Dúvida Campo harmônico x modos gregos x Tom

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    130ever
    Veterano
    # jan/16


    Olá galera do FCC
    Bom minha dúvida é a seguinte, tenho esta progressão de acordes:

    Estrofe: D C G D
    Refrão: Am C D D

    Logo vejo que a escala da música é D lídio ( D-E-F#-G-A-B-C-D)
    Seu campo harmônico é G (G-A-B-C-D-E-F#-G)

    (Baseando que o que deduzi acima está certo) Qual é o tom da música, D ou G ?

    Desde já agradeço

    PianoGlauco
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: PianoGlauco
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    Não podemos falar em TOM quando temos música MODAL, portanto o TOM é Sol maior... (música TONAL)

    E campo harmônico é questão de ACORDES e não de notas, portanto seria:
    G7M, Am7, Bm7, C7M, D7, Em7, F#(b5)7

    Se for música MODAL, aí falamos em MIXOLÍDIO (não interessa o "centro tonal", pois a estrutura do modo que é o fundamento e não a altura). Tanto que na Música Medieval e Renascentista existem versões em várias alturas. Não podemos falar - a rigor - em "tom"...

    Na música modal, o importante é a melodia e a ênfase nos intervalos característicos do modo...

    Só uma ressalva: creio que meu ponto de vista seja muito ortodoxo, então é interessante ver os pareceres de colegas guitarristas...

    Paulovfcm
    Membro Novato
    # jan/16 · Editado por: Paulovfcm
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    130ever

    Você pode analisar a harmonia dos dois jeitos, o que vai diferenciar é que na musica modal, o acorde preparatório não precisa ser resolvido. Se você for pensar na música tonal, as duas progressões repousam no ré maior, que seria o acorde preparatório do sol maior, e não se resolve diretamente (tem o C retardando a resolução na primeira e não se resolve na segunda). Então você pode pensar como D mixolídio (edit) mesmo, mas como o PianoGlauco disse, não existe o "tom" na música modal. Um livro legal sobre harmonia é o Harmonia e Improvisação, de Almir Chediak, tem volume 1 e 2! Abraço

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
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    PianoGlauco

    E quem é pianista reprimido? kkkk
    Que f**a aquela rádio que tu postou em algum tópico. To ouvindo o dia inteiro quase!

    130ever

    Entender música modal não é fácil, ela joga por terra tudo que vc entendeu até o dia de hoje como música, a dita tonal.

    Não existem limites nem regras de comodidade que se vê na música tonal. Por exemplo, não é preciso soar harmonioso entre melodia e harmonia, desde que isso atenda a intenção (esse conceito vem muito presente na música modal).

    PianoGlauco
    Veterano
    # jan/16
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    Ismah

    Hahahha... Foi no post sobre "instrumentos de timbre desagradável"... Sensacionais os canais de rádio, né?

    É da mesma equipe da

    www.jazzradio.com (tem quase 40 estilos para escolha)

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # jan/16
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    130ever
    Corrigindo: não é D lídio (T-T-T-ST-T-T-ST - D-E-F#-G#-A-B-C#-D) e sim D mixolídio (T-T-ST-T-T-T-T - D-E-F#-G-A-B-C-D). E é como o Paulovfcm informou, você pode analisar das duas formas. Mas eu tenderia mais a pensar em modal, até porque o refrão termina em D, e o verso começa em D. Um pensamento tonal predispõe que o verso começasse em G:
    Se você for pensar na música tonal, as duas progressões repousam no ré maior, que seria o acorde preparatório do sol maior, e não se resolve diretamente (tem o C retardando a resolução na primeira e não se resolve na segunda).

    PianoGlauco
    Veterano
    # jan/16
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    AtalaBukas

    Perfeita a retificação (editei meu comentário). É mixolídio...

    Complementando...

    Uma questão que difere o tonal do modal é o binômio TENSÃO/REPOUSO, que no modalismo é ausente, pois o repouso é MELÓDICO e não HARMÔNICO...

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
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    PianoGlauco

    As rádios são ótimas, e essa consideração mereceria estar em qualquer livro que trate de música modal x tonal!

    Uma questão que difere o tonal do modal é o binômio TENSÃO/REPOUSO, que no modalismo é ausente, pois o repouso é MELÓDICO e não HARMÔNICO...


    PianoGlauco
    Veterano
    # jan/16
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    Obrigado, Ismah! :-)

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