Instrumentos: novos x usados

    Autor Mensagem
    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13


    Galera,

    Eu estava discutindo com um amigo (de forma saudável e respeitosa) , pois compramos instrumentos equivalentes só que eu comprei um usado e ele um novo, eu comprei antes dele e acompanhei ele quando ele foi comprar a guitarra dele, e sugeri ele a procurar por um usado, ele disse que não e me explicou os fatores, o primeiro é um que eu realmente tive quando busquei o meu usado, a dúvida se o instrumento está funcionando bem ou não, o segundo fator ele me disse que queria algo apenas dele que não tenha pertencido a outra pessoa, esse fato eu já não concordei, é legal imaginar a história do instrumento, a quem ele pertenceu (tinha um adesivo de um hibisco na minha guitarra, provavelmente pertenceu a uma garota as vezes imagino que tipo de música ela deve ter feito com essa guitarra, bom ele foi removido xD) , um fato que meu amigo não pariticipou e me deixou na dúvida de comprar foi as avarias, tem muitas, hoje em dia eu acho elas até bonitas, devido a alguns guitarristas famosos ter suas guitarras envelhecidas e com a pintura descascada bem aquele estilo vintage, e os fatores que mais me agradaram, comprei uma guitarra que segundo o luthier que eu mandei regular disse há grandes chances dela ser uma guitarra americana pela idade dela, com a madeira melhor do que as produzidas hoje em dia, ferragens também, e o PREÇO, paguei miseros R$ 400,00 (chorando muito ela estava custando R$ 500,00) enquanto meu amigo pagou R$ 1.600,00 em uma equivalente a minha, 4x mais caro D:

    Sei que tem pros e contras entre usados e novos, meu objetivo com esse tópico não é fazer uma guerra para definir qual dos dois é melhor comprar, só queria saber a opinião da galera do fórum, porque foi bacana ouvir o que meu amigo tinha a dizer, ver a diferença de pensamentos, e ter e ver aquela sensação de adquirir mais um instrumento para a coleção XD

    leo.grazziani
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    eu acho assim, quando se esta começando, um instrumento novo é melhor, por questões de garantia, a questão que ele foi o unico dono e por ser leigo e não entender muito bem. E, quando ja estar com seus bons anos de experiencia, quando achar aquela guitarra rara, perfeita, a que voce sonhou todos os anos de sua vida de musico, ele ja estando velha, com uma história, ai sim, compra a usada.!
    É o que eu acho!!

    =)

    Hansen
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Acho que é uma discussão sem fim. Já penso que depende mais da oportunidade. Hoje em dia principalmente.

    No passado, o pai comprava uma guita usada pro filho porque uma nova era muito mais cara. As Tonantes dominavam o universo dos iniciantes. Depois que evoluíam um pouco, ganhavam uma Golden com microafinação no Natal.

    Hoje há guitarras novas chinesas partindo de $200, que apesar de ruinzinhas, são muito superiores a qualquer Tonante e ainda com um upgrade de captadores, ainda dão um caldinho.

    Então quem procura algo usado é porque quer comprar uma guita melhor e pagar menos mesmo. Foi meu caso. Ou está procurando algum modelo que não fabrique mais...

    Enfim, uma discussão sem fim em que ambos estão certos.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu compro usada sem medo, antes claro de avaliar por profissional, seja um luthier, seja um colega que manje muito, mais a minha avaliação pessoal, igual eu faço com qualquer carro usado

    Vale a pena muitas vezes...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    hoje eu ando com cagaço de comprar usado, só compro de loja conhecida ou se ainda tem NF
    mas o que acabei fazendo esses dias
    queria comprar um acordeon digital
    então tinha um modelo basico novo em uma loja e encontrei um modelo acima usada pelo mesmo preço, (modelo recente)
    pela tecnologia em sí vale correr atras da usada, mas a nova cosegui parcelar em 10X e a usada, era só a vista de alguem que eu não conhecia
    como estava sem grana comprei a nova em 10X

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Hansen
    Concordo, eu realmente comprei uma guitarra usada porque não tinha mais de R$ 1.500 no bolso, achei uma equivalente por R$ 400,00 comprei na hora, foi uma questão de oportunidade e disponibilidade...

    mas que nem eu disse meu amigo preferiria esperar anos para comprar um instrumento ao comprar um usado com um preço mais em conta, e foi legal saber o porque, legal saber sobre "crenças instrumentais" que as pessoas criam, eu por exemplo nunca venderia um instrumento meu, por mais que eu precise de dinheiro xD

    TheRover
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Gui Tsuu
    Fala aí que guitarra foi essa.

    Iwar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Cara, depende muito do dono, há vezes que o dono é um descuidado e há outras em que o dono é super zeloso quanto ao mantimento do instrumento, a melhor coisa é testar a guitarra usada antes de comprar, ver se tudo funciona bem e também a limpeza do instrumento, pois muitas vezes um cara diz que está vendendo a guitarra e posta fotos do fabricante no site de compra. De certa forma a guitarra usada é melhor, pois já está adaptada ao fato de ser tocada.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Às vezes equipo usado é melhor que novo! Dependendo do ex-dono o cara regulou tudo perfeitinho, cuidou bem e até "turbinou" o equipamento! Agora, só compro se estiver presente ou se for de um conhecido de confiança, que foi o caso da minha Fender Telecaster. Eu não conhecia o cara, mas pesquisei antes e vi que era músico profissional. Isso me deixou motivado, fora que ele morava perto da minha casa. Enfim, a guitarra tava o fino da bossa!

    :)

    amador_ssa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Gui Tsuu

    Meu violão era semi novo quando adquiri. Conheci dois dos três donos dele e... apesar dele estar com algumas fissuras e não ser um violão top, não troco ele por nada. Foi amor a primeira vista rsrsrsrs

    O negocio é ter cautela na aquisição dum instrumento usado. Pode ser uma fria mas pode ser uma ótima também.

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    TheRover
    A minha guitarra é uma Stagg l400 das antigas, a guita do meu amigo é uma vintage LP não sei qual modelo

    Pelo que eu percebi a única coisa que a vintage ganha é que os caps dela são pouca coisa superiores ao da minha, mas elas são bem parecidas

    Iwar
    MauricioBahia

    Concordo com vocês, precisa fazer uma avaliação muito bem feita do instrumento antes de levar, essa de comprar um instrumento pela net sem ao menos ver pessoalmente é furada, essa questão rola até entre produtos novos...

    amador_ssa
    o pior que sobre os cuidados do antigo dono, ele não o teve, comprei em uma lojinha de reformas de instrumentos la na Teodoro Sampaio (SP), a guitarra visualmente ta com umas marcas de batidas, arranhados, etc. Isso no começo fez até eu ficar atras na hora de comprar, mas ai o luthier disse oq fez com o instrumento e tals, e que não tirou a originalidade reformando ela visualmente para não perder aquela pintura vintage que o tempo fez com ela, mas de resto ela tava zerada, quando ele ligou no amp, e falou testa ai cara, foi paixão a primeira palhetada XD

    Simonhead
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Edson Caetano
    Eu compro usada sem medo, antes claro de avaliar por profissional, seja um luthier, seja um colega que manje muito, mais a minha avaliação pessoal, igual eu faço com qualquer carro usado

    BEM isso ai, véi!

    Minha bateria (Pearl Export) é de 2ª mão e eu comprei do 1º dono, amigo meu e band mate e tals. Ele tinha a bateria apenas para se divertir e tentar aprender mais sobre o instrumento. Mas precisou vender por conta de grana e eu estava com o vil metal no momento certo. Bateria estava tinindo de nova e aconteceu aquele lance - união do útil ao agradável entre as partes.

    ricardo_ssa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu penso que quando se está começando, o bom mesmo eh comprar uma usada, que eh baratinha...afinal, a pessoa ñ sabe se vai continuar tocando, se vai ter jeito pra coisa, muitos param no meio do caminho..sendo asim ñ vale a pena investir tanto em algo um tanto incerto......eu ja tocava, mas tive que parar por motivo de forças ocultas...no entanto voltei, e comprei um tecladinho usado peba...yamaha psr-e323...ainda ñ tinha o proposito de pegar algo que demandasse custo, ja que ñ sabia até q ponto eu iria levar a sério...depois comprei um violão menphis, tbm usado...2 meses depois comprei um piano digital, novo zerado...mas tudo isso foi motivado pela minha evolução e gosto pelo que faço...hj toco em duas bandas...então eh por aí!...axo q a unica coisa q ñ compraria usado eh instrumento de sopro...colok na boca envolve todo um ritual, que só sendo seu mesmo pra vc ter mais liberdade...eu penso assim...hehehe

    ViniciusBorges
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    O que me atrai mais para comprar instrumentos usados é o preço. Vira e mexe tem uns caras que vão viajar ou estão endividados e precisando de dinheiro urgente e que vendem seus instrumentos à preço de banana. Meu violão de aço, por exemplo, custa de 800 a 1000 reais nas lojas em que pesquisei. Consegui comprar por 300 à vista. Então o custo benefício aí aumentou bastante. Eu normalmente recomendo para quem quer comprar um violão que compre usado, porém com o auxílio de alguém que toque a mais tempo para avaliar coisas que elas provavelmente não se atentariam, tipo nivelamento de trastes, checar oitavas no violão, empeno de braço, etc... Mas daí vai da pessoa de querer a comodidade e a garantia de comprar em loja, desembolsando um pouco mais.

    smarth
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Cara tipo, o meu contra-baixo eu comprei usado há cercade uns 7 ou 8 meses,evolui bastante com ele,aprendi bastante coisa e felizmente nunca me deixou na mão. Eu recomendo comprar instrumentos usados, é claro, desde que va na loja e teste,veja se está bom,se nenhum defeito,e principalmetnte emepenamento que é um fator raro mais que sempre tem de cuidar nos instrumentos.
    Eu comprei um Groovin GBV 200 4 cordas passivo jazz bass, o som me agradou apesar de na época eu ser iniciante. Vou esperar quando eu tiver tokando para caramba mesmo pretendo comprar um Fender American Deluxe Bass. mais tem mto tempo ainda,ate o fim do ano quero comprar um amplificador de 150 rms da vox storm pra baxo,quero pra ensaios com a minha banda e pequenas apresentações,ta milão até o fim do ano eu consigo junta a grana,ma o ampl vo compra novo, Depois disso quero trokar as cordas do meu bass e quero mandar regula ele.
    Abraços. :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Instrumentos: novos x usados