saída stereo em entrada mono?

    Autor Mensagem
    redblood666
    Membro Novato
    # nov/14


    ola, primeiramente desculpem a pergunta, mas sou leigo no assunto de áudio, acontece que preciso saber o que acontece com um sinal enviado por uma saída stereo e ligado à uma entrada mono? acredito que deve haver alguma perca de sinal, ou me engano?

    a ligação que pretendo fazer é a seguinte, o sinal vindo de um instrumento, como baixo ou guitarra, este sinal passando por um direct box e enviando o sinal através da sua saída xrl, usando de um cabo xrl-p10 sterero balanceado, para a entrada p10 mono de um monitor de palco sem fio

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    redblood666
    e enviando o sinal através da sua saída xrl, usando de um cabo xrl-p10 sterero balanceado, para a entrada p10 mono de um monitor de palco sem fio

    você não vai ligar a saida do direct-box na mesa de som?
    http://whirlwindusa.com/media/uploads/imp2.jpg

    em um direct-box como esse a entrada de um direct-box é mono, sua saida de linha também, você esse out para mandar para seu ampli pessoal caso for baixista ou tecladista, ai o conector XLR (que está do outro) é onde vai o cabo XLR que se liga ao conector XLR da mesa

    redblood666
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: redblood666
    · votar


    fernando tecladista
    você não vai ligar a saida do direct-box na mesa de som?

    não, não irei enviar o sinal dos instrumentos para a mesa, nos shows que faço quando isso acontece, geralmente é microfonando o amplificador.

    irei usar a entrada do DI para o instrumento e a saída de linha para o amplificador, a saída balanceada xlr dele que quero enviar para um monitor de palco sem fio, este que possui entradas p10 mono, para que cada musico no palco escute os instrumentos, por isso quero saber qual o melhor modo de fazer essa ligação.

    usando um cabo xlr-p10 stereo, para que o cabo seja balanceado? e se isso poderia ocasionar uma perda de um pouco do sinal ou algum outro problema, por ser um conector p10 stereo chegando em uma entrada mono do monitor?

    ou se seria melhor usar um cabo xlr-p10 mono, perdendo-se assim o balanceamento, mas garantindo o mesmo padrão mono no conector do cabo, entrada do monitor e sinal chegando por completo? e se essa falta de balanceamento no cabo poderia dar alguma interferência e prejudicar o sinal e som do instrumento?

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    redblood666

    Cara um DI é mono geralmente...

    Mas não entendo porque não enviar um sinal da mesa, via auxiliar, para o monitor...

    redblood666
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Ismah

    obrigado, é que por pela DI ter saida xlr imaginei q fosse stereo, mas então a xlr dos DI são mono mesmo?

    quanto a enviar o sinal pra mesa e depois pro transmissor é porque não queremos ficar dependendo de algum mesário, ja q os que atuam por aqui nem sempre fazem um trabalho bem feito e equalizam os volumes e frequencias de modo que soem legal

    alem q deste modo, recebendo um sinal pela auxiliar da mesa, todos os instrumentos estariam em apenas um canal, ficando a cargo da mesa regular o volume geral de todos os instrumentos que o transmissor iria receber por uma unica entrada

    no entanto no monitor disponho de 8 entradas, cada uma com seu controle individual de volume, justamente para não ter que depender do mesário, assim se no meio do show, apenas o volume de um instrumento precisar ser diminuído ou aumentado, esse controle está facilmente ao controle de nós músicos da banda e não na dependência do mesário

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    redblood666

    O XLR trabalha com uma saída de dois sinais de fato, mas é apenas uma cópia, com inversão de fase, para caso o cabo capte algum ruído, ele se cancele... É bem complicado, tem muita engenharia em uma coisa tão simples...

    Cara na boa, mesário é quem trabalha nas eleições, ao menos operador de monitor/retorno... O que aqui escreve é um.

    equalizam os volumes e frequencias de modo que soem legal

    Entendi errado ou deseja que soe mal o retorno?

    recebendo um sinal pela auxiliar da mesa, todos os instrumentos estariam em apenas um canal, ficando a cargo da mesa regular o volume geral de todos os instrumentos

    Antes de tudo, imagino que tenham uma mesa, no mínimo, razoável...
    Então, consigo escolher quais instrumentos mando para cada auxiliar, e com que volume...

    no entanto no monitor disponho de 8 entradas

    Está falando de um retorno individual (power play)?


    cada uma com seu controle individual de volume, justamente para não ter que depender do mesário, assim se no meio do show, apenas o volume de um instrumento precisar ser diminuído ou aumentado, esse controle está facilmente ao controle de nós músicos da banda e não na dependência do mesário

    Se estiver entendendo certo (o que contradiz o que disse acima), tu está me sugerindo um retorno para todos os músicos, logo o retorno é de uma via = uma auxiliar... Então... O que te impede de alterar o volume na mesa?

    redblood666
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Ismah

    primeiramente desculpe pelo "mesário"

    Entendi errado ou deseja que soe mal o retorno?

    a banda quer q sobe bem o retorno né, mas nem sempre isso de fato acontece, por exemplo, no ultimo show o retorno da voz no palco até que estava bom, no entanto para o publico muito baixo, ja a microfonação dos instrumentos para o publico estavam muito altos, ja no palco normal

    Antes de tudo, imagino que tenham uma mesa, no mínimo, razoável...

    infelizmente nas casas de show que tocamos por aqui nem sempre há uma mesa razoavel, ou alguem para opera-la de maneira satisfatória, por isso queremos ficar mais independentes possivel do operador da mesa

    Está falando de um retorno individual (power play)?

    utilizamos um monitor arcano arc mon-8

    Então... O que te impede de alterar o volume na mesa?

    pois nem sempre a mesa fica por perto do palco para que possamos alterar algo, ou pedindo ao operador para fazer isso, surte um resultado satisfatório, por isso preferimos regular o volume do retorno para nós no monitor de palco

    atenciosamente...

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    redblood666

    Cara, um retorno pra banda toda, só se for voz, violão e pandeiro... Mais que isso, começa a ficar foda... É isso a ideia?

    Eu colocaria então na jogada um mixer de 8 canais e um power play, que permite dar volume pra cada membro, conforme ele solicitar. Sai bem menos que isso, e fica mais profissa...

    redblood666
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: redblood666
    · votar


    Ismah

    a ideia é retornos para a banda toda sim, somos em baterista, 2 guitarristas, baixista e vocalista, o problema do powerplay é que teria que ser tudo cabeado né, inclusive do power play para os fones de ouvido, já no monitor os receptores são sem fio, dando uma melhor liberdade aos musicos.

    a ideia é cada instrumento de corda enviando o sinal por um DI para o monitor de palco e para o amplificador, sendo o amplificador microfonado quando necessario e recebendo essa microfonação na mesa de som, com o microfone enviando o sinal por um pré-amp para o monitor de palco e para a mesa de som

    E já que o monitor de palco dispõe de 8 entradas, acredito que ele tem q aguentar 4 tranquilamente, já que a microfonação da bateria não irei mandar para o monitor

    muito obrigado pelas dicas e atenção

    att

    f14gomes
    Membro
    # nov/14
    · votar


    o método Tim Maia é mais econômico.

    redblood666
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    o método Tim Maia é mais econômico.

    com certeza:

    - "o cara do som, o fdp, mais retorno por favor! mais reverb! manda som! quero mais da guitarra pra mim, isso, agora equaliza esse baixo direito..." auhauhau

    tim maia era foda kkk

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    redblood666

    Saquei só agora que vc vão enviar para diversos receptores...

    Bom, em teoria vai dar certo, mas quero ver uma mix equilibrada para todos se entenderem...

    Pela minha experiência não vai dar certo... Já que nem um cara com anos de estrada como técnico de monitor, consegue isso, acabando sempre por se usar vias auxiliares...

    A bateria eu colocaria ao menos bumbo e caixa, que é ela que dita o BPM...

    ------------------

    O power play pode ser usado SF, mas precisa um transmissor externo...

    redblood666
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: redblood666
    · votar


    Ismah

    mas quero ver uma mix equilibrada para todos se entenderem...

    vc diz sobre as frequências dos instrumentos estarem bem equalizadas? ou sobre o sinal estar recebendo alguma interferência, perca de ganho ou algo do tipo?


    Pela minha experiência não vai dar certo... Já que nem um cara com anos de estrada como técnico de monitor, consegue isso, acabando sempre por se usar vias auxiliares...

    quanto ter que usar a mesa enviando o sinal dos instrumentos pela auxiliar, seria algo relacionado com a impedância dos sinais, que a mesa mandaria mais balanceadamente para o monitor? nesse caso será que uma compacta, tipo uma Behringer MicroMix MX400 resolveria ?

    ou você diz isso por achar imprescindível a mixagem das frequências entre os instrumentos que seria feita na mesa e enviada ao monitor de palco da banda?

    quanto a bateria, disse que não pretendo mandar o som dela mais por evitar dar mais trabalho nas ligações e tal, alem que raramente nos shows que fazemos por aqui a casa dispõe de microfones, pedestais ou clamps para se microfonar a bateria, mas caso fosse possível seria uma boa também

    Atenciosamente meu caro...

    Ismah
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    redblood666
    vc diz sobre as frequências dos instrumentos estarem bem equalizadas? ou sobre o sinal estar recebendo alguma interferência, perca de ganho ou algo do tipo?

    Nem um, nem outro. Me referia a dizer que um baixista quer seu baixo mais alto, o guitarrista, a guitarra, o vocalista a voz... Resumidamente, o caos pode vir a reinar...

    quanto ter que usar a mesa enviando o sinal dos instrumentos pela auxiliar, seria algo relacionado com a impedância dos sinais, que a mesa mandaria mais balanceadamente para o monitor?

    Nenhuma relação. Apenas tenho o controle dos volumes de cada saída. Isto é, consigo criar uma pequena mix, para cada via de retorno...

    nesse caso será que uma compacta, tipo uma Behringer MicroMix MX400 resolveria ?

    Infelizmente não. Ela precisa de no mínimo 4 sends. A menor que conheço é a Behringela 1002B, que tem as saídas L/R (que pode ser usada como duas mono), um SendFX (knob laranja) stereo (que pode ser usada como duas mono), e um mono send (knob vermelho) mono. Além disso tem duas saídas de linha stereo (que pode ser mandado para retorno de chão) e uma de fones stereo, essas três são cópias do master...

    Na minha conta vc tem 5 mono, e 3 stereo. Tudo isso para 5 entradas de mic, ou 2 de mic + stereo.

    redblood666
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: redblood666
    · votar


    Ismah

    Nem um, nem outro. Me referia a dizer que um baixista quer seu baixo mais alto, o guitarrista, a guitarra, o vocalista a voz... Resumidamente, o caos pode vir a reinar...

    isto realmente pode vir a ser um problema, mas nesse monitor de palco que utilizamos cada canal tem seu ajuste de volume individual, apesar da briga que pode ocasionar, nada que uns tapas depois de uma conversa não resolvam um consenso de volume geral dos instrumentos... hehe

    quanto a mesa que você citou, desculpe a minha ignorância no assunto, mas você ajustando os sends seria pra poder associar qual instrumento iria ser enviado em qual saídas da mesa que se deseja? no caso dessa que você deixou a imagem, uma ou outra main out, mon send, fx send, phones e a 2-track output?

    depois dessa prometo que vou ler sobre as funções dessa mesa ai ;)

    att.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    redblood666

    Reafirmo aqui o que disse no outro tópico: vc não faz ideia do que está fazendo. Comece estudando como uma mesa funciona... Uma breve (não tão breve) explicação...

    Vou distribuir assim as saídas

    - Master stereo para o vocalista
    - Mono send para o baixista
    - FXSend para guitarrista
    - Fones para o baterista - que geralmente faz a mix.

    Com cada knob vc regula o volume da guitarra que sairá no retorno de cada um.

    Vamos supor que eu coloque sua guitarra no canal 3. Então quer dar mais volume na guitarra que o baixista escuta, vc vai lá e aumenta o volume do Mono send.
    ----------------------
    Retorno é uma das coisas que dá mais problema e gera brigas num grupo. Principalmente quando começa a treta pelos volumes.

    redblood666
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Ismah

    pelo que compreendi, deste modo, se teria mais liberdade para se escolher o quanto de cada instrumento cada saída na mesa iria receber, consequentemente o quanto cada musico irá receber para satisfazer seu gosto

    coisa que seria inviável ligando-se numa mesa com apenas uma saída como a que eu citei anteriormente, ou ainda ligando os instrumentos para uma direct box e posteriormente para o monitor de palco, já que deste modo todos os músicos estariam escutando apenas um padrão de mixagem, diferente do que se poderia ser feito com a mesa de som

    esta seria a principal desvantagem em fazer esta ligação sem o uso da mesa de som? ou haveriam ainda outras coisas que prejudicassem o retorno para os musicos?

    atenciosamente

    redblood666
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    e me ocorreu aqui outra coisa, nesse esquema de ligação de uma saída para cada musico compreendi e funcionaria perfeitamente, no entanto o monitor de palco que disponho possui 8 entradas, só que o sinal recebido em qualquer entrada dele é distribuído igualmente em todos os receptores, não há como fazer o ajuste de qual receptor deve receber individualmente mais ou menos do sinal de uma ou outra entrada do monitor, o monitor ainda tem controle de volume individual em cada canal mas esse ajuste é enviado a todos os receptores por igual

    logo, acredito que teria o caso que usar os sends auxiliares da mesa ou o main out ou a de phone daria o mesmo resultado, já que qualquer variação no volume do instrumento feito na mesa seria repassado para todos os receptores e não para individualmente para um ou outro musico

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    redblood666

    Estava me preocupando em não ser claro o suficiente. Mas não, usar um retorno só (uma via só, em termos técnicos), é o problema maior. Não há nunca como satisfazer gregos e troianos.


    qualquer variação no volume do instrumento feito na mesa seria repassado para todos os receptores e não para individualmente para um ou outro musico

    Depende. Deixei o main mix/master LR pro vocalista porque é bom ele estar melhor atendido. A saída de fones, é uma cópia do LR, mas com a opção de aumentar ou diminuir o volume em paralelo.

    Sim, se o volume do instrumento for aumentado, ele vai ser aumentado de forma igual para todos, mas se eu subir um fader, vou aumentar só no LR e nos fones. Mas se aumentar no send, não vai interferir no LR/Fones.

    redblood666
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Ismah

    compreendi, deste modo que você esta dizendo, então seria o ideal cada musico ter seu próprio monitor para que esses ajustes possíveis de se fazer na mesa atendam a cada musico individualmente correto?

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    redblood666

    Monitor não digo (geralmente se refe assim ao retorno de chão), mas um fone é bem válido.

    Nycolas
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Pelo que entendi a situação é extrema:

    Ele tem um transmissor sem fio para dar liberdade aos músicos, onde se ligam 8 instrumentos mas sai tudo em 1 canal só, para todos os transmissores.
    Independente de ele usar um Mixer no palco ou contar com o Operador de Áudio ele só vai ter 1 mix no fone...

    Conclusão: Vai dar merda!

    Se bem que, já que cada músico utiliza um retorno pessoal no palco (leia-se amplificador) + fone de ouvido, acredito que colocando somente uma "poeira" dos instrumentos na mix do fone e utilizando o monitor pessoal para referência, não será tão complicado assim...

    Solução:
    1 - Compre monitores pessoais. Assim você utiliza os sends da mesa para satisfazer cada integrante separadamente. (MELHOR)
    2 - Use dessa forma para ter uma mix geral dos intrumentos no ouvido, mas sem pensar em ter o baixo mais alto, ou a guitarra mais alta... Seja paciente e compreensivo com os amiguinhos da banda e utilizem o retorno pessoal do palco para satisfazer o ego!

    Espero ter ajudado :)

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    redblood666
    no entanto o monitor de palco que disponho possui 8 entradas, só que o sinal recebido em qualquer entrada dele é distribuído igualmente em todos os receptores
    acho que ai mela a coisa toda

    dos problemas que sempre há em banda e que consigo resolver com a monitoração com tendo regulagem individual

    -eu não gosto de ouvir muita guitarra, se toco ao lado do guitarrista o ampli dele já me dá o volume que eu quero, não preciso disso no meu retorno, porém se eu regular tudo igual dessa forma como eu quero, o baixista que está lá no outro canto do palco não vai ouvir guitarra nenhuma

    - eu também gosto de ouvir o baixo, se eu colocar o volume do baixo no ponto que eu quero, ficará bom para mim, mas insuportável para o baixista lá do outro lado que já tem o ampli dele e vai ter o mesmo volume de retorno que eu tenho

    - como tecladista é normal eu ficar próximo a uma das torres de p.a. já que tecladista está sempre no canto do palco, com isso as vezes eu já tenho o grave do baixo naturalmente, muitas vezes eu acabo pedindo só o próprio teclado e voz no meu retorno porque o resto escuto o que está vazando de algum lugar, bem diferente da regulagem que o cantor por estar no meio do palco precisa

    isso eu estou falando do meu caso, mas em uma banda tem mais gente e cada um quer ouvir de uma forma
    diferente de um ensaio onde está todo mundo fechado em uma sala com os instrumentos montados em circulo e todo mundo se ouve

    redblood666
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Ismah

    entendi, é que infelizmente um fone de ouvido vindo da mesa para cada musico iria prejudicar a mobilidade dos músicos, talvez a melhor opção fosse mesmo cada um com seu monitor, mas por hora o jeito mesmo é os sinais virem da mesa por uma saída para o único monitor que dispomos e todos receberem essa mesma mixagem

    Nycolas

    o que ocorre é justamente o que você falou, a melhor solução pelo visto seria cada um ter seu monitor para evitar a conclusão que vai dar merda! hehe

    por enquanto é todos chegarem a um consenso para que o volume de cada instrumento ficará bom para todos, e o musico querendo escutar mais um pouco de si, que fique mais perto do seu amplificador, caso não um pouco mais longe... não é a melhor das soluções enquanto não dispomos de um monitor para cada mas é o que tem pra hoje! rsrs

    fernando tecladista

    entendi a situação que você disse, acredito que no palco seria o ideal mesmo cada um conseguir ter a mixagem que desejar para evitar brigas, e um volume bom para um e nem tanto para outro musico, agora estou me dando conta que muitas brigas pelo volume ideal ainda estão por vir, espero que uma reunião pra acertar isso e umas cervejas acalmem os ânimos e todos fiquem satisfeitos!

    obrigado à todos pelos comentários

    atenciosamente

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    redblood666

    Mas se vc tem os receptores, não sairá tão caro os transmissores. No caso vc precisaria só de seis ou sete - dependendo da formação, bateria (é certo) e teclado não tem porque usar sem fio, já que naturalmente a mobilidade deles é restrita.

    redblood666
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Ismah

    bem pensado, na banda somos em 5 músicos, baterista, 2 guitarristas, baixista e vocalista, realmente para ficar perfeito é de se pensar em adquirir mais 3, já que apenas os guitarristas, baixista e o vocalista precisam se mais mobilidade!

    muito obrigado por todos os comentários, depois passe o endereço pra mandar um chester de natal ;)

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    redblood666

    Então tá mais que tranquilo hehe
    E bom não como carne, mas aceito um pedal de guitarra...

    redblood666
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    após receber o DI fiz o teste com os 2 cabos para fazer a ligação para o monitor, com um xlr-p10 stereo balanceado e outro xlr-p10 mono desbalanceado, quando ao sinal os 2 ficaram bons, a unica diferente entre eles é q usando o desbalanceado notei um leve zumbido constante de fundo, mas imperceptível quando a guitarra começava a tocar, ja usando o cabo balanceado não percebi e esse zumbido

    Ismah

    pedal de guitarra acho que consigo descolar um fuleiro made in malasya de um amigo meu q não faz mais uso, mas ja garanto desde cedo q não deve ser muita boa coisa não hein haha

    valeu

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    redblood666

    Se for um desafio, eu aceito, só pra te provar que dá pra tirar som até de radinho de pilha...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a saída stereo em entrada mono?