O Lado Escuro do Rock Brasileiro!

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig


O Lado Escuro do Rock Brasileiro.

O Rock Brasil Anos 70.


(como não achei um tópico específico para esse tema, criei um tópico, para lembrar, trocar informações, criticar...enfim...)

Claro que muita gente conhece, mas muita gente não conhece.

E justamente para esses que não tiveram a oportunidade de conhecer, vai aqui uma pequena amostra do Rock Brasileiro dos anos 70.

O Rock Brasil dos 70, diferente dos 80, não chegou a ser um movimento, apesar de algumas bandas se unirem para abrir espaços e criarem festivais, como o Festival de Iacanga em 1975, que foi uma espécie de Woodstock Brasileiro.

Essas bandas, na grande maioria, eram absolutamente desconhecidas na época. Não tocavam em rádios e não eram chamados para programas de televisão.

Eram vistos com maus olhos, pela sociedade da época, considerados uma cambada de cabeludos maconheiros e vagabundos.

Nem da classe artística da época, em pleno auge da MPB tiveram apoio. Poucos artistas, como Caetano Veloso e Gilberto Gil usaram essas bandas como bandas de apoio em seus shows, mas quase nada além disso.

A grande maioria, fortemente influenciada pelo Rock Progressivo e pelo Hard, que bombava na Europa nesse período, fez trabalhos de grande qualidade técnica, com músicos muito acima da média.

Tive a oportunidade de conhecer alguns deles pessoalmente, a grande maioria vivendo à margem da música reinante no período, longe dos holofotes e tocando sem ganhar nada.

À exceção de Raul Seixas e Secos & Molhados, que se consolidaram nesse período, devido a sua sonoridade mais pop e dos Mutantes e Rita Lee, que traziam um nome de peso de suas experimentações psicodélicas e trabalhos na MPB dos anos 60, a grande maioria das bandas do Rock Brasil anos 70, nasceu, cresceu e morreu na mais completa obscuridade.

Algumas delas, acredite se quiser, são mais conhecidas hoje do que na época em que atuavam, devido ao caráter cult e a garnde procura de seus álbuns principalemnte na Itália, França, Alemanha e Japão, países estes com forte tradição no consumo de rock progressivo. (Eu mesmo já ganhei uma boa grana vendendo rock Brazuca 70 prá gringaiada...heheh)

Se você não conhece, vale à pena ouvir com atenção e sem preconceitos, prestar atenção nos arranjos e execução.


Obs: Se você é da geração anos 90, acredite o conceito de progressivo utilizado à bandas como Dream Theater (nada contra, é uma superbanda), mas não tem nada a ver com o movimento Prog Rock dos anos 70.

Obs 2: Como todo progressivo as músicas são grandes, mas se você curtir ouça com atenção... as letras são um detalhe à parte, pois se tratando de um movimento completamente underground, muitas "pérolas" escaparam da malha da censura e contém muitas insinuações à "outro tipo de sociedade", "outra forma de viver", "ficar bem louco"...e etc...hehehe.


"Uma pequena amostra"

















Se alguém tiver algum interesse, possuo um vasto arquivo dessas bandas, só entrar em contato.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/13
· votar


Só conheço casa das maquinas, que tem uma historia bastante intrigante. vou acompanhar o tópico, acho que vai ser muito interessante.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/13
· votar


Moto Perpétuo só tem 222 visualizações! a musica é muito loka!

Hawklord
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Po! Como voce pode faze um tópico desses e deixar o Módulo 1000 de fora!


E o Rock da Mortalha é uma banda eu ja tinha ouvido falar, mas nunca tinha achado uma música deles. É raro pra k7!

Ramsay
Veterano
# fev/13 · Editado por: Ramsay
· votar


Lelo Mig

Muito Interessante o tópico.

Dessas bandas eu só conhecia a Moto Perpétuo com o Guilherme Arantes antes de ser famoso.

O Terreno Baldio, claramente se inspirou no LP The Power of the Glory de 1975 do Gentle Giant que é um puta disco de tão bom !!

O Rock da Mortalha, com certeza, bebeu na fonte do Black Sabath.

O Som do Terreno Baldio parece ter sido inspirado no Jethro Tull, aliado a um vocal tosco.

O Som Nosso de Cada Dia lembra arranjos de Emerson Lake & Palmer misturados a uma voz que lembra a do Frejat do Barão Vermelho.

E o som do Casa das Máquinas, com exceção dos vocais, foi possivelmente inspirado no LP Spyglass do Greenslade de 1975.

Eu penso que eles não deram certo, porque faziam um som muito avançado pra época, em que os brasileiros só queriam saber de Caetano, Gal, Gil e Bethânia.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


Hawklord

Não deixei de fora cara, mas são tantas...hehehe, que não ia dar prá por no tópico. A gente vai colocando conforme o tópico for rolando...

Recordando o Vale das Maçãs, A Barca do Sol, Bacamarte, O Terço, Patrulha do Espaço, Mutantes, Tutti Frutti, O Peso, A Bolha, Vìmana, etc...hehehe.....vem muita coisa por aí....

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


Ramsay

Pois é cara... Fora que o tecladista do Som Nosso era o Manito, o do Moto Perpetuo o Guilherme Arantes, o baterista do Casa o Netinho, o guitarrista do Terreno Baldio o Mozart Mello.....heheheh e por aí vai!

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


Luiz_RibeiroSP

A Som Livre relançou O Moto Perpetuo em CD há alguns anos atrás....lá por 2006. (Mas já tá fora de catálogo de novo).

Antes disso um CD caseiro (gravado do vinil) era vendido por 80 dólares para os gringos. O Vinil chegou a valer 400/500 reais.

sebber
Veterano
# fev/13 · Editado por: sebber
· votar


duplo

sebber
Veterano
# fev/13
· votar


Bom tópico Lelo. Achei que a essa altura já teria rolado esses aqui. Trueza total:

A Bolha


Som Imaginário


Fisherman
Veterano
# fev/13
· votar


Violeta de Outono, ontem mesmo eu estava escutando.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Uma curiosidade, como essa galera do final dos anos 60 e década de 70 conseguia informação? pois muitos discos não eram lançados no país, a censura era forte, imagino que as rádios também não divulgavam muito essas musicas.

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Fisherman

Violeta de Outono é muito legal, mas é anos 80.

Luiz_RibeiroSP

Luiz, se não tínhamos a informação rápida que temos hoje, em contrapartida tínhamos informação de qualidade.
Nessa época, DJs não eram funcionários da rádio. Eram caras com um vasto acervo de material próprio que "locavam" um horário na rádio e tocavam sua própria discoteca. Além de terem coisas muito boas esses caras manjavam muito do estilo que se propunham a divulgar. Então haviam horários específicos em algumas rádios destinadas ao público rockeiro. Estes caras viajavam, traziam Vinis de fora e nos mantinham antenados as tendências. DJs como Big Boy, Jaques e o Caleidoscópio e etc, eram os caras nessa época. As revistas também tinham muito mais conteúdo e grandes críticos, como Tarik de Souza, Anamaria Baiana etc.

O "contagio" dessas informações se dava nos bailes de rock e nas fitas K7 gravadas dos programas.

Chuck Bluesbreaker
Veterano
# fev/13
· votar


sebber

É uma pena que a gravação do som imaginário esteja ruim, a versão de estúdio desta musica é muito bonita.

MauricioBahia
Moderador
# fev/13
· votar


Super legal!!!

Valeu Lelo :D

emersonlee
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
muito legal cara, ja tinha ouvido falar do movimento heavy metal q teve na decada de 80 (salario minimo, overdose,viper) mas nunca imaginei q tivesse um movimento na cena Underground/Rock'n Roll antes dessa onda do metal, foi no fundo do baú agora ein!rsrsrs

Casper
Veterano
# fev/13
· votar


Tem um tributo "meio parado" que tem informações
relevantes sobre o tema:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/286958/

Vou retomar essa regravação, prometo que
não vou deixar no vácuo.

Adler3x3
Veterano
# fev/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Algumas bandas que curti na época:

A Chave:
Esta é uma gravação pirata que foi lançada num disco de vinil também pirata.
Data de gravação incerta, pode ser de 1969 a 1973


O Terço



Made in Brazil



Adler3x3
Veterano
# fev/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Como o Lelo Mig comentou num post anterior que na sua época de banda fazia experiências tocando rock/samba.

Um dos Grupos Inovadores que gravou muitos covers foi a banda do Lee Jackson na decada de 70.
E naquele tempo nem se usava a expressão covers.



Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


Adler3x3

Opa!!....

Legais suas contribuições ao tópico!

Uma coisa que vale à pena saber sobre o Lee Jackson...eles tiveram alguma fama no final dos anos 60 e chegaram a acompanhar a "lenda Bill Halley" quando este veio em turnê ao Brasil. Como mostra a imagem de entrada do vídeo postado.

Adler3x3
Veterano
# fev/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Lelo Mig

Não sei dizer.
Só me lembro que na época este disco do Lee Jackson foi o maior estouro, mas não teve sequência, assim como surgiu desapareceu.

Agora a Chave acompanhei ao vivo desde os primeiros shows, isto é bailes, tocando em até quadras de futebol de salão.
Eles tocavam muito bem, tocavam até música do Deep Purple.
E a única coisa gravada deles é pirata, e nem os músicos originais tiveram conhecimento (de como foi gravado), e recentemente apareceu um Vinil Pirata encontrado num sêbo de São Paulo.
Também existiam vinis piratas.

Mais uma da Chave:




Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Adler3x3

A Chave é uma lenda no rock Curitibano.....rockeiros de hoje em dia, deviam abaixar suas cabeças em reverência ao cruzar com um dos 4 integrantes desse mítico grupo pelas ruas de Curitiba.

Já que falamos do Paranaenses, digo o mesmo em relação aos Gaúchos e o lendário Bixo da Sêda!



Hawklord
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
BIcho da Seda é muito bom mesmo.
Vi um vinil deles num sebo uma vez, mas tive que deixar passar por razões financeiras, voltei lá depois, mas o disco já tinha ido embora.

Adler3x3
Veterano
# fev/13
· votar


Bixo da Seda.

è muito bom..
A década de 70 foi a de consolidação do rock!

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


Lelo Mig
À exceção de Raul Seixas e Secos & Molhados,
Pois é, ce sabe que eu conhecia mais a geração anterior - jovem guarda, mutantes, até no máximo raul e secos e molhados - e depois só o BRock oitentista.

aí conversando como o povo, tava pensando num tributo mutantes - secos e molhados, ai pensei em ter um tema psicodelico ou algo assim. o povo começou a lançar sugestões de nomes, e aí que eu tive noção de um mundo que não fazia ideia que existia!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/286958/

esse topico vem bem a calhar pra isso! ainda acho que não é o tipo de som que eu curto mais, mas de qualquer forma é uma fase bem significativa do rock brasileiro.

JJJ
Veterano
# fev/13
· votar


A melhor fase do rock brasil pra mim.

Bixo da Seda era muuuuuuuuuuuuuuuuito bom.

Adler3x3
Veterano
# fev/13
· votar


Vale lembrar que na décadas de 60 70 não era fácil ter boas guitarras e amplificadores.
Era tudo muito caro e a importações sofriam muitas restrições por parte do governo.
Os Mutantes por exemplo criavam as suas próprias guitarras.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


Adler3x3

Sim.....um exemplo é a foto interna do álbum Criaturas da Noite do Terço, onde é possível ver os Gianinnis, os Tremendões e etc...

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Existe uma banda brazuca dos anos 60, chamada Analfabeatles., mas nunca consegui ouvir nenhum material deles.

Me disseram que era uma espécie de Mamonas Assassinas dos anos 60, só que naquela época o que nos Mamonas foi visto como engraçado, neles foi visto como ofensivo... tenho curiosidade.

Por enquanto a banda Vímana....com Ritchie nos vocais e flauta, Lulu Santos na guitarra e Lobão na bateria.



Adler3x3
Veterano
# fev/13
· votar


Uma pequena correção:

O nome da banda não era AnalfaBeatles.

Acho que era Analfabitles. (pelo som e não pela grafia)
Eles tocavam inicialmente músicas dos Beatles e outros, em inglês e em português.
Deve ter até filmes.
Se pesquisar em filmes da Jovem Guarda vai achar.

procurem por este nome que vão encontrar material no you tube.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Lado Escuro do Rock Brasileiro!