Fazer uma versão alternativa/cover de uma música

    Autor Mensagem
    giovanynogueira
    Membro Novato
    # ago/14


    E ai pessoal!

    Eu fiz uma versão da melodia da música "Burn" do Usher no violão e queria saber se posso gravar o vocal, fazer a produção da música e depois divulgar na internet normalmente ou tem que pedir alguma autorização?

    *A melodia é no violão, mas a bateria/batidas é a mesma da música original.
    *O vocal é claro que é minha voz, e a letra da música original.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    giovanynogueira

    Amigo, não conheço esta música, mas prá qualquer obra que não virou "domínio público" funciona assim:

    Seja o Usher ou outra pessoa, mas música e letra possuem autores.

    Pode ter um autor para tudo, um para letra outro para a música, mais de um para cada coisa, gerando parcerias, não importa a forma, esta pessoa, ou estas, são os detentores dos direitos da obra.

    Eles podem, ou não, liberar sem custos. Mas qualquer cover/releitura/reinterpretação/rearranjo, ou seja, o que for, pode ser passível de um processo movido pelos autores caso não haja uma liberação contratual pelos mesmos cedendo para determinados fins.

    Via de regra, não costuma haver processos judiciais de compositores contra músicos e artistas amadores, ou não famosos, que colocam covers no Youtube. No máximo a retirada do vídeo do ar. Mas é bom conhecer as regras.

    Headstock invertido
    Veterano
    # set/14
    · votar


    O limite do bom senso é o anonimato. Um cara amador, que apenas gosta de gravar covers e soltar em seus canais na internet como forma de homenagem aos artistas que gosta quase nunca são alvos de processos ou punições. Já um cara que se propõe a utilizar de músicas dos outros para engrandecimento próprio, ganhando dinheiro com isso ou almejando alavancar uma carreira musical obviamente existente, esse cara vai ter que procurar comprar os direitos ou pelo menos pedir a autorização ao artista.

    Experiência própria. Tenho um canal no Soundcloud onde produzo e lanço covers há muitos anos. E recentemente comecei a utilizar o YouTube com o mesmo propósito. Como isso não é minha profissão, nunca sofri penalidades por parte dos artistas detentores. No máximo, o próprio canal (Soundcloud, Youtube) reconhecem pelo sensor automático que um trecho contém partes de uma música sob direito autoral e bloqueia o conteúdo. Aí não tem muito o que fazer e basta aceitar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fazer uma versão alternativa/cover de uma música