como gravar um album de musicas ineditas oficial?

    Autor Mensagem
    koveiro_guitar
    Veterano
    # ago/13


    assim eu tenho uma banda de harcore e tenho algunhas musicas ja . Agora queria saber o que eu tenho que fazer para gravar um album de musicas ineditas e lança-lo? Onde tenho q ir para fazer isso? E para ser destribuido pra todo brasil o que tenho que faze? E a divulgaçao do cd como é isso? Kk desculpa sou muito inicente nesse ramo nao sei como funciona tudo isso.. se alguem poder me dar uma luz agradeço

    koveiro_guitar
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Haa e quanto custaria tudo isso?

    koveiro_guitar
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Up

    Slash_1989
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    koveiro_guitar
    contrate um produtor.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Haa e quanto custaria tudo isso?

    pode custar 12 horas de estúdio pra gravar 12 faixas no estilo, 1, 2, 3, valendo e sai na paulada.... que será só um ensaio gravado não um álbum produzido ou gastar mais de milhões como foi o do Daft Punk

    --------------------------------------
    eu não tenho nada gravado nunca fui atras, nem sei se seria muito indicado pra te dizer alguma coisa, mas do que vejo das suas perguntas deste tópico e do outro

    elas estão muito no conceito dos anos 80/ 90 de achar um empresario caça talentos que vai te abrir a porta de uma gravadora e essa gravadora por gostar de vocês vai arriscar a grana dela gravando seu album distribuindo para o brasil pra ver o que é que dá, isso acabou, as tais gravadoras de hoje, nem sala de gravação tem
    --------------------------------------------------------------

    se eu tivesse uma banda autoral que caminho eu tentaria fazer
    procurar amigos com bandas da minha região que gravaram alguma coisa coisa que soa bem, nada de soa "maizomeno", aquele cd que você escuta e não tem nenhum intrumento atrapalhando de ouvir outra coisa, bem mixado, bem produzido... no estilo da sua banda, procurar os estudios mais bam bam bans da região e ver o que eles te oferecem
    aqueles onde aquelas bandas da sua região que você sabe que estão um passo a frente de você estão gravando
    veja se o estúdio te indica um produtor ou se tem um se informe sobre ele, não é pra chamar amigo da banda, nem a propria banda querer produzir, tem que ter alguém de fora pra ter uma visão que vocês não vão ter


    depois disso eu pensaria em um pacote pra gravar só 3 músicas só , com qualidade, tempo de estudio, tempo pra testar timbragem, amplis, tempo pra overdubs e entregar as faixas, isso vai uma grana, você vai achar aquele amigo do seu amigo que grava 12 pela metade do preço, que grava no quartinho do fundo da casa dele, mas será dinheiro jogado fora

    outro fato é que hoje você tem "uma" coisa a dizer, mas não tem 12 coisas a dizer, então acaba gravando coisa que depois de um tempo você que a música não serve

    --------------------------------------------------------------
    até dá pra pensar em prensar algum CD com essas 3 músicas, ainda tem gente que gosta, (gosta dado porque não tira 20 conto do bolso pra comprar um) entrega uns 2 ou 3no show pra quem tá mais curtindo a banda, geralmente mulher
    mulher quando gosta de banda leva as amigas delas juntos e isso leva mais homem junto e isso lota o bar


    -------------------------------------

    gravaria pelo menos um vídeo, no estilo filmagem em estudio com uma destas músicas ,
    tendo esse material eu até colocaria algum video tocando ao vivo em algum bar, mas editaria, pedaços de músicas, 30seg de cada tem sempre um fdp falando bobeira do lado da câmera, um que passa na frente, você virando pra trás pra tomar agua, coçando a orelha.... cortaria essas coisas
    e uma pagina no facebook com fotos editadas e um logotipo
    ---------------------------------------------------------------------- -

    distribuir um cd para todo o brasil resulta em você também poder estar em todo o Brasil, se você não chega através da novela, não chega através do faustão, então você tem que ir até lá pessoalmente onde seu público está
    se você são um pessoal que trampa em outro emprego em horário comercial, então vão tocar próximo na sexta e da pra esticar no sábado, mas a distancia não vai passar de 300km, (4h de viagem) ou até arriscar 500km, (6h de viagem) nisso você já tem que pensar se tem carro pra isso, (dois carros) se a paga vai ser maior do que a estrada e o pedágio vai comer, se tem onde dormir depois do show
    -----------------------------------------------------
    onde vão vender seu CD?, minha cidade tem mais de 50.000 habitantes, só tem uma loja que sobreviveu, que shopping tem loja de CD hoje em dia?
    venda seu CD pelo próprio site da banda, manda por correio

    tem um vídeo no yotube do Edu Falaschi reclamando que os fãs não compram CDs da banda dele, quanto mais de quem tá começando

    Ramsay
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    koveiro_guitar

    Depois dessa aula do fernando tecladista, eu afirmo que, com exceção do Sepultura, bandas de hard-core não tem chance de fazer sucesso aqui, sendo mais provável (se for acima da média) fazer algum sucesso nos USA ou Reino Unido (Inglaterra).

    Mas, se for só pra gravar um album de músicas inéditas, é só ir em algum stúdio e gravar, simples assim...

    koveiro_guitar
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    O que é prensar CD??

    makumbator
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    koveiro_guitar

    É o processo industrial de fabricação do disco.

    koveiro_guitar
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    fernando tecladista
    boa dica, quero divulgar minha banda pelo Brasil, o q eu quis perguntar e o seguinte.. como faz pra gravar aquele CD original aqueles q as bandas famosa lança?

    koveiro_guitar
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    makumbator
    Como assim processo industrial de fabricação de disco?
    Pode me explicar melhor sobre isso?

    makumbator
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    koveiro_guitar

    É o processo em que o disco é fabricado em laboratório.

    http://www.play-r.com.br/?servicos=prensagem-de-cds

    koveiro_guitar
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    E isso q os artistas fazem com cds q eles lançao?

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    koveiro_guitar
    todo o processo "material" de ter um CD tem no site acima, encarte e prensagem

    fora isso você tem que registrar suas músicas, também tem que registrar o nome de sua banda

    tem alguns tópicos já falando sobre registro aqui pelo cifraclub:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/43375/#3950438

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/65723/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/51515/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/119059/#2829669

    então se você registrar suas músicas, fazer a gravação bacana como comentei e usar um serviço desses de prensagem você terá seu CD
    1.000 cópias encaixotadas no seu quarto pra você se virar e distribuir

    --------------------------------------------------------------------------------

    E isso q os artistas fazem com cds q eles lançao?
    talvez o caminho seja outro, outras empresas que fazem por atacado, que trabalham de 1.000.000 de cópias e o preço sai mais em conta
    mas esse ai acima pode ser um caminho pra quem ainda não chegou lá

    pra gravar em sí e ter o CD é facil é só ter grana, só acho que com pouca grana e pessoas no ramo não tão esperientes o serviço fica porco e você queima o filme, então se for fazer faça bem feito

    querendo ou não quando você entra em uma loja ou site pra comprar CD de uma banda que você nunca viu, a primeira coisa que você vê é a capa dele, se te chamar atenção você vai olhar os nomes das músicas pra ver se ai já te dá uma ideia do que tem lá dentro, então você vai ouvir a primeira faixa, se esta não chamou atenção você já descarta a ideia da compra

    talvez você escute uma indicação de algum amigo "escuta fulano que é bom" a primeira coisa que se faz é entrar no youtube pra ver quem são os caras e de onde são, se gostou procura o site pra ver agenda e se toca na região, fora isso duvido que alguem vá na loja de CD pra procurar CD dessa banda
    loja de CD é uma empresa igual supermercado, vende o que o povo procura, vende marca conhecida, o que eu não conheço eu passo reto no supermercado

    o complicado em sí é achar alguém do ramo que faça a banda subir que tenha bons contatos, isso não tem formula, ou você dá sorte de que no dia certo o cara vê sua banda e goste dela, ele pode até amar sua banda, mas dele enchergar mercado nacional pra ela é outra coisa

    koveiro_guitar
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    fernando tecladista
    Po valew vc ja me tirou muitas duvidas que eu tinha..
    Pelo jeito vc entende do assunto... tem facebook? Ae eu te add la pra qualquer duvida??

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Pelo jeito vc entende do assunto...
    na verdade não sei se sei :P
    nunca gravei nada, tenho até uma certa "rec fobia" de estudio, nunca acho que minhas coisas estão perfeitas, gosto da coisa ao vivo

    mas já faz mais de 20 anos que toco por ai
    então já vi muito amigo meu se estrepar em gastar uma grana, se iludir que ia gravar cd e em 6 meses estaria famoso, que as rádios iriam tocar sem jabá,

    economizou um pouco ali no estudio, fez gravação com cara de arquivo midi de playback, fez o encarte do CD com cara de powerpoint
    o "vou gravar com meu amigo que se eu gravar 2 ele faz a 3 na faixa"
    fulano faz a capa porque ele sabe mexer com computador

    até vendeu o carro pra prensar o cd, no final a banda briga e fica aquele monte de material entulhado em casa

    koveiro_guitar
    Veterano
    # set/13
    · votar


    É ae e foda. Quanto gastaria pra fazer tudo isso?

    d joe hard
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Esse é um tema curioso,eu tenho MUUUUUUUUUITA vontade de gravar,mas eu nem banda tenho ainda,kk' então fica só na vontade.
    mas a questão mesmo é que eu ODEIO os métodos de gravação de hoje em dia,tudo soa meio limpo demais,slá,até mesmo as gravações remasterizadas de vinil soam melhor do que oq é gravado no estúdio hj em dia...slá,pode ser coisa da minha cabeça,mas quando eu for gravar,espero que seja com 'banda ao vivo" sem ficar fazendo overdubs e tal e de uma forma mais "crua" "suja" e "rasgada" e tal...
    só não sei COMO vou fazer isso,então,se alguém tiver dicas aê,ficarei feliz em ler,kkk'
    mas será que alguém tem essa mesma impressão que eu?slá...parecia que na época do vinil o som era bem mais visceral...

    makumbator
    Moderador
    # set/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    d joe hard
    só não sei COMO vou fazer isso,então,se alguém tiver dicas aê,ficarei feliz em ler,kkk'

    Ué, se fizer questão, basta dizer que quer gravar o máximo de instrumentos ao vivo.Qualquer bom estúdio tem que estar pronto para isso.

    No caso de música com voz, provavelmente vão te pedir para gravar o vocal definitivo depois, mas o instrumental em geral dá para fazer.

    MAS a banda precisa ser boa e estar EXTREMAMENTE ensaiada. Não pode ser mais ou menos, pois se um errar, tem que jogar tudo fora. A "síndrome do rec" deve ser levada em conta nesse momento. Não é qualquer grupo que consegue fazer isso.

    Outro ponto é que a mixagem pode ficar um pouco mais restritiva depois, por conta de certos vazamentos que ocorrerão, então é tudo uma questão de compromisso aqui e ali.

    Mas em muitos estilos ainda é assim que se grava: música erudita, jazz tradicional, pequenos grupos instrumentais, etc...

    koveiro_guitar
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Outra coisa que gostaria de saber, o que e um selo e pra que serve?
    Sempre tem colado na capa de um cd original.

    Rednef2
    Veterano
    # set/13
    · votar


    fernando tecladista
    pow 20 anos?

    cara tira uma duvida minha sobre isso.

    Na sua opinião, no futuro (ou então até mesmo no presente) não vai mais existir aquele tipo de musico que vive só do que ganha com a banda ( a não ser que seja sideman)? daqui pra frente quem quiser ser musico tem que ter em mente que vai precisar de um emprego paralelo?

    d joe hard
    Veterano
    # set/13
    · votar


    makumbator
    Pode crer,o plano é esse mesmo....se bem que na época "analógica" até a gravação por trilhas soava mais visceral e verdadeira do que hoje em dia...o lance é gravar usando rolos de fita e tal,haha'
    não mas sério,esse é um tema que me incomoda bastante,talvez nem tanto agr,mas quando eu for gravar pra valer...
    pq veja bem,eu quero gravar hard rock,e o hard de hj em dia é bem diferente,ou é pop demais,ou é metal(isso tbm é culpa das bandas,mas n todas,mtas são realmente demais).
    o lance é arranjar aquele jogo de microfones vintage pra gravar tudo,hahah'
    mas,falando sério...por exemplo,uma banda do Brasil(hard,ou com influências hard) hj em dia é o Kiara Rocks,e com td respeito ao trabalho dos caras e tal,sei que ser músico hj em dia no brasil é difícil e tal...
    mas eu não quero soar como eles!(nada contra,eu só gostaria de soar diferente mesmo...algo menos "esta década" kkk)
    eu gostaria mto que a gravação soasse como o Led Zeppelin I ou II ou como Appetite for destruction(mas é claro que não é só a gravação que vai determinar isso,a habilidade entra aí,mas eu ñ quero ser uma cópia tbm n),sujo cru,sem "ar" demais na gravação sem mtos "espaços",sem aquela captação surreal do microfone,que capta até a passagem de ar da porta do estúdio...sabe,eu não quero que soe igual,mas pelo menos nessa linha...hj em dia as coisas parecem meio artificiais no estúdio...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como gravar um album de musicas ineditas oficial?