A Gota Suspensa aka Metrô

    Autor Mensagem
    Julia Hardy
    Veterano
    # set/16


    http://www.progbrasil.com.br/ExibeResenhas.php?eID=425

    A história do rock brasileiro é cheia de detalhes interessantes, e tesouros escondidos. Este disco é um caso.

    Por trás dele está o embrião da banda pop Metrô, famosa como integrante do fenômeno do rock nacional dos anos 80.

    A origem da banda, porém, tinha uma direção totalmente diferente : A Gota Suspensa, formada em fins dos anos 70, fazia rock progressivo sinfônico de excelente qualidade, com toques jazzísticos e folk.

    Em meados de 83, porém, já tinha adotado um estilo mais acessível, tipicamente new-wave, como eram tantas bandas da época. Porém, eles mantinham aceso o seu lado progressivo.

    Formado por Virginie (vocais), Yann Laouenan (teclados), Alec Haiat (guitarras), Dany Roland (bateria), e Marcel Zimberg (saxes, flauta), a banda lançou este disco em 84 de forma independente. Composto por 9 músicas, o disco abre com uma vinheta instrumental que fica no meio do caminho entre o prog e o pop. A seguir, 3 músicas puramente pop-new wave, já no estilo do Metrô.

    Encerrando o lado 1 do vinil, uma magnífica peça instrumental de mais de 7 minutos : Voyage, sinfônica até a medula, repleta de variações, e passagens melódicas de grande beleza, onde guitarras e sopros enfim alçam vôo.

    O lado 2 é aberto por mais duas faixas pop : A Gota (linda, a despeito do estilo) e Show. E encerra com mais dois magníficos vôos progressivos instrumentais.

    A primeira delas é Apocalipse, mais tensa e jazzística no início, aos poucos vai se tornando mais melódica, e encerra de forma muito bonita. E a segunda, que fecha o álbum, é a linda Lotus, onde a flauta de Marcel se destaca.

    Em apenas um disco (ou, se preferir, 3 músicas) independente, A Gota Suspensa escreveu uma bela página do progressivo brasileiro. Enterrada no esquecimento, esta obra rapidamente saiu de catálogo. Hoje é relíquia, nunca foi lançada em cd.

    Após este disco, a banda teve a saída do soprista, deixou o progressivo definitivamente para trás, mudando o nome para Metrô. Gravaria no ano seguinte o lp Olhar, estourando no país inteiro com hits como Beat Acelerado e Tudo Pode Mudar.

    1. High Society
    2. Convite ao Amor
    3. Pourquoi
    4. As Aventuras do Homem Arame
    5. Voyage
    6. A Gota
    7. Sonho
    8. Apocalipse
    9. Lotus







    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Eu li mas não me interessei pra agora... Muita informação não é bem vinda agora, deixa passar essa semana que volto aqui pra ouvir tudo.

    LeandroP
    Moderador
    # set/16
    · votar


    Legal, Julia Hardy! Conhecia esta banda muito superficialmente, pelo o que ouvia nas rádios. Bom saber mais sobre esta banda. Na época recorríamos à revista Bis (não sei se você se lembra) pra saber um pouco mais, sacar uma ou outra letra, e histórias... Legal mesmo o seu tópico!

    renatocaster
    Moderador
    # set/16 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Muito interessante a história. O rock nacional nos anos 80 realmente foi muito rico, no quesito bandas e artistas.

    LeandroP

    Na época recorríamos à revista Bis

    Eu só me lembro da ShowBizz. Mas acho que essa já é dos anos 90.

    LeandroP
    Moderador
    # set/16
    · votar


    renatocaster

    Pó de ser essa rsrsrs faz tempo bagarai

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Julia Hardy
    A Gota Suspensa é uma das bandas interessantes do rock brasileiro dos anos 70 e início dos 80 que foram obscurecidas pelo "boom" do movimento nessa década.
    Outro exemplo é o Gato de Louça, aqui de Niterói, assim como várias outras.
    Abç

    Casper
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Ouvirei com calma.
    Confesso minha total ignorância sobre
    a existência dessa banda.

    Metrô eu lembro, obviamente.

    Casper
    Veterano
    # set/16
    · votar




    Julia Hardy
    Veterano
    # set/16 · Editado por: Julia Hardy
    · votar


    LeandroP

    Olha, não lembro da revista por que nasci um pouco depois. Mas, de qualquer jeito, gosto e tenho muito interesse pelas bandas do período.

    renatocaster

    Tem muita coisa mesmo. Muitos já tinham carreiras relativamente longas quando fizeram sucesso nos anos 80. Lobão, Lulu Santos, Ritchie, Roupa Nova, Rádio Táxi, Herva Doce etc.

    Mauricio Luiz Bertola

    Pois é. Parece que após a saída da Virginie, o Metrô voltou a fazer um som mais progressivo, mas, não ouvi ainda.

    Casper

    Não sabia dessa entrevista. Legal. Mas, o tempo não foi tão generoso com a Virginie quanto foi com a Paula Toller.kkk

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Julia Hardy
    Também não ouví...
    Paula Toller "investiu" mais nesse "quesito"... Mas, à época, a Virginie era mais bonita e cantava melhor...
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # set/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Julia Hardy

    Legal você se interessar por este "cenário" do rock brazuca.

    Se você garimpar vai perceber que haviam muitos artistas veteranos misturados aos novos que se consagraram no boom do rock brazuca 80.

    O movimento rock brazuca dos 70, foi totalmente underground e obscuro. Em pleno regime militar, eles não eram bem vistos, eram tido como cabeludos, vagabundos, maconheiros.... não tinham espaço na TV e midia e suas aparições se resumiam a festivais marginais, como os de Saquarema ou Iacanga.

    Muitos músicos das bandas 70, ressurgiram nas bandas 80 e muitas bandas, como a Gota Suspensa e tantas outras, são da "ponte" que liga o final dos 70 com o início dos 80.

    - Lobão, Lulu Santos, Ritchie, Dadi, Mú, Marcelo Sussekind, Celso Blues Boy, 14 Bis, Roupa Nova, Netinho, Wander Taffo, Nuno Mindelis, André Christovan e etc... toda essa galera e muito mais é oriunda dos 70 e ficaram conhecidos nos 80.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Lelo Mig
    Exatamente.
    O curioso é que eu "peguei" exatamente essa fase, a transição dos anos 70 e 80 (tinha 15 anos em 77/8), e haviam bandas que depois o "movimento" dos anos 80 "enterrou", como o Made in Brazil, Casa das Máquinas, A Bolha, Joelho de Porco, etc...
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A Gota Suspensa aka Metrô