Equipamentos para "estação de rádio"

    Autor Mensagem
    JonGouveia
    Veterano
    # mar/16


    Olá!

    Vai haver um Congresso da minha igreja, e a organização pediu para que a equipe de música/sonorização da igreja montasse uma espécie de estação de rádio na pousada onde acontecerá o evento.

    Como sou o líder da equipe, estou à frente do projeto e ando pesquisando sobre os equipamentos necessários. A princípio, pensei nisso:

    1 par de caixas de som (ativa/passiva) ou mais, dependendo do tamanho do local;
    1 mesa de som;
    1 notebook;
    2 microfones (com espuma e pedestal);
    Fone de ouvido.

    É isso mesmo? Precisaria de algo mais ou esses equipamentos já são suficientes?

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Descreva bem a atividade pretendida que será mais fácil te ajudar. Não pense nos equipamentos, pense no que você quer fazer e quais são as condições para isso.

    Por que você quer microfones? É para fazer algum tipo de comunicado? É para fazer entrevistas?

    O que você quer com a mesa de som?

    Qual o tamanho lugar? É só um ambiente?

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Não entendi também o que vai ser feito.

    JonGouveia
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: JonGouveia
    · votar


    Então, a ideia é se fazer uma programação ao vivo como de rádio mesmo, o dia todo com músicas, entrevistas, anúncios, etc.

    Pensei na mesa para controlar os microfones e notebook, jogando para as caixas.

    O local ainda não está 100% definido, mas o que está para ser fechado é relativamente grande, tem uma área de lazer aberta bem ampla, e as caixas estariam posicionadas para essa área.
    Foto de parte do local

    sandroguiraldo
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    JonGouveia
    Pelo que eu entendi a ideia seria simular uma "estação de rádio", com uma programação no decorrer do dia, é isso?

    Se for isso, o tamanho do local e o alcance, a abrangência que você quer é que vai determinar a quantidade de caixas e a distribuição delas.

    Mesa de som, microfone, note book, até aí nenhuma novidade, vai soltar músicas / vinhetas pelo note book e controlar pela mesa, e se for o caso, fará alguma "locução" no microfone. O fone de ouvido será opcional, pois não creio que haja uma necessidade de "monitoração" tão grande assim.

    No mais, divirta-se e imite aqueles vozes de locutor AM, vai ser engraçado!

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    JonGouveia

    O sandroguiraldo te deu a letra. Se tiver habilidades para operar poderia usar uma CDJ no lugar da mesa, acho mais prático para o que deseja. E o fone diferente dele eu acho importante (salvo se normalizar todo o repertório em uma faixa de X dBrms préviamente (devia ser feito).

    JonGouveia
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    sandroguiraldo
    Isso, isso!

    Entendi, mas como eu poderia "calcular" essa quantidade de caixas? Tipo, "o espaço é de 'x' m², quero que o som abranja 'y' m², vou precisar de 'n' caixas".

    Ismah
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    A conta não é bem assim, e nem é tão fácil. Posso afirmar que pelo tamanho do lugar duas caixas não vão cobrir tudo com qualidade. A pergunta mais chave é simples:

    - quanto alto as pessoas devem ouvir?
    - qual a distância mais longe que uma pessoa deverá ouvir?

    --------------- --------------- --------------- --------------- --------------- ---------------

    Mas já que tu quer fórmulas vamos lá...

    A cada vez que a distância dobra, o volume cai 6 dB (regra do inverso do quadrado dos catetos). A conta é a seguinte:

    dB SPL (a distância X) = db SPL a 1m + 20 x log (1 metro / distância X)

    O valor de dB SPL a 1m (ou pressão sonora a 1m) se calcula assim:

    dB SPL = 10 x log (potência aplicada) + sensibilidade

    Sensibilidade se mede em dB/W/m e é fornecido com a caixa.

    Cada caixa que você adiciona somam +3dB.

    --------------- --------------- --------------- --------------- --------------- ---------------

    Mas não adianta olhar por potência apenas, nada adianta um p*ta volume, apenas para um lugar.

    Cada caixa tem uma cobertura horizontal e vertical (ambas dadas em graus) específica. Conforme a potência e a largura a ser coberta, vai ter de colocar a quantia de caixas.

    Cobertura horizontal, basta posicionar as caixas nos ângulos de cobertura em relação ao eixo central (meio da caixa). Ou seja, se a caixa tem 120º de cobertura horizontal, a segunda caixa, tu deve posicionar com o meio dea a 120º para um lado, em relação ao meio da primeira caixa, formando um leque.

    A cobertura em altura quase sempre é desprezível. Tente colocar as caixas, na maior altura possível, isso diminui a diferença de volume entre quem está perto, e longe (no artigo que mencionei isso é explicado).

    Graves é complicadíssimo, e não justificaria o custo. Se quiser pode colocar um sub pra quem estiver mais perto. Estéreo esqueça, não vale a pena, e a distância isso fica muito estranho.

    JonGouveia
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ismah
    Cara, ajudou bastante. Inclusive me esclareceu como resolver alguns problemas do sistema de som da minha igreja rsrs.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Precisando só perguntar. E já que mencionou igreja. Não faça a maldade de colocar uma caixa em cada lado, isso fica oh... uma bos...!

    O melhor é um fly clutch ("cacho voador") central. Claro, os pseudo-decoradores piram, mas é a melhor coisa. ACDC fazia isso, claro que em nível ACDC... rsrs

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Da forma que descreveu o equipo tem cara de que você quer montar um P.A. e dele socar volume pra uma certa área, se for isso talvez fique um porre pra quem for ficar próximo ao p.a.

    Fora isso tem uns esquemas de radio ambiente que se usa em escolas
    Que é um kit de som ambiente com uma potência que tem trocentas saidas 6, 8, 10... para umas caixinhas pequenas de som
    Ai voces saem amarrando as caixinhas em coqueiro, poste.. e trocentos metros de cabo

    kit

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    fernando tecladista

    Na mão de amador, ao ar livre, vamos ter funeral coletivo. Santa Maria levou um grande amigo, não quero isso novamente, ainda mais por ideia minha.

    Pela foto que ele postou, eu colocaria o som na sacada, o lugar é aberto, dispersará bem o som, sem cancelamentos, sem comb filters etc.

    JonGouveia
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    fernando tecladista
    se for isso talvez fique um porre pra quem for ficar próximo ao p.a.
    Vou tomar cuidado pra que isso não aconteça rsrs

    Fora isso tem uns esquemas de radio ambiente que se usa em escolas
    Eu já tinha visto isso, mas desconhecia como era o funcionamento. Agora que vc falou, vou dar uma pesquisada nisso e ver se acho por aqui pra alugar

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ismah
    Mas já que tu quer fórmulas vamos lá...

    Explicação excelente... de fato, qualquer pessoa que mexa com som deve ter conhecimento da lei dos inversos dos quadrados. Ainda que não tenha a intenção de fazer os cálculos, deve conhecer o conceito.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Rachmaninoff

    Curiosamente, nem sempre ela se aplica. Ainda não sei o motivo, mas ela não se aplica a sistemas de arranjo em linha (line array), caindo apenas 3dB com a dobra da distância. Se souber estou grato.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ismah
    Se souber estou grato.


    Velho, a explicação completa envolve vários conceitos de física de ondas, dos quais eu tenho uma compreensão limitada (sou engenheiro de formação, mas não é minha área)... então, do alto da minha ignorância, a explicação mais simplista que eu posso dar, com pouco medo de falar bobagem, é a seguinte:

    Pela lei dos inversos dos quadrados, numa fonte sonora "non-line array", a cada dobra da distância o volume cai 6 dB. Fato a ser analisado: a expansão é bidimensional (altura x largura), uma vez que o som se expande para frente como uma pirâmide de cantos bem arredondados, numa simplificação grosseira.

    Já num line array, dada falta de interferência destrutiva dos drivers no plano horizontal e o consequente somatório das ondas neste plano, considere a simplificação de que a expansão se dá apenas em 1 dimensão (horizontal). Neste caso, tomando o valor do non-line array, você teria a raiz quadrada de 6 dB por dobra de distância, que dá uns 2,45 dB. Agora, removendo a simplificação unidimensional, entram aqui alguns cálculos que eu não sei fazer... e a expansão no plano vertical, que é relativamente pequena num line array, soma algo em torno de 0,55 dB àqueles 2,45 fechando a conta nos 3 dB.

    Detalhe importante: a atenuação de 3 dB num line array só se dá até à chamada "distância crítica" do line array. Desta distância em diante, há uma transição da atenuação até chegar em 6 dB, que nem um non-line array.

    Deu uma clareada? E vá me desculpando se eu falei bobagem aí...

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ondas isofásicas é quase uma ciência nova, não tem muito sobre ainda...

    Sem falar que é só por aqui que é modinha pendurar duas caixas de cada lado e chamar de LA, sonorizando para 500 pessoas. Aí vem bandas com sistemas empilhados, e ninguém sabe/entende porque a pressão rsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equipamentos para "estação de rádio"