Autor |
Mensagem |
Wild-Katuaba Membro Novato |
# out/13
Muito bem...
Estou começando a fazer personagens para o MUGEN *um jogo de luta, para quem não sabe*. E o que eu gostaria de perguntar é o seguinte:
Não importando qual personagem for; seja o Ryu, o Iori, o Pica-Pau, o Félix, enfim; como eu posso fazer uma música que combine tanto para o personagem quanto para o que estiver acontecendo num determinado momento *no caso acima, seria a música que toca durante a luta*?
|
Adler3x3 Veterano |
# nov/13
· votar
Wild-Katuaba
Nunca fiz composições neste sentido. Mas você pode: - observar a origem étnica do lutador; - criar um ritmo compatível com a origem étnica e o movimento da luta; - criar uma espécie de acordes e solo inicial para diferenciar cada lutador; - usar instrumentos compatíveis com o estilo étnico, mas deixando com cara de moderno, usando uma percussão e bateria e baixo fortes; - e fazer variações: Introdução , desenvolvimento da luta, algumas variações, algumas tensões ou pontos de auge, e o final que pode ser com vitória ou derrota, e daí a música pode mostrar isto, mais triste quando perde, e mais alegre quando ganha, e aparecem os quadros dos ganhadores/perdedores; - buscar referências em jogos similares de comprovado sucesso, e observar como foram feitos, não para simplesmente copiar ou imitar, mas para aprender a técnica, e depois desenvolver a sua própria técnica.
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
Além de observar a origem étnica, como bem citado pelo nosso companheiro Adler3x3, acho muito importante pensar no perfil psicológico que deveria ter cada personagem.
Ex.: Ryu: mais introspectivo, fechado, reflexivo, emocionalmente estável e forte, psicologicamente mais complexo > música segue a mesma tendência, harmonia mais complexa, mais passagens de tensão, étnica (japonesa), linha de baixo dominante, forte e introspectiva.
Ken: mais expansivo, arrogante, auto-confiante em excesso, personagem bem simples de entender > música mais expansiva também, ritmo um pouco mais acentuado, frases simples de resolver, sem muitos diminutos, linha de baixo mais básica só para segurar o tema principal, etc...
Chun-lee: se aproxima do perfil do Ryu, muito estrategista no seu estilo de luta, golpes muito programados, sem exageros > música: como no caso do Ryu tem um ar étnico (Chinês) e também mais introspectiva/reflexiva tem uns momentos em que o ritmo "desacelera" para dar um ar de relaxamento.
Zangief: como é um personagem de muita força física e disposto a "rachar o coco" uma linha de baixo incisiva com um timbrão bem encorpado (assim como o próprio personagem) é o que manda na parada.
Guile: a personificação do herói americano (militar) > música: simples, direta, com uma melodia bem óbvia em cima da diatônica maior e um ar "heróico", tipo um hino nacional.
Enfim, tem que pensar bastante nessas características para compor a música do personagem:
a) étnicas; b) psicológicas; c) físicas (também é importante, pense no exemplo do Zangief); d) do próprio estilo de luta do lutador (ex.: se o lutador tem um golpe principal que é executado rapidamente, é interessante a música conter um trecho rápido que se repita periodicamente)
|
Adler3x3 Veterano |
# nov/13
· votar
rcorts
Muito boas as suas dicas, complementou muito bem.
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
Adler3x3
Valeu. Obrigado.
|
KASSAMY-YOSHY Membro Novato |
# nov/13
· votar
olha vc primeiro precisa escolher um personagem por exemplo um jogador de futebol ou um aventureiro como eu fiz ou uma mulher com eu tbm fiz olha essa musica q eu fiiz pensando em uma garota q eu estou mto apaixonado: apenas uma mulher que me tira do serio apenas uma mulher que me deixa maluco que faz com q eu n enxergue o obvio apenas uma mulher que comprou meu coração mais sem dinheiro quando ela fala comigo eu fico sem ar ela consegui o que quer só lançando o seu charme uma mulher que me leva além das estrelas que me leva acima das nuvens que me leva prum lugar mais belo que o paraiso que me ganha com o seu sorriso eu faço tudo por ela ela não é apenas uma flor é mais delicada e mais bela o seu olhar vale mais que mil barras de ouro atravesso o deserto e dou uma volta ao mundo nadando pelo oceano só pra ver o rosto dela apenas uma mulher o meu mundo gira no mesmo ritmo do dela ela não é apenas uma flor é mais delicada e mais bela apenas uma mulher
ou essa outra q eu fiz p cupido olha: cupido hey cupido desaparece junto com tuas flechas sentimento dolorido,deixa todo mundo ferido mas pra outros é um sentimento colorido divertido pra não estragar tudo só vou ser amigo e além disso sou mto tímido hey vc larga de ser sínico agnte pode pegar fogo por alguem p depois levar um fora
hey cupido pq vc nã acerta de primeira sem fazer besteira ve se para de zoeira (4 vezes) hey cupido para de encher o saco da próxima vez vou te acertar com um taco se é p fica atirando nos outros brincando com sentimentos faça isso com os jumentos isso é pq vc não sente faz isso de novo q vc vai sair sem dente ve se para cara ninguém é demente vc acha q eu sou debiloide sou mto fã de pink floid eu sou rockeiro e vc só pode ser zoeiro onde ja se viu sai atirando em civil! hey cupido larga de ser enxerido cara metido,cuida da sua vida raiva acumulada um dia te acreto com uma enxada agora eu vou acertar seu coração só q com um facão
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
KASSAMY-YOSHY
Seja bem vindo ao FCC. Mas releia o post inicial deste tópico, você só pode estar de brincadeira, não é mesmo?
|
Ken Himura Veterano |
# nov/13
· votar
Wild-Katuaba É por aí mesmo, como disseram os amigos rcorts e Adler3x3.
Também vai depender do que você tem em mãos para usar na composição - por exemplo, tem jogos minimalistas que só tem sons de piano + cordas. Como jogo de luta costuma ter muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, vale à pena você ver se quer colocar muito "tumulto" na música também, ou fazer um contrapeso e usar músicas mais simples pra não desviar a atenção da ação (fórmula dos jogos de luta da Capcom, pode perceber que as músicas são geralmente simples e em loop).
|
Wild-Katuaba Membro Novato |
# nov/13
· votar
Obrigado pelas respostas que estão me ajudando demais. Só tenho uma pergunta em cima disso:
Na maioria das vezes as músicas-tema de jogos de luta são músicas instrumentais. Mas eu gostaria de fazer algo mais parecido com a série Power Instinct. Na maioria das vezes as músicas são cantadas e, sinceramente, é um dos motivos para que eu ame este jogo. O que eu quero perguntar é o seguinte: As canções tem que sobre o quê? Ambições do personagem, o estado de espírito dele ou tem algum outro motivo válido? Pois as músicas de Power Instinct são todas em japonês e eu não entendo japonês...
|
rcorts Veterano |
# nov/13
· votar
Wild-Katuaba
Não conheço esse Power Instinct, mas acho que para a temática das letras as mesmas dicas que foram dadas para o instrumental podem ser seguidas: etnia, perfil psicológico.
Ex.: uma letra improvisada aqui para o Ryu:
1º Pega aí umas ideias principais (imagens simbólicas)
a) alma do Japão b) disciplina pra vencer c) força que vem de dentro d) nenhum desafio é pequeno
etc... daria pra trabalhar mais nesta etapa:
Só vence a luta quem tem disciplina para vencer Das terras do Japão, de um lutador vem a alma Nunca subestimando uma luta ou guerreiro Sempre respeitando até o menor dos desafios E a força, de um guerreiro, vem de dentro do ser.
Bom, é claro que isso é só um esboço, mas acredito que partindo daí e ligando na melodia dava pra fazer uma letra inteira pra um personagem.
|