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Wuju Wu Yi Membro Novato |
# nov/14
Pessoal, estou precisando de uma sequência de acordes de samba com tonalidade maior. Por exemplo, se o samba "Naquela Mesa" segue uma tonalidade menor, preciso do equivalente maior.
(Naquela Mesa): Dm | Dm | Dm | Gm | Gm | Gm | A7 | Dm | Dm | Dm | D7 | Gm | Gm | Dm | A7 | Dm.
Qual o equivalente maior? Tentei substituir pelos graus relativos, mas não ficou muito bom o que eu fiz, talvez por falta de conhecimento meu. Prefiro deixar na mão de vocês, se não for incomodo.
Mas se me disserem apenas um samba popular que seja maior já fico satisfeito.
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LeandroP Moderador |
# nov/14
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Wuju Wu Yi
Toque os mesmos acordes, só que maiores. Já tentou isso?
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Lelo Mig Membro
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# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
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Wuju Wu Yi
Cara, para este tipo de transposição, o correto é o que você já fez, substituir o menor pela relativa maior (Dm = F, por exemplo). Mas quando você faz isso muda toda, ou boa parte, da "intenção" da música, ou seja, você altera os "pontos de alegria e tristeza" que enfatizam a melodia.
É meio difícil de explicar com palavras, melhor ouvir uma música que foi alterada, com este conceito, para você entender melhor, ex: (peguei uma música bem conhecida, para facilitar)
Se quiser manter o Tom original, faça o que o LeandroP, sugeriu, mas faça a alteração nos acordes maiores também. Mas muda a intenção do mesmo jeito.
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Wuju Wu Yi Membro Novato |
# nov/14 · Editado por: Wuju Wu Yi
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LeandroP Acabei de tentar aqui. Ficou beleza, mas eu não consegui deixar com cara de samba. Dm é sexto grau, Gm segundo e A7 uma terceiro que tem papel dominante puxando o Dm. Como D virou primeiro, G virou quarto, A virou quinto. Ficou 1 4 5. Como faço pra fazer isso soar samba?
Lelo Mig Eu entendo. É que preciso cifrar uma música pra amanha aqui, um samba. E ele encaixou como luva nessa progressão que eu escrevi, mas o tema dele adequa-se melhor em tonalidade maior. Ai tentei converter com as relativas, mas não achei algo (por falta de conhecimento meu) que substitua o A7 e que faça a transição pro F soar natural, agradável e com cara de samba.
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Lelo Mig Membro
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# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
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Wuju Wu Yi
F | F | F | Bb | Bb | Bb | F# m7 | F | F | F | Bm7 | Bb | Bb | F | F#m7 | F.
Foi isso que tentou? Não ficou bom? Não estou com nenhum instrumento aqui ao meu lado para testar.
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entamoeba Membro Novato |
# nov/14
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Wuju Wu Yi Como faço pra fazer isso soar samba?
Uai?!
É só tocar no ritmo de "eu te cutuco / não cutuca".
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Wuju Wu Yi Membro Novato |
# nov/14 · Editado por: Wuju Wu Yi
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Lelo Mig Eu fiz F | F | F | Bb | Bb | Bb | A7 | F | F | F | D7 | Bb | Bb | F | A7 | F. E ficou nada haver, pq eu não soube pelo que substituir o A7 e o o D7 pra soar agradável.
ou | Gm|Gm|Gm Mas acabei de fazer assim: F | F | F | Bb | Bb | Bb | C7 | F | F | F | D7 | Gm | Gm | F | C7 | F, e soou bom até, como um pagodão.
Mas interessante essa sua versão: F | F | F | Bb | Bb | Bb | F# m7 | F | F | F | Bm7 | Bb | Bb | F | F#m7 | F. Você substituiu o A7 por F#m7 e o D7 por Bm7. Ficou com cara de bossa nova. Mas que regra vc usou pra isso?
Mas obrigado pelas respostas, vou usar alguma dessas versões. Qualquer coisa acho que uma percurssão de samba no fundo vai dar a cara de samba que precisa.
entamoeba Uai?! É só tocar no ritmo de "eu te cutuco / não cutuca".
Haha! É que não consegui encaixar a melodia. Em tom menor fica com cara de samba, em tom maior não ficou. Mas tou me ajeitando aqui.
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fernando tecladista Veterano |
# nov/14
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Haha! É que não consegui encaixar a melodia. mas ai você tem que achar a harmonia que se encaixa na melodia que já existe não procurar uma sequencia harmonica pronta e tentar enfiar a melodia já pronta em cima
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Lelo Mig Membro
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# nov/14
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Wuju Wu Yi
É que não consegui encaixar a melodia.
Cara, é justamente o que eu disse lá em cima. Se você altera a harmônia de maior para menor ou vice e versa, você altera a "intenção", isso "puxa" a melodia, ou seja, você não cantará a mesma linha melódica, algumas notas serão mudadas.
É o que acontece no exemplo do video com Hey Jude.
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LeandroP Moderador |
# nov/14
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Wuju Wu Yi
Acabei de tentar aqui. Ficou beleza, mas eu não consegui deixar com cara de samba. Dm é sexto grau, Gm segundo e A7 uma terceiro que tem papel dominante puxando o Dm. Como D virou primeiro, G virou quarto, A virou quinto. Ficou 1 4 5. Como faço pra fazer isso soar samba?
Dm não é VIº grau. Ele é o Iº, porque se trata de uma "tonalidade menor".
O A7 pode ser dominante tanto do maior como do menor.
Se a cadência não é suficiente, você pode utilizar dominantes secundários.
2/4 ||: D | G | D | D7 | G | Gm6 | D | D7 |
| G | G#° | D | B7 | E7 | A7 | D | A7(b13) :||
Se cromatizar a caída do D pro B7 fica mais legal.
Com o acorde A7(b13) você pode ir entre a tonalidade maior e menor.
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carlcarl Veterano
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# nov/14
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Acabei de tentar aqui. Ficou beleza, mas eu não consegui deixar com cara de samba
veja se 'ta com cara de samba abç
https://soundcloud.com/carl-11-11/ta-com-cara-de-samba
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Wuju Wu Yi Membro Novato |
# nov/14
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fernando tecladista Lelo Mig Eu entendo. É que uma vez me falaram que mudando as relativas entre maior e menor da pra manter a melodia intacta.
LeandroP Ficou legal essa sonoridade, samba-pagode. Vou analisar ela pra entender as relações. Valeu.
carlcarl Ficou sim cara, legal. Tu pegou o tema do atirando pau no gato. Se importaria de postar a sequência de acordes?
Mas em geral gente, fico muito agradecido por terem se proposto a responder. Acabei usando a harmonia menor mesmo, mas ficou bom e deu tudo certo. Valeu!
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carlcarl Veterano
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# nov/14
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Wuju Wu Yi a seqüência dos acordes é a mesma que o LeandroP postou acima,so coloquei a cara de samba neles. abç *se te interessar posso te enviar as pistas separadas,violões e baixo
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Wuju Wu Yi Membro Novato |
# nov/14
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carlcarl Eu gostaria.
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carlcarl Veterano
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# nov/14 · Editado por: carlcarl
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Wuju Wu Yi como posso fazer pra te enviar as pistas? wetransfer? seria necessario o teu e-mail,não sei como faze-lo mas tente verificar como enviar em mensagem interna do fcc abç
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carlcarl Veterano
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# nov/14 · Editado por: carlcarl
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Wuju Wu Yi no teu e-mail esta faltando indicar a posição do @ abç
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Wuju Wu Yi Membro Novato |
# nov/14
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Ah sim, onde escrevi (anderlaine) na verdade é o @. Agradeço.
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carlcarl Veterano
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# nov/14
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ja enviei. abç
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Wuju Wu Yi Membro Novato |
# nov/14
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carlcarl Ouvi aqui, a linha do baixo e os acordes me fixaram a atenção, bem interessante. Quando vc disse "só coloquei a cara de samba neles" vi que usou acordes diferentes. Seria incomodo detalhar os acordes usados? Ficou bem legal.
Notei também que gravou duas pistas iguais da harmonia. Foi pra deixar com mais brilho?
E a linha do baixo ficou bem bacana. Vou tentar analisar ela depois.
Valeu por enviar. ;)
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carlcarl Veterano
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# nov/14 · Editado por: carlcarl
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Wuju Wu Yi não me incomodaria em nada te mostrar quais foram as extensões(ou no popular,quais foram as dissonâncias )que adicionei aos acordes que o LeandroP sugeriu acima. certamente voce iria ver o que fiz e possivelmente sem saber porque eu fiz. a dobra do violão de base? é pra poder jogar nos dois canais (direito e esquerdo)da pra fazer gravando uma única pista,joga para um lado adiciona-se um delay curto e joga para o outro lado ,temos um efeito parecido mas se for possível o melhor é fazer a dobra gravando a linha do baixo tambem é resultante de um pouquinho de noções de harmonia. não conheço o teu nível de conhecimentos teóricos e técnicos mas se voce quiser podemos trocar algumas idéias e desta forma tentarei responder o que me perguntastes acima. vamos tentar encontrar uma maneira de se comunicar com no mínimo audio(pra que o nosso dialogo seja simultâneo ,e vamos estudar um pouco. abç
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Wuju Wu Yi Membro Novato |
# nov/14
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carlcarl entendi. contato seria bem interessante. vou te mandar uma mensagem privada.
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