Bandolim - Ajuda! Qual comprar?

    Autor Mensagem
    André YH
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: André YH


    Então galera eu queria uma ajuda de vocês porque eu estava querendo aprender a tocar bandolim, quero aprender choro. Mas não tenho idéia de como é o instrumento nem de marcas que são boas nem preço nem nada.

    Moro em Sao Paulo e se alguém conhecer algum lugar que venda a preços acessíveis eu vou ficar muito grato. E se alguém souber de algum módulo na internet mesmo, mas pretendo começar a ter aulas mesmo.

    Ah já toco violao/guitarra faz mais de 10 anos e um pouco de ukulele então tenho alguma noçao de instrumento de corda. Mas sobre o bandolim realmente não tenho idéia. Aliás bandolim e mandolim são a mesma coisa?

    Obrigado!

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    André YH

    "Aliás bandolim e mandolim são a mesma coisa?"

    Sim.

    Parentes do alaúde. Existe um instrumento, um pouco menor que o alaúde, chamado Mandola, afinado em C-G-D-A, e o irmão caçula, afinado em G-D-A-E é o Mandolin (diminuitivo de Mandola) = Bandolim no Brasil.

    "não tenho idéia de como é o instrumento nem de marcas que são boas nem preço nem nada."

    Para iniciantes existiam alguns Gianninis bem honestos. Mas, hoje em dia, não sei se ainda são fabricados. Eu te aconselho a procurar um Luthier que mexa com bandolins, para te orientar, mesmo que você compre um de série em loja, porque existem alguns detalhes importantes com relação ao rastilho e o cordal que fazem toda diferença na qualidade do instrumento.

    Casper
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro André YH:

    Reformei recentemente um Gianinni tipo napolitano (fundo
    arredondado). Ficou ok, mas a distância entre as cordas
    é muito próxima para meus dedos, acho impossível de
    usar na prática. Eu já experimentei tocar em um Martin, e é
    infinitamente mais confortável. Mas é mais caro também.

    Resultado:

    http://tinypic.com/r/2mepwfk/5

    http://tinypic.com/r/ap8zlx/5

    http://tinypic.com/r/rm2wif/5

    http://tinypic.com/r/345gaza/5

    http://tinypic.com/r/24cf5lt/5


    http://tinypic.com/r/15rd0rd/5


    http://tinypic.com/r/211pdon/5

    http://tinypic.com/r/dbgp4h/5

    http://tinypic.com/r/2n8v5w2/5

    http://tinypic.com/r/mll0nl/5

    http://tinypic.com/r/2yl72bc/5

    e um som porco:

    https://soundcloud.com/menegasso/moog-and-mandolin

    MMI
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    André YH

    O bandolim brasileiro é descendente direto do bandolim português, que é um pouco diferente. O bandolim brasileiro, como o português, é um flatop, típico das rodas de choro. Nos EUA na virada do século XX a música mais popular era o bluegrass e o instrumento mais tocado por lá era o "mandolim" (na verdade, o nome serviria como tradução) e o Orville Gibson começou a fábrica produzindo mandolins de construção derivada dos violinos, archtop, criaram o A-Style e o F-Style (sou fanático pelo modelo americano, tenho um de cada estilo). Apesar de não ser muito apropriado, eu prefiro chamar de bandolim o modelo brasileiro flatop e de mandolim o modelo americano, mas não é muito certa essa distinção.

    Se você procura um bem barato, dos fabricados mais em linha o negócio é pegar um Rozini. Põe no google que você encontra. Se você quer um modelo um pouco melhor vai ter que comprar de um luthier, vários podem fazer para você, como o JB ou o Vergílio Lima (que faz os do grande Hamilton de Holanda), mas já aviso que é mais caro e ridiculamente melhor.

    André YH
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Po valeu pela ajuda ae galera! Mas vocês sabem de alguma loja física aqui em Sao Paulo mesmo?

    E vocês têm idéia de preço também? Então, eu quero aprender MESMO a tocar esse instrumento e não sei se valeria a pena comprar um mais ou menos porque mais tarde iria ter que comprar outro melhor, aí seria um desperdício de dinheiro. Aconteceu isso quando comprei guitarra e violão. Chegou uma hora que eles não estavam satisfazendo minhas necessidades e tive que comprar outros. Aí perdi dinheiro no negócio.

    Qual vocês indicariam? Um meio que "intermediário". Nem muito ruim mas também não precisa ser um que o Hamilton de Holanda toca haha. Queria ter idéia de preço mesmo.

    Baixão
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Eu acho que você deveria procurar um usado. São melhores que os novos. Se tiver com pouco uso, vale a pena. Têm melhor qualidade e preço.
    Mas se você quiser um novo, eu indico o Rozini. A Rozini ainda fabrica seus instrumentos no Brasil. As demais importam da China e eu não gosto. Tem qualidade inferior, apesar de bom preço.
    Procure no Mercado livre, Bom negócio e OLX!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bandolim - Ajuda! Qual comprar?