::::: Festival do Minuto - Edição 2014 ::::: - Ouça e comente!

Autor Mensagem
FabioMP.
Membro Novato
# jun/14
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Mais uma que ouvi bem e gostei aqui foi a Freeze do Carlos Henrique. Achei divertida.

Casper
Veterano
# jun/14
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Caros Hawklord, d.u.n.h.a. e NINO_D.BOB:

Só tentei fazer as coisas mais ou menos certas.
Todos nós temos mérito. Também acho que fazer
um festival do minuto atrás do outro é um erro.

Quando eu bombardeei o fórum dos teclados com JAMs
seguidas, o interesse diminuiu até que somente eu
participava, então eu parei de fazer JAMs lá.

Como as regras dos outros fóruns são Draconianas
(não pode alterar BT, não pode isso nem aquilo...) e
cortaram minhas últimas 4 (quatro) tentativas de participação,
eu também já não participo de nenhuma JAM.

O que sobrou (nesse fórum) é alguma coisa tipo micro festival
ou regravação ou homenagem mesmo.

Caro FabioMP.:

Eu não sou dono de nada. Qualquer um pode organizar o que quiser,
em qualquer momento.

FabioMP.
Membro Novato
# jun/14
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Casper:

Falei brincando.

Concordo que não devemos fazer vários festivais do minuto. Acho que criar um evento para o final de ano é uma idéia boa pois faltam vários meses para chegarmos la.

O Festival do minuto do modo que você organizou está perfeito, é simples de participar, o que gera interesse dos usuários do fórum, e os resultados estão muito bons de se ouvir.

Coisas como essa dão uma movimentada geral no fórum e, pelo menos comigo, me incentiva bastante (bastante MESMO) a aprender mais.

Já comecei até a criar mais depois de ouvir as músicas do pessoal. Fuçando e brincando com minhas coisas aqui pois fiquei bem animado com o resultado geral. hehe

Rednef2
Veterano
# jun/14
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Não deu tempo de eu fazer a minha aqui.

Fica pra proxima.

JJJ
Veterano
# jun/14
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Casper
o interesse diminuiu até que somente eu
participava, então eu parei de fazer JAMs lá.

Como as regras dos outros fóruns são Draconianas
(não pode alterar BT, não pode isso nem aquilo...) e
cortaram minhas últimas 4 (quatro) tentativas de participação,
eu também já não participo de nenhuma JAM.

O que sobrou (nesse fórum) é alguma coisa tipo micro festival
ou regravação ou homenagem mesmo.


Tá difícil, né? rs

Adler3x3
Veterano
# jun/14
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Esta organização complementar que o FabioMp esta tentando fazer pode ajudar a revitalizar o fórum no sentido destes trabalhos.

Casper
Veterano
# jun/14 · Editado por: Casper
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Estou colocando minhas impressões sobre cada música
(comentário artístico) e sobre a gravação/mixagem
(comentário técnico). Sentei em um sofá confortável
com um fone de ouvido confortável, e aqui estão os comentários:

1) NINO_D.B0B - Dub Ox M
Artístico : Um dub sofisticado, com uma marcação da caixa um pouco
tímida e baixo menos aparente que o que se ouve no estilo. Gostei.
Técnico : Mixagem equilibrada, com pouca exploração do estéreo.

2) NINO_D.BOB - DISCO PROG
Artístico : Baixo bem colocado, dá o tom e base para a parte melódica
interessante e que preenche bem o espaço.
Técnico : Wobble Bass típico de Dub, em uma mixagem agradável.

3) Casper - Minuto Culinário
Artístico : Tosqueira convencional do Véio, sem muito planejamento.
Técnico : Microfonei o bonequinho antes, acrescentei os violões
e o Moog por último.

4) MuCephei - I.D.K.H.T.C.A.S
Artístico : Letra divertida, a música evolui até o ápice da balada,
que me lembrou Elton John lá pelos 00:47s. Gostei.
Técnico : Eu achei o reverb muito exagerado, mas penso que foi
intencional.

5) d.u.n.h.a. - Killer Klown
Artístico : Tentei entender a letra mas não consegui. Não sou
a pessoa certa para opinar sobre, mas ficou dentro do estilo.
Técnico : A mixagem embolou, entendo que é difícil
manter tudo na frente o tempo todo.

6) d.u.n.h.a. - First Time
Artístico : Em alguns momentos parece que as melodias foram para
lados bem distintos, sem se complementarem, mas no geral ficou agradável.
Técnico : Mixagem mais fechada, ao estilo de Jazz, ficou um
bom equilíbrio.

7) Casper - Minuto na cabana (falso "ao vivo")
Artístico : Tentativa sem-vergonha de parecer ao vivo. Aumentei o volume
da platéia em alguns momentos, ficou engraçado.
Técnico : 5 sintetizadores, acho que exagerei no reverb.

8) Die Kunst der Fuge - Melodia Cômica
Artístico : Ensinando nós mortais como se compõe. Linda melodia,
que se desenvolve em um crescente interessante.
Técnico : Mixagem impecável, sem comentários.

9) GuitarristaDoNickEstranho - Acid - parte 1
10) GuitarristaDoNickEstranho - Acid - parte 2
Artístico : Achei a base estranhamente familiar... (risos).
Bela execução sobre uma base bem eletrônica.
Técnico : Mixagem equilibrada, bom acréscimo de detalhes ao
longo da execução, mantendo o clima interessante.

11) Die Kunst der Fuge - Space Waltz
Artístico : Outra aula do mestre. Lindo desenvolvimento,
os timbres sintéticos ditaram o clima. O final foi abrupto,
na minha opinião.
Técnico : Novamente a mixagem impecável, muito bem feita.

12) Casper - Flangeado
Artístico : Originalmente nem ia ter flanger nessa música,
mas errei na hora de botar um compressor no master e coloquei
esse efeito, de forma bem exagerada.
Técnico : Mixagem porca, como todas que faço.

13) NINO_D.BOB - Trip Sound of Beer Green
Artístico : Clima interessante, me lembrou os bons momentos dos
Chemical Brothers.
Técnico : Mixagem acima da média, tudo aparece muito claramente.

14) Fabio P. - Ladrão.
Artístico : Gostei bastante da composição. Merecia uma versão mais longa.
Técnico : Mixagem mais tímida, ficou tudo um tanto quanto "abafado".
Não sei se foi intencional.

15) Casper - Minuto Sinfônico
Artístico : A que deu mais trabalho, para acertar detalhes. É a quarta
versão, as outras 3 estão bem piores. Tentativa de música do período clássico.
Técnico : Foi a mixagem que deu mais trabalho, mas até
que o resultado não foi tão ridículo.

16) mvrasseli- Tribal
Artístico : Linda introdução percussiva, gostei bastante da atenção
a cada detalhe. Muito bom.
Técnico : Mixagem impecável, tudo muito bem feito.

17) ogner & Casper - Quid pro quo
Artístico : O contrário do que seria o esperado, gravei tudo com
instrumentos acústicos sobre a base do ogner. No final, juntamos
nossas guitarras.
Técnico : Mixagem bizarra do Véio, estragando a brincadeira,
como sempre.

18) Hawklord - Crime Thriller
Artístico : Guitarras interessantes, no começo, achei o solo estranho,
harmonicamenta falando, mas penso que foi intencional. Final interessante.
Técnico : Tenho uma forte tendência de achar que reverb em excesso
retira o foco das coisas.

19) Hawklord - Guitarras Apocalípticas Desafinadas
Artístico : O clima apocaliptico se deu pelas repetições
e saturações, imagino que essa foi a intenção.
Técnico : Mixagem praticamente mono, linear e saturada.

20) Hawklord - Divagações Geotérmicas
Artístico : Composição interessante, tensa.
Técnico : Sobrou um ruído constante no fundo que poderia ter
sido atenuado.

21) Hawklord - Groove Distópico Tecnocrático
Artístico : As pequenas variações sobre o mesmo groove, em um minuto
até que não cansaram, mas em uma música maior ficariam em excesso.
Uma maior variedade manteria mais o interesse.
Técnico : Gostei da mixagem, equilibrada, tudo em seu lugar.

22) Hawklord - Mashup Infernal Desagradável
Artístico : Confuso, sem começo, meio ou fim.
Técnico : A mixagem funcionou, no sentido de separar no campo
estéreo elementos que, juntos, ficariam muito mais embolados.

23) Felipe J. - Pretérito Imperfeito
Artístico : Um belo exemplo: mostra que em um minuto cabe
uma bela composição. Gostei bastante.
Técnico : Timbres melancólicos bem colocados, em uma mixagem
bem equilibrada.

24) Casper - Fento Synth
Artístico : sobreposição de sons de um único sintetizador, sem
muito cuidado ou inspiração.
Técnico : Mixagem direta, sem nenhum efeito.

25) M.Leoni - Ária em D
Artístico : Composição ao estilo barroco, o cravo foi a base,
gostei bastante. Linda melodia.
Técnico : Poucos instrumentos, bem escolhidos e bem colocados.

26) Carlos Henrique - Countdown
Artístico : Gostei bastante da introdução, que abre espaço para o
tema principal, e o solo. Tive a impressão que a música ia longe ainda,
e ocorreu um fade out brusco para ficar no minuto.
Técnico : Percebe-se cuidado com os detalhes, bela mixagem, um pouco
abafada, bem feita e equilibrada.

27) Carlos Henrique - Single
Artístico : Bela melodia, positiva e com um andamento interessante.
Também achei que ela pressegue mais que um minuto.
Técnico : Novamente uma mixagem bem feita, parecida com a anterior.

28) Carlos Henrique - Freeze
Artístico : Lindos timbres se intercalam sem embolar em uma melodia
interessante. Pequenos detalhes entram a todo momento,
mantendo tudo interessante. Gostei bastante.
Técnico : Existe um padrão constante e agradável nas mixagens desse
participante.

29) Carlos Henrique - Gargalhada
Artístico : Uma participação com elementos bem brasileiros,
equilibrada e agradável.
Técnico : Gostei bastente do equilibrio da mixagem, na minha
opinião, a melhor mixagem das quatro participações do Carlos Henrique.

30) JJJ - Andando no Parque
Artístico : Uma bateria hipnótica com timbre de dub, com instrumentos
que levam a música para outra direção. Simples e direta.
Técnico : Mixagem equilibrada, poucos instrumentos bem colocados.
Eu particularmente colocaria menos reverb na guitarra, mas isso não
comprometeu de forma alguma o bom resultado da mixagem.

31) Adler 3x3 - Vias Alcyone I
Artístico : Linda composição, gostei muito de todos os detalhes e
timbres escolhidos.
Técnico : Mixagem impecável e profissional. No final percebe-se
um ruído de fundo, mínimo, que não compromete em nada o resultado.

32) Adler3x3 - Vias Alcyone II
Artístico : Desenvolvimento do tema acima, o caminho escolhido e
o desenvolvimento até o final, que retoma a delicadeza da primeira
parte, tudo muito bem feito.
Técnico : Mixagem com cuidado nos detalhes, excelente.

33) Adler3x3 - Alcyone na Fonte
Artístico : Linda composição, tudo se complementa perfeitamente.
Final um pouco abrupto.
Técnico : Impecável como as anteriores.

34) Adler3x3 - Tatá e suas Vaquinhas
Artístico : Uma composição mais alegre, parece um pouco a
"parte feliz" da canção Alcyuone na fonte. Também tem um final abrupto.
Técnico : Sem comentários. o Adler3x3 mantém um padrão
muito acima da média.

35) Adler3x3 - Africa Livre
Artístico : Bela composição, instrumentos vivos e presentes.
O clima percussivo remete mesmo ao grande continente.
Técnico : Não vou mais comentar o que já foi dito acima. Segue.

36) Adler3x3 - Nostalgias do Rock I
Artístico : Exatamente o que o título sugere, ecos do passado progressivo e
toques de Glam Rock. Poderia ter 5 minutos fácil.
Técnico : Segue.

37) Adler3x3 - Reflexões Noturnas I
Artístico : Excelente composição com inspiração barroca, linda, claramente o
final ficou prejudicado pela limitação de um minuto.
Técnico : Segue.



Sinceramente achei que todas participações foram relevantes
(menos as minhas, obviamente), mas sou obrigado a destacar
as participações do Die Kunst der Fuge e do Adler3x3. A mixagem
do Adler3x3 é muito acima da média, sem dúvida nenhuma.
Todos estão de parabéns.

Adler3x3
Veterano
# jun/14 · Editado por: Adler3x3
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Casper

Obrigado pelas colocações.
Mas vou te contar o que realmente aconteceu.
E é difícil tentar explicar o que foi.
Eu tive problemas no meu computador, acho que foi um vírus diferente que ataca arquivos de áudio e midi.
Inicialmente eu pensava que o erro esta em ter cortado alguns compassos de músicas para encaixar no 1 minuto.
Ou era algum Vst mal instalado ou corrompido.
Mas teve outras em que a música já te começo ficou no tempo certo, e depois o áudio e midi ficou com problemas quando reabri os arquivos para continuar a edição e terminar a música.
E as mixagens ficaram prejudicadas, muitas músicas tiveram que ser substituídas por outras.
E as mixagens das músicas que participaram fiz de forma ultra rápida tudo no último dia, gastei somente umas duas horas para as 7 músicas, ou sete minutos.
Consegui neutralizar na última hora, no dia final, mas o vírus danificou muita coisa, tinha até outras músicas que seriam incluídas, e não foram porque o áudio ficou totalmente fora de sincronia.
E notei também alguns sons de fundo que apareceram do nada.
E teve outras que ficou impossível consertar.
Tinha trilhas de midi que digamos ocupavam dois compassos (o normal e original, depois ficou com dois compassos e meio.
Você colocava para tocar e parecia tudo desafinado.
E afeta os plugins e Vsts.
Tive que reinstalar o Komplete na integra.
Já o Alchemy, que uso para algumas vozes e efeitos também foi afetado , mas ainda não reinstalei.
E tive que reinstalar Daws também, Magix Estudio, Mixcraft e Real, até o Notion editor de partituras foi pro saco.
O vírus descompassa os arquivos midi de bateria e de acordes e Loops .
Na música Vias Alcyone II não consegui consertar direito e a bateria ficou um pouquinho fora de sincronia, e a guitarra overdrive ficou meio louca, tem hora que distorce além da conta, e os vocais ficaram perdidos e meio sem sentido, e dá para perceber isto na gravação.

Não sei direito o nome do vírus mas tem a haver com o seguinte arquivo:
ipps-5.3.dll, que normalmente em alguns computadores fica dentro da pasta do windows -system32., e o meu computador é de 64.
Mas o vírus usa e simula as dependências.
Não tinha este arquivo na minha configuração normal.
Originalmente este é um arquivo da Intel, que no meu computador no windows 7 não faz parte da instalação. (tenho no notebook a mesma versão é vi que lá não tem nada disto.)
Quanto aos outros programas normais de um computador não afetou nada, somente a parte de áudio.
E de certa forma tá ligado ao desempenho indiretamente de mídia.
Tudo começou a travar a toda hora nos programas de áudio.

Deem um a olhada na pasta do windows de vocês, para ver se tem algo parecido lá dentro.

E sendo um arquivo da Intel a princípio não tem problema nenhum, mas tem um vírus que ataca o áudio e usa este arquivo criando e inventando dependências.
Não chegou a afetar tudo, acho que estava agindo progressivamente.
Até agora não entendi direito.
Mas não sei porque cargas d"água foi parar dentro do meu micro.
Consegui eliminar usando vários antivírus, e não sei qual que matou o bicho, mas o dano nos arquivos de áudio ainda tem muita coisa para descobrir limpar e jogar fora.
E atacou os arquivos mais recentes que estava utilizando.

Nunca tinha visto um vírus deste tipo que ataca áudio.
Quando os arquivos que mandei para o festival, estão limpos, nenhum problema de contaminação.
Mas deixo o alerta.
Assim se você receber alguma mensagem relatando este arquivo ipps-5.3.dll, tome cuidado e busque antivírus para resolver.
Edit: e se realmente você tiver algum componente de hardware da intel relacionado ao arquivo não indica presença de virus, mas sim do software intel, nenhum problema.
Mas se você não tem nada de diferente na questão da Intel e aparece este arquivo, aí sim é sinal de problemas.
Acho que peguei este bicho num download de um plugin que instalei e propagou.
E tem que usar as ferramentas certas, cuidado com os falsos antivírus que tem por aí, que ainda causam mais infecções.
Você digita no google o problema e aparecem inúmeras opões de fixar isto, cuidado que é tudo falso. (somente use antivírus e reparadores (fix-it) de marcas confiáveis com tradição no mercado).

Casper
Veterano
# jun/14
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Caro Adler3x3:

Admirável mundo novo. Em um momento desses,
dá vontade de voltar no tempo, onde quem mandava era isso:

http://www.avresilience.co.uk/resources/Studer%20A800.jpg

Adler3x3
Veterano
# jun/14
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Casper

E cortava de verdade e fazia as emendas.

FabioMP.
Membro Novato
# jun/14
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Casper

Obrigado pela avaliação.

Sinto dificuldade na hora de cuidar das guitarras, o que influencia em toda a minha mixagem.

Na verdade a música é maior, só que a primeira parte dela dava certo no 1 minuto.

Estou aprendendo mais aqui para criar sons que me agradem mesmo nas guitarras para poder gravar essa música mais decentemente.

Acho que um outro problema pode ser que não escuto músicas parecidas com essa que criei..

Minhas principais influências são Green Day, Blink182, Cage The Elephant....

Mas ainda vou conseguir chegar la!

chenriquea
Veterano
# jun/14 · Editado por: chenriquea
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Aqui vão minhas impressões.
Gostei muito dessa edição do festival, acho que o pessoal caprichou demais e achei tudo muito bem feito (excepto as minhas que foram de ultima hora)


1) NINO_D.B0B
Dub Ox M
DISCO PROG
Trip Sound of Beer Green
Dub Ox M me lembrou muito o estilo progressivo da década de 70, ficou fino.
DISCO PROG está bem construída e com andamento interessante e Trip Sound of Beer Green tem uma linha de baixo bem presente e interessante
Destaque: Dub Ox M


2) Casper
Minuto Culinário
Minuto na cabana (falso "ao vivo")
Flangeado
Minuto Sinfonico
Fento Synth
Tudo com muito sintentizador e com construções interessantes, sempre excelentes participações
A Minuto Culinário tá coisa linda e Minuto Sinfonico muito bem elaborada, gostei bastante da mistura, acho que foram os destaques da participação
Destaque: Minuto Culinário e Minuto Sinfonico

3) MuCephei
I.D.K.H.T.C.A.S
Maneiro ver a galera metendo uma letra e vocal aqui.
Tudo muito bem encaixado e gravado, a música tem potencial para ser maior.

4) d.u.n.h.a.
Killer Klown
First Time
Paticipações em estilos bem diferentes :)
First Time tem uma veia bem Jazz Experimental, em alguns momentos me perdi na melodia :), Killer Klown honra o nome :).
Destaque: First Time

5) Die Kunst der Fuge
Melodia Cômica
Space Waltz
As duas músicas são belissimas, excelente execução e composição. Em Space Waltz me senti num filme de Suspense/ Terror, muito maneiro :)
Destaque:Space Waltz

6) GuitarristaDoNickEstranho
Acid - parte 1
Acid - parte 2
Gostei muito do desenvolvimento em cima da base eletrônica, belos solos de guitarra. Que viagem :)
Destaque: parte 2

7) Fabio P.
Ladrão.
Gostei da letra e melodia. Fiquei com a impressão de que gravou com banda.
maneiro conseguir meter uma letra que caiba nesse intervalo de tempo :)

8) mvrasseli
Tribal
Belissima introdução, o andamento da música também muito bem feito com elementos eruditos. Coisa fina

9) ogner & Casper
Quid pro quo
Muito maneiro, acho que ouvi um banjo por ai. Elementos acusticos pra todo lado com muita coisa para se notar na melodia. Resultado inesperado da parceria :)


10) Hawklord
Crime Thriller
Guitarras Apocalípticas Desafinadas
Divagações Geotérmicas
Groove Distópico Tecnocrático
Mashup Infernal Desagradável
Algumas das composições fazem realmente jus ao nome :), tipo Mashup Infernal Desagradável, não consegui me situar na música e Guitarras Apocalípticas Desafinadas que é um tapa na oreia.
Gostei de Divagações Geotérmicas e Crime Thriller que tem uma introdução maneirissima
Destaque: Crime Thriller

11) Felipe J.
Pretérito Imperfeito
Bela melodia e cuidadosamente executada, se não a mais bela dessa edição, coisa fina.

12) M.Leoni
Ária em D
Lindo o cravo de base, coisa muito refinada.

13) Carlos Henrique
Countdown
Single
Freeze
Gargalhada
Todas as músicas foram adaptadas para o festival, foi muita briga para fazer com que coubessem em 1:05 (foi meu parametro)
Enfim, entre mortos e feridos, salvaram-se todos. Resultado audivel

14) JJJ
Andando no Parque
A música as vezes me lembra um reggae, outras música medieval :). Bons elementos utilizados na musica, bem interessante

15) Adler 3x3
Vias Alcyone I
Vias Alcyone II
Alcyone na Fonte
Tatá e suas Vaquinhas
Africa Livre
Nostalgias do Rock I
Reflexões Noturnas I
Putz, acho que foi a mais dificil de analisar, são muitas participaçoes e de excelente qualidade em todos os aspectos, vou levar para meu gosto pessoal.
Todas com muitos detalhes e elementos, conconrdo com o Casper, são acima da média
Destaque: Vias Alcyone I e II, Nostalgias do Rock I


Bem,essas são minhas impressões
Acho que todos estão de parabéns e essa edição está superior a primeira, tanto nas participaçoes quanto na qualidade.
Agradecer ao Casper novamente pela disposição de realizar o festival (o encarte também deu um salto de qualidade, hein) para movimentar a galera.
parabéns a todos que participaram

Flipe J.
Membro Novato
# jun/14
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Aqui estão as minhas sinceras opiniões, lembrando que não sou nehum profissional(acredito como a maioria aqui) e peço que levem isso em consideração.

1 - 2 : Gostei da vibe os claps ficaram marcantes bom uso do pan acho que um delay

3: Senti que estava numa manha de domingo esperando o café ficar pronto. Adorei! criatividade nunca é demais. Se a captação do violão fosse melhor a obra ficaria mais uniforme.

4: A proposta da música é boa descontraída mas acho que o vocal não combinou com o resto da musica. Veja bem, não está ruim, está diferente do que eu faria. Boa instrumentação(escolha dos instrumentos).

5: Definição de violent trash metal?

6: Confesso que sou limitado em apreciar alguns tipos de novas nuances, quebras de padrões, formas de expressão que não são vistos (ou ouvidos) de forma muito comum no mundo da música por isso me abstenho de uma opinião formada.

7: Se não tivesse dito q o ao vivo era falso talvez nem tivesse percebido e ia achar que o pessoal do fórum está em outro nível pra tocar num festival real.

8: Apesar do nome senti um clima de seriedade e tensão, será q a adaptação do violão para sua forma atual não a modificou muito? Eu gostei, viraria uma trilha sonora fácil.

9 - 10: alguns panoramas me pareceram meio extremos, talvez para abrir espaço para os solos cuja execução está boa.

11: Agora sim o nome fez jus a obra, boa composição.

12: A alteração ritmica no final combinou muito com o efeito flanger, ficou show.

13: Violão com um ótimo encaixe na mix e timbre sensacional, a bateria está viva(não me diga que é VST?) boa composição e criatividade no uso adornos. Só mudaria o timbre da gaita.

14: Intro legal, letra muito boa, a mix combinou demais com o tipo da música(com personalidade) , merece versão completa falando dos ladrões da Brasília, que são muitas vezes o motivo pelo qual não havia um tostão na carteira.

15: Mix bem clara e limpa gostei da instrumentação e composição (Eu só tiraria os percussivos).

16: Boa mixagem.

17: Eu preciso de uma aula de criatividade desses caras onde poderia imaginar colocar synth, banjo, violão e guitarra distorcida na mesma música e de 1 minuto, se brincar acho que a guitarra é na verdade o um cavaco com afinação dropada plugado no guitar rig.

18: A mix tem o um clima e legal só achei a guitarra base com o attack meio forte.

19 - 20 - 22: Vide numero 6 acima.

21: Sai da minha cabeçaa!

23: Usados:Kontakt Alicias Keys (piano), Ethno World(gaohu), prologue e CLA Effects(ambiência).
Tentei criar algo com sentimento do dia da composição, marcante tanto na melodia quanto na escolha dos instrumentos. Obrigado pelas opiniões.

24: Ficou parecendo trilha de jogo antigo, nostalgico e legal.

25: Composição linda. Quero fazer algo assim algum dia com instrumentos reais.

26: Intro legal, solo muito bom! Bateria equilibrada. Só senti que a guitarra rítmica ficou atrás demais na mixagem eu tentaria “mostrá-la” mais se é que me entende.

27 e 29 : Gostei da composição e execução mas vou ser sincero que não gostei do timbre da guitarra gosto é gosto.

28: Realmente você é muito bom em criar harmonias diferenciadas, gostei muito do órgão, perfeito pro tipo da música. Bateria equilibrada aqui também assim como na anterior.

30: Melodia marcante, ritmo contagiante. Boa mix.

31: Gostei da mix mas no começo (com o vocal) me passou a impressão que se tornaria algo grandioso e continuaram só os acústicos.

32: Bem diferente, deu a impressão que está inacabada. Ao meu ver não há o que reclamar da mixagem assim como a anterior e parece que “mecher” com violões é o seu forte.

33: Violão perfeito, strings meio “duros” no começo apenas. Aqui vejo o sentido da mixagem: misturar tudo em algo lindamente audível.

34: A que mais gostei do Festival no quesito mix, aqui o participante mostra que violão não é seu único forte. Eu mato uma quantidade considerável de pessoas para conseguir aquela guitarra do final. O mugido garantiu minha risada. Sério! Você tem que me contar como conseguiu/captou aquele timbre clean e qual é seu microfone usado para o violão em Alcyone na Fonte.

35-36-37: Boas composições. Mixagens equilibradas, que soam claras.

Com certeza precisamos de mais gente com iniciativa como o "véio" Casper para organizar algo que faça os membros se sentirem parte do forum. Sabem como é: alguns "nunca tem tempo".

Conto com a participação de todos na próxima.

Casper
Veterano
# jun/14
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Caro FabioMP.:

Só se aprende fazendo, penso eu. Sua mixagem não está
verdadeiramente ruim, mas penso que existe espaço
para melhorar. O mais importante já está lá (a música).

Caro chenriquea:

Minuto culinário foi feita sem muito planejamento,
o que mais complicou foi o bonequinho. Penso em regravar
com calma, agora que a tempestade passou.

A participação com o ogner realmente tem um banjo.

O encarte passou de "quadrado para CD" para
"livrinho antigo escrito com máquina de escrever e fotos coladas".
Acho que ficou melhor assim.

Caro Flipe J.:

Concordo, minuto culinário poderia ser mais bem acabada, e
vou tentar fazer algo melhor, penso que a música vale a pena.

Adler3x3
Veterano
# jun/14 · Editado por: Adler3x3
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Felip J

É tudo Vsti e samplers.
Nestas músicas do festival não tem nenhum instrumento real é tudo virtual.
Em outras músicas gravo o Violão e os timbres do teclado e flauta doce.
Mas nesta edição foi tudo via midi, algumas partes usei o teclado como controlador.
Muita edição de midi para humanizar.
E também muita edição de samplers.
Uso o violão e o teclado para ir criando e escutando alguns solos e acordes, para acertar uma boa progressão.
E transporto as ideias para midi, e depois faço a humanização.
E as vezes faço tudo pelo mouse mesmo, nos pequenos ajustes, efeitos, ou pequenas participações de alguns instrumentos que uso para reforçar a harmonia.
Na Vias Alcyone II esta faltando partes da guitarra overdrive, partes dos vocais, e de um outro synth que ficaram prejudicados pelo problema que tive no meu computador.
Tinha mais duas músicas de Rock no estilo a Stones, e mais uma no estilo techno, mas ficaram comprometidas com o problema do computador, e outra hora vou desenvolver versões mais longas.
A mixagem fiz de forma bem rápida, talvez tenha ficado boa por causa disto, pois não inventei muito e fui no básico.
Como não tinha muito tempo optei pela simplicidade.
Escutando nos Monitores e em mais dois fones de ouvido, um meia boca,para detectar os erros de grave e outro de melhor qualidade.
Outro dia li um artigo em que o técnico falava sobre este ponto de ser mais objetivo e aproveitar o bom momento.
Mas a mixagem neste caso do 1 minuto, mudei o processo de composição, e ao mesmo tempo que ia criando e escolhendo os instrumentos compasso por compasso, para ficar dentro do tempo limite, já ia acertando o instrumento ou sampler fazendo soar bem, editando, e parece que deu certo, e também ajudou a facilitar a mixagem.
E quando o instrumento soa bem fica mais fácil de mixar e acertar os pequenos detalhes.
Um bom instrumento virtual já vem com uma equalização adequada para a maioria dos estilos.
O próprio instrumento é de estilo na maioria das vezes, e bons instrumentos contam com bons eq nativos.
No pan também não exagerei deixei no máximo uns 12% deslocados para um lado conforme o instrumento.
O baixo e a bateria sempre centrada, exceto quando o instrumento virtual permite separar melhor, e aqui usei compressores.
Na EQ cortei mais as frequências indesejadas, e usei somente os reverbs nativos dos próprios instrumentos virtuais, e na master um eq, reverb , um compressor e limiter tudo de levinho.
Usar os reverbs dos instrumentos nativos dá um resultado melhor do que usar um plugin externo.
Claro tudo depende da qualidade dos instrumentos.
E sempre tento deixar os reverbs, com reverb de um estúdio, ou seja de uma sala média (room), somente nos metais de sopro é que aumento um pouco.
O processo de mixagem de instrumentos virtuais é diferente do processo quando se usa instrumentos reais gravados, que estão sujeitos as limitações no nosso setup.
Tenho um Yamaha PSR-S 910, que é uma baita numa máquina, dá até para gravar dentro dele, as vezes gravo o violão usando a entrada de microfone do teclado, e por incrível que pareça na maioria das vezes a gravação fica melhor do que usando o computador, depois exporto o audio para a DAW, é que o teclado tem efeitos DSP muito bons, e não tem latência pois é tudo hardware interno.
E é um teclado workstation arranjador, que tem muitos recursos de edição de midi, até um pequeno editor de partituras tem.
E também uso o Korg Microstation que é outra workstation portátil, que uso junto, uma pequena super máquina, que junto com outros softwares permite alcançar um resultado final melhor na harmonia, no ritmo enfim em todas as partes musicais.
Eu aprendi muito com mixagem com o teclado, pois eu carregava algumas músicas que não soavam bem, e carregava outras que soavam muito bem, e fui observar os detalhes das diferenças.
Porque umas soavam mal, e outras soavam bem?
Notei a mesma coisa no Korg, pelos arquivos que pude baixar na Internet.
Bons teclados facilitam muito o trabalho de um home studio.
E o resultado que observei é as que boas mixagens usam os efeitos de forma mais moderada, as que usam os efeitos em demasia, ficam ruins, e também porque usavam até efeitos que não eram necessários, usar efeito por usar, achando que vai melhorar, mas o que acontece é justamente o contrário.
Usei o Izotop ozone essentials e vez do completo, e facilitou e ficou melhor do que se tivesse feito no original mais complexo.
O essentials parece que é mais novo e tem um som melhor.
Outro dia usei o completo e ficou ruim, devo ter abusado e mexido em algumas partes que não deveria.

A maioria das músicas apresentadas no festival comporta fazer uma versão longa, com calma.
Mas ficaram registradas as ideias básicas que servirão para um trabalho maior.
A vantagem deste festival é que força e aguça a criatividade, mesmo tendo a limitação do tempo, e tem que tentar incluir variações, mas a parte do desenvolvimento da música em si fica prejudicada.
Assim é muito válido.
Escutei todas as músicas do festival de 2013 e do de 2014, e notei uma evolução.
E com certeza no próximo em 2015 vai estar ainda melhor.
Ainda não deu tempo de comentar uma a uma as músicas, mas no geral gostei.

Flipe J.
Membro Novato
# jun/14
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Adler3x3
É tudo Vsti e samplers.
Incrível haha me enganou legal.

Agora, quais VSTi ou samplers(Violão e guitarra) foram usados em Tatá e suas vaquinhas?

Vlw por compartilhar essas informações! Ja aprendi algo aqui e ali.

Adler3x3
Veterano
# jun/14 · Editado por: Adler3x3
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Felip J

Em Tatá e suas vaquinhas se não me falha a memória.
Usei parte da Real Tracks do software arranjador Band in a Box e na DAW Real Band, para editar com mais precisão os loops do BB,
A Real Tracks é uma DAW que acompanha o BB, é no estilo gráfico antigo, mas nem por isto deixa de ser muito poderosa, melhor que muitas outras que tem por aí, mas com muita coisa boa e também tem recursos de arranjo e fica integrada ao software principal o BB.
E para exportar para outras DAWs basta arrastar a track.
E BB tem um recurso muito interessante para no caso de vozes se encontrar o tom certo da música para o cantor, e o programa faz as alterações em todas as linhas midi e nos instrumentos Real Tracks automaticamente.
Os samplers ou instrumentos reais do BB são adquiridos a parte.
Mas a versão original já vem com um pouco destes instrumentos.
Vstis: o sintetizador Alchemy da Camel Audio e Miroslav Philharmonic da Ik Multimedia, Kontakt 5 da Native Instruments e alguns samplers aleatórios pegos na internet.
Alchemy é o melhor sintetizador que já vi,mais aplicado para música, ambiente, mas no geral dá para encaixar em qualquer estilo, tem até guitarras interessantes mas com o som mais exótico e experimental.
Uso as vezes para reforçar os harmônicos de uma guitarra criando uma nova track sincronizada com a da guitarra original, e assim gerando um novo timbre mais encorpado, e quando dá certo fundo as duas tracks numa nova.
E os instrumentos são bem projetados e raramente tem que ser alterar o eq.
Usei o Magix Studio para afinar os loops aleatórios incidentais e uma voz modificando os tons originais.
O Magix não é aquela grande DAW mas tem alguns recursos e ferramentas especiais que valem a pena.
Dá para alterar o tom das notas de uma sequência de acordes com uma boa precisão assim como o tempo.
Finalizei no Mixcraft Pro Studio, que é muito flexível para fazer as edições finais, principalmente no midi, e na automação de midi e áudio, e usei os plugins nativos dele, mais alguns da Native Instruments, entre os quais o Isotop Ozone Essentials.
O Audacity para fazer pequenos ajustes e cortes nos loops e exportar o final para Mp3. e teve uma música que agora não me lembro que tive que reduzir de 1:07 e sete segundos para o tempo de 1:04.

Outro instrumento que adquiri mas ainda estou testando e aprendendo a usar é o ShReddage que roda dentro do Kontakt que tem guitarras e baixos muito bons, que com uma cuidadosa edição midi se pode fazer misérias.

FabioMP.
Membro Novato
# jun/14
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chenriquea
Obrigado. Uma banda até foi. Banda de um cara só hehe.

Flipe J.
Opa! A segunda parte da música provoca um pouco a religião.
Mas como eu ainda não tinha feito uma terceira parte que precisa ser feita, sua sugestão caiu como uma luva.

Casper
Apanhando e aprendendo...

Adler3x3

Eu achei suas músicas acima da média também. Realmente tudo muito bem feito. Tanto que não imaginei que era tudo VSTi

Casper
Veterano
# jun/14
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Caro Adler3x3:

Já achei que sua participação era acima da média,
agora sabendo que é tudo feito virtualmente, tenho
que parabenizá-lo novamente. Imagino o trabalho que
teve nos detalhes, para deixar tudo tão redondo desse
modo. Realmente achei que era uma mistura de
instrumentos reais e virtuais. Parabéns.

Adler3x3
Veterano
# jun/14 · Editado por: Adler3x3
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Casper
Obrigado.
Mas...
O Mérito não é tanto meu, é mais da tecnologia.
O Kontakt da native instruments por exemplo tem camadas e camadas de edição.
Se for mais a fundo vai descobrir muita coisa boa, tem inclusive um convolution reverb fantástico.
Tem gente que usa o Kontakt e usa plugins externos, que são inferiores aos nativos, e as vezes custam até mais caro que o próprio Kontakt.
Assim quando uso o Kontakt quase não uso plugins externos, pois o repositório do software dá conta com sobras na questão dos efeitos, e assim se consegue um timbre bem limpo para violões.
Mas nem sempre tanto na gravação real como na virtual, tem algumas notas ou partes do compasso que teimam em não soar bem, por mais que tente ajustar não consegue arrumar.
Aí o que faço é o seguinte, na linha de automação baixo o volume e insiro um outro instrumento com alguma variação para esconder o problema. (rsss)
E quem ouve não percebe, pois a mistura compensa o erro, e somente um ouvido bem apurado vai detectar o erro, mas que muitas vezes são inevitáveis, é um estalo aqui outro estalo ali.
E até instrumentos virtuais as vezes dão estalos.
Acho que é mais fácil mixar com instrumentos virtuais do que reais.
São dois processos totalmente diferentes.
Não tem problemas de captação., uma vez que os samplers já foram bem gravados.
Mas tem que tomar cuidado na dosagem dos efeitos.
Mas para ficar redondo ou assim parecer tem que editar bastante e prestar atenção nos detalhes, dá uma trabalheira danada mas o resultado compensa. (e nunca fica 100%, sempre fica algo meio fora do lugar).
Você que trabalha bem com teclados deve saber que os efeitos mesmo num teclado real tem que ser bem equilibrados.
Muita gente não gosta dos PSR, por causa da teclas (ruins) e de timbres mas no meu PSR S 910, como controlador e arranjador dá para fazer muita coisa boa. (dá para fazer uma música completa dentro dele, e os instrumentos de orquestra são editáveis, e sai cada som que nem VST tem.).
Dá para aproveitar o que os arranjadores tem de bom, uma excelente ferramenta.
O PSR S 910 parece que tem uma certa inteligência artificial embutida, que ajuda no processo de humanização.
Tem muita coisa que nem consta do manual e você vai descobrindo aos poucos.
E em alguns dias temos que ficar longe do computador para poder preservar a nossa saúde.
Por isto tenho um korg microstation, bem pequeno e posso tocar e gravar em qualquer lugar.
E uso bastante o teclado para este propósito de arranjo.
É aqui que os PSR principalmente os de última geração cumprem um bom papel naquilo que foram melhor projetados.
Algumas vezes gravo o instrumento real, mas dentro do próprio teclado, que tem efeitos dsp muito bons e a qualidade da gravação fica tão boa, que quando se importa na DAW quase não precisa de ajustes.
E dá para gravar o som do violão também usando a entrada de microfone, guitarras e baixos em linha,e fica melhor do que gravar na DAW.
Tem dias que fico só fazendo experiências do teclado com os timbres próprios e com Vsts, e vou gravando improvisos sem pretensão nenhuma, mas com liberdade, e depois salvo.
Uma coisa que estou para experimentar é usar a flauta doce junto com o Vocoder do Teclado, parece que dá para criar timbres de synths inimagináveis e bem legais, aí fica uma mistura de real com virtual. (fiz poucas experiências aqui, mas sai cada som um melhor que o outro, e como Vocoder tem muitas configurações diferentes, tenho que aprofundar mais, mas só de forma aleatória já compensa).
Depois em outros dias analiso escutando o que ficou bom e salvo as partes ou trechos e renomeio os arquivos, e os originais deleto.
As vezes nos improvisos aparecem do nada partes muito boas.
Assim sempre tenho algum material de reserva que pode ser aplicado em um futuro projeto, podendo mudar o tom.

E estamos sempre aprendendo.
Assim acho importante estas horas dedicadas ao improviso.

Casper
Veterano
# jun/14
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Caro Adler3x3:

O Mérito não é tanto meu, é mais da tecnologia.

Sou obrigado a discordar. O mérito é todo seu, a tecnologia
é apenas o facilitador. Concordo que se esse festival do minuto
fosse feito em 1980, por exemplo, tudo seria muito diferente com
relação aos resultados, principalmente quanto a qualidade
das gravações, mas não seria tão diferente com relação a
criatividade, que é algo que não depende da tecnologia.

Portanto, o mérito é sim do senhor, não tenha dúvidas.

Adler3x3
Veterano
# jun/14 · Editado por: Adler3x3
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Casper
Bem se fosse em 1.980 teríamos gravações em cassete.
Até nesta época eu tocava mais violão e até tinha dois bons microfones para gravar em estéreo.
Só quem tivesse gravadores de rolo conseguiria bons resultados.
E teria que te remeter pelo correio de verdade.
Eu participaria,mas não sei se você poderia.
Mas quem fosse organizar, teria que montar uma revista de verdade, regravando a fita cassete., ia custar bem caro.
E as comunicações seriam através de cartas de verdade.
Neste ponto a tecnologia esta a nosso favor.

Casper
Veterano
# jun/14
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Caro Adler3x3:

Certamente. Dos quinze atuais participantes, eu não sei se
teriam mais que dois ou três. E demoraria alguns meses a mais,
o processo todo.

chenriquea
Veterano
# jun/14
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Casper
Tens razão, na verdade todas as minhas participações foram edições de músicas mais extensas. Tive um trabalho grande para encaixar tudo dentro dos timings.
Obrigado pelo elogios, ainda tô caminhando nessa questão de mixagens e uso apenas uma ferramenta (GarageBand) sei que há coisas mais especializadas e melhores. Ainda não tive tempo de ver esse material

Flipe J.
Obrigado pelos elogios e notas do que não gostou. Sempre que escuto o que faço acho sempre uma coisa ou outra que não gosto :)

FabioMP.
Pow, valeu
Essa saiu de um estudo que tava fazendo. :)

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