Escalas X Notas

    Autor Mensagem
    eldesdichado
    Membro
    # abr/13


    Ola pessoal, estou com uma dúvida, toco violão a um ano(autodidata), e comecei a aproximadamente dois meses tocar sax alto, estou matriculado em uma escola e tudo, dai surgiu uma dúvida, meu professor me explicou mas eu continuo sem entender, e a questão da escala maior e menor, com a escala maior, formamos acordes maiores(em instrumentos como violão, teclado e etc), dessa forma também funciona com a escala menor para acordes menos, porem e correto afirmar que temos NOTAS menores no braço do violão e outros instrumentos, assim como temos NOTAS maiores, atenção, são notas e não acordes...

    _________________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Favor ler as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Já existe(m) tópico(s) relacionado(s) a este assunto.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/303279/relacionados.html

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    Filippo14
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    eldesdichado
    Cara, acho que você deve ter entendido mal o que ele quis dizer. A escala maior natural (jônio dos modos gregos) gera os 7 acordes do campo harmônico maior começando pelo acorde I ( seria um acorde maior com 7M ), que daria nome a tonalidade.

    Ex:
    C-D-E-F-G-A-B-C

    pegando a tríade do primeiro acorde desse campo harmônico maior têm-se:
    C-E-G que formaria o acorde de C maior ( a tétrade seria C7M)

    Já a escala menor natural seria a mesma escala só que começando pelo 6º grau (relativo menor) da escala maior natural, no exemplo dado seria a nota A, ficando assim:

    A-B-C-D-E-F-G-A

    Não existem notas menores nem maiores, dependendo da tonalidade cada nota pode adquirir qualquer função harmônica.

    PS- Estude e use a busca sobre Modos Gregos e Campo Harmônico Maior Natural

    Abraço

    tchedovollosky
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: tchedovollosky
    · votar


    eldesdichado
    porem e correto afirmar que temos NOTAS menores no braço do violão e outros instrumentos, assim como temos NOTAS maiores, atenção, são notas e não acordes...

    Desconheço qualquer NOTA menor.
    Conheço ACORDES menores.

    Pode ser um vício de linguagem que o seu professor tenha adquirido e fique atento para que isso não venha ser um vício para ti também!

    Conheço um baixista autodidata que dá aulas de violão (já começou errado rsrs) que tem esse habito de dizer que tudo é NOTA, tipo:

    - Essa música só tem 3 notas: Dó maior, Fá maior e Sol maior.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    me acabo de rir com isso. O pior é que o cara se acha o tal, por isso nem perco meu tempo tentando corrigi-lo.

    P.S.: Na verdade olhando pelo lado teórico tudo é NOTA mesmo, porque as notas formam as escalas que formam os arpejos que formam os acordes... e assim vai. Mas em acordes, escalas, arpejos temos INTERVALOS MENORES que dependendo da escala ela pode ser maiso. menor, aumentada, diminuta, dominante etc ...e assim vai novamente.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Escalas X Notas