Entrando no maravilhoso mundo do jazz.

    Autor Mensagem
    Macjack.
    Membro
    # abr/13


    Olá amigos do fcc.
    Sou mais um dos que começaram a tocar guitarra porque ouvia uma banda meio pesada e curtia muito os solos e tal, mas logo depois de conhecer mais o mundo musical, se impressionou por estilos como o funk, o blues e o jazz. Hoje eu tava arrumando umas estantes aqui de casa, e mexendo em uns cds eu encontrei um cd do Miles Davis, logo coloquei no aparelho de som, e to achando fod#. Logo gostaria de pedir dicas de bandas/músicos/compositores, para conhecer mais esse maravilhoso estilo musical.

    guizimm
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    cara, eu fiz um tópico mais ou menos parecido pedindo sugestões pra ouvir jazz, fuça no meu perfil, é um tópico mais recente meu, tem 4 paginas de vídeos e tbm postaram série de documentários muito bons sobre esse estilo, dá uma olhada

    Hawklord
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Hawklord
    · votar


    Jazz mais clássico:
    John Coltrane

    Thelonious Monk

    Charles Mingus


    Um pouco de fusion:
    The Mahavishnu Orchestra

    Miles Davis

    Frank Zappa


    E se quiser, um pouco de Free Jazz, Avant-Gard Jazz
    Ornette Coleman

    Sun Ra


    Acho que isso já ajuda a dar uma ideia boa de vários estilos diferentes de jazz e fusion.

    guizimm
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    só pra constar, Charles Mingus é foda

    cafe_com_leite
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Eu duvido que se fosse um tópico perguntando sobre new metal ele estaria aberto ainda. Mas ae procure por george benson, não éjazz puro mas é um improvisador foda na guitar, wes montgomery (não sei como escreve), e tem um que não é jazz puro mas tem muito influência dele, chama-se guthie govan. Esses 3 eu gostei bastante, e tem o John Contrane também, que dizem que é o maior improvisador foda também, sei lá.

    mrs.blues
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Tem um cd do Mingus chamando "Mingus Ah Um", adoro ouvir.

    guizimm
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Macjack.
    se quer um cara foda na guitarra jazz, minha recomendação é joe pass, procura pela versão dele de summertime, foda bagarai

    mvrasseli
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Macjack.
    Tem o herbie Hancock que é um dos grandes nomes do Jazz/Funk/Fusion. O Herbie tem músicas desde as mais simples até músicas vanguardistas.

    Macjack.
    Membro
    # mai/13
    · votar


    guizimm
    Pô, o pior que nem curto muito jazz na guitarra, só umas improvisações, mas nada a mais, mas com certeza vou olhar sim. Curto um jazz com aquela bateria bem calma, o piano e os sopros.

    MenteSuja
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Macjack.
    Olha, eu curto mais rock, mas cheguei a aprender um pouco de blues e jazz, sem me aprofundar muito. Mas do que conheço e acho que vale a pena qualquer guitarrista ouvir são: Wes Montgomery, John Scofield, Scott Henderson (esse é de fusion). E Miles Davis todo ser humano do planeta deveria ouvir! Rsrsrs

    guizimm
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Macjack.
    tbm curto só umas improvisações, mas esse cara manda muito, é exatamente o que eu curto de guitarra jazz

    tiohendrix
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: tiohendrix
    · votar


    Tem o documentário Jazz do ken burns que é fenomenal, tem vários filmes e documentários sobre o assunto como BIRD, com direção do Clint eastwood, o do Glen Miller, o doc round midnigth e etc.

    Comprei e estou lendo A historia social do Jazz de eric j. Hoobsbawn que é incrivel, um clássico. Como guitarrista aconselho escutar Joe Pass o virtuoso I e II , Django Reinhardt, al di meola e john Maclaughlin, Helio Delmiro, a obra de Laurindo de Almeida, Baden Powell, nao vai se arrepender.
    Desculpe a grafia errada de alguns nomes, estou digitando no Tablet e saiu tudo meio torto, principalmente com o corretor ortográfico.
    Inicialmente tambem recomendo escutar algumas boas coletâneas para conhecer os vários estilos e descobrir a sua preferencia para se aprofundar nos artistas afins, afinal o Jazz é um universo a parte, Duke, Miles, Coltrane, Parker, Armstrong, Gillespie e Monk agradecem a preferencia. Abraços e divirta-se, e não se esqueça, apesar de parecer sisudo, o Jazz é diversão, pura e simples .
    Dica:
    http://www.jornalopcao.com.br/posts/opcao-cultural/as-100-maiores-canc oes-de-jazz-da-historia-com-video-e-audio-incorporados

    http://jazz24.org/jazz-100/

    Julia Hardy
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Eu duvido que se fosse um tópico perguntando sobre new metal ele estaria aberto ainda

    relativo.


    Perfeito


    Miles Davis


    Barney Kessel


    jucasambora
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Marcando pra ver com calma um dia... rsrsrsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Entrando no maravilhoso mundo do jazz.