Let Me Go - Avril Lavigne

    Autor Mensagem
    Alexandre Díaz
    Membro Novato
    # out/13


    Olá, sou estou começando a aprender sobre acordes x escalas e etc. Tenho uma dúvida quanto a esta música, a cifra postada no cifraclub corresponde aos acordes da música, mas eu gostaria de entender melhor a composição. Até para improvisos posteriores.

    Tentei falar com o rapaz que postou a cifra mas ele não soube responder kk

    O tom parece ser em E sendo a escala: E F# G# A B C# D#
    Assim cabe apenas os acordes E B A, mas a música inclui D e G. Entendo que dever haver uma troca de tom constante na música ou algo do tipo.

    Alguém pode me dar uma luz? até no caso, para casos posteriores ou até mesmo para composição? Independente de instrumento.

    Filippo14
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Alexandre Díaz
    Sim, tem mudança tonal. Nesse cao, por ter 5 acordes maiores que apenas possuem as tríades é complicado tentar definir em que momentos que existem mudanças tonais, pois você pode solar em cima de uma música assim de infinitas formas. O que posso te dizer é que nunca vai existir um acorde de B e de D ou de E e de G na mesma escala. Isso acontece porque a relativa menor do D é o B, portanto em uma escala que possui o acorde de D maior só pode existir o acorde de Bm, da mesma forma o G e E, pois o E é relativo menor do G e deveria ser Em para se adequar ao mesmo tom dessa música.

    O cara que transcreveu essa música usou o E como tonalidade central. Contudo, se fosse para escolher tonalidades centrais, pensando em agregar o maior número de acordes dentro dela, as que seriam formadas são as de

    E sendo o jônio, formando os acordes de E - A - B maiores
    D sendo jônio, formando os acordes de D -G -A maiores
    A sendo jônio, formando os acordes de A - D -E maiores

    Nos três casos teriam sempre 2 acordes fora do tom.