Posso vender uma música rearranjada?

    Autor Mensagem
    trolder2
    Veterano
    # mar/14


    Então pessoal, eu rearranjei uma música aqui (Human - Christina Perri) e queria saber se eu posso vender ela caso alguém queira comprar, preciso registra-la ou algo assim?

    Outra dúvida puxando o tópico, estou gravando um jingle de um politico, e ele fez uma paródia de uma música que já virou utilidade pública. existe algum problema jurídico em fazer uma paródia de uma música de utilidade pública para estes fins?

    makumbator
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    trolder2
    e queria saber se eu posso vender ela caso alguém queira comprar, preciso registra-la ou algo assim?

    Até onde eu sei não é uma operação legítima, a menos que tenha autorização expressa dos detentores dos direitos da música em questão.


    e ele fez uma paródia de uma música que já virou utilidade pública

    Você quer dizer domínio público não é? Não existe música de "utilidade pública".

    Para uma música estar classificada como tal, seu autor (ou autores) precisam estar mortos há pelo menos 70 anos. No caso de vários autores vale a data referente ao autor que viver mais tempo.

    Se for esse o caso, você pode fazer arranjos, adaptações, gravações, paródias, apresentações e tudo mais com ela, a não ser tomar a música como sua (ou seja, o autor da mesma continua tendo que ser identificado como tal, mesmo a música estando em domínio público).

    Ao fazer um arranjo ou gravação de uma música em domínio público (ou para alguma ainda protegida, mas que você possui autorização expressa dos detentores dos direitos), o fonograma e o seu novo arranjo em questão passam a contar com a proteção autoral referente a sua pessoa.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/14
    · votar


    trolder2

    Cara, é exatamente como nosso amigo makumbator explicou:

    Você precisa de autorização expressa dos detentores do direito da obra.

    Resumindo, seria o mesmo que você roubar um carro branco e achar que pode vendê-lo só porque pintou de preto.

    MMI
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    trolder2

    "Vender" eu nunca vi, tomar os direitos não pode não, nem se for de domínio público.

    Já fiz muito rearranjo para gravadoras (Elvis, Dio, Deep Purple, Pink Floyd...), mas isso foi encomenda da gravadora ou do artista, pediram um arranjo de determinada música, claro que por um determinado preço. Não passava de um contrato para aquilo, com tudo legalizado... Mas bolar um rearranjo de algo que deu vontade e botar a venda eu nunca vi isso acontecer. Mas sim, precisa acertar os direitos com os autores, o que nem sempre é fácil e barato.

    JJJ
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    makumbator
    Não existe música de "utilidade pública".

    Bom... tem a marcha nupcial, a marcha fúnebre... de certo modo são de utilidade pública. hehehe

    trolder2
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    hahahaha, muitoo obrigado, é verdade é Domínio público mesmo, me confundi nas palavras, muito obrigado!!!! esclareceu tudo que eu queria.. era mais questão de dúvida mesmo, pois já vi venderem músicas rearranjadas.

    O The Piano Guys por exemplo vendem as partituras que eles montam das músicas que eles fazem cover...
    Mas vlw mesmo =)

    makumbator
    Moderador
    # mar/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    trolder2
    O The Piano Guys por exemplo vendem as partituras que eles montam das músicas que eles fazem cover...
    Mas vlw mesmo =)


    Mas provavelmente eles tem autorização dos detentores dos direitos para fazer isso. O The Piano guys tem até songbook editado pela Hal Leonard, então é lance profissional mesmo, com contrato e tudo bonitinho.

    E claro que no caso de músicas em domínio público não é preciso pedir autorização a ninguém e nem pagar nada. Basta lançar e corretmente indicar a peça como de autoria do compositor a quem é de direito.

    Por exemplo, eu poderia vender os arranjos que faço para guitarra e várias formações para música de Bach, Beethoven, Ravel e muitos outros compositores que já arranjei. Não preciso pedir autorização e poderia lançar esse material por conta própria ou com uma editora sem problemas, pois é tudo domínio público. E meus arranjos dessas músicas também contam com proteção legal.

    Outra pessoa não pode pegar esse meu material e lançar sem minha autorização. E esses meus arranjos estarão em domínio público 70 anos após a minha morte (quando então qualquer um poderá pegar esse meu arranjo e relançar, comercialmente ou não).

    Eu faço trabalho profissional de copista para grupos de música erudita do Brasil e exterior, e já tive que assinar contrato para assegurar que não vazaria o material que recebi para fazer (manuscritos de Guerra Peixe e Camargo Guarnieri, alguns vindos diretamente da família do compositor).

    O grupo que me encomendou tinham autorização por escrito para que eu fizesse a edição eletrônica (para eles usarem as partes para gravar em estúdio as peças).

    Inclusive eu mantenho esses arquivos em pastas criptografadas, justamente para evitar qualquer vazamento, pois não tenho o direito legal de fazer isso. Só mantenho esse material como backup caso os contratantes precisem repor os arquivos.

    MMI
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    makumbator

    lance profissional mesmo, com contrato e tudo bonitinho.

    Eu já trabalhei em arranjos desse tipo, com contrato e tudo certo. Claro, isso pode ser vendido desde que o detentor dos direitos lhe dê essa liberdade - geralmente quem tem um contrato desse tipo vai vender pelo menos o CD onde tem o rearranjo.

    Esses caras famosos dão um trabalhão para liberar direitos unicamente de gravação. E custa uma grana, algumas lembro que demorou pelo menos 6 meses. Tem complicadores, como conseguir os direitos apenas para divulgação no Brasil, direitos para internet, direitos mundiais, provavelmente tem também para lançar em partitura... O negócio é complicadíssimo.

    Abç

    trolder2
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: trolder2
    · votar


    Caramba agora deu um nó na minha cabeça hahahaha...

    makumbator
    E meus arranjos dessas músicas também contam com proteção legal.

    Eu posso (ou devo) registrar o arranjo que fiz mesmo não vendendo ele?
    (Para facilitar: Human - Christina Perri)

    MMI
    Tem complicadores, como conseguir os direitos apenas para divulgação no Brasil, direitos para internet, direitos mundiais, provavelmente tem também para lançar em partitura... O negócio é complicadíssimo.

    Estou trabalhando em um cover de uma música da Adele - Skyfall (vídeo e áudio) onde vou disponibilizar tanto o vídeo como o áudio gratuitamente, preciso desses direitos para publicação mesmo assim?
    Eu sei que se fosse algo pra vender por exemplo colocasse a música em um CD e começasse a vender eu deveria solicitar direitos do compositor, produtora e tudo, mas sendo de graça preciso ter esse trabalho todo ou posso simplesmente publicar? =D

    makumbator
    Moderador
    # mar/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    trolder2
    Eu posso (ou devo) registrar o arranjo que fiz mesmo não vendendo ele?

    Não pode, pois você não tem autorização legal para fazer o arranjo. Tal registro é inválido. Os meus arranjos que comentei são sobre música em domínio público (o que obviamente não é o caso da música da Christina Perri).

    Claro que você pode fazer arranjos em particular com intenção de aprendizado e prática, mas não pode publicar esse material (e não estou falando apenas em publicação oficial de editora, mas qualquer outra, profissional ou não).

    Estou trabalhando em um cover de uma música da Adele - Skyfall (vídeo e áudio) onde vou disponibilizar tanto o vídeo como o áudio gratuitamente, preciso desses direitos para publicação mesmo assim?

    Sim, em tese precisa de autorização. Não importa se é grátis.

    Mas você pode publicar no youtube, e assim que o conteúdo for identificado como pertencente a outrem (e será), reconheça o fato e concorde que os detentores lucrem com publicidade em seu vídeo de cover (você receberá uma notificação).

    Dessa forma a operação seria legalizada no youtube. MAS os detentores podem impedir e pedir que o youtube derrube o vídeo a qualquer tempo. E você não pode impedir que seja exibida propaganda no referido vídeo.

    Claro que nem todos os detentores de direitos permitem tal operação com o youtube. Alguns simplesmente contestam e pedem a derrubada do vídeo. Isso fica a critério deles sempre. E podem mudar de procedimento a qualquer tempo.

    trolder2
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Ahhh simm.. Muito obrigado mais uma vez!! =D
    Agora entendi tudo =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posso vender uma música rearranjada?