modos gregos e diferentes sonoridades

    Autor Mensagem
    dudu795
    Membro Novato
    # ago/14 · Editado por: dudu795


    Òlá pessoal,

    Estou com algumas dúvidas sobre os modos gregos, eu entendi bem a parte das diferentes emoções que cada modo se propõe a passar para o ouvinte, e que cada modo tem sua configuração intervalar própria, bem, até ai tudo bem. Em uma aula de guitarra me repassaram vários esses modos em vários shapes no tom de G (Sol), certo, voltei para casa, e comecei a estudar estes shapes, o primeiro shape, Jônio, Dórico, Frígio etc... o modo Jônio começando de G, e o Dórico em A, e Frígio em B etc... prestei atenção nas casas onde tocava as notas, percebi que trata-se das mesmas notas, ou seja, todos esses diferentes shapes tem as notas G-A-B-C-D-E-F#. Voltando ao entendimento inicial dos modos gregos, cada modo, causa uma sensação diferente para o ouvinte, então um acorde de G Dórico causa certa sensação e um acorde de G Jônio outra, para eu gerar esta dissonância de cada modo, não posso fazer isto com as mesmas notas e mesmas distâncias de notas, por que assim estaria tocando os mesmos acordes, mas em regiões mais agudas ou graves conforme o ponto de partida. Nesse embasamento que surgiu a minha dúvida, como posso montar acordes de cada modo dada uma nota, por exemplo G para que esta cause as diferentes dissonâncias de cada modo grego em específico?

    eduardodff
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: eduardodff
    · votar


    Aí é que tá a sacada dos modos!!!!
    O que muda é o acorde da base, pois se você tiver tocando em G, todos os shapes soarão Jônio!
    Se você manter a base em Am e solar em qualquer shape irá soar Dórico
    Se você manter a base em Bm e solar qualquer shape, soará frígio!
    Não é porque você toca o shape de Lídio que soará Lídio! Isso vai depender da base que você estiver tocando! Pra soar Lídio, você terá que tocar uma base em Dó e solar qualquer shape de G e realçar a nota característica do modo, que eh a quarta aumentada!
    Entendeu???

    INNARELLI
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    \o/

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a modos gregos e diferentes sonoridades