Contrabaixo no jazz

    Autor Mensagem
    victorg3
    Veterano
    # jul/13


    Olá, não sei se alguém sabe o por que disso aqui, mas notei e achei muito estranho que em diversas bandas atuais de jazz, principalmente quando o contrabaixo vai solar, ele parece muito desafinado... é só ouvir qualquer banda de jazz que aparece, n sei citar um músico em específico, mas sempre tem. Note que o contrabaixo tradicional, sem trastes e acústico...
    Valeu

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    sei lá
    acho estranho questionar isso, tão estranho quanto questionar os bends de guitarra em blues

    Note que o contrabaixo tradicional, sem trastes e acústico...
    como você já disse é sem traste nunca você pega 100% a nota no lugar, sempre vai ter uma coma por ai

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    O baixo no jazz é o instrumento mais mirabolante de todos, tempos, melodias estranhos. Doidão

    victorg3
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    acho estranho questionar isso, tão estranho quanto questionar os bends de guitarra em blues
    Não é tão estranho quanto... a guitarra, o sax e o piano nunca tão desafinados, mas o contrabaixo sim...

    como você já disse é sem traste nunca você pega 100% a nota no lugar, sempre vai ter uma coma por ai

    Cara os cellos nas orquestras tb são sem trastes e nem por isso soam desafinados, e eu n falo de uma desafinada ou outra, e sim o tempo todo.

    junior.rocha
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Uma coisa é o baixo estar desafinado, outra é o instrumentista executar uma nota que naturalmente não está no campo harmônico dos demais mas é complementar. Se você tiver um vídeo com exemplo para entender o que você quer dizer, seria de grande ajuda.

    []'s

    victorg3
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Se você tiver um vídeo com exemplo para entender o que você quer dizer, seria de grande ajuda.
    Aqui está: https://www.youtube.com/watch?v=gfRJ2zG1x0U
    Eu já ouvi o alguns mais chocantes, mas esse sintetiza o suficiente.

    Spect
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Você tá confundindo dissonante com desafinado.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Você tá confundindo dissonante com desafinado (2)

    junior.rocha
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Deixei o tópico morrer. Quando chegar em casa vou analisar que tom está a música e o quê o baixista tá tocando... mas o pessoal tá certo:

    "... Você tá confundindo dissonante com desafinado..."

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Contrabaixo no jazz