Gramani - rítmica viva

    Autor Mensagem
    Paulinho RockStar
    Veterano
    # jan/16


    eu sou violonista e compositor há algum tempo, comprei o livro rítmica viva do gramani só que não sei bem como estudar os exercícios que ele propõe, alguém tem alguma dica ou sugestão eu seria muito grato

    makumbator
    Moderador
    # jan/16
    · votar


    Paulinho RockStar

    Eu tenho esse livro, e há exercícios muito bons para ritmo (principalmente na parte em que alternam compassos e a leitura a duas vozes). Alguns são realmente difíceis e demandam muito atenção e desenvoltura pra realizar corretamente.

    A maneira de estudar é parecida com a de outros livros de ritmo, fazendo a leitura tanto a primeira vista quanto fazendo análise de trechos mais complexos. Pode-se usar metrônomo, mas é bom também estudar sem ele, tentando ao máximo manter a pulsação firme. É possível estudar com o instrumento ou sem ele (cantando com a voz ou apenas mentalmente)

    Nas páginas 15 e 16 o autor explica várias maneiras para aproveitar mais o material do livro (como improvisar a partir das células apresentadas)

    Paulinho RockStar
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    sim mas também como eu faço pra treinar por exemplo a leitura rítmica com a o tamanho relativo das figuras sem o auxílio do pulso?

    makumbator
    Moderador
    # jan/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Paulinho RockStar

    sim mas também como eu faço pra treinar por exemplo a leitura rítmica com a o tamanho relativo das figuras sem o auxílio do pulso?

    Não entendi. Você ou segue um pulso de metrônomo ou imagina uma pulsação interna, aí é só sair lendo (desde que obviamente saiba como as figuras funcionam e as relações fracionárias entre elas e em relação ao compasso em questão).

    Vai ter sempre uma pulsação, ailás as figuras rítmicas só fazem sentido com uma pulsação (afinal, elas não possuem valor absoluto, apenas valor relativo entre si e com o compasso)

    Paulinho RockStar
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    sim mas tipo em várias partes do livro parece que pensar em relacionar a duração das notas ao invés de ficar subdivindo o pulso é o verdadeiro propósito do exercício, não estou dizendo que seja o real propósito mas as vezes parece que os exercícios são feitos pra isso entende? daí a minha pergunta é como saber relacionar as durações das notas entendeu?

    makumbator
    Moderador
    # jan/16
    · votar


    Paulinho RockStar

    Os exercícios complexos a duas vozes visam a independência rítmica (pois muitos deles são contra intuitivos). Para relacionar as durações das notas é preciso um pulso em determinado andamento (pois sem ele uma figura rítmica não é nada).

    Em leitura a duas ou mais vozes é comum a gente usar uma voz como apoio rítmico de outra (de certa forma uma ajuda a outra). O problema nos exercícios complexos desse livro é que é difícil usar uma das vozes como apoio, pois em muitos casos os ritmos se chocam e deixam tudo mais complexo.

    Um exemplo simples é tocar quiálteras de colcheia (tercinas) sobre semicolcheias. Com exceção do ataque da primeira nota de cada grupo, as demais são todas "defasadas", tornando mais difícil usar uma voz para desenvolver a outra. Nesse livro ele busca justamente a independência entre as vozes ao propor linhas que se chocam e levam naturalmente ao erro.

    Paulinho RockStar
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Paulinho RockStar
    · votar


    entendi, muito obrigado makumbator

    Paulinho RockStar
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    e mais uma dúvida como vc sugere o estudo desse livro?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gramani - rítmica viva