Sou professor de música ( Preciso de dicas mais experientes )

    Autor Mensagem
    VictorHugV
    Membro Novato
    # ago/16


    Fala pessoal, tudo em ordem ? Sou professor de música a domicílio faz apenas 1 ano, criei o meu material cuidadosamente no ano de 2014 e até hoje ainda estou trabalhando no material, todo final de semana faço exercícios novos e etc... Tenho alunos que estão comigo faz 5 meses e estão tocando e cantando super bem a ponto de conseguir pegar qualquer uma música pra tocar numa rodinha de amigos por exemplo... Porém, tem outros alunos que NÃO ESTUDAM o tanto que eu peço, geralmente são alunos mais velhos que trabalham e tem uma família para cuidar, eu entendo perfeitamente, mas desse jeito eles nunca vão progredir, é culpa minha ? Eu faço de tudo na minha, geralmente mando o aluno estudar 2h todos os dias, no caso desses alunos eu reduzo bastante o tempo, mas mesmo assim, sempre eles aparecem dizendo ''Nem encostei no violão, a semana foi muito pesada''... Pode parecer frescura, mas eu me sinto mal quando não vejo o aluno progredir, alguém mais experiente tem alguma dica pra me dar ? Não necessariamente sobre isso, mas sobre aulas de violão ?
    Obrigado.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/16
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    VictorHugV

    Acho que você poderia conversar com esses alunos e deixar claro que se eles não praticarem o exercício ao menos uma vez por semana, eles estão jogando seu dinheiro fora. Disciplina é fundamental em qualquer estudo. Mesmo estudando somente um dia por semana é possível obter bons resultados. Sem estudar não tem jeito. Pelo o que entendi o problema não é com você, mas com esses alunos especificamente. A não ser que você desenvolva um método tipo varinha de condão, que você toca no aluno e ele aprende a matéria sem estudar.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/16
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    Porém, tem outros alunos que NÃO ESTUDAM o tanto que eu peço, geralmente são alunos mais velhos que trabalham e tem uma família para cuidar, eu entendo perfeitamente, mas desse jeito eles nunca vão progredir,

    é culpa minha ?

    não

    - primeiramente desencana,. ja que você precisa da grana deles, eles sabem que não estão estudando como se deve e ainda vão a aula porque querem

    -mantem as aulas eu uma velocidade mais lenta

    -arrume outras músicas com a mesma dificuldade, pra ele não ficar 2 meses com a mesma coisa, ele pega birra da música e se dedica menos naquela música

    -tem aluno que quer mais conversar do que tocar, deixa uma parte da aula pra isso, ele te vê como amigo dele sem tomar conta da aula toda, toque alguma coisa curta ou trecho que você achou interessante pra ver se motiva

    reveja se a vontade deles se é mesmo tocar em rodas de amigos, barzinhos ou montar uma banda, aprender improviso ...
    tem gente tem pavor de tocar em publico
    as vezes as aulas pegam esse rumo que não é bem o que o aluno deseja
    as vezes o cara só quer chegar em casa após um dia chato e tocar a música da banda favorita dele
    o cara não quer acabar de fritar a cabeça pensando em pentatonica....
    para esses passe músiquinhas

    LeandroP
    Moderador
    # ago/16
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    fernando tecladista
    o cara não quer acabar de fritar a cabeça pensando em pentatonica....
    para esses passe músiquinhas


    (y)

    boblau
    Veterano
    # ago/16
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    VictorHugV

    As dicas dos amigos LeandroP fernando tecladista são excelentes. Eu tenho uma teoria muito interessante sobre professores de música. Eles são o que mais se aproxima de um psicólogo, sem que o paciente tenha que admitir que precisa de análise.

    Fique tranquilo com.a evolução da competência deste tipo de aluno. Provavelmente eles precisam de vc muito mais do que aqueles que estudam e evoluem.

    Mantenha uma linha motivadora e pra cima que vc terá alunos eternos.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # ago/16
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    Rapaz, quem que gosta de fritar a cabeça pensando em pentatônicas? Que coisa de louco, sai pra lá com isso.

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: Iversonfr
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    VictorHugV

    Não acho que seja culpa sua, muito menos que os alunos estão jogando dinheiro fora como alguns comentaram, acho isso um raciocínio muito errado. Tocar 2 horas por dia é algo totalmente fora da realidade para a maioria das pessoas com família, trabalho e que tem o instrumento como hobby. Muitos fazem aula apenas para melhorar e se aprofundar um pouco no que gostam, nem todos querem viver disso ou serem o próximo Mozart Mello.

    Por muito tempo fiz aula assim também, onde por diversas vezes mal conseguia estudar o que foi passado. Com certeza demorei muito mais que os alunos que conseguiam estudar todo santo dia algumas horas. Porém jamais digo que joguei dinheiro fora. Mesmo algumas vezes tendo apenas a aula do professor como estudo, foi muito produtivo e aprendi muito sim. Inclusive guardava as anotações para estudar posteriormente quando desse tempo. Até hoje olho essas anotações, nada foi desperdiçado ou jogado fora, e muitas vezes ainda me lembro da explicação do professor ao rever as anotações, o que é extremamente útil.

    Acho também que o professor pode tentar dar uma adaptada de acordo com a necessidade de cada aluno. Eu pedia para o professor focar em teoria pois é o que eu precisava, pois gastar meia hora de aula "brincando" de improvisar para aprender o que é um modo grego acho desnecessário e isso sim imagino que seja perda de tempo por exemplo, pro meu caso. Cada um é cada um com necessidade, disponibilidade, velocidade de aprendizado e até mesmo interesse diferente, baseado no proposito da pessoa em fazer a aula.

    VictorHugV
    Membro Novato
    # ago/16
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    Caramba, cada dica fantástica! Eu que estou nesse ramo faz muito pouco tempo precisava mesmo de uma voz mais experiente, li algumas coisas que sem dúvidas irei levar para a minha vida toda ''Eles são o que mais se aproxima de um psicólogo, sem que o paciente tenha que admitir que precisa de análise. Fique tranquilo com.a evolução da competência deste tipo de aluno. Provavelmente eles precisam de vc muito mais do que aqueles que estudam e evoluem.'' ... Obrigado todo mundo!

    ogner
    Veterano
    # ago/16
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    Cara, 2hs por dia é muita coisa no caso especifico desses alunos. Faça metas diferentes para diferentes alunos, oras!!

    Pra um cara sem tempo, 2hs por dia é dureza e isso pode acabar desmotivando.

    Calime
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: Calime
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    Concordo com o ogner. Ao meu ver o método deve ser individualizado para cada aluno, e voltado pras necessidades e expectativas do aluno(quer ser virtuose...profissional...ou só tocar um Raul no violão?). E ainda tem a questão de rendimento. No meu caso, se eu estudar 1 hora por dia, consigo render mto bem qdo se trata de música, a ponto de em uns 3 meses ser bemmm perceptível a evolução técnica. Mas a assimilação varia pra cada pessoa.

    VictorHugV
    Membro Novato
    # ago/16
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    Mas eu já faço isso! Para esses alunos eu peço para que eles estudem pelo menos dois dias na semana com a duração de 40 minutos por dia. Acho que está bom, o que acham ?

    Jube
    Veterano
    # ago/16
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    VictorHugV
    Já passei pelos dois lados, antigamente tinha menos responsabilidades e ficava estudando de 3 a 4 horas por dia.
    O tempo passou e as responsabilidades da vidam tomam conta de nós, de modo que aula 1x por semana parecia muita coisa, eu acabava não conseguindo treinar todo dia e não era por preguiça. Isso é um fator que desmotiva se o professor não souber como tratar esse tipo de aluno, pois é meio desagradável você chegar lá depois de uma semana e ter conteúdo novo.

    Eis que um pequeno livro para iniciantes tem um cronograma muito interessante para quem tem pouco tempo. O conteúdo é bem simples mas preciso, os assuntos são fracionados de forma que você não enjoe, 1 dia aprende 3 acordes, depois 1 dedilhado e depois a teoria por trás deles. Eu achei super legal.

    O Livro

    MMI
    Veterano
    # ago/16
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    VictorHugV

    Cara, você precisa acertar a sua expectativa em relação aos alunos, procure julgar um pouco menos. Veja, 2 horas todos os dias pode ser pouco para alguém, enquanto 80 minutos por semana pode ser um absurdo para outro. Claro, você faz uma projeção, mas alguns podem querer (ou poder) ser muito melhores que você mesmo, já outros se conseguirem tocar uma meia dúzia de músicas do Legião Urbana estarão se considerando realizados.

    É longe do que projetamos como ideal, mas se um cara quer se divertir com a guitarra e o momento dele é aquela 1 hora com você, então que seja... Entenda, sem se diminuir, que neste caso você é muito mais parte de uma diversão que um professor propriamente. Neste caso ele não está muito interessado em " evoluir" como você projeta, talvez seu aluno queira "sair mais leve" daquele momento, apenas isso. Neste caso, seu papel é mais de amigo, mas tente focar na motivação, vai procurar o que anima este sujeito.

    Se seu cadastro é real no FCC e você tem 19 anos, é da geração internet e provavelmente não tem esta prática... Um sujeito desse pode eventualmente se divertir e praticar sem o instrumento. Talvez seja uma proposta. É o que a molecada da minha geração fazia... Praticar ouvido relativo e absoluto, descobrir os acordes e progressões, pegar arranjos com uma ou duas ouvidas pelo rádio (LP ou cassete nos meus bons tempos, kkkk). Um cara sem tempo assim pode "evoluir" se você estimular a prática sem o instrumento - o que para alguns pode soar um absurdo, mas eu tenho certeza e convicção disso.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/16
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    Uma hora por dia ou uma hora por semana, é válido. Não estudar nenhum dia porque tem compromissos mais importantes, aí não rola. Seja com interesses profissionais ou apenas por hobby, se não estudar não evolui. Foi isso que eu quis dizer anteriormente.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: Adler3x3
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    Motive os alunos a estudarem a teoria com pequenos textos, o que vai levar eles a praticarem um mínimo de horas durante a semana.
    Tipo do texto que esclarece certos pontos e leva o aluno a praticar pequenos exercícios ou sequências.
    Textos para serem lidos em momentos oportunos como por exemplo:
    - na fila de espera do banco;
    - na espera do consultório médico, dentista etc...
    - nos intervalos das demais atividades do dia a dia.

    Ou seja o aluno tem que aproveitar o seu tempo disponível.

    Agora tudo depende da atitude dos alunos do compromisso com eles mesmos, é a disciplina e a vontade que vai determinar o avanço de cada um.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # ago/16
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    VictorHugV

    Brother, vou falar da minha experiência como aluno. Sou pai de família, tenho dois filhos pequenos, trabalho e tenho casa pra cuidar. Ainda tenho banda e componho som próprio.

    Comecei na guitarra há um ano fazendo aula uma vez por semana e tentando estudar todo dia ao menos uma hora por dia, meia hora pela manhã e meia hora à noite, em média. Aos finais de semana normalmente estudo um pouco mais, mas é o que dá pra fazer.

    É o que "tem pra hoje" sacou? Estou bem consciente de que isso é pouco, mas na semana que eu cumpria mais ou menos este cronograma já me sentia feliz.

    Bem, no comecinho minha evolução foi muito boa. Mas depois que passei do "bluesão básico pentatônico" a evolução foi ficando cada vez mais lenta, e agora estou praticamente empacado em modos gregos já há quase três meses. Mas não é culpa do professor, eu é que sou lento, além é claro do fato de que não consigo estudar o quanto gostaria, e precisaria.

    Mas hoje de manhã, estudando, já consegui me "ancorar", me achar no modo dórico. Ou seja, estou evoluindo, apesar de tudo...

    De uns 3 meses pra cá estou fazendo aula a cada duas semanas, porque não estava tendo tempo de assimilar todo o conteúdo da aula, de uma semana pra outra. Estava perdendo muita coisa e deixando de estudar um monte de coisas. Agora fazendo aula a cada 15 dias, tá bem mais tranquilo. Dá pra aproveitar a aula muito melhor.

    Em suma bro: por pior que eu seja, e por pior que seja minha evolução, pra um cara que nem eu, que pega na guitarra no intervalo entre tomar café e ir pro trampo, e entre tomar banho e fazer comida pras crianças, já é uma vitória enorme o que estou conseguindo.

    Já pensei em desistir diversas vezes, mas não o fiz principalmente porque acabei virando amigo do meu professor, e embora seja corrido, falte tempo e a grana esteja curta, considero a aula do cara uma tremenda de uma terapia pra mim. É um dos raros momentos em que separo um tempo pra me desconectar das preocupações da vida diária, e por mais que eu "apanhe" na aula (porque não estudei como devia e tals, rs) sempre saio de alma lavada.

    E meu professor sabe disso, sabe das minhas condições e entende e me motiva. Fala coisas tipo "se você não estuda, o importante é você estar tocando; se você não consegue tocar, pelo menos esteja com a guitarra na mão; se você não consegue ficar com a guitarra na mão, pelo menos escute boa música". E assim por diante.

    Eu sei que vou levar 10 anos pra aprender o que a molecada que não faz nada da vida e estuda oito/dez horas por dia aprende em 1. Tento compensar isso com criatividade e experiência.

    Conselho que eu dou: deixe os caras à vontade. Motive seus alunos. ANOTE TUDO no caderno dos caras, para que eles possam revisitar posteriormente.

    Mas mais importante do que o aluno não desistir do estudo é o professor não desistir do aluno.

    Abç e boa sorte.

    Cup Noodles
    Veterano
    # ago/16
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    tem gente tem pavor de tocar em publico
    as vezes as aulas pegam esse rumo que não é bem o que o aluno deseja


    Isso acontece comigo... eu morro de raiva quando fazem pressão por coisas que eu não quero/preciso.

    Um colega meu de trabalho ficou uns 2 dias com dor de barriga... super nervoso.. pq marcaram uma apresentação dele na escola de música..
    então eu nem matriculei na mesma que ele.. pq odeio esse tipo de coisa...

    Muay thai foi a mesma coisa... eu gostava do exercicio e da aula em si...
    nunca tive pretenções de luta.. até porque eu já tive trombose no pulmão e tomo anti coagulante.. ou seja.. tenho que evitar esse tipo de coisa.. pq uma pancada pode provocar um sangramento interno que dificilmente será parado.. eu expliquei isso pro professor umas 10 vezes.. ele começou a encher o saco para que eu lutasse.. eu simplesmente sai da aula... pq ele não teve a capacidade de perceber de além de não poder.. eu não queria... e a aula tomou um rumo que pra mim era um saco justificar pela milésima vez meus motivos de não lutar...

    Tirofijo
    Membro Novato
    # ago/16 · Editado por: Tirofijo
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    Fala pessoal, tudo em ordem ? Sou professor de música a domicílio faz apenas 1 ano, criei o meu material cuidadosamente no ano de 2014 e até hoje ainda estou trabalhando no material, todo final de semana faço exercícios novos e etc... Tenho alunos que estão comigo faz 5 meses e estão tocando e cantando super bem a ponto de conseguir pegar qualquer uma música pra tocar numa rodinha de amigos por exemplo... Porém, tem outros alunos que NÃO ESTUDAM o tanto que eu peço


    Eu dei aulas para idoso e é pior ainda! Eu tenho o costume de analisar o tempo deles e se não tiverem tempo eu aproveito o horário da aula pra estudar o que não é a mesma coisa que se estudassem em casa mais pelo menos eu tento fazer eles evoluírem pelo menos até dar uma animada!

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