estrutura da letra ?

    Autor Mensagem
    abiliao
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: abiliao


    ola

    alguem conhece site , livro ( de preferencia gratuito ) que ensine sobre : estrutura de uma letra de musica ?

    exemplo : verso , frase , refrão , estribilho , estrofe , etc ...

    valeu , obrigado

    Jm7
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ae cara um bom site é este aqui:

    www.cifraclub.com.br

    marcelodia
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Brother, uma coisa deve ficar muitíssimo bem clara, no que se refere a composição de letras para música:

    Música não é poema.

    Partindo-se do pressuposto de que música é uma linguagem, uma vez que as notas são como letras, que formam as frases, deve-se ter em mente que quem manda na música é a música. Tem-se uma mania esquisita de se escrever um poema e depois querer "musicá-lo", seja lá o que seja "musicar". Isso tira a soberania da música, quem passa a dominar é a literatura. Geralmente, esse método gera letras "acochambradas" na música, situação em que se vê muita letra em pouca música e vice-versa, para encaixar a literatura na música.

    Compor letra para música não é criação, é tradução. Primeiramente, é necessário que se entenda o que as notas estão dizendo, e em seguida traduzir para a linguagem falada. Simples assim.

    Experimente compor uma música começando da harmonia, início, meio e fim, ainda que com três acordes. Importante que essa estrutura possua personalidade própria, que as notas digam alguma coisa. Em seguida, baseado no que a base diz em resumo, desenvolva a ideia com uma melodia, somente as notas, solfejando; essa melodia deverá dizer o que a harmonia está dizendo, mais detalhadamente, e também possuir início, meio e fim, com personalidade própria. Feito isso, baseado no que a música já está dizendo, é só traduzir para a linguagem falada. Quase que como um passe de mágica, o tema e as palavras surgem, encaixando-se perfeitamente na música, como se já estivesse ali.

    Parece complicado, mas, com a prática, o processo passa a ser fluido.

    É claro que todo estudo literário irá agregar valor ao seu vocabulário, facilitando o momento de tradução. Todo conhecimento é importante. Mas o mais importante é não perder a música de vista.

    Abraço e boas composições.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    abiliao

    Cara, particularmente acho que uma regra, como seu exemplo: verso , frase , refrão , estribilho , estrofe , etc .. é altamente limitador e torna sua criatividade escrava de uma regra que é comum na prática, mas não deve ser considerada.

    Não acho que deveria existir nenhuma regra com relação a letra.

    Assim como na música, algumas notas soam bem, outras não em determinado momento e de acordo com seu gosto pessoal. Use a mesma lógica para as palavras, frases e rimas.

    A única coisa que aconselho como estudo para quem quer escrever, seja literatura, poesia, artigos, letras e etc, é muita leitura.

    Ampliar vocabulário, perceber a forma expressiva de um texto bem redigido, a riqueza e possibilidades da língua.

    Coisa que, infelizmente, esta faltando, porque, modéstia à parte, letras como: "tche tcherere tche tche Gustavo Lima e você", se eu tivesse cara de pau, escrevia umas 5 por dia.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Cara, particularmente acho que uma regra, como seu exemplo: verso , frase , refrão , estribilho , estrofe , etc .. é altamente limitador e torna sua criatividade escrava de uma regra que é comum na prática, mas não deve ser considerada.

    idem

    no resumo vai fechar nisso
    intro, parte A, refrão, parte B refrão (2x), solo, ponte, refrão (com fade out)

    snd
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=10&ve d=0CIUBEBYwCQ&url=http%3A%2F%2Fwww.theashgrove.com%2FAlpha.Books%2C.Th e.Complete.Idiot's.Guide.To.Songwriting.(2001)_.OCR.6.0-2.5.ShareConne ctor.pdf&ei=wX8QUa6YE4u29gT114GACw&usg=AFQjCNG7G1-oN0fmIKWKEj4xQkzOn2l glQ&sig2=mDzpAewleAdDyp5DRI4xVg&bvm=bv.41867550,d.eWU&cad=rja

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Deixe a criatividade sair...

    Faroeste caboclo quase não tem nenhuma estrutura, apenas uma historia musicada, que é uma das composições mais legais q eu ja vi. ^^

    odion
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    primeira coisa: pense antes de compor, nunca improvise. cantarole a música e vá para o seu quarto pegar o violão.

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Partindo-se do pressuposto de que música é uma linguagem, uma vez que as notas são como letras, que formam as frases, deve-se ter em mente que quem manda na música é a música. Tem-se uma mania esquisita de se escrever um poema e depois querer "musicá-lo", seja lá o que seja "musicar". Isso tira a soberania da música, quem passa a dominar é a literatura. Geralmente, esse método gera letras "acochambradas" na música, situação em que se vê muita letra em pouca música e vice-versa, para encaixar a literatura na música.

    Muitas óperas foram feitas a partir de librettos prontos em forma de versos.

    Mas concordo que compor música é diferente de poemas. Na poesia as acentuações funcionam do jeito que você quiser, na música é importante que o ritmo de cada verso se encontre no fraseado, as tônicas aconteçam em tempo forte, por exemplo. Mas depois você vai querer se desprender disso e fazer "errado" para conseguir diversos efeitos, aí depende da sua criatividade artística.
    Mas essa estrutura que você citou é só usada nas mais banais das músicas, é como compor um soneto em pleno século XXI.

    Caike_bend
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Eu escrevo há algum tempo e, particularmente, não gosto de refrões. Minhas músicas costumam ser diretas, com 3 ou 4 estrofes. Variando a melodia...

    Minhas letras, quase sempre são poemas, e eu, modesta à parte, não as considero ruins.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a estrutura da letra ?