Hamilton de Holanda

    Autor Mensagem
    laerte_a7x
    Veterano
    # set/13 · Editado por: laerte_a7x


    Eu tava assistindo uma espécie de documentário sobre a vida dele há uns 5 meses na TV Brasil e curti muito o trabalho dele. Foi a partir daí que comecei a ouvir choro. Fiquei de pesquisar pelos trabalhos dele bem como os de Deo Rian, Jacob do Bandolim, Yamandu Costa e etc mas acabei esquecendo.

    Só que essa noite ele tava no Programa do Jô (sim, eu assisto XD). Ele tocou umas músicas, fez um improviso com o Derico, falou um pouco da carreira, do dia em que tocou com o baixista do Led sem saber que este o era, falou que tem ouvido absoluto e mais um monte.

    O cara toca muito. Se não conhece, recomendo que ouça.

    Esse vídeo é de um tributo ao Renato Russo, chamado Renato Russo Sinfônico. Depois eu vou escrever um tópico sobre o evento. E nem pensem em passar na minha frente porque, se o fizerem, eu vou comer teu coração com farinha!



    Abraços.

    FBlues_rock
    Veterano
    # set/13 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    laerte_a7x
    Gosto bastante do Hamilton também, só "pulo" o Legião Urbana/Renato Russo... ;)

    Se quer pesquisar violão no choro, escute o trabalho do Raphael Rabello, que foi tido por muitos o melhor violonista brasileiro e do mundo (é subjetivo, não coloco ele à frente, mas tampouco atrás de alguns outros excelentes). Na minha opinião, muito melhor e com trabalho muito mais consistente que o Yamandú (que a propósito se espelha nele até nas parcerias que fez).

    mvrasseli
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Eu particularmente não acho que o Yamandú fica muito atrás do Rafael em termos técnicos. Lógico que o Yamandú já tinha formula do "sucesso" fazendo o mesmo caminho do Rafael. E o chorinho tem muitos nomes aí que merecem ser citados, é um estilo musical genuinamente brasileiro.

    FBlues_rock
    Veterano
    # set/13 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    mvrasseli
    Depende o que entende por "termo técnico". Se for mera execução, pode até dizer que o Yamandú consegue tocar mais rápido por mais tempo, já que tem hora que esquece da música e faz "shred no violão" (rs). Para mim é o problema dele, pode ser muito bom, quase genial, como pode tocar muitas notas ainda que sacrificando a melodia, improviso e arranjo... e o faz com frequência.

    Mas técnica vai muito, muito além disso, envolve harmonia, melodia, arranjo, expressão... e nisso não se comparam, Yamandú fica anos luz atrás dele.

    Por último, Raphael Rabello é muito mais que técnica (interpreta, não reproduz), não dá para comparar qualquer músico com ele apenas pela técnica.

    O Yamandú não segue o caminho dele, tenta copiá-lo; só que copiar um músico como o Raphael não dá :)

    Por fim, sim, tem muitos, muitos nomes que merecem ser citados, mas ele citou apenas grandes expoentes, pertinente citar Raphael no violão ;)

    laerte_a7x, desculpe desvirtuar, só quis compartilhar o nome com você (que talvez já conheça bem, mas na dúvida...)

    MMI
    Veterano
    # set/13
    · votar


    O Hamilton de Holanda é um músico sensacional, brilhante. A entrevista no Jô foi muito bacana, vale a pena assistir, ouvir as poucas músicas ali. Tenho alguns CDs dele, já gravou de chorinho até Beatles, tango, jazz no seu bandolim. Inclusive recentemente ele ia fazer um show aqui em SP com o Pat Martino, pena que foi cancelado.

    Como eu gosto e tenho estudado bastante bandolim, acompanho uns sites do instrumento. Vejo como ele é idolatrado nos EUA e Europa, principalmente, mas fico bem chateado quando aqui no Brasil vejo que pessoas não conhecem. Aliás, acho que nós brasileiros devíamos prestar alguma atenção no choro. É uma música muito rica, bonita e interessante de se estudar.

    Como ele comentou, o Jacob do Bandolim é um ícone, ainda hoje reconhecido em festivais como na França. Só como ilustração, na época a música que a galera aqui conhece como "Flight of Bumblebee" (o vôo da abelha) de Nikolai Rimsky-Korsakov inspirou o mestre Jacob a compor uma resposta a esta música, "O Vôo da Mosca". Essa sim, queria ver neguinho fazer fritação na guitarra com esta música... kkkkk

    makumbator
    Moderador
    # set/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    MMI

    Eu acho ele fenomenal, já assisti algumas apresentações e até workshops dele em festivais. Ele é top sem dúvida nenhuma!


    FBlues_rock
    mvrasseli

    Eu acho que o Rafael Rabello era de certo modo mais "musical" do que o Yamandú (enquanto esse último é até certo ponto mais extravagante). Mas é muito subjetivo e pessoal essa análise.

    FBlues_rock
    Veterano
    # set/13 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    makumbator
    Compartilho da opinião, até por isso disse sobre ele ser "muito mais que técnica".
    De fato, é mesmo subjetivo.
    Mas será que dá para exemplificar (hehe)? Seguem tocando a "mesma" música:

    Yamandú, no Jô:


    Raphael, na casa de um amigo:


    MMI
    Veterano
    # set/13
    · votar


    makumbator

    Mas eu queria ver o cara solando com o Pat! rs

    Compartilho a opinião sobre o Raphael, por isso ainda prefiro ele. ;-)

    FBlues_rock
    Veterano
    # set/13
    · votar


    laerte_a7x
    Bonito ou não isso daqui? :)



    laerte_a7x
    Veterano
    # out/13
    · votar


    mvrasseli
    FBlues_rock
    MMI
    makumbator

    Valeu pelos comentários. Nunca tinha ouvido falar no Raphael Rabello. Vou atrás do trabalho dele com certeza. Tanto ele quanto o Yamandu são gênios.

    FBlues_rock

    Bonito ou não isso daqui? :)

    Incrível!

    Keith.Scott
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Keith.Scott
    · votar


    laerte_a7x
    Cara... Hamilton de Holanda é monstro!
    Ele foi convidado especial no show de Béla Fleck & The Flecktones, em uma das vezes que vieram ao Brasil!
    Ele é padrinho do Festival Internacional Mandolines de Lunel...

    Agora, dá uma olhadinha na lista de convidados desse ano (padrinhos ou que serão "apadrinhados"), a qual inclui John Paul Jones, do Led Zeppelin:
    http://www.mandolinesdelunel.com/2013/home/

    Rafael.Guitar.YwT
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Comecei a ouvir Raphael Rabello faz pouco tempo, ouço com frequencia um CD dele de 1988 que chama Raphael Rabello mesmo. Pessoal ele tem alguma música própria? Pq se não me engano no cd de 1988 são arranjos adaptados dele, e que arranjos, depois de ouvir as músicas rearranjadas dele eu não consigo mais ouvir as originais kkkkkkk.

    E o Hamilton é sem palavras um senhor bandolinista, não achava muita graça no instrumento até conhecer o Hamilton, esse é o chorinho abrindo as mentes hehe

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Coloca o Marco Pereira aí para virar bagunça então hehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original