Rítmica - 9 notas em 2 tempos - como escreve essa divisão?

Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/14

FAla galera,

Tenho bons conhecimentos em rítmica em geral - compassos simples e compostos, quiálteras em geral, compassos em 5, em 7 e outros, tercinas, etc ...

Me surgiu uma dúvida quanto a como escrever em partitura uma divisão rítmica de 9 notas em 2 tempos ...
    Como tocar eu sei, inclusive já executo isso, mas como escrever em partitura????

>>> A princípio, pensei no seguinte (considerando 4 por 4 no compasso):
    1º) Tenho uma Mínima (2 tempos)
    2º) Escrevo 3 semínimas tercinadas (ok, os mesmo 2 tempos)
    3º) E agora??? Cada semínima tercinadas tem que se desdobrar em 3 notas - É isso??? Como se escreve isso???? Seria a nonina usando qual figura rítmica????

TG Aoshi
    Veterano
    # abr/14
    · votar

Semicolcheia.

Vou ver se tem uma "regra" pra isso depois (ou talvez alguém poste, huahua), mas acho que o jeito mais fácil de pensar é procurar o número de "notas normais" mais próximo da quiáltera desejada, que cabe nesse espaço de tempo. (nesse caso 8 notas em 2 tempos = semicolcheias).

Só não sei se precisa escrever aquela razão (9:8), pra indicar que são 9 notas no tempo de 8. Acho que depende do que vem antes, se for o caso de ficar confuso.

TG Aoshi
    Veterano
    # abr/14
    · votar

Fernando de almeida
    Como tocar eu sei, inclusive já executo isso

Aliás, você não tem algumas dicas de como pensar nesses tempos mais complexos? Tô me ferrando legal pra pegar alguns polirrítmos... =/

Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/14
    · votar

TG Aoshi
    Aliás, você não tem algumas dicas de como pensar nesses tempos mais complexos? Tô me ferrando legal pra pegar alguns polirrítmos... =/

Vc está tendo dificuldade de fazer exercícios com essa configuração ou é uma música que tenha essa configuração????

Me passe o exemplo (exercício ou musica) para eu ver no que posso ajudar ...

TG Aoshi
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: TG Aoshi
    · votar

Fernando de almeida
    Tava pensando mais em geral mesmo, especialmente quando são quiálteras pra dividir em 2 tempos ou mais.

Mas o último pepino que eu encontrei é essa tercina de semínima contra swing de colcheia:
    http://s29.postimg.org/or00u4c2v/plr.jpg
    (Agora que vi, não marquei, mas tem outra no primeiro compasso =p)

Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/14
    · votar

TG Aoshi
    Tava pensando mais em geral mesmo, especialmente quando são quiálteras pra dividir em 2 tempos ou mais.

Então fera, não existe (ao menos eu não conheço) uma fórmula para isso ... O que eu fiz foi estudar e me acostumar com a divisão rítmica ...

Uma das formas que usei para me acostumar foi usar o lance de pensar em RALENTAR, ou seja diminuir a velocidade do bit da musica ... Exemplo, o trecho que vc citou - 3 notas em 2 tempos > eu imaginava que ia fazer uma divisão rítmica de 4 notas em 2 tempos porém ralentando, porém após tocar a 3ª nota a musica voltava ao bpm normal ... isso não funciona com 100% de precisão, mas para estudar me ajudou muito ...

No começo foi muito difícil sacar certinho mas depois de tanto estudar e praticar foi ficando mais fácil ... é como se eu tivesse me acostumado ...

Mesmo assim, vez ou outra dou umas rateadas, mas aí paro, estudo o trecho em questão e fica tudo ok ... O problema é se for uma leitura a primeira vista ...

Exemplo: Para executar a Nonina que estou citando no post, eu primeiro peguei e me acostumei com a Tercina em 2 tempos ... depois peguei cada tempo de cada uma dessas tercinas e dividi em 3 notas ... foi dificil no começo, mas depois rolou ...

Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/14
    · votar

HHHHHHHHHHHHHHHHHHEEEEEEEEELLLLLLLLLLLLLLPPPPPPPPPP
    HELP

9 notas em 2 tempos - como escreve essa divisão?

makumbator
    Moderador
    # abr/14 · Editado por: makumbator
    · votar

Fernando de almeida

Mas são 9 notas de igual duração em 2 tempos?

Se for você pode usar a quiáltera de quiáltera. Como no exemplo que fiz abaixo (que está em 4/4):

http://app.box.com/s/29qwtwlir5za3bomhm76

Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/14
    · votar

makumbator
    Mas são 9 notas de igual duração em 2 tempos?
    SIM ...

Se for você pode usar a quiáltera de quiáltera. Como no exemplo que fiz abaixo (que está em 4/4):
    http://app.box.com/s/29qwtwlir5za3bomhm76

Fera, o que vc falou tem realmente lógica ... quiáltera da quiáltera ... Mas tem alguma literatura disso???? Estudo teoria musical a muito tempo (sabia de teria antes de escolher qual instrumento tocar) e nunca tinha ouvido falar de quiáltera da quiáltera ...
    VAlew pela ajuda ... Mesmo que não houver um literatura sobre isso vou começar a escrever assim - como o seu exemplo ...

makumbator
    Moderador
    # abr/14 · Editado por: makumbator
    · votar

Fernando de almeida
    Fera, o que vc falou tem realmente lógica ... quiáltera da quiáltera ... Mas tem alguma literatura disso???? Estudo teoria musical a muito tempo (sabia de teria antes de escolher qual instrumento tocar) e nunca tinha ouvido falar de quiáltera da quiáltera ...

Sim, a quiáltera de quiáltera aparece de vez em quando. Não é super comum, mas já vi aqui e ali (principalmente em música contemporânea)

Aqui uma imagem com ritmos que soam idênticos mas estão escritos ora em tempo simples (4/4) e ora em tempo composto (12/8):

http://app.box.com/s/ip5z2388ftsgznr9515q

Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/14
    · votar

makumbator
    em tempo composto (12/8):
    Em compassos ternários ou que variem do ternário (que caibam a contagem 1 - 2 - 3) eu já tinha sacado como escrever ... O problema era em compassos binário e quaternário.

Valew fera ... Vou pesquisar musicas e teorias que tenham algum material sobre isso para montar um post sobre isso e divulgar (se tiver sugestões de materiais e musicas com quiáltera da quiáltera me passe por favor)...

makumbator
    Moderador
    # abr/14
    · votar

Vou pesquisar musicas e teorias que tenham algum material sobre isso para montar um post sobre isso e divulgar (se tiver sugestões de materiais e musicas com quiáltera da quiáltera me passe por favor)...

Uma peça que já toquei, e tenho certeza que possui quiáltera de quiáltera é a "Sagração da Primavera" do Stravinsky (aliás, essa peça é um festival de quiálteras de todos os tipos).

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Rítmica - 9 notas em 2 tempos - como escreve essa divisão?