bezerrabru Veterano |
# fev/16
· votar
23DouglasP Cara, tenta os métodos mais utilizados (ao menos aqui em São Paulo). Tem sites como "Forme Sua Banda", "Fleeber", ou até mesmo grupos do facebook de músicos da sua região.
Acredito que este formulário não é um método muito eficiente, além do mais causa uma expectativa para quem está preenchendo para um lance mais profissional, e pode até espantar as pessoas antes do primeiro ensaio ou até mesmo no primeiro ensaio.
Estou atualmente em três bandas ativas, e dois projetos em andamento. Duas destas bandas que estão ativas eu encontrei pela internet, uma fui descoberto devido a vídeos e tocam mais profissionalmente. A outra, por sua vez, procurei pelo facebook e pelo fleeber, encontrei um baixista no fleeber e um gaitista no face. O Baixista chamou um baterista e o baterista chamou um vocalista, rola divergência as vezes e o que o Casper diz é essencial, tem que tolerar se não o projeto não anda.
Espero que minha experiência te ajude em algo. Abs e boa sorte.
|
fernando tecladista Veterano |
# fev/16
· votar
23DouglasP Como já disseram o formulário dá idéia que é algo mais profissional, que é uma banda que ja roda toda semana por ai, também me passa a ideia de que você será o dono da banda, porque e você que está selecionando os músico de acordo com seu gosto, porque se eu me inscrever e falar que gosto do chimbinha talvez você me lima só por esse fato, se não é, então não precisa perguntar
O meu caminho seria o mesmo comentado acima, os sites e um grupo de músicos de sua cidade, coloca um video teu tocando, deixe que alguém simpatize com você, e quem for chegando trará mais alguem que ele já tem afinidade
E por último, tire esse limite besta de idade, você não esta montando uma boyband e nem um bieber cover, a própria sonoridade que você quer naturalmente já é de uma galera mais nova, e talvez pode até aparecer um cara ai de 30, 35.... ja rodado que manja mais dos paranaue pra marcar show do que uns piá de 18 aparecendo em um local pra marcar show
|
JJJ Veterano
|
# fev/16 · Editado por: JJJ
· votar
23DouglasP qual o melhor jeito de formar uma banda?
Acho que essa é a pergunta que vale a pena pra continuar o tópico.
Aliás, estou começando a formar minha cacetésima banda...
No início, eram os amigos mais chegados, que traziam outros: "conheço um cara que toca guitarra", "ah, acho que vou tentar tocar baixo", coisas assim, meio aleatórias, dentro de um círculo de amizades estudantis ou do pessoal do prédio, da pelada...
Depois, se você persiste, a coisa fica mais "séria", pseudo-profissional: "fulano toca pacaráio, vamos chamar o cara pra ver como fica?". Você começa a ter um círculo de amizades musicais. Um puxa outro, que puxa outro... É, pra mim, a melhor fase. Os interesses financeiros ainda estão abaixo dos interesses artísticos, mas já existe qualidade musical e aquele "vigor" e aquela "criatividade" juvenis que, geralmente, irão se perder com o tempo.
Se você realmente se profissionaliza, aí a coisa vai pelo caminho oficial. Se for necessário, contratam-se músicos, vem as ligações comerciais, eventualmente até músicos de estúdio não pertencentes à banda. Gravadoras, distribuidoras, rádios, tv, jaba... Nesse mundo eu não entrei, porquê não rolou e, sinceramente, eu não curto muito. Mas quem quer viver (bem) de música tem que entrar nessa "máquina" (ou viver remando contra a maré).
Se, ao contrário do caso acima, você persiste com a música por "amor à arte", como um hobby mais sério, você começa a perceber que as coisas, com o passar do tempo, costumam ficar mais "difíceis". Você trabalha em outro ramo, eventualmente já casou, eventualmente tem filhos... enfim, não tem mais aquele tempo disponível pra amigos, bares, shows, festas, que são o habitat natural onde ocorrem ligações entre músicos. Se você está em casa no domingão, tomando uma cerveja e vendo o jogo do seu time, não vão cair do céu um baterista e um baixista querendo formar uma banda, né?
Eu estou nesse caso acima. Ainda assim, desde que entrei nessa "fase" da vida, já formei algumas bandas. No meu caso, geralmente são pessoas como eu, com o mesmo perfil e que trabalham próximas. Os resultados não costumam ser os melhores, por conta da pouca quantidade de gente "disponível". Mas... dá pra se divertir.
Há outras formas que não conheço bem, então deixo pra outros falarem.
Quanto ao "limite de idade", concordo com o colega acima. Bobagem. Já toquei com gente bem mais velha e com gente bem mais nova. Todos tem algo a ensinar.
|