Autor |
Mensagem |
SG gabriell Membro Novato |
# set/13
Quero ser musico, entao eu escrevo varias musica ate que eu resolvi pedir a opiniao, nao sei se canto bem mais vai que, verdadeira
Monstros perfeitos
esses focos que dizem que sobre mim caira agua e fogo destroços jogados no chao e dizem tao pouco os loucos, que somos nos quem fazemos os monstros que se fazem de bobo tao lindos mais por dentro nao sao quem se diz ser sao aqueles que se mostram quando estao tao sós nao pensamos no que vem,apos e digamos que eu bati milhoes de vezes
criamos nossos monstros perfeitos idealizamos toda nossa fé e amor pusemos todos nossos conceitos em que acreditamos por um simples sim
em busca de aprovaçao pra algo maior ou desabamos e nos tornamos piores ou levantamos e ficamos melhor sentamos pensando naquilo que iremos fazer e olhamos a cidade inteira se criar feito um tapete parte por parte e a melhor arte e a que faz parte do cotidiano seu meu paz pra viver em paz mais o norte nao e por ai entao vem por aqui
criamos nossos monstros perfeitos idealizamos toda nossa fé e amor pusemos todos nossos conceitos em que acreditamos por um simples sim
pra dizer a verdade nao e nada de mais nem do muita importancia pro fazem e desfazem e querem vingaça nao estaremos tao sos sao aqueles que se mostram quando estao asos e quem sabe seja eu tu ele nos
|
SG gabriell Membro Novato |
# set/13
· votar
opiniao verdadeira
|
cafe_com_leite Veterano |
# set/13
· votar
Rapaz, eu particularmente gostei, tem alguns erros de ortografia aí, mas isso é de menos. Parabéns, foi a melhor letra que eu li até agora que postaram no FCC. Algumas frases me pareceu um pouco desconexas, mas pode ser por má interpretação minha. Flow
|
Aandreep Membro Novato |
# set/13
· votar
É tá quase, o tema é bom, só dá uma melhoradas em algumas frases que ficaram meio soltas.
|
MetalJames Membro |
# set/13
· votar
Antes de compor, é interessante ser amigo da língua portuguesa.
|
Slash_1989 Veterano |
# set/13
· votar
SG gabriell Recentemente fiz um curso de songwriting online com o Pat Pattinson. Segundo ele, os princípios fundamentais para se escrever uma letra são:
1) Quem esta falando? 2) Com quem? (esta falando) 3 Por que?
Antes de escrever uma música, pense e responda para você mesmo essas 3 questões. Depois escolha um ponto de vista para a música:
1) Terceira pessoa (ele era um cara legal, mas levou um fora da namorada) 2) Segunda pessoa (você é um cara legal, mas sua namorada de deu um fora) 3) Primeira pessoa (eu sou um cara legal, mas levei um fora da minha namorada) 4) "Direct Adress" (eu era um cara legal, mas VOCÊ me deu um fora)
Repare que quanto mais fundo vc vai no ponto de vista, mais intima se torna sua música, então é legal pensar isso antes de escrever.
Segundo o Pat, o que torna uma letra boa, é você jogar com a ideia de estabilidade VERSUS instabilidade. Tensão/relaxamento. Versos com números pares de linha tendem a serem mais estáveis do que versos com número impar de linhas. Versos de 3 linhas tendem a dar sensação de movimento pra música, versos com 5 linhas dão ênfase para a ultima linha, o que torna interessante colocar ideias mais importantes ali. Os esquemas de rima também ajudam a trabalhar com a estabilidade X instabilidade.
Depois de ter pensando sobre essas coisas, vc deve fazer um roteiro da letra, dividido em 3 caixas, de forma que cada caixa "ganhe mais peso" a medida que a música evolui
Primeira caixa Aqui você coloca a ideia inicial da música, por exemplo: "Eu estava andando na rua quando encontrei minha antiga namorada. Perguntei se tava tudo bem, como ela andava o que estava fazendo"
Segunda caixa Você deve expandir a ideia da primeira caixa, deixando ela mais densa: "Então eu comecei e dizer pra ela que eu fazia de tudo para nosso relacionamento dar certo, que eu era um cara muito legal, e eu amava ela"
Terceira caixa Aqui você expande o conceito das duas primeiras caixas, tornando mais profundo o conteúdo da letra. É nessa caixa que deve aparecer o POR QUE da sua musica, ou seja, o motivo que te fez escrever a letra: "Eu fiz tudo pra você, eu te amava, mas POR QUE você terminou comigo?"
Lembrando que a ideia das caixas é um roteiro, que pode ser um verso por caixa, com um refrão no meio de cada caixa, ou refrão, verso, ponte, sei lá... O importante eh que a música vá ganhando mais significado a cada caixa, e o real motivo da musica apareça na ultima caixa.
Quanto a sua letra, a ideia eh legal, mas acho que vc não elaborou ela o suficiente pra criar algo excitante, ta tudo muito jogado de forma aleatória. Talvez esses conceitos possam te ajudar!
|
Diego_o.0 Veterano |
# set/13
· votar
SG gabriell
Uma iniciativa corajosa mostrar sua letra assim, parabéns por isso! Achei a letra desconexa, mas isso não quer dizer nada. Essa é a minha opinião e não condiz com "a verdade suprema". Já pensou em uma melodia ou coisa parecida? Às vezes as letras ficam mais legais com a música.
Uma dica é ler bastante para obter vocabulário e incrementar a sua composição. Escute bastante música brasileira (caso não fale outra língua) para sacar como funciona a estrutura. Ouça coisas variadas, que fogem do que você mais conhece.
Té+
|
VelhoMoço Membro Novato |
# set/13
· votar
Cara eu achei legal mas você não tem medo de plágio? Tipo pode ser só paranoia minha isso mas eu acho meio perigoso. Tem muitas pessoas boas que frequentam o fórum mais podem ter muitas que não são. Mas é isso ai cara continue! Abraço.
|
MenteSuja Membro |
# set/13
· votar
SG gabriell Acredito que está boa, mas está com alguns erros de ortografia. Isso é importante ao criar letras! Outra coisa, você consegue encaixar ritmo e melodia nela? Se não, será apenas poesia, porque não é toda poesia que fica legal sendo musicada. Escrevo esse tipo de coisa desde que eu tinha 16 anos, só que tinha outro enfoque: as letras eu fazia tocando e cantando, e poesia eu tinha dificuldade em musicar. Na hora de cantar, você tem de ter o conhecimento da língua, e de como falar as coisas, evitar muitas repetições. Por exemplo, faria assim na primeira estrofe:
Esses focos dizem que sobre mim cairá água e fogo Destroços jogados no chão dizem tão pouco Os loucos somos nós, que fazemos os monstros Se fazem de bobo Tão lindos, mas por dentro não são quem dizem ser São aqueles que se mostram quando estão tão sós Não pensamos no que vem após E digamos que eu bati milhões de vezes
|
Simonhead Veterano |
# set/13
· votar
Slash_1989
Belo post, véi! Valeu por compartilhar a parada ai! \o
|