Qual sua opinião sobre os críticos musicais?

    Autor Mensagem
    sanabria
    Veterano
    # mar/13


    O que acham deles???

    Acham que eles sempre tem razão??

    Quais criticos vocês conhecem???

    Abraços!!

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13
    · votar


    sanabria

    Não acho que eles sempre têm razão, nem que nunca têm razão....

    Muita gente tem mania de dizer que crítico só fala merda e que é artista frustrado... mas eu não concordo.

    Ele nada mais é do que um comentarista, que critica uma obra ou artista sob seu ponto de vista... para ELE é bom, ruim ou razoável.

    Acontece que quando um critico faz um release negativo de algum álbum de determinado artista/banda, a galera que é fã, fica injuriada e cai de pau.

    Eu acho os críticos importantes. A maioria tem bagagem musical (não como músico, mas como apreciador e conhecedor de gêneros, estilos e história) e a opinião deles já alavancou muita gente, porque eles costumam garimpar e descobrir muitas coisas no underground/alternativo.

    Ainda que muitas vezes não concorde com suas opiniões, acho-os importantes.

    makumbator
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig

    Muita gente tem mania de dizer que crítico só fala merda e que é artista frustrado... mas eu não concordo.

    Também não concordo. Acho que muito dessa visão é no fundo raiva de críticas negativas recebidas.

    Acho a crítica musical (e na arte d e maneira geral) bem importante, principalmente a que é feita por pessoas de profundo conhecimento e vivência sobre o que escrevem. Claro que assim como você não acho que estão sempre certos. Mas é válido e importante.

    É preciso lembrar que vários artistas de peso já foram críticos. Debussy por exemplo escrevia várias críticas em periódicos de Paris (quase sempre com pseudônimos). Berlioz também escreveu críticas (algumas viraram livros), assim como Dvorak.

    Um grande crítico foi Robert Schumann, que inclusive fundou um jornal de crítica e análise musical.

    Todos esses citados são grandes compositores (alguns deles verdadeiros gênios) e nada tem de artistas frustrados.

    MMI
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    sanabria

    Acham que eles sempre tem razão??

    Acho até engraçado... Que pessoa do mundo tem sempre razão?

    Todo mundo erra, todo mundo comete deslizes. Ainda mais numa área em que o gosto pessoal conta tanto.

    Há de separar as coisas. Dizem que todo brasileiro é técnico de futebol (em outras palavras, crítico de futebol) e isso pode ser estendido sob alguns aspectos à música. Com a internet, aparece um monte de crítico e especialista de tudo que é jeito - o problema é que algumas pessoas que estão mais para curiosas, mas com um bom domínio da palavra e/ou das ferramentas da internet se tornam hits, famosos, só que na verdade nem são tão entendidos nos assuntos. Mas tem os que entendem e muito!

    Outra questão que se precisa colocar... Um cara alucinado e viciado nos filmes do Arnold Schwarzenegger provavelmente só tem que falar mal da Trilogia das Cores (Liberdade : Azul , Igualdade : Branco e Fraternidade : Vermelho) ou de Koyaanisqatsi, por exemplo. Da mesma forma, conheço um cara (de frequentar a casa) que dedicou a vida para estudar Bach, é um dos grandes especialistas do mundo, de vez em quando faz críticas, mas é maestro e instrumentista. Não peça a esse cara para que comente a discografia do Megadeth e fale sobre a expectativa do novo disco deles...

    Também tenho amizade com outra pessoa, esse tem formação em jornalismo e é crítico musical, já foi de várias revistas e jornais de grande circulação e impacto nacional. Ele toca seu violãozinho, é compositor (artistas até famosos já lançaram músicas dele), tem grande acesso às gravadoras e para a alegria do pessoal daqui, ele atua principalmente na área de rock e metal. Já passei muitas tardes discutindo músicas e bandas com ele e inclusive já gravei músicas de autoria dele. Mas veja, ele é vidrado em The Doors, o Jim Morrison para ele é um deus, só que a mim não consigo engolir, acho ruim, para mim Light My Fire é um super clássico insuportável, aquele tecladinho é um dos exemplos das coisas mais irritantes que a música pode ter feito (deixando bem claro, sei bem da importância, da história, do impacto que tiveram, só que eu não gosto) e isso já rendeu muitos dias de discussão - discussão em alto nível, sem baixaria. Aí que eu ri muito no dia que o Iron Maiden lançou um CD novo, ele fez um artigo numa revista descendo o pau, que já passou o tempo deles, deviam se recolher às glórias do passado etc. e deu a maior confusão, pilhas de reclamações na redação da editora, cartas, telefonemas e emails pedindo até a cabeça dele...

    Em resumo, quase todo mundo tem opiniões e vivências válidas e que podem lhe acrescentar coisas. Mas ninguém é dono da verdade ou da razão, um debate sadio (ou reflexão sobre uma crítica) costuma ser válido para se chegar a uma opinião própria, que é o mais importante.

    Obs.: não vou citar nomes...

    Esse cara eu acho muito engraçado:



    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    A crítica é importante!

    Mas a arte é subjetiva.
    Assim como em todas as profissões existem os bons críticos e outros nem tanto.
    No dia a dia na verdade não leio muito as secções de crítica das revistas especializadas.
    Mas já li muita aberração, tem muito crítico por aí como diz o "Nelson Motta" que tem problemas...s...
    Outro dia li um crítico inglês descendo o pau no Mozart, um completo ignorante musical.
    Já tem outros críticos que sempre acrescentam algo, explicam o passado para entender o presente e fazem projeções para o futuro (deixando o leitor com boas informações para formar a sua própria opinião).

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    MMI

    Concordo com a sua crítica sobre o Jim Morrison e o The Doors.
    Cara já tentei escutar o som e as músicas e não gosto.
    E sempre procurei ouvir outras músicas além da citada Light My Fire, e não encontrei nada que me agradasse.
    Já baixei quase tudo do de The Doors, para escutar e comprovar que estava enganado, mas não achei nada, e deletei tudo.
    Outro dia assisti um documentário e fiquei mais de duas horas assistindo, e no final não consegui mudar de opinião.
    A sua descrição sobre o som do órgão também me passa irritação, você conseguiu descrever bem o ambiente.
    Talvez as letras das músicas tenham algo de bom.
    O Jim era um cara problemático e irresponsável e endeusaram não sei porque, talvez pela semelhança das trágicas perdas do J Hendrix, Brian Jones e J Joplin que marcaram uma geração.
    E aí endeusaram e colocaram todos no mesmo altar.

    MMI
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Adler3x3

    Sei lá... Acho que o cara fez escola em porraloquice, entendo que muita gente gosta e foi uma banda de sucesso. Mas não ponho meu dinheirinho num CD deles, deixo para os fãs. Mas foi só um exemplo para ilustrar, melhor não ir em frente com o assunto da banda em particular porque senão a coisa desanda.

    O fato é que a crítica, de fato, é importante. E a informação é sempre boa, o que se faz com ela é que pode ser um problema (ou não).

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Adler3x3
    MMI

    Com relação ao The Doors (sem entrar na questão gosto x não gosto), só um detalhe que é relevante:

    O The Doors não eram muito populares no tempo deles...

    Sabe o Jorge Mautner? Ele é amigo do mainstream (Caetano, Gil e etc), é citado pelo mainstream, mas não faz parte do mainstream. Nunca foi sucesso.

    Esse era o caso do Doors nos 60/70. Estavam no circuíto San Francisco, tinham o nome conhecido, mas à exceção de Light My Fire, não emplacaram, nem no circuíto Hippie, como Janis Joplin e Hendrix.

    O culto ao "The Doors" surgiu depois....na década de 80....e depois de um tempo, se tornou a banda modinha de "intelectualóide de buteco da porta de faculdade de filosofia".

    O cara dizia: Conhece The Doors? Quando alguém respondia: Não!..ele tinha um orgasmo, por ser fã de uma banda que ninguém conhecia....coisa típica de Hipster.

    Em tempo, eu gosto de The Doors, acho interessante aquele som "mofado" deles...coisa de radiola velha em poltronas de veludo vermelho e cortina de puteiro.

    Acho legal....hehehe. A parte boa do "revival" dos 80, foi eu conseguir acesso à albuns deles que eu não tinha, porque no meu tempo de adolescente estavam TODOS FORA DE CATÁLOGO....ou seja, como disse, eles não foram um sucesso nos 70.

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    MMI
    para mim Light My Fire é um super clássico insuportável

    - USUÁRIO SUSPENSO POR TEMPO INDETERMINADO -

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    me lembrei dessa critica que vi esses dias:

    "In many ways, the work of a critic is easy. We risk very little yet enjoy a position over those who offer up their work and their selves to our judgment. We thrive on negative criticism, which is fun to write and to read. But the bitter truth we critics must face, is that in the grand scheme of things, the average piece of junk is probably more meaningful than our criticism designating it so. But there are times when a critic truly risks something, and that is in the discovery and defense of the new. The world is often unkind to new talent, new creations, the new needs friends. Last night, I experienced something new, an extraordinary meal from a singularly unexpected source. To say that both the meal and its maker have challenged my preconceptions about fine cooking is a gross understatement. They have rocked me to my core. In the past, I have made no secret of my disdain for Chef Gusteau's famous motto: Anyone can cook. But I realize, only now do I truly understand what he meant. Not everyone can become a great artist, but a great artist can come from anywhere. It is difficult to imagine more humble origins than those of the genius now cooking at Gusteau's, who is, in this critic's opinion, nothing less than the finest chef in France. I will be returning to Gusteau's soon, hungry for more."

    makumbator
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    kiki
    MMI
    para mim Light My Fire é um super clássico insuportável

    - USUÁRIO SUSPENSO POR TEMPO INDETERMINADO -


    Ban 0 nele! Hashsha!

    Mas acho que também mereço um ban, pois não gosto muito dessa música ( e de The Doors de maneira geral)....

    foi mal ae!

    MMI
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    kiki

    - USUÁRIO SUSPENSO POR TEMPO INDETERMINADO -

    Huahuahuahua

    Como eu disse, é um clássico, então muita gente gosta, alguns idolatram até. Só que eu não gosto e sabia que daria um certo rebuliço. Mas é só gosto mesmo, só que se eu, o makumbator ou o Adler3x3 fossemos fazer uma crítica, teriamos que fazer muita força para pelo menos não falar mal. E tomaríamos suspensão! kkkkkk

    Por isso que eu finalizei:
    quase todo mundo tem opiniões e vivências válidas e que podem lhe acrescentar coisas. Mas ninguém é dono da verdade ou da razão, um debate sadio (ou reflexão sobre uma crítica) costuma ser válido para se chegar a uma opinião própria, que é o mais importante.

    Valeu!

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    MMI
    makumbator
    e pensar que eu indiquei voces pro premio top user... vou retirar a indicação.

    makumbator
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    kiki

    Nem pensar! Irei entrar amanhã mesmo com uma liminar para impedir que essa injustiça ocorra!

    MMI
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    kiki

    Não, não, não! Já fiz um print screen, se a Rosie ainda não contabilizou, eu tenho a prova!

    Vou entrar com a liminar junto com o Makumba... Vamos dividir as custas!

    makumbator
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    MMI

    Iremos até o Supremo se for preciso! A eleição de TOP user do FCC vai ficar embargada por uns 15 anos até a decisão final....hehehe!

    waltercruz
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: waltercruz
    · votar


    Tinha um vídeo do Ed Motta x Alvaro Pereira Junior no altas horas... ia postar por aqui mas nao achei mais no youtube

    makumbator
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    waltercruz

    Esse é clássico!

    E na MPB tem as obras clássicas do José Ramos Tinhorão, com altos arranca-rabos com medalhões da música brasileira.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    Para mim o melhor crítico musical é o Málmstin...Meteu o malho sem dó nem piedade no Joe Satriani e Jeff Beck. Disse que ambos tocam desafinados e dão bends fora do tom.

    u.u

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Acho a crítica importante, mas eu costumo ignorar. Tenho uma birra com a classe jornalística, vejo muitos agirem com "desonestidade intelectual" por meterem o malho porque não gostam ou não vão com a cara do artista, ao invés de tentar fazer uma análise imparcial. Mesma coisa com a crítica de cinema...

    Me lembro sempre das notas das escolas de samba, onde sempre tem em algum quesito um jurado que dá uma nota baixa e outro dá 10 pra mesma escola.

    Pra música clássica então, o que eu li em algumas revistas do gênero há alguns anos atrás me deu até úlcera, simplesmente por birra do crítico. Era um fulano falando mal de Dvorak, outro de Stravinsky e um outro falando que Orfeu, de Monteverdi, era chato para cacete (em outras palavras).

    Na internet então, me sinto como se estivesse entrando num lamaçal. As discussões são tão apaixonadas que frequentemente os dois lados são perdedores na argumentação.

    Vida de crítico deve ser foda.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    Ken Himura

    por meterem o malho porque não gostam ou não vão com a cara do artista, ao invés de tentar fazer uma análise imparcial.

    Isso acontece quase que diariamente, com os críticos "famosos" e pior ainda com os amadores. Esse critério da imparcialidade é uma coisa bastante difícil de ser palpada para a maioria deles.

    Os caras simplesmente vestem a armadura do gosto e opinião pessoais e passam por cima de qualquer imparcialidade. Mas geralmente alguns desses críticos tem um público receptivo, então a coisa fica bem confortável para eles e assim ACHAM que estão fazendo a coisa certa.

    Na internet então, me sinto como se estivesse entrando num lamaçal. As discussões são tão apaixonadas que frequentemente os dois lados são perdedores na argumentação.

    Verdade. Aí é no esquema "8 ou 80", "ame ou odeie", e por aí vai. Eu imagino que o mais sensato seriam que as pessoas que não gostam de um determinado estilo ou determinado artista não externassem esse sentimento (paixão ou ódio) com tanta veemência ou que então os guardassem às suas devidas proporções. Mas parece que ser humano tem uma forte tendência a não querer se abster sobre determinadas coisas, principalmente a respeito daquilo que ele não gosta. Aí a língua de trapo vem que vem bonita, rsrsrs.

    Mas é como vc falou, pra quem "vive" disso, deve ser bastante complicado. Geralmente quando eu leio esses artigos de críticos musicais, o critério da imparcialidade praticamente inexiste ou vai pro saco já no 2º ou 3º parágrafo do texto que o cidadão escreveu.

    rcorts
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    É interessante haver críticos em tudo, desde tecnologia até sociedade e artes. Muitas vezes uma opinião de um crítico musical pode ajudar a alavancar o trabalho do autor, se o crítico já for conhecido e reconhecido.

    Como outros falaram aqui, geralmente nem são músicos, mas são pessoas com vasto conhecimento sobre história da música, arte e cultura e possuem bagagem para analisar o trabalho dos outros. E é até bom que seja assim, pois músicos tem uma forte tendência a analisar a qualidade mais do ponto de vista técnico que propriamente artístico ou cultural.

    O problema é quando o cara é crítico mas está recebendo um tutú extra nos backstages para falar bem ou mal de algo. Aí entra a capacidade do leitor de também fazer uma análise crítica da opinião do cara e ver se está ou não sendo tendencioso.

    sanabria
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Hoje foi ver esse tópico que eu fiz e estou completamente perdido rsrsrsrr

    makumbator
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    sanabria
    Hoje foi ver esse tópico que eu fiz e estou completamente perdido rsrsrsrr

    Você deseja criticar o rumo que seu tópico tomou?

    heheh!

    :)

    sanabria
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    makumbator

    De maneira nenhuma, gostei das postagens :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual sua opinião sobre os críticos musicais?