Morre, guitarrista do DEVO, Bob Casale!

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # fev/14 · Editado por: Lelo Mig


    Aos 61 anos, Bob Casale, guitarrista do Devo, morreu nesta segunda-feira de insuficiência cardíaca.

    Bob Casale era guitarrista e engenheiro de áudio. Estava muito longe do padrão guitarristico "virtuose" comum no Glam dos 80 e do metal.

    Era, basicamente, um guitarrista de punk rock 70´s, que inovou usando timbres e efeitos complexos em bases/levadas toscas de punk.

    Tocava, muitas vezes, com as guitarras propositalmente desafinadas. Sua preocupação era mais em fazer ruídos, barulhos e etc.

    Membro fundador do DEVO, banda que não obteve muito sucesso devido sua proposta sonora baseada na esquisitice, "nerdisse", e com sua sonoridade mix de Kraftwerk com Sex Pistols.

    Foi um inovador, ainda que um completo desconhecido da grande maioria.

    Como homenagem, a impagável versão de Satisfaction dos Rolling Stones, com guitarras desafinadas e esquisitas, muitas feitas ou tunnadas (ou seria detonadas?) por ele mesmo!



    Casper
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Casper
    · votar


    DEVO! foi (e ainda é) uma grande influência musical,
    cresci ouvindo.

    Abaixo, uma grande clássico:



    Julia Hardy
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Que louca essa versão de Satisfaction. Nunca tive coragem de ouvir pelo nome estar sempre na boca de gente que eu detesto, musicalmente falando. Vou ouvir com atenção da próxima vez.

    overlappingcircles
    Veterano
    # fev/14
    · votar




    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Me chamou a atenção de não ter tido repercussão a morte dele, eu mesmo demorei uns 4 dias para saber. dei uma pesquisada aqui para ver se alguém tinha comentado a respeito. Gostei da teoria da banda, acreditam que a raça humana esta em seu auge e que agora vai para uma De-volution até regredir a um primata que mora em cavernas, pior que ao ver o cenário cultural acho que eles tem razão.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/14
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Sim...DEVO.....de "Devolution".....que no literal para o português significa "De evolução", no sentido de regresso evolutivo...era justamente essa a proposta critíca social da banda, muito inteligente por sinal.

    Inteligente e corajosa, porque eles criticavam não só o mainstream, como o próprio punk, que havia surgido para criticar o mainstream...kkkk.

    Inclusive o Sepultura prestou uma homenagem ao DEVO, e fez um cover da música Mongloid.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Lelo Mig
    essa da critica ao punk eu não sabia. mas a teoria de desenvolução é muito legal, gosto da provocação. legal tambem é pensar que na época em que começaram não existia pedaleira digital, simulador e o escambau, não sei como fizeram muitos dos barulhos de suas musicas.

    eu curto muito esse clip deles



    Julia Hardy
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Olha que foda. Adiantou ser gênio a vida inteira? Faça música merda, ganha muito dinheiro e deixe um legado pra sua família.

    http://www.gofundme.com/BOB-CASALE-DONATIONS

    Xeper
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Inclusive o Sepultura prestou uma homenagem ao DEVO, e fez um cover da música Mongloid.

    Foi dai que me encorajei em ouvir alguma coisa do Devo além daquele cover da Satisfaction... curto o som, apesar de achar ele meio avant garde demais para meu gosto metalero from hell.
    Grande perda... e pensar que quase ninguém deu a minima que dá tristeza, se fosse um gordo xiliquento de um arremendo de banda que enrola 50 anos para lançar plays risiveis, galere ia chorar sangue...

    Faça música merda, ganha muito dinheiro e deixe um legado pra sua família. (2)

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Julia Hardy
    Xeper

    Quanto a família dele estar na pior, prefiro não emitir opinião, sem ter alguma base sólida para analisar.

    O DEVO ganhou uma grana.........pode não ter ganho como a Cindy Lauper ou Duran Duran (somente para comparar com artistas contemporâneos à eles), mas fez um relativo sucesso.

    Pode ser que a doença e/ou demais despesas sérias, consumiram este patrimônio, mas muitas vezes (comum em artistas) a grana vêm de balde e é gasta como água.......em festas, luxos, futilidades, drogas, diversão.

    Lembre-se que Michael Jackson, que era "trilhardário"....morreu devendo até o fiofó!

    Prefiro não fazer juízo a este respeito, nem pelo sim, nem pelo não.

    Julia Hardy
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    O sucesso é desproporcional ao talento.

    Michael Jackson era um maluco. É um caso a parte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Morre, guitarrista do DEVO, Bob Casale!