Como uma música dessas é produzida? E o que devo aprender para produzir algo deste nível

    Autor Mensagem
    El Seyd
    Membro Novato
    # jul/14


    Tenho uma meta, que é produzir música eletrônica ambiente com a mesma qualidade das músicas do projeto Enigma. Algo deste tipo:
    https://www.youtube.com/watch?v=RcCHaeydgEY

    Mas para começar, nem sei como uma música desse tipo é produzida. Será que é feita exclusivamente em softwares? E que tipo de software seria?

    Tenho começado a estudar sobre o Reason, estou batendo a cabeça com ele, mas vivo me questionando se estou no caminho certo.

    Me pergunto: será que eu devo fazer um curso de Reason? Ou até mesmo de Engenharia Musical?

    Ao mesmo tempo, preciso dominar a teoria? Meu conhecimento em teoria é meio básico, há muita coisa para eu aprender ainda.

    Já conversei com músicos que me indicaram fazer vários tipos de cursos, mas por incrível que pareça estes cursos eram ministrados por eles mesmos... por isso não considero ter sido uma dica válida rsrsrs

    Sei que a pergunta é complexa e geralmente gera muita conversa, mas alguém mais entendido do que eu poderia dar opinião sobre isso?

    Grato!

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    El Seyd

    Não me ficou muito claro em sua pergunta o que você entende por produção ou por composição.

    Me parece que você é meio inexperiente, ou tem uma visão bastante amadora, diria até ingênua sobre o assunto. Veja bem, isso não é uma critica, apenas uma impressão, para tentar ajuda-lo a entender algumas coisas, básicas.

    Primeira coisa, numa composição/produção é que o fato da obra ter sido toda feita em softwares ou com músicos reais, não muda nada no primeiro processo, é música, composta por ritmo, harmonia e melodia.

    Analise esta música, sem ansiedade. O que temos aqui?

    Basicamente o arroz com feijão de quase todo pop/rock. Bateria, baixo, teclado e guitarras. Não importa se feito em software.

    Ou seja, você é capaz de criar uma batida, um ritmo de bateria? É capaz de compor as linhas de baixo? A harmonia dos strings?

    Percebe? Se você não conhece música, não tem criatividade, não tem prática, não tem vivência, não adianta dominar o Reaper ou o que quer que seja.

    Produzir esta composição, no sentido estreito, seria outra coisa. Seria "pegar" uma composição musical e definir os timbres ideais, altura, peso, climatizar, equalizar e etc., ou seja, fazer a "arte final" do esboço inicial.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Será que é feita exclusivamente em softwares?
    esse CD do enigma, foi lançado em 2000, uma época onde os computadores rodavam o WIN98 e começando o Win 2.000
    então o máximo de softwares que deve ter acontecido ai, foi ter algum sequenciador midi e os timbres, tecladeiras e processamento de efeitos vindo de hardware
    hoje sim, você conseguiria fazer tudo em software

    E que tipo de software seria?
    beatles gravou um monte de ideia legal e fizeram experiencias usando um gravador de 4 canais de mierda par aos dias de hoje
    você pode tentar pelo Reason, já que é ele que você tem e porque aquilo é um rack e pode ser mais pratico de pensar, como pode usar qualquer DAW que vai ter um pacotes de VSTs pra você usar


    Ao mesmo tempo, preciso dominar a teoria?
    da mesma forma que alguém precisa ler e escrever muito, pra fazer uma letra de música no nivel de construção e outro que nem leu gibi que faz letra de funkeiro falando "nois vai com os puliça"

    -----------------------------------------------------------

    Tenho começado a estudar sobre o Reason, estou batendo a cabeça com ele, mas vivo me questionando se estou no caminho certo
    se você tá começando não manja muito de música e nem manja de software, não adianta querer fazer algo soar como enigma que não soar mesmo por um bom tempo
    então você acaba ficando 3 meses no reason, não sai nada, muda pro live mais 3 meses, muda pro sonar, instala ele e nem mexe, resolve ir pro protools porque todo mundo usa e ai depois de duas semanas desiste de tudo e reolve virar DJ de festinha de 8 anos

    então coloque meta
    hoje vou gravar uma bateria, com uma intro (4 compassos) parte A (16 compassos), refrão (8 compassos), parte A de novo, e refrão duas vezes e final
    2 º dia você resolve dar uns retoques, micro edição, nivelar algumas notas muito altas, esbarrões....
    3º dia você resolve colocar alguma coisa a mais na segunda parte A, e no segundo refrão uma chocalho pandeiro, bongo...
    segunda semana você resolve colocar uma linha de baixo com uma sequencia de acordes para parte A e outra para o refrão, a partir do que você criou você resolve como vai ser a intro
    proximo passo colocar um piano parado pra dar uma harmonia
    depois disso você resolve ver como coloca um reverb no piano

    mas alguém mais entendido do que eu poderia dar opinião sobre isso?
    não sou entendido, na verdade resolvi opinar por causa da faixa do enigma

    El Seyd
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: El Seyd
    · votar


    Lelo Mig, realmente sou amador, mas por que frisou tanto sobre isso? Aqui é um fórum de experts?

    Ignore meu nível de conhecimento atual, apenas me liste os conhecimentos que você acha que qualquer pessoa deveria ter para produzir música desse tipo. Digo produzir mesmo, não compor.

    Um exemplo do que eu gostaria de ler como resposta:

    - Estude xxxxx
    - Faça um curso de xxxxxx
    - Entenda um pouco de xxxxxxx
    - Se puder, estude também xxxxxx

    fernando tecladista

    Não estou com essa ansiedade de criar uma música como as do Enigma agora. Eu quero fazer músicas desse estilo um dia, minha única pressa é a de aprender e ganhar ferramentas para que eu torne tudo isso real. Obrigado pelas dicas.

    overlappingcircles
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    El Seyd
    acho que vc entendeu mal o Lelo. O caminho de cada musico é diferente, e a tua pergunta não tem uma resposta simples. Uma boa ideia seria de mostrar o que vc já tem feito para que pudessem te dar algumas dicas de como melhorar (lembrando que essas dicas apenas serão opiniões de cada um.) O pouco que eu sei foi pelo método típico do autodidata: fazendo muita burrada :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como uma música dessas é produzida? E o que devo aprender para produzir algo deste nível