Resolução (indireta) de B7 pra Em(add9) ?!

    Autor Mensagem
    Garcia xD
    Veterano
    # nov/12


    Boa noite galera..... estava vendo um vídeo do petrucci explicando a intro de "On the back of angels" até que ele falou algo que não entendi.

    http://www.youtube.com/watch?v=nqonCm2Jmko

    +- Aos 5:20 ele fala da resolução natural para o acorde V7 que é o Em neste caso. Porém olhando no contexto não há exatamente uma resolução porque o acorde vem logo apos a tônica, e não é resolvido logo após ser tocado. Na sequência harmônica da parte em questão, Se encontra

    |Em(add9)|B7|F#7|Em(add9)|

    Acredito que alguem entenda do que estou falando...... Acredito que em algum momento errei no meu raciocínio teórico, me ajudem a descobrir o que e porque :)

    Muito obrigado.

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Garcia xD
    |Em(add9)|B7|F#7|Em(add9)|
    Olhando assim esta cadência, dá pra sacar bem o que ele falou sim.

    Resolução esperada (cadência autêntica) de V7 é o I (ou i, se for tonalidade menor). E ele faz isso aqui, só que de um jeito levemente diferente em ordem. Ele faz: i (com a 9a) - V7 - V7/V - i. Dominante secundário (F# é o dominante de B). Fica praticamente uma progressão I - V - I, só que com outro dominante no meio, aí o som meio diferente. Ajuda também que o F# é a segunda nota da escala, aí não fica tão longe do espectro harmônico. Se não tivesse este trítono aí (E-A#), que é uma característica da dominante, não daria pra substituir por subdmoninate a função porque o II em tons menores obrigatoriamente é um acorde diminuto.

    Dá pra aproveitar linhas cromáticas e por grau conjunto assim com esta cadência(só de demonstração, sem se importar muito com o voicing):


    F--F#--F#--F
    B--B---C#--B
    G--A---A#--G
    E--D#--E---E


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Resolução (indireta) de B7 pra Em(add9) ?!