Qual o gênero músical de ?

    Autor Mensagem
    FutabaChan
    Membro Novato
    # out/14 · Editado por: FutabaChan


    Gostaria de saber qual gênero pertencem as músicas do:

    1. John Mayer
    2. Abba
    3. Jason Mraz
    4. Bee Gees
    5. The Vamps
    6. The Calling
    7. Snow Patrol

    renatocaster
    Moderador
    # out/14
    · votar


    1. John Mayer - Pop Rock, Blues
    2. Abba - Pop
    3. Jason Mraz - Pop
    4. Bee Gees - Pop
    5. The Vamps - Pop Rock
    6. The Calling - Pop Rock
    7. Snow Patrol - Rock Alternativo, Indie Rock

    Acho que basicamente é isso, podendo ter algumas pequenas variações.

    JJJ
    Veterano
    # out/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    Esse negócio de "gênero" é meio efêmero em algumas bandas.

    Os Bee Gees, por exemplo, passaram por momentos diferentes. De rockzinho comportado (no início) a reis da discoteca no seu auge (Saturday Night Fever) a uma banda cult, madura e de bom gosto (no fim).

    Sob o termo "pop" cabe coisa demais. Acaba não querendo dizer nada.

    E ficar rotulando demais é bobagem.

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/14 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Eu discordo (um pouco),JJJ.

    Rótulos são como mapas. Quando você quer transitar por uma região desconhecida usa um mapa, que nada mais é do que uma vista extremamente simplificada dos caminhos e coisas que ali existem.

    Acredito que rótulos são importantes nesse sentido, até para descrever a dinâmica das transições, como você fez com o Bee Gees. Já o apego excessivo aos rótulos é nocivo.

    renatocaster
    Moderador
    # out/14
    · votar


    JJJ

    Sob o termo "pop" cabe coisa demais. Acaba não querendo dizer nada.

    Citei essas bandas como "pop" porque penso que é o gênero "master" no qual elas estão enquadradas. Porém isso não quer dizer que pop é tudo a mesma coisa. Aí depende da percepção de cada ouvinte. No caso do Bee Gees, eles misturam sim. Tem um pouco de Disco, de Rock, etc...

    É o mesmo caso do Michael Jackson. Então qual é o gênero musical "correto" para descrever o Michael Jackson? A música dele também tem um pouco de tudo, também passou por diversas fases. Rock, Soul, R&B, Pop, Eletrônica...Para responder objetivamente, fica difícil. E ele é conhecido como o "Rei do Pop".

    Acho que Bee Gees, ABBA, Michael Jackson, entre outros, tinham um propósito de fazer músicas para tocarem nas rádios, para ter um alcance do público "em geral". Daí a utilização do termo "pop". Estou falando a minha opinião, não estou dizendo que isso é o certo.

    E eu concordo com o entamoeba sobre a questão dos rótulos. Não é de suma importância, mas é necessário. Se vc vai numa loja de discos, eles estão lá distribuídos pelo gênero. O mesmo vale para os catálogos para compra de música on-line, e por aí afora. Alguma referência tem que existir.

    JJJ
    Veterano
    # out/14
    · votar


    entamoeba
    Já o apego excessivo aos rótulos é nocivo.

    Isso.

    renatocaster
    Alguma referência tem que existir.

    Concordo. Por isso editei lá para "rotular demais".

    Mas continuo achando que o termo "pop" é vago até dizer chega...

    renatocaster
    Moderador
    # out/14
    · votar


    JJJ

    Mas continuo achando que o termo "pop" é vago até dizer chega...

    Acaba sendo vago mesmo, concordo. Mas é que eu não vejo outra forma de descrever qual é o gênero musical de determinados conjuntos, cantores, etc. Claro, isso pensando na pergunta objetiva que foi feita pelo autor deste tópico.

    JJJ
    Veterano
    # out/14
    · votar


    E já que ampliamos o discurso... Vou dar uma de Adler3x3...

    É um tema interessante esse. Concordo com o renatocaster de que "alguma referência tem que existir".

    A gente vive classificando as coisas. Para poder catalogar, organizar, encontrar, esse tipo de coisa. Não é o rótulo pelo rótulo, pura e simplesmente. É pra ajudar a organizar a suruba.

    O Michael Jackson, citado pelo caro moderador, é um exemplo ótimo. O cara fez de tudo. "Pop" é um guarda-chuva amplo que abriga esses casos. Mas só pela incapacidade de alocar o cara em rock, blues, r&b, funk, soul, balada e etc ao mesmo tempo...

    Beatles é um outro bom exemplo. Tem de twist a rock pesado. Mas é o quê? Rock and Roll? Pop?

    Eu fiz um programa, tempos atrás, de catalogação de cifras (tá, tem cifras na Internet - aqui mesmo, inclusive), mas muitas tem erros (sorry...) e eu queria só cifras perfeitas, sem furos, nem nas cifras, nem na estrutura da música, nem na letra... e queria também alguma forma de catalogar, organizar e tal. Coloquei alguns campos "extras" na base de dados que me permitem, por exemplo, achar uma balada para violão e piano.

    Claro que um desses campos extras foi justamente para "gênero"...

    E é este maldito campo que, volta e meia, quando vou incluir uma música, eu acabo gastando mais tempo!!! kkkkkk

    Muitas vezes é difícil classificar UMA música, que dirá uma BANDA, com dezenas de músicas diferentes!

    E engraçado como um tópico sem muita pretensão (desculpa aí, FutabaChan! rs) pode gerar uma discussão interessante!

    Por fim, fica uma piadinha que ter a ver com "classificação", que lembrei, com esse papo todo.

    ***

    Um executivo, estressado, foi aconselhado por seu médico a tirar umas férias e ir pra uma fazenda, relaxar, fazer coisas mais naturais e tal.

    Meio a contragosto, aceitou a ideia e foi parar na fazenda de um amigo. Foi logo perguntar sobre o que podia fazer, já que ficar parado não era a dele...

    O encarregado da fazenda o mandou pro galinheiro porque eles tinham que abater 100 galinhas. O cara tinha que pegar a galinha e torcer o pescoço delas.

    Ok, lá foi ele pro galinheiro...

    Meia hora depois, estava o cara na frente do encarregado: "E agora, o que é que eu faço?"

    "Mas já matou as 100 galinhas???" - exclamou o encarregado, surpreso com a rapidez - "Bom... então tá... deixa eu ver... olha, tem que espalhar o adubo pela plantação de café... é muito esterco, tá?... pode ser?"

    Ao que o estressado executivo respondeu de pronto: "Sem problema!". E foi lá pro cafezal espalhar o esterco...

    Meia hora depois, volta o executivo a falar com o encarregado: "E agora?"

    "Já???" - o surpreso encarregado pensou em outra tarefa: mandou o executivo separar as laranjas recém colhidas do enorme laranjal em três cestos: pequenas, médias e grandes.

    E lá foi o executivo pro laranjal...

    O tempo passou, chegou a tardinha, já ia anoitecer. O encarregado ficou preocupado com o executivo, que não tinha dado as caras há mais de cinco horas. Foi então ao laranjal, ver o que estava acontecendo...

    Chegando lá, deu de cara com o executivo, um monte de laranja no chão e os três cestos quase vazios.

    "O que aconteceu? Cansou?" perguntou o encarregado.

    E o executivo, com cara de desânimo, respondeu com uma laranja na mão e outra pergunta: "Amigo, me diz uma coisa: essa laranja aqui é média ou grande?"

    Moral da história: cortar cabeças e espalhar merda é fácil. O difícil é tomar decisões!

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Moral da história: cortar cabeças e espalhar merda é fácil. O difícil é tomar decisões!

    Muito bom! hahaha

    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/14
    · votar


    entamoeba
    Rótulos são como mapas. Quando você quer transitar por uma região desconhecida usa um mapa, que nada mais é do que uma vista extremamente simplificada dos caminhos e coisas que ali existem.

    Acredito que rótulos são importantes nesse sentido, até para descrever a dinâmica das transições, como você fez com o Bee Gees. Já o apego excessivo aos rótulos é nocivo.


    Concordo plenamente. Rótulos ajudam a identificar caminhos que se quer seguir. Por exemplo, tem gente que acha que tudo do rock/metal deve ser chamado de rock. Eu discordo, black sabath não tem nada a ver com Metallica e muito menos com Periphery. O rock tá só na influência. Por isso, embora sejam coisas relacionadas ao rock, são estilos distintos.

    Julia Hardy
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Isso é preciosismo demais.

    Informação é o que não falta. Se alguém compra um cd ou dvd do Led Zeppelin e do Cannibal Corpse ou do Tim Maia e do mc lombriga pensando que é a mesma coisa, é por ignorância e preguiça.

    Teve um caso com o Living Colour numa das vindas deles em que foram anunciados como "a maior banda de rap-rock-fusion". Wtf?

    A não ser pros nerds em música, esses rótulos mais específicos passam batido pra maioria das pessoas.

    Julia Hardy
    Veterano
    # out/14
    · votar


    1. John Mayer
    2. Abba
    3. Jason Mraz
    4. Bee Gees
    5. The Vamps
    6. The Calling
    7. Snow Patrol


    Respondendo ao tópico, nenhum desses faz rock. Então, são todos pop mesmo. Alguns, no máximo, um poprock.

    pianoid
    Veterano
    # out/14
    · votar


    pertencem ao gênero bullshit

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o gênero músical de ?