Autor |
Mensagem |
Oslecman Veterano |
# abr/14
Por exemplo, vamos supor que uma música esteja no tom de Gb (Maior), correto? Porém F# e Gb são notas enarmônicas. Teoricamente falando, como eu determino corretamente se o tom dessa música é Gb ou F#? É correto (teoricamente) usar qualquer um dos dois? Obrigado.
|
Filippo14 Veterano |
# abr/14
· votar
Oslecman Para uma parte consideravel de instrumentos sim, pois F# e Gb são a mesma nota. Contudo para alguns instrumentos, pelo que eu sei são os que não são temperados essas notas representam coisas diferentes
|
fernando tecladista Veterano |
# abr/14
· votar
Filippo14 acho que a dúvida ai não é temperamento e sim colocar a música no papel sobre temperamentos, há instrumentos temperados ou não, mas usa-se o sistema temperado como padrão de afinação hoje rirando casos especiais como música oriental, folclorica e outros paranaues, um violinista hoje faz o f# e o Gb no mesmo local do instrumento porque ele pode tocar sozinho como ser acompanhado por um piano..... --------------------------------------------- Oslecman
É correto (teoricamente) usar qualquer um dos dois? pensando em tom qualquer um dos dois
o que tem que tomar cuidado é em manter a ideia do tom durante a música por exemplo uma música que tem a seguinte sequencia:
I - VIm - IIm - V7
em fa# ela fica assim:
F# D#m - G#m - C#7 e não algo assim: F# Ebm _ G#m Db7
que tocando é a mesma coisa, mas não segue a ideia de graus acima
|
Oslecman Veterano |
# set/14
· votar
Ok, entendi, fernando tecladista. Obrigado a todos.
|
Richard Guitar Veterano |
# set/14 · Editado por: Richard Guitar
· votar
No caso do tom de F# ou Gb é complicado
No F# por causa da Sétima Maior e no Gb por causa da Quarta Justa.
Veja como fica a escala de cada um:
fá# - sol# - lá# - si - dó# - ré# - mi# - fá#
solb - láb - sib - dób - réb - mib - fá - solb
Surge aí as nomenclaturas que não são muito usuais. Mas pela teoria estará certo qualquer uma que você usar desde que obedeça a nomenclatura correta de acordo com a escala.
Abraço.
|
Oslecman Veterano |
# set/14
· votar
Richard Guitar
Foi isso que eu imaginei mesmo. Eu prefiro optar por F#, pois o E# (VII grau) será um acorde menos usado do que o Cb (IV grau) , caso eu optasse pelo Gb.
|