Gerador de energia para ligar banda

    Autor Mensagem
    Lasanha
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: Lasanha


    Caríssimos(as),

    Estou com um projeto para tocar na rua usando um gerador de energia para ligar os equipamentos. Alguém ai que já está fazendo isso ou que entenda do assunto poderia me dar uma dica de qual gerador escolher?

    Quero ligar um ampli de baixo, um de guitarra e uma caixa ativa e a outra passiva de um PA para voz.

    OBS: Em São Paulo, até 2012, os músicos de rua tomavam borrachada da guarda civil metropolitana. Felizmente o atual prefeito acabou com essa prática por isso as bandas tem se espalhado pela cidade. Escrevi isso porque acho que vale o reconhecimento...

    Obrigado

    Ismah
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Lasanha

    A maioria de grande eventos é movida a geradores.

    Primeiro vc tem que calcular a energia que tudo consome (em amperes). Depois a potência consumida (Watts): isto é, a corrente "puxada", multiplicada pela tensão (110 ou 220).

    Então, vc pode já ir atrás de um gerador que te satisfaça. Porém eles são vendidos em KVA, geralmente. A conversão de potência em KVA vc pode fazer aqui. Note que o fator de potência ali é 1, o que nunca vai ser possível, geralmente eu calculo em >80% (>0,8).

    Na minha conta um gerador semelhante a este aqui aguenta até 7A@110V, o que dá uma quantia boa de energia para o "palco".

    Mas tenha em mente que vc terá gastos, e um retorno baixo/nulo tocando na rua.

    Lasanha
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: Lasanha
    · votar


    Obrigado Ismah, mas há um problema,

    Eu não consigo descobrir quantos Watts consome os amplificadores porque alguns manuais não deixam claro se é potência em RMS ou potência em consumo de energia. O apli de guitarra consome 150 W de energia, os dois PAs tem 250 W em RMS e o de baixo tem 250, mas não sei se é em RMS ou consumo de energia...

    Existe alguma forma de calcular quantos Watts de consumo de energia geram em RMS?

    Outra dúvida: todo gerador tem potência máxima e potência nominal. Qual delas é a que devo considerar?

    Valeu!

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Felizmente o atual prefeito acabou com essa prática por isso as bandas tem se espalhado pela cidade.
    mas tem que ser no lugar certo:
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/03/1429414-lei-restringe-a tuacao-de-artistas-de-rua-em-sao-paulo.shtml
    ---------------------------------------------------------------------- ---
    Quero ligar um ampli de baixo, um de guitarra e uma caixa ativa e a outra passiva de um PA para voz.
    não faço ideia, mas eu estou imaginando que isso vai ficar muito grande, vai ter quantos cantando? mixer, pedal, pedaleira, processador de efeito... também?

    outro fato, estou imaginando todos esses amplis 4 caixas no total, vai ter batera? quantos músicos
    vai ter um canto de calçada pra isso?, tem P.A. de bar que é menor que isso
    já pensou em adaptar esse projeto pra violão, baixolão, cajon e uma caixa tipo essa com pilha
    http://roland.com.br/products/details/1162/694


    esse cara que estão divulgando ultimamente no FB tá só com uma caixa e parece que a alimentação vem daquele treco ao lado dele

    --------------------------------------

    alguns manuais não deixam claro se é potência em RMS ou potência em consumo de energia
    os amplis que marcam consumo, tem essa informação bem ao lado da entrada do cabo tudo junto ali onde marca voltagem, 50/60hz... e outras informações
    ----------------------------------------

    gerador não faz barulho?


    https://www.youtube.com/watch?v=lq61sM_tyck

    Ismah
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Lasanha

    Existir existe, mas envolve o fator de potência. Então deixe para um engenheiro... Sem contar, que vai da classe de amp...

    Leve em consideração sempre o valor a potência máxima, a nominal é para dar nome.

    sallqantay
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: sallqantay
    · votar


    a roland tá com uma linha portátil justamente para esse fim (tocar na rua), dá uma olhada lá

    Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Lasanha
    Eu não consigo descobrir quantos Watts consome os amplificadores porque alguns manuais não deixam claro se é potência em RMS ou potência em consumo de energia. O apli de guitarra consome 150 W de energia, os dois PAs tem 250 W em RMS e o de baixo tem 250, mas não sei se é em RMS ou consumo de energia...

    Mano ... isso é chato ... Mas deixa eu tentar:

    Se o objetivo é usar um gerador, o ideal não seria considerar a potência ATIVA (ou real) pois essa potência é a que é transformada em energia útil (no caso energia sonora) e não reflete a energia total gasta pelos circuitos dos equipamentos... O ideal é considerar a potência maior, que é a POTÊNCIA APARENTE pois é essa potência que será solicitada do gerador, ela é a soma da energia útil que é transformada em som com a energia que é gasta pelos circuitos mas não necessariamente vira som (a divisão entre os valores das potências Ativa e Aparente resultará no fator de potencia que o Ismah citou) ...

    A potencia APARENTE (potencia total, unidade em VA) é uma soma (vetorial) entre a potência ATIVA (potência útil, unidade em W) e a potência REATIVA (potência "inútil", unidade em VAr). Veja essa BELA ILUSTRAÇÃO que resume o que eu disse.

    Não vou explicar o conceito de toda a coisa pois esse não é o objetivo, mas se tiver interesse segue alguns links interessantes:
    http://materiadocurso.blogspot.com.br/2012/12/o-que-e-fator-potencia-f p-potencia.html
    https://www.youtube.com/watch?v=-IvvoN8Us7Y
    http://www.eeec.ufg.br/harm/arquivos/relatorio_potencias.pdf
    Aplicação em áudio - http://www.amplificadoresnextpro.com.br/index.php/faq-s/79-padrao-next /96-faqs-fator-de-potencia-e-pfc

    Agora, qual potência do gerador: Os geradores sempre têm suas potencias em kVA, ou seja, é sempre dado sua potência aparente, ou seja, para saber se um Gerador consegue "empurrar" seu equipamentos, vc deve somar as potencias Aparentes dos seus equipamentos e comparar ...


    Outra dúvida: todo gerador tem potência máxima e potência nominal. Qual delas é a que devo considerar?
    Brow, a potencia máxima dos seus equipamentos somados deve ser, no mínimo, igual a potência nominal do gerador - o ideal é um gerador um pouco mais potente (potencia nominal) em relação à potencia máxima de todos os seus equipamentos somados ...

    Na dúvida, contrate um técnico ou engenheiro para te ajudar com isso ...

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Lasanha

    Sinceridade?

    Um gerador, razoável, de 1 KVa e umas 4 horas de autonomia custa mais de 1.200 reais. Faz barulho, poluí, pesa uns 20 kgs, você tem de levar gasolina e você pode ter problemas com fiscalização por colocar um destes na rua.

    Ligar som em geradores não é o mesmo que ligar furadeira ou uma bomba hidráulica. Têm que avaliar uma série de coisas para não ter ruídos e etc. Fora que a maioria deste porte é monofásico e este é um detalhe a se considerar.

    Faz uma pequena caixa de distribuição, com 4 ou 5 tomadas e disjuntores de 5A e paga 20, 30 conto prá algum comerciante te liberar o quadro de energia e/ou toca na porta dele à troco de chamar clientes.

    Aqui eu ensino fazer um distribuidor de AC:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/302587/

    Ismah
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Lelo Mig

    distribuidor de AC

    Também chamado de main power.

    Quanto ao fisco, ao menos não creio que teria problemas, mas ainda acho muito 1KVA...

    Ser monofásico não me parece um problema, o que seria preciso era algo pra segurar os picos do gerador. Acho que uma lâmpada INCANDECENTE de 60W daria conta disso.

    Eu tbm prefiria tocar em porta de loja, mas não parece que isso seja opção. Então me limito a responder as perguntas...

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ismah

    Uma opção bacana no "main power" é deixar uns pontos livres e colocar uma plaquinha:

    "Carregue aqui seu celular grátis!"

    Aí você garante um "povo" fixo curtindo a banda por um tempo....kkkkk

    Ismah
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Lelo Mig

    Tá aí uma sugestão de negócio do caralho.

    "Carregue seu celular por '2 real' a hora"

    Ia ter fila nisso aí.

    Lasanha
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Caríssimos,

    Muito obrigado por todas as respostas. Fiquei bem interessado sobre a linha portátil da Roland, mas não consegui descobrir qual é exatamente o produto. Alguém sabe? sallqantay?

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Lasanha
    linkei um lá em cima:
    http://roland.com.br/products/details/1162/694

    f14gomes
    Membro
    # ago/14 · Editado por: f14gomes
    · votar


    fernando tecladista
    Lasanha
    esse cara que estão divulgando ultimamente no FB tá só com uma caixa e parece que a alimentação vem daquele treco ao lado dele


    aquele treco é uma bateria de carro (da pra ver até a marca, rs) provavelmente com um inversor, como este, por exemplo, para converter a energia dc da bateria para ac, e alimentar a caixa ativa normalmente.

    Lasanha
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Caríssimos, muito obrigado pelas respostas...

    Tô ligado que terei um baita trabalho para levar tudo, mas somos um trio e cada um vai ter que ajudar a carregar uma parte. A questão do ruído, andei pesquisando, há geradores mais ou menos barulhentos, é uma questão de escolher bem...

    Mas é isso ai, músico que compõe som próprio tem que dar a cara a tapa.

    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gerador de energia para ligar banda