Autor |
Mensagem |
Beto Guitar Player Veterano |
# nov/12
Olá friends, blz?
Provavelmente tem outros milhares de tópicos iguais ao que estou criando agora, peço desculpas por estar sendo repetitivo. Li alguns, mas nenhum respondeu exatamente o que quero saber. Acontece o seguinte:
Tenho mais ou menos umas 70 e poucas músicas. Todas tem letra, cifras e melodia. Algumas, eu escrevi as linhas de bateria, baixo, guitarras, teclados, etc. Fiz tudo isso usando o guitar pro. Como todo aspirante a músico que se preze, também tenho interesse em registrar minhas músicas. Pela BN (Biblioteca Nacional), é posivel registrar só a letra em um arquivo e outro só a partitura. Registrar a letra serve para você ter direito sobre a música, porém para ter direito sobre a melodia é preciso criar partitura da linha de melodia da música. Eu tenho uma vaga noção de partitura, crio os meus solos traquilamente, mas criar uma partitura a partir de uma melodia cantada eu acho extremamente dificil. O que eu quero é, existe algum método prático para criar partituras? Sei que existem alguns programas que "tentam" transformar um arquivo de audio em midi, mas o resutado final é terrivel (uso um chamado Widi, o melhorzinho nesse sentido), mas sei que nada se compara ao ouvido humano. Para conseguir criar partitura tem que estudar muiito mesmo, ou existe algum atalhozinho?
Valeu!
|
LeandroP Moderador |
# nov/12
· votar
Beto Guitar Player
Você conseguiu escrever os instrumentos como bateria, baixo, no Guitar Pro e não consegue escrever a melodia. Como você escreve esses instrumentos então? Você copia os compassos de uma música e cola num arquivo diferente?
É interessante você aprender sobre divisão musical. Não é difícil. Crianças aprendem com facilidade (tá certo que é bem mais fácil aprender quando criança).
É só encontrar um bom professor e em pouco tempo já vai conhecer muito desta linguagem.
|
Beto Guitar Player Veterano |
# nov/12
· votar
Como você escreve esses instrumentos então? Você copia os compassos de uma música e cola num arquivo diferente?
Leandro, na verdade, as linhas de baixo e bateria, eu crio do zero. Não me baseio por nenhum outro arquivo. O baixo, eu normalmente crio no violão e transcrevo no guitar pro, e a bateria, eu penso no ritmo e coloco as partes que são necessárias, bumbo, caixa, chimbal, etc.
A minha dificuldade é "descobrir" as notas musicas de uma frase cantada. Se eu conseguisse tocar a letra no violão ou guitarra, para passar para o guitar pro seria mamão, mas acho dificil tocar a melodia.
|
LeandroP Moderador |
# nov/12
· votar
Beto Guitar Player
Toque parte do acompanhamento e cante parte da melodia. De ouvido, procure as notas da melodia no violão. A melodia se baseia no tom da música. Veja qual é o tom da música e a sua tonalidade (maior ou menor). Com isso você consegue identificar uma escala. Cante uma parte, tente reproduzir, como se tira um lick de guitarra.
|
Beto Guitar Player Veterano |
# nov/12
· votar
Leandro
As vezes eu tento fazer isso mesmo. Mas é um processo muito cansativo, longo e nem sempre satisfatório, principalmente para letras e linhas melódicas complexas. Mas acho que não tem jeito de pegar um atalho, não é?! O jeito é estudar e treinar bastante o ouvido, sou relaxado nessa parte. De qualquer maneira, obrigado por ter respondido e pela força.
Abrçs.
|
LeandroP Moderador |
# nov/12
· votar
Beto Guitar Player
Acho que você pode seguir este caminho e sofrer um pouco. Em paralelo, procure estudar teoria elementar, harmonia, e se puder, faça um cursinho rápido de divisão musical. Mesmo que você faça um curso, por exemplo, de canto e coral, já te dá uma puta noção pra escrever linha melódica. O trabalho continuará o mesmo, no entanto, por conta dos estudos, a sua intuição lhe ajudará bastante.
|
Adler3x3 Veterano |
# dez/12 · Editado por: Adler3x3
· votar
Bem pelo que entendi você grava a melodia em wav, e no guitar pro não tem uma track da melodia. Assim você deve seguir o processo tradicional, isto é tirar a melodia de ouvido. Vai anotando as notas (ou números que indicam a corda e o traste da nota) Depois tenta cantar e tocar junto para ouvir se esta certa. Depois num editor de partituras ou no próprio guitar pro vai editando, lançando as notas, mas aqui você vai ter que ir acertando o tempo de cada nota pelo mouse mesmo, dá um certo trabalho, mas usando o método de tentativa e erro, se consegue chegar no resultado final. Só que o arquivo fica bom no sentido da partitura, mas não no sentido da execução, e assim necessita de uma humanização, mas antes de humanizar é bom salvar a partitura em track separada, para poder exportar o midi para um bom editor de partituras e depois poder salvar em pdf por exemplo e até imprimir. O processo de humanização de midi pode destruir a partitura, pois na execução pode-se ter por exemplo alguns atrasos, e daí a nota pode soar atrasada e ficar até fora do compasso. O Magix Studio tem um recurso muito bom de descobrir as notas de uma melodia, assim como o Melodyne (o mais completo e sofisticado) E como já foi recomendado ir estudando mais teoria musical. Mas o mais importante é a prática, tem que ir tentando tirar de ouvido, e na continuidade só vai evoluir, e tem que começar por melodias mais simples.
|