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Mensagem |
bm143 Membro Novato |
# mar/14
Galera sobre essa sequência de notas famosas, Bm, Bm7M, Bm7 e Bm6. Qual mais acordes eu poderia ? Ex: Bm, Bm7M, Bm7 e E/G#.
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Casper Veterano
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# mar/14 · Editado por: Casper
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Caro bm143:
Como sou um fiel seguidor do Hans-Joachim Koellreutter, posso afirmar sem nenhuma dúvida que depois de um acorde, pode acontecer qualquer outro acorde, ou uma simples nota. Ou o silêncio. Ou o ruído absoluto. Tudo isso com tempos diversos e intensidades idem.
Não estou zombando do senhor, não entenda isso.
É que acho essas regrinhas de conservatório altamente restritivas.
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Casper Veterano
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# mar/14
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Frases do mestre Koellreutter:
“Não existe erro absoluto em música. Pode haver erro relativo ao estilo da época.”
“Aprendemos as regras tradicionais para poder transgredir ou contrariá-las.”
“Devemos aprender a questionar tudo, até nossas próprias opiniões.”
“O artista deve abrir caminhos e novos modos de pensar.”
“Ao se criar uma obra de arte muda-se o modo de ver toda a seqüência da arte até o momento.”
Fonte:
http://cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=794
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Lelo Mig Membro
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# mar/14
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bm143
Amigo...vou com o véio Casper!!
Faço parte dos "marginais" do FCC.......e a cada dia que passa, esqueço propositalmente cada escala, progressão harmônica e qualquer regra que já tenha aprendido na vida.
Meu "próximo acorde ou nota" é o que minha intuição mandar.
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SeeYouLaterAlligator Veterano |
# mar/14
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Concordo com o Casper e com o Lelo Mig, mas não podemos nos esquecer de que os maiores transgressores da história das artes foram absolutamente proficientes em fazer o "feijão com arroz". Como o próprio Koellreutter disse, conforme acima, “Aprendemos as regras tradicionais para poder transgredir ou contrariá-las.”. Muita gente esquece da primeira parte. Em que, para transgredir qualquer regra, é preciso conhecê-la. Estudamos escalas, intervalos e campo harmônico pra chegar na hora de tocar, esquecer tudo e, aí sim, deixar a intuição falar mais alto.
Mas enfim, divagações à parte. Nem acredito que a pergunta do bm143 se refira a uma "regra". É mais uma dica mesmo pra um arranjo.
Os acordes Bm, Bm7M, Bm7 e Bm6 funcionam por conta da melodia cromática (8ª, 7M, 7m, 6m) que é gerada. No caso do Bm, essa sequência seria formada pelas notas B, A#, A, G#. Então, respeitando essa ordem lógica, os acordes tendem a soar bem (desde que façam sentido harmonicamente, a menos que seu objetivo seja uma dissonância total).
O E/G# ao final, como você sugeriu, funciona por ter o G#, mesmo que passado para o baixo, respeitando o sentido cromático. Esse seu exemplo mesmo já mostra como as possibilidades são infinitas, podendo-se utilizar inversões e tal.
Mas é claro que você pode também não respeitar a melodia e alterá-la. Usar o cromatismo para mudar o tom, começar uma sequência cromática e terminar numa diatônica, etc.
Aqui uma música que é praticamente construída em cima dessa progressão cromática na harmonia: https://www.youtube.com/watch?v=B_k29qtIwNE
Peço desculpas caso tenha soado confuso. Espero que te ajude de alguma forma.
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bm143 Membro Novato |
# mar/14
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Pessoal, agradeço a resposta de todos, e concordo com todos vocês. A música realmente é infinita. E o objetivo do meu post é justamente isso, aprender mais possibilidades. Eu só conheço esses 2, e gostaria de saber se alguém sabe como fazer esta melodia diferente.
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