(Só para proggers) Qual é a obra máxima do Rock Progressivo?

Autor Mensagem
d.u.n.h.a.
Veterano
# jun/13
· votar


Lelo Mig
Entendo...
Ma verdade perguntei isso pra poder fazer a seguinte pergunta: Que outra banda nesse estilo do Animals as Leaders você recomenda?

Haha, desculpe a enrolação, mas como você manja de prog, queria umas indicações mais nessa onda aí...

Valeu!

Lelo Mig
Membro
# jun/13
· votar


d.u.n.h.a.

Hummm...tentando lembrar alguns contemporâneos deles, meio na mesma onda...

Experimente esses: (Obs: Depois me diga se gostou, se é por aí...)














d.u.n.h.a.
Veterano
# jun/13
· votar


Lelo Mig
Cacilds, tirando Scale the Summit não conhecia nenhum outra...
Era isso aí que eu tava atrás, sensacional! Essas Mestis é muito boa hein?? Uma onda bem assim que eu tava atrás...

Valeu mesmo man!

Bruno Floyd
Veterano
# jun/13
· votar


Yes, close to the edge, é o melhor pra mim.

d.u.n.h.a.
Veterano
# jun/13
· votar


Lelo Mig
Cara, é o seguinte...
Essa noite fui na casa de um amigo com um povo pra fazer uma jogatina de vídeo-games vintage (sim eu sou nerd. sim eu sou muito nerd) e levei uns CDs que eu baixei dessas bandas que você me mostrou, Blotted Science, TRAM, Textures e Mestis. Além de Animals as Leaders, Meshuggah e Scale the Summit.

Todo mundo mandou te agradecer e falou que você é foda pra cacete haha
Valeu Lelo!!!

Lelo Mig
Membro
# jun/13
· votar


d.u.n.h.a.

Oba! Obrigado...fico feliz que as dicas tenham agradado!

Depois eu passo mais algumas nessa praia que tu curte.... têm uma galera boa, com ótimos músicos e bastante criativos nessa onda. Além de serem bastante ecléticos, os caras vão do jazz ao trash metal, sem dó...hehehe. Eu gosto disso.

d.u.n.h.a.
Veterano
# jun/13
· votar


Lelo Mig
Verdade cara! O álbum Lingua Franca do T.R.A.M. é sensacional... Um secundo tá uma 8 cordas tocando um power chord com uma puta distorção e no outro segundo começa um trompete solar um jazz hahaha

cafe_com_leite
Veterano
# jun/13
· votar


Lelo Mig
Mais uma perguntinha hehehe,
a banda tool, tu deve conhecer com certeza, qual a sua opinião sobre ela, e em que subgênero ela se encaixa?

JJJ
Veterano
# jun/13
· votar


Pra mim, "obra" é o disco todo.

Nesse sentido, de prog, eu destacaria:

Pink Floyd:
The Dark Side of the Moon, Meddle e Wish you were Here

Yes:
Fragile e Close to the Edge

Genesis:
Selling England by the Pound

ELP:
Brain Salad Surgery e Tarkus

Pra mim, essas são as quatro grandes bandas de prog. Claro que há várias outras, mas essas são as "top".

De brazucas, Tudo foi Feito Pelo Sol, dos Mutantes, é um marco.

De artistas solo, destaco os primeiros trabalhos do Rick Wakeman (Seis Esposas de Henrique VIII, Viagem ao Centro da Terra e Rei Arthur).

E, se considerarem Rush como prog (algo discutível...): 2112, seguido de perto por Farewell to Kings, Hemispheres, Permanent Waves e Moving Pictures são obras primas também.

Desculpem a lista enorme, mas um só álbum, pra mim, seria impossível...

Lelo Mig
Membro
# jun/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

E, se considerarem Rush como prog (algo discutível...)

Creio que os álbuns 2112, A Farewwll To Kings e Hemispheres, sem dúvida alguma são "inteiros" Prog.

cafe_com_leite

Conheço o Tool sim. E gosto de muitas coisas, acho uma banda bem legal!

Olha ele se encaixa na mesma descrição que dei para o "Animals as Leader", ou seja, é da nova safra, influenciado pelo movimento, mas não parte "inclusa" nele.

Normalmente o encaixam junto com os "Prog Metal", sem dúvida ele é pesado, mas acho o Tool diferente da maioria, é menos "Melódico" e menos "rápido", ele é mais "Doom", até por isso eu prefiro ele ao invés desses muito "melódicos firulentos".

tito lemos
Veterano
# jun/13 · Editado por: tito lemos
· votar


JJJ

E, se considerarem Rush como prog (algo discutível...): 2112, seguido de perto por Farewell to Kings, Hemispheres, Permanent Waves e Moving Pictures são obras primas também.

Rush teve uma fase prog sim, justamente os discos que você citou. Se bem que a partir do Permanent Waves, eles começaram a tornar as canções mais enxutas, entrando na não menos interessante fase "teclado" a partir do disco Signals até o disco Presto.

Pra mim, "obra" é o disco todo.

Bom, as bandas progressivas realmente primavam pelo disco como um todo. Mas falo a nível de música individual porque nem sempre a música mais marcante de uma banda está em seu melhor disco.

Exemplos: Considero "Supper's Ready" a mais fantástica suíte progressiva, mas está no disco "Foxtrot", que não considero o melhor álbum do Genesis.

Outro exemplo: "Jacob's Ladder" é pra mim o som mais genial do Rush. Não está no seu disco mais marcante, "Moving Pictures" (na minha opinião, obviamente).

Lelo Mig
Membro
# jun/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


tito lemos

Bom, como disse, não consigo eleger UMA só...hehehe.

Mas, prá deixar registrado, uma música que mexeu demais comigo quando ouvi, foi Shine On Crazy Diamond.

Essa música aconteceu justamente num período onde eu tava ouvindo muito Sabbath, Led e Deep Purple (todos esses grupos tiveram grandes lançamentos nesse período), e quando ouvi Shine, a guitarra delicada e triste, em paradoxo as guitarras pesadas e agressivas dos 3 citados, me chamou demais à atenção.

Lembro, que varei uma noite ouvindo esse álbum sem parar e por vezes fiquei emocionado. Talvez por isso, Wish You Were Here, seja meu álbum favorito do Pink Floyd. E onde acho que o Gilmour mais acertou a mão, apesar dele nunca errar....heheheh.


Até hoje acho os solos de Shine On Crazy Diamond entre os mais perfeitos de todos os tempos.




Lelo Mig
Membro
# jun/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


d.u.n.h.a.

Aqui vai algumas outras bandas modernas que descobri em minhas pesquisas, achei muito legais e tenho ouvido e também prá vocês não dizerem que eu só ouço velharias...


Se você curtir, ou não, dê um retorno prá eu saber o que achou.









JJJ
Veterano
# jun/13
· votar


tito lemos
Bom, as bandas progressivas realmente primavam pelo disco como um todo. Mas falo a nível de música individual porque nem sempre a música mais marcante de uma banda está em seu melhor disco.

Tudo bem... mas se formos ver por música, aí começam a entrar bandas que não são progressivas... Por exemplo: In The Light e Kashmir (Led Zeppelin) são totalmente "prog" ao meu ver (e do mais alto nível, diga-se de passagem! rs)

cafe_com_leite
Veterano
# jun/13
· votar


Lelo Mig
Po, gostei dessa Ozric Tentacles, achei mais "organizado" haha, legal esse clima místico que o sintetizador dá (acho que é isso que dá aquele som de fundo)

Cara, tu devia fazer um livro, sério, eu compraria.

maidenman
Veterano
# jun/13
· votar


Opa! Estranho n citarem Rush. 2112 é uma obra prog linda.

Bem, n existe "obra maxima". O prog é unico. Suas melodias sao distintas, mas na minha opiniao, Close To The Edge é a minha obra preferida. A unica musica q chega perto de CTTE, pra mim, pasmem: Octavarium.

(prevejo gente me apedrejando)

tito lemos
Veterano
# jun/13
· votar


maidenman
Opa! Estranho n citarem Rush. 2112 é uma obra prog linda.

Já foi citado Rush sim brother. Rush teve uma fase prog magnífica.

Quanto a "Octavarium", de fato é uma belíssima suíte.

Lembrei de outra suíte de uma banda atual: "All Of The Above" do Transatlantic.

JJJ
Veterano
# jun/13
· votar


maidenman
Eu citei 2112...

Como música única e "grande", acho que várias chegam perto de Close To The Edge. Algumas, de cabeça, na minha opinião:

The Gates of Delirium e The Revealing Science of God - do próprio Yes
Echoes, Shine On You Crazy Diamond, Dogs e Atom Heart Mother - Pink Floyd
Xanadu, Cygnus X-1 Book II Hemispheres e a própria 2112 - Rush
Thick as a Brick - Jethro Tull

Algumas delas (inclusive a própria CTTE) são divididas em partes. Estou supondo aqui como se fossem uma música só.

tito lemos
Veterano
# jun/13
· votar


Por falar em música dividida em partes, lembrei aqui da "The Whirlwind", do Transatlantic: mais de 70 minutos de música. Mas não sou muito fã dela.

Do Transatlantic, destaco: "All Of The Above", "Duel With The Devil" e "Stranger In Your Soul", as 3 com cerca de meia hora cada. E não cansam.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/13
· votar


Lelo Mig
E algumas delas, como o Dream Theater, que não considero Prog, têm enfoque muito maior no virtuosismo individual de seus integrantes do que na elaboração de um "trabalho revolucionário", as canções, são meras rotas aéreas para os "vôos" de seus músicos.

Sim, as músicas deles são bem voltadas para o virtuosismo, porém os primeiros álbuns como Images and Word, Awake e Falling into Ifinity tem ideias interessantes, não é só firulas, Images and Word ao meu ver tem uma musicalidade incrível, com algumas misturas interessantes de gêneros como Take The Time. Além de uma mistura bem feita do prog com o metal. Ai do Scenes from a memory eles foram se perdendo gradativamente nas firulas exageradas, apesar do Scenes ser um álbum muito foda.

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14
· votar


Esse tópico é lindo cara =,) tenho que ouvir as bandas que estão aqui o/

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14
· votar


É incrível como eu to achando Embryo incrível agora. O prog é um negócio que tu vai amadurecendo gradativamente, quanto mais música tu ouve, mais longe se consegue ir nesse gênero.

Valeu Lelo Mig, escreva um livro com o seguinte título:

"Bandas que você deve conhecer pra não ser um ignorante músical"

huahauahua. Compraria certamente o/

Hawklord
Veterano
# mai/14
· votar


Na minha opinião Da Futura do Magma é uma das grandes obras-primas esquecidas do progressivo.


Filippo14
Veterano
# mai/14
· votar


cafe_com_leite
O Scenes para mim é um album absurdo de bom, gosto muito, acho ele um dos mais "leves" do DT e que busca muitas ideias muito loucas, como imaginação ativa e tudo mais, uma viagem foda!!!

Um álbum que eu gosto muito é o Tales from Topographic Oceans do Yes. Nossa, acho animal, Rituals é fodástica.

Abração

msp1909
Veterano
# mai/14
· votar


Sou muito fã de Pink Floyd! Pra mim deveria ser considerados patrimônio da humanidade pela Unesco! haha

Falando de bandas brasileiras, tem também a banda Som Nosso de Cada Dia. O album Snegs é fenomenal! Pra quem não conhece vale a pena dar uma conferida.



E tem também a banda Cartoon. Musicos excelentes!!! Composições mais ainda! Não sei se ela se encaixa bem com os clássicos citados, mas definitivamente o som deles não é convencional!



msp1909
Veterano
# mai/14
· votar


Falei da banda Cartoon e postei o primeiro album deles, o Martelo.
Esse aqui é o segundo, o Bigorna. E o terceiro chama Estribo. Fenomenal a ideia do nome desse albuns. Acho o Bigorna é mais Prog que o Martelo.



Johnny Favorite
Veterano
# mai/14
· votar


Lelo Mig
Ta curtindo mesmo o animal as leaders rrsrsr

Johnny Favorite
Veterano
# mai/14
· votar


tive a oportunidade de ver gong ao vivo esse ano e achei alucinante

Johnny Favorite
Veterano
# mai/14
· votar


Lelo Mig

alias, se vc curtiu aquele do embryo de 1979 ent'ao provavelmente vai gosta de pedra branca

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14
· votar


Johnny Favorite
Ta curtindo mesmo o animal as leaders rrsrsr
Ouvir o Lelo falando que curte AAL é até egraçado haha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a (Só para proggers) Qual é a obra máxima do Rock Progressivo?