Formação do acorde Cª

    Autor Mensagem
    bm143
    Membro Novato
    # mar/14


    Pessoal, eu sei que existe um tópico fixo sobre isso, porém eu postei minha dúvida lá e ninguém comentou nada, então resolvi criar um novo tópico.

    A formação que eu li no livro "harmonia e improvisação completo - almir chediak" ensina que a tríade do acorde Cº é C D# F#.
    Mas em todo lugar eu encontro o mesmo acorde sendo feito usando o C, D#, F#, A.
    No caso, eu acrescentando o Lá maior, não ficaria Cº7?

    Soultunes
    Membro
    # mar/14 · Editado por: Soultunes
    · votar


    bm143

    Fala cara... o Almir foi/será para sempre um grande mestre. Tenho os livros dele, vou começar estudar novamente, é sempre bom rever.

    Sobre sua duvida em especial, podemos falar de uma tríade diminuta, que seria - tonica, terça menor e quinta diminuta.

    Partindo do dó, as notas seriam - DÓ, Mi bemol e Sol bemol ou o C D# F# que você escreveu, mas a notação mais comumente usada é referenciar esta terça como Mi bemol e não como Ré sustenido.

    Deixe o Ré para designar a nona e o Fá para designar a quarta, sacou?

    Referenciamos a terça de Dó como Mi e a quinta como Sol, por isto prefira usar a notação que citei - C Eb Gb.

    Bom, quando você adiciona o Lá, ai você tem uma tétrade.

    Partindo desta triade, você já pode formar dois acordes:

    Dó diminuto ou Cº ;
    C Eb Gb e A

    Dó meio diminuto ou Cm7b5.
    C Eb Gb e Bb


    A diferença deles é justamente pela adição desta quarta nota na formação do acorde, que neste caso é a sétima.

    No diminuto você tem um Lá (sétima) e no meio diminuto você tem um Si bemol (sétima menor).

    Quando você viu em vários lugares que o acorde diminuto é um C Eb Gb e A, você viu a formação da tétrade. Quando você leu no livro do Almir sobre as notas C Eb e Gb você viu sobre a tríade.

    No caso, eu acrescentando o Lá maior, não ficaria Cº7?

    Teu raciocínio esta correto, exceto por ter chamado o Lá de maior (fui chato agora heheh)... é que quando você atribui uma característica para a nota, entende-se que você esta falando de um Lá+Dó sustenido+Mi que seria o Lá Maior. Como você esta falando apenas da escala e intervalos, pode dizer apenas Lá, que no caso da escala de dó faz o papel de uma sétima ou sexta maior.

    Mas como disse acima, a notação Cº já referencia que o acorde tem uma terça menor, uma quinta diminuta e uma sétima, não precisa destacar novamente que ele tem uma sétima com a notação Cº7.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Formação do acorde Cª