparentemente o app é apenas pra IOS. Será que existem exercícios de fixação que eu possa conciliar com as lições do site?

    Pelo que eu entendi, não é nenhum bicho de sete cabeças, o que dificulta é decorar tudo

    soruji
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Baixe esse aplicativo:
    Ouvido Perfeito 2. Tem pra android.
    São vários exercícios interessantes pra desenvolver a percepção musical: Identificação de intervalos, acordes, ritmo, notas em partitura, enfim, tem muitos exercícios legais para se desenvolver tanto na parte escrita, quanto na parte auditiva. É viciante. rsrs

    LeandroP
    Moderador
    # out/16
    · votar


    PguitarMaxx

    Um ótimo exercício que eu recomendo pra você decorar é escrever.

    Você pode fazer isso no Guita Pro ou algum programa semelhante. Por exemplo, digite as notas da escala de Dó maior e semínimas, depois digite em colcheias, depois em colcheias em forma de tercinas. Aperte o play e toque junto. Se você faz aulas, beleza! Seu professor pode te passar exercícios e verificar se estão certos ou errados os exercícios. Agora se você está estudando como um autodidata, os programas de escrita são ótimas ferramentas. Falando de figuras rítmicas, se você determinar no Guitar Pro se o compasso é 2/4, 3/4 ou 4/4, ele vai indicar quando falta alguma unidade de tempo ou se estourou o tempo do compasso. Eu não leio partitura com fluência, porque não pratico, mas consigo fazer uma leitura mais devagar, digamos que seja mais uma leitura analítica. Dessa forma eu consigo ao menos registrar as minhas ideias e entender um pouco das ideias dos outros. Isso depende da sua aplicação neste estudo.

    Também assisti algumas aulas do tipo "open class" que me ajudou. Não aprendi coisas novas, mas reafirmou aquilo que eu tinha estudado por conta própria, o que pra mim teve muita importância. Fique ligado nessas agendas de open class, grupos de estudo (estudar em conjunto é muito legal, sobretudo solfejos).

    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/16
    · votar


    soruji
    Valeu pela dica, cara! Vou procurar pelo app, atualmente eu to usando um que serve como um jogo de "advinhar" a posição das notas na pauta da partitura a partir da clave de sol ou fá, ou as duas. É bem simples, mas é legal. Esse app que você citou acho que é mais completo.


    LeandroP
    Faz muito tempo que não uso Guitar Pro, eu usava ele pra pegar tabs de guitarra. Vou baixar ele de novo e fazer esse exercício que você recomendou.
    Estou estudando meio que por minha conta mesmo, não tenho um professor, por isso que é meio complicado. Eu não sei como funciona esse lance do Open Class, mas vou ficar atento. Quando aparecer alguma coisa vou experimentar!

    AI vou conciliando o Guitar Pro com as lições do site, acho que dá certo!

    Valeu!

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/16
    · votar


    livro tem alguns, mas boa parte funcionam como dicionarios
    o livro de teoria do oswaldo lacerda o do Bohumil Med....

    o certo mesmo é começar tudo junto instrumento e partitura
    e tocar junto lendo

    em exemplo paralelo é igual o cara que faz inglês
    esse cara "pensa em inglês" vai lendo e e falando ao mesmo tempo
    o cara da partitura mesma coisa lendo e tocando

    outro sou em inglês
    lê um trecho da frase em ingles, ai traduz, ai que fala em portugues
    como o cara da partitura que lê uns 2 compassos
    olha pra mão e diz "ah, então é isso" ai não olha pra partitura e faz já decoreba

    Gutovysk
    Veterano
    # out/16
    · votar


    PguitarMaxx

    Se interessar, estou terminando uma pequena vídeo-aula para aprender e entender como funciona partitura, que realmente é muito fácil. Basta entender o seu funcionamento.

    Deve ficar pronta mês que vem. Vou disponibilizar no site: http:\\www.tecnicasdecomposicao.com.br

    []s
    Carlos Correia

    Herolol
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: Herolol
    · votar


    [quote][i]PguitarMaxx

    Eu poderia te indicar o Bona, que é o método (até onde eu sei) mais indicado pra estudar partituras.

    Por outro lado tem este site que eu já recomendei por aqui e acho excelente, inclusive disponibiliza aplicativos pra estudar pelo celular ou tablet:
    [/quote}

    Caramba , tava so passando por aqui mas vlw pela dica tbm, tava tendo dificuldades pra prender mais esse site é bem legal msm.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Olha, concordo com a maioria dos posts acima.
    Como complemento:

    A melhor forma de aprender notação musical é através do uso de um editor de partituras.
    Softwares especializados em notação:
    Tops: Sibelius e Finale
    O Notion também tem evoluído muito e tem um certo diferencial.
    E a Steinberg lançou neste último mês o Dorico, que promete trazer inovações.
    E tem muitos outros: Anvil Studio, Mozart e outros que não me lembro de cabeça, cujos preços variam e atendem o aprendizado para todos os bolsos.
    Recomendaria começar usando o Muse, que é originário do ambiente Linux, mas tem versão para o windows.
    Queiram ou não queiram a melhor forma atualmente de aprender é um software editor de partituras.
    O Guitar Pro é um excelente software, mas o seu ambiente é mais voltado para violão e guitarra, mas assim como outros editores nativos dentro de softwares de produção como as DAWs não é completo, e as visualizações não são tão boas, o Reaper evolui bastante na última versão.

    Então o melhor para aprender é usar dois recursos gratuitos:

    https://musescore.org/pt-br

    O Muse é muito bom,na versão do windows tem alguns bugs, mas nada que comprometa seriamente.
    No Linux tem também uma DAW "Muse", do mesmo autor, com uma certa integração as partituras e outros softwares via Jack.
    Se existisse uma integração completa o software seria o melhor de todos, e o muse um dia vai chegar lá.

    E o consagrado site de partituras e outros recursos de aprendizado, tem métodos, manuais, gravações de músicas para usar como referência, vários formatos de partituras, antigos manuscritos, história, bibliografias. em vários idiomas, inclusive o latim, e muito muito mais, só que é bem extenso e exige uma pesquisa refinada:

    http://www.imslp.org/wiki/P%C3%A1gina_inicial

    Tem milhares e milhares de partituras, o foco principal aqui é o clássico, mas tem algumas modernas também.

    E tem métodos de partitura e de instrumentos em geral, inclusive música vocal, e música em todos os níveis do inicial ao avançado.
    Desde os princípios da música até os mais modernos, de domínio público.
    Tem até o método do Bona.original, e centenas de outros autores consagrados.
    Aquele outro método que você procura, e quando lançado por uma editora, é caro, você pode encontrar aqui, desde que de livre domínio público esta disponível para download, são centenas de métodos.
    Enfim um extenso repositório de tudo de bom que a humanidade produziu, partituras, métodos, manuais de instrumentos, teoria musical, todos os estilos, hinários, e muito mais, só pesquisando e vendo para ter uma ideia da magnitude deste site.

    Então a melhor forma de aprender é obter uma boa partitura original, e ir digitando no software.
    E isto vai ajudar, mas tem que ter disciplina e constância, e vai ir aprendendo na linha do tempo, vai demorar um certo tempo, mas o resultado vem naturalmente.
    Além de aprender notação vai aprender a analisar as obras musicais e aprender com os grandes mestres, claro com esforço próprio.
    Então tem que fazer o seguinte:
    - Obter a partitura;
    - Imprimir a partitura;
    - Digitar a notação no editor de partitura
    - E para melhor audição exportar em midi para uma DAW, e aí usar melhores instrumentos virtuais, e daí aplicar os processos de humanização e de efeitos.
    E a medida que for concluindo uma música, se passa para uma outra e assim sucessivamente, e vai chegar num ponto, em que começamos a memorizar todo o processo, e aprendemos notação da forma correta.
    Editores de partitura tem melhores visualizadores da obra, e aí se pode aprender e entender como os mestres fizeram os arranjos.
    Dá para aprender como se fazia a música antiga, e obtendo o conhecimento criar novas músicas para a realidade atual.
    Se você quer aprender a criar hinos, vai aprender, vai aprender a musicar textos religiosos e seculares, filosóficos, como compor para a infinita variedade de instrumentos e métodos dos mais variados, para saber como compor e usar os instrumentos nas suas músicas.

    Boas partituras de música moderna na sua grande maioria são pagas, tem muito pouco material de alta qualidade nos sites grátis.
    E quando for o caso até comprar a partitura de um site profissional e confiável.
    E os site grátis de partituras, não são profissionais, tem muita partitura com erros até banais, pois foram feitas por iniciantes que querem mostrar o seu trabalho mas cometem muitos erros, que em vez de ensinar só prejudicam.

    Rafael Michelangelo
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    A melhor forma de aprender notação musical é através do uso de um editor de partituras.
    Adorei a dica rapaz, eu sou auto didata e toco guitarra, tanto acustica como eletrica. A vida toda estudei em livros como Bonna, Bohumill, Osvaldo lacerda , Chedaik e entre outros. E finalmente estou conhecendo mais sobre os editores de partituras. Valeu pelas dicas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Poderiam me indicar algum método para aprender a ler e escrever partituras?