Como usar cromatismos de uma maneira eficiente?

    Autor Mensagem
    badari
    Membro
    # dez/13


    Como usar cromatismos de uma maneira eficiente?
    há uma determinada regra, ou é livre? em ambas as respostas, qual o melhor jeito de usar?
    eu tava vendo a musica beast and the harlot, ela é cheia de cromatismos e nem da pra perceber direito de tao bem feito que é. a intro da musica é toda cromatizada, mas nem parece!

    WilliamJunior
    Membro
    # dez/13
    · votar


    Como usar cromatismos de uma maneira eficiente?
    há uma determinada regra, ou é livre? em ambas as respostas, qual o melhor jeito de usar?
    eu tava vendo a musica beast and the harlot, ela é cheia de cromatismos e nem da pra perceber direito de tao bem feito que é. a intro da musica é toda cromatizada, mas nem parece!

    Fala mano, não tenho estudos avançados, mas acredito que seja livre, tudo depende da sua criatividade e intencionalidade musical, é que nem criar um solo de guitarra, não existe uma regra, usa tal escala e faz um shape "assim e assado", tem que criar algo lógico( ou não) que traga alguma intencionalidade, mas procura no youtube que você acha o dvd do mozart mello sistema 5, tem uma parte que ele fala sobre intenção cromática, acredito que vai lhe ajudar.

    Filippo14
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    badari
    Cara, é relativamente livre, a questão é bom senso. Você não pode pegar espaços muito grandes onde não existam notas boas daquela escala e cromatizar aquilo tudo.

    Ex: Aquele intervalo de 1,5 tom que aparece na menor harmônica vai soar desconexo com o resto se você cromatizar aquelas três notas.

    Em geral não dá pau, mas podem aparecer casos como esse que ficaria um cromatismo grande demais sem nenhuma da escala. O lance é ter a pretensão de chegar em algum lugar.
    Ex: Você quer chegar na tônica da escala que está na corda sol e você cromatiza as 3 cordas mais agudas para chegar nela.

    Tenta pensar nos próprios modos, pentas e outras escalas para chegar em um objetivo. Utiliza o formato deles para cromatizar. Uma penta menor com sétima fica legal cromatizar 1-2-3-4- nela inteira por causa do próprio formato dela saca? Uma ideia é tentar sempre utilizar 3 notas da escala entre 4 cromatizadas. Tipo a 4# (blue note) - 4 - "3" - 3m (a da penta m7)

    Esse tipo de coisa costuma funcionar, mas em geral é super livre, só tem que tentar chegar em algum lugar.

    Abraço

    cafe_com_leite
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Eu gosto de usar bastante nas pentas, por exemplo a penta de C (não sei que penta que é, manjo nada de nomes) no intervalo da 4ª pra 5ª, eu uso esse nota que está entre as duas. Tá certo que nesse caso é uma blue note, mas geralmente eu uso em outras situações que não sejam a blue note propriamente dita.


    PS: Isso que dá fazer curso e parar na metade, tudo que sei é mais ou menos, então acabo me enroscando quando vou falar de teoria.


    Um cara bom pra você estudar é o Petrucci, ele usa e abusa do cromatismo em seus riffs e solos.
    Saca só esse riff do começo:


    cafe_com_leite
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Alias, essa música é cheia de cromatismo, não só na intro.

    badari
    Membro
    # dez/13
    · votar


    incrível, eu sei que tem alguma coisa ''estranha'' (sensação causada pelo uso do cromatismo), mas é tao bem feito que nem da pra perceber. fico impressionado com isso, na moral.

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    badari
    Desenvolvi minha habilidade com cromatismo após conseguir um domínio nas escalas maiores e menores. Nunca tive aulas sobre onde exatamente usar as notas, fui só testando e testando, percebendo como soam, em determinadas progressões harmônicas. Pegue alguns standards de jazz ou blues, como "Blue Bossa", 'Straight no Chaser", e pratique, você vai acabar sacando.

    Insufferable Bear
    Membro
    # dez/13
    · votar


    badari
    Se você não consegue perceber os cromatismos não é da música não, continue estudando que você chega lá.

    E entenda as regras, mas no fim, faça o que te agradar, as regras que existem servem mais para guiar o aprendizado do que para guiar a composição.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como usar cromatismos de uma maneira eficiente?