Estou velho e quero começar do zero

    Autor Mensagem
    Silva Rock
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: Silva Rock


    Bom dia, galera!

    Tenho 26 anos e o meu sonho é a música. Sempre foi. Desde novo. Só não tive a coragem em arriscar. Os motivos que me levaram a essa postura foram:

    - Falta de dinheiro para o investimento;
    - Preconceito e desmotivação dos familiares.

    Sempre tive cobranças sobre a definição de uma profissão "decente" pelos familiares, mas tudo que eu resolvia fazer...era fugaz. Eu iniciava o curso e logo largava.

    No Rio (estado de origem) fiz teatro amador durante 3 anos( no final do ensino fundamental e início do médio). Lá, participei de alguns festivais teatrais e cheguei a ganhar até alguns prêmios. Vim para Minas Gerais, participei de um coral juvenil na cidade de Curvelo, nesse grupo, participei de duas edições do Festival Internacional de Corais (FIC). Mudei para BH e entrei no Curso de Teatro da Puc. Fiz um período e saí, pois tive certeza que o que eu realmente queria era a música. Porém, não fiz nada - na época - para correr atrás desse sonho.

    Durante um tempo, eu fiquei apenas trabalhando e recentemente iniciei o curso de Biotecnologia no Senai. Saí na semana passada, pois resolvi, tomei coragem, quero arriscar e mergulhar no mundo da música.

    Eu tenho conhecimento insignificante e quero começar do zero.

    Quero, primeiramente, aprender a tocar violão. Depois guitarra e vocal.
    Os estilos que gosto e pretendo trabalhar são: Blues e suas afiliações, rock e jazz.
    (John Mayer, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan, BB King, David Gilmour, Jonh Frusciante e outros).

    Sempre escrevi poemas, fazia músicas com melodia (melodia feita na cabeça), mas não tinha (não tenho ainda) conhecimento para passar isso ao instrumento.

    Tenho ciência de que o ideal seria eu iniciar os estudos musicais mais novo, bem mais novo. Sei também que não será nada fácil, mas é isso que eu quero!

    Já pesquisei vários pros e contras sobre a carreira musical, sobre as melhores escolas de Belo Horizonte e os professores de cada uma.
    Quero saber a opinião de vocês. Me dizem aí: "Estou louco? Sou sem noção? É muito arriscado?"

    A experiência de vocês me ajudará!

    cafe_com_leite
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Não está louco não jovem, corra atrás de seus sonhos, porque pra viver não sendo feliz ou pelo menos tentando não faz sentido nenhum.

    VelhoMoço
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Vai em frente cara invista no que te faz feliz e pense que é bom ter uma segunda opção.
    Pros e contras tem em qualquer profissão então vai no que você gosta!

    Silva Rock
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Silva Rock
    Obrigado pela força, "Café"! Você tem razão...passei anos com um vazio. Sei hoje que era por causa da minha infelicidade em - pelo menos - tentar.

    Silva Rock
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Valeu VelhoMoço!
    Estou ciente sobre isso também.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Silva Rock

    Começar de novo, tem uma música que tem este verso.

    Entretanto tem que ter os pés no chão.
    Um sonho pode virar realidade sim.
    Mas se vai começar do zero, tem que aprender tanto teoria musical com o a prática em algum instrumento.
    E neste período como você vai se sustentar? só estudando?
    E para poder trabalhar profissionalmente com música vai levar ainda um bom tempo.

    Não é tão fácil não, vai depender também do grau de dificuldade dos instrumentos que for tocar.
    A época boa para ganhar certa virtuose já passou, se bem que não é uma regra geral, cada caso é um caso, você ainda é relativamente novo, mas para uma carreira musical com estilos musicais para jovens já não esta tão novo assim.
    Não se deve desistir dos sonhos, mas não se iluda só com a música.
    Em um outro tópico indiretamente escrevi sobre este dilema das profissões e a música.
    Você tem que romper com a indecisão de começar alguma coisa e não terminar.
    Assim como aconteceu em outras áreas pode acontecer também na música, começar e depois não dar em nada.
    Não dá mais para desperdiçar o tempo, tem que começar algo e terminar.
    Aqui que pode estar o seu problema, e seria bom buscar apoio psicológico.
    Não importa a opinião dos outros, siga o seu caminho, mas com firmeza e decisão.
    Entretanto ouvir conselhos de boas pessoas que querem o seu bem pode ser útil.
    É um texto longo, mas leia com calma.

    Música e Arquitetura:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/310681/

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Silva Rock

    Cara !!
    Sei não mas eu resolvi seguir por um outro caminho e achei melhor.

    Eu sempre tive o sonho de ser músico, ter uma banda famosa, ganhar muito dinheiro, fazendo o que eu gosto, mas vi que este sonho era IMPOSSÍVEL !!!!!

    Ser famoso e ganhar muito dinheiro com música, só fazendo "MERDA MUSIC" !! Coisas que o povão gosta (Sertanejo, Pagode, Funk Carioca, Axé, ...).
    E meu gosto é totalmente o contrário (Rock, Reggae, R&B, Blues, Country, MPB, Jazz, Metal, Bossa Nova, Electronic, ...)
    __________________________________________

    Aí resolvi então estudar Engenharia Civil, me formei, fiz concurso público, consegui um bom emprego, ...

    E agora faço da música o meu hobby !! Toco o que eu gosto na minha banda, sem me preocupar com $$$.

    Sei lá mas este foi o caminho que eu escolhi.

    badari
    Membro
    # nov/13
    · votar


    o principal que tem que ter em mente é que leva muitas horas pra conseguir tocar que nem esses caras ai. entre 3 e 5 anos de prática moderada. fora conhecimento teórico. é uma carreira como qualquer outra, tem que estudar pra caramba e se dedicar. quem tem preconceito são pessoas ignorantes. musica é uma profissão das mais difíceis. muito mais difícil que a maioria, por sinal.
    voce nao está velho. antes começar agora que nunca, vai por mim.

    juniordony
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Bom, recentemente me inscrevi numas aulas de um centro cultural daqui da minha vila (curso de graça bem meia boca, não aprendi nada até agora '-'...), o legal é que quando cheguei la vi uma velhinha da outra turma, tinha uns 60 anos ou mais, com um violão na mão aprendendo os primeiros acordes, fiquei até alegre quando vi kkkk
    acho que nunca é tarde pra tenta algo novo, corre atraz cara q vc vai longe :D

    chenriquea
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: chenriquea
    · votar


    Pow...vou te falar que nunca é tarde para começar algo, ainda mais quando gosta do que vais investir.
    Música requer uma grande dedicação para aprendizado, o que torna tudo mais valioso se é feito com prazer.
    Agora fazer disso profissão, ai vem o maior obstáculo.
    Vemos tanta gente boa galgando uma ascensão nesse meio e há tantas barreiras criadas por diversas camadas...mas,,,qual profissão não tem isso.

    Dá o primeiro passo que o resto vem depois
    Boa sorte

    Simonhead
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Silva Rock

    Boa sorte em seus projetos.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    26 anos...pela pergunta pensei que tinha 60.

    JJJ
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    "Estou velho... Tenho 26 anos"

    Parei aí.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/13
    · votar


    "Estou velho... Tenho 26 anos"

    Parei aí. (2)

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    "Estou velho... Tenho 26 anos"

    Chorei aqui.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Silva Rock

    "Estou velho e quero começar do zero"
    "Tenho 26 anos"

    Velho? Fala sério... Não seria mais interessante pesquisar, se aprofundar no tema? :D

    Vu te dar uma dica simples: pesquise e estude. Tem muito material didático aqui mesmo no FCC ou fora.

    ;)

    Dica: Tópico: "Caminhos para Viver de Música"

    Casper
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Caro Silva Rock:

    Se sua ambição é ser um virtuose como o Itzhak Perlman,
    26 anos é tarde mesmo. Mas se sua ambição é ser um músico
    mais, digamos, regular (99% de todos os músicos), a idade
    não é restrição.

    londrer
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Eu entendo o "Estou velho... tenho 26 anos"
    Quantos de nós começaram a tocar antes dos 15 anos?
    Quantos começaram antes dos 10 anos?
    E quantos de nós nem se lembram do primeiro contato, de tão cedo que foi?

    No mundo da música, apesar de todos querermos dizer que nunca é tarde para começar, porque não é mesmo, vemos prodígios e instrumentistas que desde cedo arrebentam e criam a falsa sensação de q qnt mais tarde, pior.

    Então quando alguém fala q se acha velho para começar, porque já tem 26 anos, não é um absurdo. É algo realmente desmotivador qrer começar algo novo, pq vc c sente um pateta (acreditem, eu estou começando a estudar flauta transversal, mas sou guitarrista... vc c sente um analfabeto).

    Silva Rock, NUNCA é tarde.
    E vc VAI se sentir um pateta tentando tocar os primeiros acordes e sentir uma dor no peito por não consegui fazer aquela maldita pestana.
    Mas a única coisa q pode t impedir de aprender e ficar bom no negocio é a sua disposição a conseguir e a sua capacidade d c dedicar a isso.

    Todos começam de algum lugar. O Zero.
    E só caminha c estudam.

    26 anos não é nada.
    40 anos não é nada.
    60 anos não é nada.

    Minha vó com 73 anos cansou na monotonia e virou artesã.

    Eu com 25 anos estou querendo aprender flauta transversal, e como já disse, tá foda, pq todo começo é foda.

    Mas vc só vai conseguir c começar.

    badari
    Membro
    # nov/13
    · votar


    londrer

    sabias palavras.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    londrer
    e sentir uma dor no peito por não consegui fazer aquela maldita pestana
    Aaaah, as benditas pestanas.... Pensei que nunca conseguiria fazer isso.

    GarrafaSK8
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    londrer
    Disse tudo !
    Até me motivou..

    Silva Rock
    Não desista do que gosta !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estou velho e quero começar do zero