Nomes das notas no estilo C - D - E

    Autor Mensagem
    ParkJunSu
    Membro Novato
    # jul/15


    Bom, fiz a busca e li alguns tópicos (principalmente um de Notação Americana/Europeia) e acabei me confundindo mais ainda.

    A dúvida é, afinal tomando como base um teclado de 88 teclas, como começa a contagem das notas?

    Veja bem, fiz uns dois ou três testes de classificação vocal (e pelo amor de DaeSung, é só um exemplo, não tô perguntando minha classificação aqui) e em um dos testes eu fui do "G2" ou "Sol2" até o "C4" ou Dó4" minha classificação foi dada como a de um Barítono.
    Então para ter uma margem de erro, ou algo assim, fiz outro teste de outra autoria e nesse eu fui do "B1" ao "C3 e também fui classificado como Barítono. Tipo, WTF. Não sou eu que estou cantando errado então, esses testes que tão com uma bagunça no nome das notas.

    Então a dúvida é, afinal, como se dá a numeração das notas? Queria (se possível uma foto) da numeração que aparece naqueles vídeos gringos (do tipo, "nãosei quem vocal range - B2 - Bb6) e qual a notação que está no tópico de Classificação Vocal.

    Pq assim, no tópico de classificação tá que do Dó2 ao Dó4 é Tenor e eu seria um Tenor, mas em diversos outros lugares essas informações divergem.
    Colocam que o tenor é uma oitava acima e coisas como essa.

    Espero que entendam que eu NÃO QUERO SABER MINHA CLASSIFICAÇÃO e sim como se dá a notação. Usei a classificação como exemplo porque geralmente é isso que deixa as pessoas confusas.

    Li num tópico que muitos caras (ou mulheres também), vão fazer aulas de canto certas de que são barítonos/baixos (ou mezzo/contralto) e na verdade não, elas só se confundiram com a numeração das notas.

    É isso, espero que não tenha ficado confuso.

    Obs: Tenh um app de celular que ele vem com cada nota com essas letrinhas e ele vai do A0 até o C8, nele eu canto certinho do B2 ao B4. Mas em ouros lugares, quando me guio pela mesma numeração não dá certo. Fica mais agudo ao mais grave.

    Headstock invertido
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Postando pra acompanhar.

    JJJ
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    ParkJunSu

    O Lá 440Hz é o A4. Daí você tira o resto.

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    ParkJunSu

    É como o JJJ indicou.

    Agora este tipo de confusão é normal, porque se usa o teclado musical como referência, só que as oitavas de um teclado podem estar com a configuração alterada.
    Então esta sua dúvida tem razão de ser.
    Existem teclados com diferentes oitavas, o mesmo ocorre com os softwares, cada software tem uma parte para configurar., digamos o dó central.
    E tem instrumentos que na pauta de notação muitas vezes soam de verdade em oitavas diferentes.
    E tem programas que rodam outros programas dentro, e hoje temos uma grande variedade de aplicativos em diferentes plataformas. (o programa principal pode estar configurado de um jeito diferente do programa que toca dentro, daí o conflito)
    Assim antes de qualquer coisa é necessário saber como esta configurado o teclado, seja físico ou virtual.
    O teclado físico real tem um número limitado de teclas, já no virtual, pode ter muito mais oitavas, trabalhando num espectro mais amplo de frequências.
    E um determinado produto, ou até arquivo midi, digamos foi feito com base num determinado teclado, e aí é óbvio vai soar diferente.
    E a dica do Lá 440 Hz, do A4, é valiosa.
    Por exemplo eu uso numa DAW um sequenciador midi, e uso um instrumento virtual , digamos um violino, o programa A esta configurado de acordo, mas o programa B não, soa uma oitava acima ou abaixo., aí neste caso tem que ajustar, ou no software do instrumento, ou na DAW, ou até no piano roll ou partitura ajustando a oitava.
    Então a confusão se deve as diferentes configurações.
    Uma pessoa pode gerar um arquivo, que no sistema dele soa bem e natural, mas ao tocar no meu sistema pode soar em oitavas diferentes.
    E ambos os programas A e B são de qualidade feitos por empresas de boa reputação.
    Outro exemplo: uma pessoa tem um teclado de 88 teclas e outra tem de 68, ou outras variações, e isto pode levar e forçar as pessoas a fazerem diferentes configurações.
    E muitas vezes fazemos alguma alteração para compatibilizar o teclado com outro instrumento e depois esquecemos.
    Então tem que usar um diapasão para saber como esta configurado, testar para confirmar, seja diapasão físico de sopro ou sino, ou diapasão eletrônico, e caso seja necessário fazer o ajuste, ou se não for possível ajustar saber em que oitava esta.
    Então o que manda não são as configurações e sim o nosso ouvido.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    ParkJunSu
    Acho que a confusão é normal, existem várias sistemas de nomenclatura de oitavas e a maioria nunca nem ouviu falar delas.

    Antes de tudo atente que notação por letras (i.e. "A", "B"...) é usada nos países de língua anglo-saxônica e germânica. Notação derivada do solfegio (Do, Ré...) é usada em países de língua rômanica/latina. São sistemas diferentes pra se referir a mesma coisa.

    Voltando a questão principal, denotação de altura por letra-número (A0, B4, etc) é a notação científica. No teclado padrão do piano, a primeira nota é A0; o primeiro dó, C1; o dó central, C4; Lá 440 Hz, como disse o JJJ, é o A4.

    "La3, Do2, etc" é o sistema Franco-Belga. Comparado ao científico soa uma oitava mais alto. Por exemplo, o Lá 440 HZ é "La3".

    Além desses tem Helmholtz, sistema inglês, dentre outros. Mas acho que aí já foge da sua questão.

    pianoid
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    e olha que a coisa em dia é muito mais padronizada, desde que realmente concordaram em um sistema de afinação específico, com tons rigorosamente especificados em termos de Hertz. na época de Bach e até durante boa parte do século XIX, vários sistemas de temperamento existiam e dependia do gosto do intérprete usar...

    ParkJunSu
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Bom, o aplicativo de celular que tenho vai do A0 ao C8, imagino que ele esteja configurado do jeito científico que foi dito.


    Valeu gente, tirou um fardo das minhas costas hein ^_^

    JJJ
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    TG Aoshi

    Não conhecia esse franco-belga. Até editei lá em cima pra evitar confusão.

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Além de que a classificação dos cantores(as) deriva do meio clássico..
    Os termos "soprano, tenor etc..

    E muitos atualmente usam a afinação do dito "La" em 442 Hz..
    Como por exemplo o software de Notação "Notion", vem de fábrica afinado assim, mas dá para mudar para 440 Hz, mas as vezes numa reinstalação ou upgrade, esqueço disto e depois quando interajo (importo e exporto arquivos de áudio) com outros softwares que estão afinados em 440 Hz, a diferença é pequena mas fica soando esquisito, duas vozes soando juntas com afinações diferentes.
    Então isto quer dizer que existem muitas configurações e também afinações diferentes.
    Isto sem falar se a peça a ser executada for do período barroco, e se busca preciosismo e fidelidade a obra original, onde se usa na média a afinação em 415 Hz, e aí a diferença é maior ainda, e pode influenciar na classificação.
    Ou a peça musical que o cantor vai interpretar esta acompanhada de instrumentos de época que foram afinados de outra forma, e aí o (a) cantor (a) tem que se adaptar aos instrumentos..
    E o mais certo é consultar um bom professor de canto, que tem consciência de tudo isto, e tem as ferramentas devidamente configuradas para avaliar e classificar corretamente o cantor(a), normalmente deve usar um bom piano real bem afinado para fazer isto, e se for um bom professor de verdade ele domina a técnica de ouvido mesmo através do solfejo.
    Edit: não sou cantor, mas acho que não dá para se confiar cegamente num aplicativo de celular.

    ParkJunSu
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Eu dei uma pesquisada melhor e vi que nos EUA o C4 é mais agudo? É isso?
    Tipo, é a mesma nota, mas um número acima.
    Tipo, C3 aqui é C4 lá, C5 aqui é C6 lá, é isso?

    pianoid
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: pianoid
    · votar


    ParkJunSu

    não

    C é a nota dó, o número 4 se refere à quarta oitava

    C5 seria o dó de uma oitava acima do C4, ou seja, o dó da quinta oitava

    claro que subindo as oitavas, temos tons gradativamente mais agudos, e descendo, mais graves

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    pianoid

    Acho que sim ein...

    Ouvi uma conversa de em certo lugar se anotar como a primeira nota o A1, e em outro como A0... Tem que pesquisar.

    ParkJunSu
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Sim, eu vi que em alguns lugares o piano começa no A1 e vai subindo e em outros eles anotam como A0.
    Mas é a mesma nota dsadiasodqwdhqlkdjas :P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nomes das notas no estilo C - D - E