Arranjo musical! Alguém sugere algo?

    Autor Mensagem
    bm143
    Membro Novato
    # mar/14


    Galera sobre essa sequência de notas famosas, Bm, Bm7M, Bm7 e Bm6.
    Qual mais acordes eu poderia ?
    Ex: Bm, Bm7M, Bm7 e E/G#.

    Casper
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro bm143:

    Como sou um fiel seguidor do Hans-Joachim Koellreutter,
    posso afirmar sem nenhuma dúvida que depois de um acorde,
    pode acontecer qualquer outro acorde, ou uma simples nota.
    Ou o silêncio. Ou o ruído absoluto. Tudo isso com tempos
    diversos e intensidades idem.

    Não estou zombando do senhor, não entenda isso.

    É que acho essas regrinhas de conservatório altamente
    restritivas.

    Casper
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Frases do mestre Koellreutter:

    “Não existe erro absoluto em música. Pode haver erro relativo ao estilo da época.”

    “Aprendemos as regras tradicionais para poder transgredir ou contrariá-las.”

    “Devemos aprender a questionar tudo, até nossas próprias opiniões.”

    “O artista deve abrir caminhos e novos modos de pensar.”

    “Ao se criar uma obra de arte muda-se o modo de ver toda a seqüência da arte até o momento.”

    Fonte:

    http://cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=794

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/14
    · votar


    bm143

    Amigo...vou com o véio Casper!!

    Faço parte dos "marginais" do FCC.......e a cada dia que passa, esqueço propositalmente cada escala, progressão harmônica e qualquer regra que já tenha aprendido na vida.

    Meu "próximo acorde ou nota" é o que minha intuição mandar.

    SeeYouLaterAlligator
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Concordo com o Casper e com o Lelo Mig, mas não podemos nos esquecer de que os maiores transgressores da história das artes foram absolutamente proficientes em fazer o "feijão com arroz".
    Como o próprio Koellreutter disse, conforme acima, “Aprendemos as regras tradicionais para poder transgredir ou contrariá-las.”. Muita gente esquece da primeira parte. Em que, para transgredir qualquer regra, é preciso conhecê-la.
    Estudamos escalas, intervalos e campo harmônico pra chegar na hora de tocar, esquecer tudo e, aí sim, deixar a intuição falar mais alto.

    Mas enfim, divagações à parte. Nem acredito que a pergunta do bm143 se refira a uma "regra". É mais uma dica mesmo pra um arranjo.

    Os acordes Bm, Bm7M, Bm7 e Bm6 funcionam por conta da melodia cromática (8ª, 7M, 7m, 6m) que é gerada. No caso do Bm, essa sequência seria formada pelas notas B, A#, A, G#. Então, respeitando essa ordem lógica, os acordes tendem a soar bem (desde que façam sentido harmonicamente, a menos que seu objetivo seja uma dissonância total).

    O E/G# ao final, como você sugeriu, funciona por ter o G#, mesmo que passado para o baixo, respeitando o sentido cromático. Esse seu exemplo mesmo já mostra como as possibilidades são infinitas, podendo-se utilizar inversões e tal.

    Mas é claro que você pode também não respeitar a melodia e alterá-la. Usar o cromatismo para mudar o tom, começar uma sequência cromática e terminar numa diatônica, etc.

    Aqui uma música que é praticamente construída em cima dessa progressão cromática na harmonia:
    https://www.youtube.com/watch?v=B_k29qtIwNE

    Peço desculpas caso tenha soado confuso. Espero que te ajude de alguma forma.

    bm143
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Pessoal, agradeço a resposta de todos, e concordo com todos vocês.
    A música realmente é infinita.
    E o objetivo do meu post é justamente isso, aprender mais possibilidades.
    Eu só conheço esses 2, e gostaria de saber se alguém sabe como fazer esta melodia diferente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Arranjo musical! Alguém sugere algo?