Artista x Profissional

    Autor Mensagem
    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13


    Olá galera,

    Só queria abrir essa discussão para saber a opinião de vocês, ultimamente a minha banda ta passando por uma fase de indecisão. Estamos juntos a não muito tempo (talvez uns 5 meses já) banda nova, bastantes ensaios, tínhamos uma vontade imensa de fazer nossos shows e etc. Começamos a procurar e achamos alguns lugares para tocar, deve ser aquele mesmo problema q toda banda amadora tem, conseguimos vários lugares, mas o esquema das casas era que teríamos que pagar a nossa apresentação vendendo uma quantidade de ingressos para a casa. Legal, chama amigo, chama a vovó, tia, primo, e consegue o numero de ingressos pedidos pela casa.

    Dai surgiu a pergunta na cabeça da banda: quando vamos ganhar dinheiro para nos apresentarmos? Logicamente que uma das respostas é quando formos excelentes músicos, mas já estamos em um nível apresentável, ai em uma das nossas apresentações, a promoter que chamou a gente para se apresentar nessa casa, disse que gostou da qualidade da banda, e apresentou outro projeto para a gente, em outra casa etc, só que essa casa é uma casa de baladas (acho que quem ta no ramo musical já entendeu a partir daqui o que aconteceu depois) , falou em cache, falou no tempo de apresentação, falou em lista vip, estava bom demais para ser verdade XD. Eis que surgi a má NÓ-TI-CIA, "o dono da casa gosta de músicas pops nacionais e sertanejo, então vocês vão ter que tocar isso".

    O legal a partir daqui foi a reação de cada integrante da banda, essa é a parte que queria discutir e saber a opinião de vocês. Um já falou logo de cara "SERTANEJO NÃO", outro disse "pô mesmo eu não curtindo tocaríamos para mais de 1000 pessoas pensa na experiência?", outro disse "a cara quando eu frequento baladas em geral, eu até curto a musica então por mim", e a minha opinião foi R$ 300,00 conto de cache, da pra aguentar essa pressão vai (O CAPITALISTA XDD).

    Bom, eu costumo escutar a todos, gostei da opinião do contraditório que não queria tocar sertanejo nem fudendo, meio que somos uma democracia (as vezes isso é ruim) e como a maioria optou por fazer a apresentação ele concordou e disse a seguinte frase "Só não queria usar o nome da banda pra isso, na minha cabeça a gente é mais do que isso", essas frases tão martelando até hoje, tanto que eu conversei com a promoter e convenci ela de deixar a gente só tocar a parte pop rock e excluir o sertanejo...

    Queria ver a opinião de quem já está no meio, quem está iniciando e quem ainda planeja começar, tentar ficar com a minha consciência mais tranquila (ou não D: kkk). E ouvir dicas de quem já tem experiência com shows, se a ideia de só seguir os sonhos e não se "vender" tocando o que o povo gosta de ouvir é realmente uma boa

    :D

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Gui Tsuu

    Cara, tenho 50 anos de idade, toquei na noite por mais de 15 anos e paralelamente mantive banda autoral por 20 anos.... eu penso o seguinte:

    1- Uma casa noturna, têm seus clientes, precisa lotar, pagar suas contas e dar lucro. Então, trabalho autoral não rola na maioria. Infelizmente, o povo que ouvir sucesso e o dono do bar encher a casa. Essa é a matemática inquestionável da coisa.

    2- Tocar, ainda que covers, dá bagagem a banda. Maior entrosamento, maturidade, lidar com o emocional, enfrentar problemas com timbres e sonorização e problemas cotidianos ou inesperados.

    3- Vocês têm uma oportunidade de tocarem mais, estarem juntos mais tempo e ganhar uma grana. Nada impede levar o trabalho autoral em paralelo.

    4- Quando eu tocava, mesmo com covers, fomos adquirindo fãs, seguidores. Essas pessoas divulgavam nossa banda, levavam amigos para nos assistirem, nos admiravam e nos davam um feeling legal.

    5- O bar, por sua vez, vendo que a banda segura público, começa a te dar mais espaço e flexibilidade. Aí vocês podem começar a enfiar uma ou outra música diferente e devagar e sem pressa, até mesmo suas autorais.

    6- Boa parte desse público que você faz no bar, poderá vir a ser seu público de autoral no futuro.

    7- Vocês são músicos, isso é começar a ser profissional e profissão, seja ela qual for, sempre terá de abrir algumas exceções e lidar com o que nem sempre se gosta.

    8- Essa graninha recebida, poderão reverter parte dela para a banda e trabalho autoral, como pagar studio de ensaios ou uma futura gravação ou equipo.

    Ganhar dinheiro com música é difícil, vcs estão tendo uma chance... agarre-a.

    Isso não é se vender... é trampar!

    joao b.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Gui Tsuu

    Faço minhas as palavras do Lelo Mig.


    Abç.

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig
    joao b.

    Minha cabeça é praticamente igual a de vocês, com o titulo do tópico acho q eu quis enfeitar um pouco e não ser curto e grosso acho que o certo não seria falar de profissionalismo, acho que "mercenário" encaixaria melhor, é que essa palavra sofre um preconceito maior, as pessoas costumam se ofender pelo simples pronunciar dela XD

    Mas é que o baterista, e devo admitir eu também, sonhamos com aquelas histórias dos nossos ídolos, que simplesmente se tacaram na estrada fizeram o que queriam fazer (mas deram sorte e insistiram também) e se consagraram tocando sempre o que quis.

    Mas acho que é muito sonhador da nossa parte, principalmente após ler aqueles ótimos post seu Lelo sobre "caminhos para viver de música", a realidade é outra, mas uma coisa que vi também, a minha banda vive uma realidade muito pesada, falta de tempo é o lema da banda XD, trabalhamos a semana toda, tempo livre da minha parte usufruo todo para tirar as músicas do nosso repertório, ensaiamos de fim de semana, e com a carga de shows que marcamos (míseros 3 shows em 2 meses D:) nosso tempo já ficou escarço, as melodias próprias que estávamos compondo ficaram paradas para dedicarmos as apresentações. ficou um pouco claro que teremos que abrir mão de algo, para conseguirmos manter, como os shows já estão marcados e responsabilidade é responsabilidade, deixamos o lado autoral de lado mesmo...

    As vezes é meio "eu-lirico", mas realmente parece que estamos vendendo nosso coração e raízes para nos mantermos fazendo música, estávamos falando sobre o Hudson e um amigo soltou certas palavras "Cara ele é metaleiro, manda bem na guitarra e etc, mas você acha q um cara q consagrou o nome no sertanejo, vai ser levado a serio no ramo do metal?" isso gerou uma incógnita gigantesca na minha cabeça XD, primeiro pensei porque não iria? Se ele manda bem! Mas depois eu pensei melhor, cara que ridículo sabe, ele fez uma coisa por muito tempo, que mais tarde ele declarou não gostar, fez isso pela fama, pelo dinheiro, mas não por amor D:

    Mas acho que a "sobrevivência" da banda é mais importante, e fazer as coisas com o tempo e paciência e fazer um paralelo legal entre as duas coisas é uma ótima ideia, só não sei se devemos ir tão fundo e aceitar fazer até coisas que odiamos (se alguém me pedir pra tocar uma música do latino vou me sentir muito ofendido por exemplo XD)

    Bom, como vai ser nosso primeiro show com cache e meus olhos brilham ($_$ haha) e como dito a parte do sertanejo foi excluída, vamos tocar nesse show, inclusive quem residir em são paulo e estiver afim de assistir uma banda amadora tocar musiquinhas clichês, estão convidados! XDD

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Gui Tsuu

    Entendo teu ponto de vista, mas você está confundindo uma coisa, no exemplo do Hudson.

    Hudson trocou um trabalho autoral por outro, ou seja, ele deixou de tocar metal prá montar dupla sertaneja e seguir carreira autoral. Edson & Hudson, não são uma dupla cover de bar.

    Isso que ele fez, não têm volta....

    Agora, usar sua banda para tocar covers e manter seu trabalho autoral em paralelo é outra coisa.

    Os Beatles, Black Sabbath, Rolling Stones, e tantas outras, começaram como bandas covers em Pubs.

    Se você transformar sua banda em uma banda "de sertão", aí não tem volta!

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig
    Se você transformar sua banda em uma banda "de sertão", aí não tem volta!
    haha definitivamente não xDD

    verdade não tinha pensado por esse lado, seria mais um crescimento da banda certo?

    é um pouco complicado para eu, não vou fugir dessas oportunidades, foi difícil surgir algo assim para a gente, então acho que se recusar a fazer é limitar muito a gente que está começando a crescer e etc...

    Mas Lelo, já tocou alguma coisa que do fundo do coração não sentia vontade nenhuma, não é ruim a sensação em cima do palco? :s

    Uma vez tive que tocar Highway to hell, cara AC/DC é uma banda q eu não ligo de ouvir, mas tocar, não tenho vontade nenhuma, e não sou um bom vocalista e sobrou para eu cantar também, cara foi péssimo e nem teve uma recompensa financeira no dia foi simplesmente um festival de bandas de faculdade D:

    Mas são coisas bem diferentes, cara na real, queria ter nascido e ter entrado no meio musical a uns 10 anos atrás, devia ser muito melhor, a exigência era por outras músicas, antes era bem melhor para seguir como banda de covers né?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Artista x Profissional