Vestibular: licensiatura em musica, percepsão ritmica e melódica

    Autor Mensagem
    DuUh RoCha
    Veterano
    # set/10


    Então galera, esse ano eu prestei vestibular pra licensiatura em musica na UFAL, na prova especifica, além da prova teorica e pratica tem também a Prova de Percepção Rítmica e Melódica e a Entrevista em forma de questionário, Contudo eu não faço idéia de como seja essa Prova de Percepção Rítmica e Melódica, então eu queria saber se alguem que já prestou vestibular pra musica tem alguam dica , apostila, site que eu possa treinar ou estudar esse item, e também uma ajuda sobre a entrevista.

    Obs. Já usei a busca mas não achei solução para a minha duvida em especifico.

    Agradeço...

    jessica_...
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Oi, eu faço faculdade de música e a a sua prova teórica deve ser mais ou menos como é a nossa disciplina Percepção.

    A gente estuda o Pozzoli, Osvaldo Lacerda, Music for sight singing, Método Prince....

    Andras
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Andras
    · votar


    jessica_...

    Acredito que a prova de licenciatura é BEM mais simples. Levei 3 horas para fazer todos os exercicios (práticos e teóricos), no máximo.

    DuUh RoCha

    Geralmente no manual do vestibular são explicados todos os itens que irão cair. Os professores de musica geralmente também informam algo se tu ir atrás.

    Fazem 5 anos que eu prestei essa prova na UFSM, então não lembro de tudo, mas caia a questão dos intervalos (saber reconhecer), transcrição de notas (tu ouvia e tinha que escrever), transcrição de ritmo, algumas questões teóricas, e depois era a parte prática com solfejos, ritmos, leitura e uma peça.

    DuUh RoCha
    Veterano
    # set/10
    · votar


    eu já olhei os conteúdos que vão cair na parte teórica, mas o que eu quero é justamente saber sobre essas provas de percepção e a prova prática, no edital diz que a prova prática é a execução de um musical de escolha livre do canditado, mas que vão estar disponivel apenas piano e bateria..., por sinal eu só toco violão e guitarra, alguém pdoeria me sugerir algum "musical" para executar , ou esse "musical" citado pode ser qualquer música?

    Andras
    Veterano
    # set/10
    · votar


    DuUh RoCha

    Tem várias questões ai.

    Primeiro: não fala nada sobre o contéudo da parte de percepção? Não cita se cairão intervalos, hamornias e etc?

    Segundo: a questão de estar disponivel apenas piano e bateria é quanto aos instrumentos que eles disponibilizam pra ti. Seria meio impossivel tu carregar qualquer um dos dois até lá, não é? Por ser licenciatura geralmente o pessoal libera qualquer instrumento (até canto) que tu possa levar, e isto deve estar claro no manual.

    Terceiro: o tipo de música também deve estar descrito no manual. No meu caso era uma (ou duas?) música popular que deveria ser tocada e cantada, e uma música clássica de escolha livre.

    Essas questões que tu está perguntando são comuns em todos os cursos, mas os detalhes variam de faculdade para faculdade. E não é seguro você chegar nas provas com respostas no base do "achodromo". Procure a secretaria do curso da faculdade (pessoalmente, por telefone ou por email) e faça estas perguntas. Acredite, eles tem todo o prazer em esclarecer tudo.

    No mais, procurar um bom professor de música ajuda, tanto no sentido em se preparar para a prova, quanto a matar dúvidas. Eles geralmente tem contatos lá dentro que dão boas dicas.

    jessica_...
    Veterano
    # set/10 · Editado por: jessica_...
    · votar


    vão estar disponivel apenas piano e bateria
    Olha, eu acho que eles só vão disponibilizar esses dois instrumentos porque são os únicos que não se leva de um lugar pra outro tão facilmente...

    Já que você toca violão, leva o violão na hora de fazer a prova.


    Não tinha visto que já tinha resposta... dã!

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # set/10
    · votar


    licenciatura

    DuUh RoCha
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Andras

    Primeiro: não fala nada sobre o contéudo da parte de percepção? Não cita se cairão intervalos, hamornias e etc?
    • Leitura melódica na clave de sol.
    • Leitura rítmica.
    • Imitação de trecho melódico.
    • Imitação de trecho rítmico.
    Terceiro: o tipo de música também deve estar descrito no manual. No meu caso era uma (ou duas?) música popular que deveria ser tocada e cantada, e uma música clássica de escolha livre.
    Execução de uma peça musical (de livre escolha) no instrumento de habilidade do candidato.

    ________________//___________//____________
    Então já me ajudou bastante, mas é que a parte de percepção conta como outra prova a parte, daí eu não faço idéia se eu tenho que transcrever essas claves numa prova escrita, se vai ser uma prova de multipla escolha, se é uma prova oral, ou se eu vou ter que executar o que constar na notação da clave, ou se lá vai ter o audio e é pra transcrever a notação numa folha, esse tipo de questão que eu to mais em dúvida.

    DuUh RoCha
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ah a propósito aqui na minha cidade não tem professor de música, aprendi na pratica sozinho e o pouco que sei sobre teoria aprendi por apostilas na internet

    jessica_...
    Veterano
    # set/10 · Editado por: jessica_...
    · votar


    • Leitura melódica na clave de sol.
    • Leitura rítmica.
    • Imitação de trecho melódico.
    • Imitação de trecho rítmico.


    Pelo que entendi você vai ter que ter boa leitura na clave de sol e leitura rítmica. Também um ouvido bom pra reproduzir o que for tocado lá, só isso.

    Andras
    Veterano
    # set/10
    · votar


    DuUh RoCha

    Na MINHA prova te colocavam numa salinha com um tocador de CD, ai passavam umas músicas (que era só umas notas num piano na verdade) e tu tinha que transcrever num papel. E eram duas provas em separado (essa parte de percepção vinha antes da parte prática).

    Mas como eu te disse, esses são detalhes que variam de faculdade para faculdade, então vale a pena tu ir atrás deles e perguntar. Na minha prova a parte de "imitação" era solfejo + prova ritmica, mas, acho que não é teu caso.

    A questão da peça musical me deixou na dúvida. Não sei se "peça" representa uma música clássica apenas, ou pode ser uma música popular. Isso a jessica_... deve poder confirmar pra ti.

    jessica_...
    Veterano
    # set/10 · Editado por: jessica_...
    · votar


    ou se lá vai ter o audio e é pra transcrever a notação numa folha

    Pelo que você encontrou no Manual, isso não vai ter, se não seria um ditado.


    Execução de uma peça musical (de livre escolha) no instrumento de habilidade do candidato.

    Provavelmente é qualquer música mesmo, porque as Licenciaturas não exigem uma formação erudita prévia do candidato. Sendo assim, você pode tocar até o tema de um filme que você gosta (quando eu fiz prova de piano uma colega minha tocou "Unchained Melody", o tema do Ghsot, na peça de livre escolha dela).

    Andras
    Veterano
    # set/10
    · votar


    jessica_...

    ... porque as Licenciaturas não exigem uma formação erudita prévia do candidato

    Aqui no sul exigem (por isso é bom confirmar com o pessoal da própria faculdade).

    DuUh RoCha
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ah obrigado, aê a você dois , sobre a prova de percepção eu já consegui esclarecer algumas coisas, se for qualquer música eu estou pensando em tears in heaven de Eric Clapton , mas eu também vou me preparar caso seja música erudita.

    Quando você fez sua prova, tinha entrevista em forma de questionário?
    caso sim, pode contar um pouco sobre como foi....

    jessica_...
    Veterano
    # set/10 · Editado por: jessica_...
    · votar


    Andras
    Eu sou daqui do sul também, e sabia que as federais tem um currículo bem erudito, mas para bacharelado, licenciatura não sabia que exigia.

    Te aprochega, vivente!

    Andras
    Veterano
    # set/10
    · votar


    jessica_...

    Eh bem verdade que eh o "basico", mas exigem. Mas a prova de bacharelado, ah, essa assusta...

    DuUh RoCha

    Soh nao "exagere" na musica que for escolher. A prova serve para voce mostrar um certo dominio do seu instrumento, e nao que sabe tocar algo dificel.

    Quanto a entrevista, basicamente me perguntaram a quanto tempo eu estudava, com quem tinha estudado, por que tinha escolhido as musicas que toquei, por que tinha me inscrito no curso e quais meus objetivos. Acho que eles usam as respostas para ter um contexto para a avaliacao tecnica, e para saber quem tem mais aptidao para a licenciatura (quer entrar pela paixao, e nao pelo $$$).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vestibular: licensiatura em musica, percepsão ritmica e melódica