Orquestra Mineira de Rock

    Autor Mensagem
    -Dan
    Veterano
    # set/16


    Eu estava na plateia nesse dia e foi foda!! E nessa quinta e sexta tem mais!

    Quem é de BH fica esperto!



    As bandas são Cartoon, Calix e Somba.

    Adler3x3
    Veterano
    # set/16
    · votar


    A triste realidade.

    jprpfera
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Sou fã!!!!!
    Fui no show, e foi incrível...

    -Dan
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Adler3x3
    A triste realidade.

    ???

    Lelo Mig
    Membro
    # set/16
    · votar


    Orquestra de Rock? Meio pretensioso...

    Os caras fazem bem feito... mas nada demais, não passa de mais uma banda cover.

    Na real? 30 "neguinho" prá fazer o que o Queen fazia com 4!

    Cup Noodles
    Veterano
    # set/16 · Editado por: Cup Noodles
    · votar


    o cantor principal parece o Fernandão.. que jogou no inter e no Goiás e faleceu num acidente de helicoptero

    -Dan
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Lelo Mig
    Orquestra de Rock? Meio pretensioso...

    Como se define orquestra? Fiquei pensando nisso tambem

    Os caras fazem bem feito... mas nada demais, não passa de mais uma banda cover.

    No show 80% das músicas que eles tocam são autorais. Metem uns 4 covers no meio. Esse vídeo é um dos covers. Vou ver se acho alguma autoral desse show, mas os nomes das bandas estão aí se vc quiser procurar.

    Na real? 30 "neguinho" prá fazer o que o Queen fazia com 4!


    Nunca serão iguais ao Queen né?

    Mas embora eu creio que não seja o objetivo dos caras se comparar ao Queen. Comparar é uma coisa meio besta de quem é viciado em julgar.

    Foi legal ver ao vivo os corais que o Fred gravava com trocentos overdubs.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/16
    · votar


    -Dan

    "Como se define orquestra? Fiquei pensando nisso também..."

    Não há uma definição exata para o termo, até porque no original grego, refere-se não só a um agrupamento de músicos, como ao espaço físico ocupado por eles.

    Mas os "ortodoxos" gostam de definir como: "agrupamento instrumental para execução de música erudita". (só como informação, não quer dizer que eu concorde).

    Mas, achei pretensioso, porque é cover.....não ouvi nenhum arranjo novo, nenhuma releitura.

    "eu creio que não seja o objetivo dos caras se comparar ao Queen"

    É aqui que o bicho pega prá mim..... se faz cover igualzinha vai ser comparado, queira ou não. Para não ser comparado, só se fosse um re-arranjo, uma re-leitura.


    Obs: Julguei com base no video postado. Vou me informar sobre o grupo para ter melhor panorama.

    -Dan
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Lelo Mig
    Não há uma definição exata para o termo, até porque no original grego, refere-se não só a um agrupamento de músicos, como ao espaço físico ocupado por eles.

    Podemos chamar isso de orquestra?



    jprpfera
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Lelo Mig
    Procure saber sobre as bandas, são ótimas!
    Eu prefiro Cartoon e Somba, mas Cálix é legal também...
    Ainda tem música autoral de qualidade

    Adler3x3
    Veterano
    # set/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Dan
    É que no momento que visitei o tópico estava triste, e escrevi até o que não devia, mas depois editei e deixei somente: "A triste realidade"

    Mas as bandas são boas e o importante é que o pessoal se divirta.

    Agora o conceito de orquestra é relativo, pode-se ter uma orquestra só de gaitas, só de instrumentos de cordas etc...
    Então é relativo, mas a princípio parece um pouco de ousadia, uma pretensão descabida, mas nada demais, as fronteiras e os preconceitos não cabem mais nos dias de hoje, o que antigamente era um Suite Musical, tinha regras mais rígidas, que foram quebradas com o tempo e hoje uma suíte pode ser uma peça qualquer.
    Tem muito músico com topete por aí, que atribuiu as suas peças como suite, com movimentos etc..., uma banalização, e normalmente querem se passar por algo que não são, agregando termos que não fazem bem.
    Muitos músicos querem se passar por melhores do que na verdade são, por algo imaginário, e criam uma sofisticação verbal e ilusória, que na música deles não existe, que é pobre e de sofisticado não tem nada.

    Mas para os puristas não desce bem, assim como chamar um trio de banda.
    Os puristas não deixam de ter razão, pois este nível baixo só deteriora e distorce as coisas.
    Mas os tempos são outros...
    E hoje em dia até uma simples dupla é chamada de banda.
    E "one man band".
    O próprio conceito de banda, me lembro de décadas atrás, no começo quando surgiu o rock, veio o costume de chamar de banda um quarteto de rock, mas banda de verdade naquela época era outra coisa diferente muito mais complexa, e os anos 50 e 60 e daí por diante em certo ponto de vista é decadente, e a verdade é que ocorreu um empobrecimento musical, o nível caiu muito, e ainda esta caindo.
    Mas por outro lado este enfoque purista não deixa de fazer sentido, afinal tem que saber valorizar as coisas bem feitas, e a banalização e extensão dos termos nem sempre é benéfica, pois quem lê o tópico pensa numa orquestra completa, e depois quando assiste percebe que é outra coisa, e que foi enganado pelo título.
    No caso específico "Orquestra Mineira", ao meu ver nem representa uma Orquestra de verdade, como também os Mineiros.
    Mas como se diz marketing é marketing e nem tudo que tem um certo título, nos dias de hoje é aquilo, o que destaca é "de Rock", que leva a pensar e gerar dúvida que não é mesmo uma orquestra, e este é o problema da banalização, que leva a degradação.
    E nos dias de hoje se dá muita enfase aos mecanismos de procura, e muitas vezes palavras e frases são mal colocadas no sentido de aumentar as chances de receber uma visita, mas depois quando você checa o conteúdo de verdade, vê quem não tem nada daquilo que esperava.
    E hoje tem que pesquisar bem a fundo para não se deixar enganar.
    Por outro lado tem a "liberdade da expressão", que é muito importante, e todo mundo é livre até para fazer coisas mais simples.
    Mas o problema é querer que estas coisas mais simplórias tenham conotação de sofisticadas, e que este nível mais baixo e pobre seja o nível mais aceitável, quando deveria ser o contrário, e aí caiu lá para baixo.
    Então em certo sentido é "a triste realidade".

    -Dan
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Adler3x3

    Agora o conceito de orquestra é relativo, pode-se ter uma orquestra só de gaitas, só de instrumentos de cordas etc...
    Então é relativo, mas a princípio parece um pouco de ousadia, uma pretensão descabida, mas nada demais,


    Até agora, nenhum argumento real sobre esse pessoal ser ou não uma orquestra. E nem semântico. Então, todo o argumento do "pensei que viria algo sofisticado, mas é só uma banda de rock gigante" cai por terra porque a palavra orquestra é relativa e, pelo visto, pode ser qualquer coisa.

    Acho que o ônus de quem cria demasiadas expectativas por predefinir um termo tão relativo não é dos caras. Pra mim, eles parecem uma banda de rock gigante mesmo. Decidiram se chamar de orquestra mas isso não é nada que me faça ficar bolado com eles não.

    Mas para os puristas não desce bem, assim como chamar um trio de banda.
    Os puristas não deixam de ter razão, pois este nível baixo só deteriora e distorce as coisas.


    Puristas são um pé no saco mesmo. Delimitar manifestação artística é que deteriora as coisas.

    e a verdade é que ocorreu um empobrecimento musical, o nível caiu muito, e ainda esta caindo.

    Isso é complicado. As músicas estão ficando menos técnicas, e logo isso é ruim? Sei lá.

    -Dan
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: -Dan
    · votar


    Mais dessa maravia




    Adler3x3
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Adoro Bach e por extensão a música barroca.
    Ou será o contrário?

    E tem muitos rocks que usam certos princípios deste estilo.

    Ficou bem legal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Orquestra Mineira de Rock