Vocês não enjoam de tocar "cover" ?

Autor Mensagem
Rednef2
Veterano
# out/12
· votar


Cover só em casa mesmo, se for pra tocar em show no maximo uns tres covers.

Não curto esse lance de banda cover.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


fernando tecladista
uma coisa que eu nao quero é ser musico que fica tocando o que os outros mandam, para isso já tem os robos, eu tenho sentimentos e quem é musico deve expressar eles atraves de sua musica \o/

Ramon Ibanez
Conheço bandas que tocam cover especifico há pelo menos 10 anos, acho
isso um exagero, e o cara não tem um disco e ainda se gaba por ter publico, o engraçado é que o público não é dele,...
Acho que mora um grande perigo nessa história, pois é comodo encher uma casa com músicas batidas, e desistir de ser alguém e se tornar uma cópia...

Eu sempre tento colocar minha forma de pensar, e meu timbre, meu estilo, meu jeito, e acho horrivel aquelas copias, parece uma bando de robozinho que acha que fazer um solo fritado é foda, e que por que tirou um musica dificil é bom.

Acho que você DEVE aprender todas as musicas que gosta, mas no intuito de superar essas composições, mas sempre analise o que você está tocando...

Eu sou bem detalhista, sempre que pego uma musica, vejo algo novo para acrescentar, ou mudar, nenhuma musica é tão perfeita ... ainda mais na questão gosto que cada um gosta de algo.

Enfim, eu espero sempre poder ouvir música nova, hoje, nunca gasto meu dinheiro pra ir num bar ver o "Ciclano Cover" mas sempre que posso vejo uma banda autoral, muitas vezes de estilos que nem sou muito chegado, sempre se pode ter uma ideia nova...
Nos E.U.A. é inaceitável uma banda cover, lá são raras, e os tributos acontecem com contexto, comemorando algo e tal, o palco é sempre pras bandas autorais, aqui acontece, pela carência do publico de ver os originais e se contentam com os "travestis".
Apoiem o autoral, compartilhem, ouça e opinem, e sempre que possível vá prestigiar ao vivo...

Eu acho muito legal ver uma banda que está começando, e ainda mais com um trabalho proprio, mas só gosto se ela tem o estilo dela, e nao é aquele rockzinho que tem em tudo que é lugar, que só metem um drive mais pesado e um riffs de tonica, 9 e no máximo uma 5. ¬¬°
E eu nao quero me contentar com os "travestis"... deixo para bandas covers kkk'

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Rednef2
Cover é isso mesmo, 1,2 até 3 no maximo, para fazer galera cantar um pouco quando a banda "esta començando", depois que ja se tem um publico, no máximo deixar uma musica que fez parte da historia da banda.

gpeddino
Veterano
# out/12
· votar


Eu acho que tem muito a ver com uma essência artística... Nem todo músico tem essência artística. Um artista busca se expressar por quaisquer meios que tiver à disposição, então um artista que é músico vai se sentir à vontade criando canções, e provavelmente vai se sentir melhor fazendo isso do que tentando imitar outros artistas.

Tem músicos que não tem esse tipo de aspiração, e se sentem realizados por conseguirem reproduzir com fidelidade a música que admiram, como quando um guitarrista blueseiro se sente o máximo quando toca 'Pride And Joy' perfeitamente e isso basta pra ele.

Tem músicos que eu conheço que até se interessam em criar e têm vontade de enveredar nesse meio, mas tem um problema: criar é difícil, trabalhoso e leva tempo. E nesses tempos de correria, é muito mais fácil se acomodar com a realidade de sentar e tirar uma música em quinze minutos em vez de trabalhar numa canção própria por horas. E aí muitos caem nessa tentação e muitas canções vão deixando de ser criadas...

fernando tecladista
Veterano
# out/12 · Editado por: fernando tecladista
· votar


lendo esse monte de teorias lindas que dariam 10 arquivos de powerpoint
eu lembro de algumas perguntas que já soltaram em outros debates como esse

-orquestra sinfônica é "banda cover"?
-atores são robozinhos quando encenam shakespeare no teatro?
-quando eu leio um livro eu estou lendo os sentimentos de outros, eu deveria somente ler meus livros?
- se eu passar em uma bar, casa de show.... e alguem de lá estiver tocando minha música, eu vou menosprezar essa banda por ela estar fazendo um cover?

clebergf
Veterano
# out/12
· votar


fernando tecladista
Muito bom!!!
Tocar um standard de jazz é um cover? xD

Eu acho bacana tocar os sons que te inspiraram a tocar um instrumento...acho que não tem certo ou errado, apenas faça aquilo que você gosta e deixe o outro fazer aquilo que ele gosta sem criticar ou menosprezar...fica todo mundo feliz fazendo o que gosta... xD

leo2505
Veterano
# out/12 · Editado por: leo2505
· votar


Dependendo dos covers....

Gosto de tocar Hendrix, Grand Funk Railroad, Cream e toda a galera do final dos anos 60 e início dos anos 70, porque gosto de ouvir eles e eu interpretando, geralmente pego a idéia principal e coloco o meu sentimento, e outra é que sempre soa como uma "novidade" tocar isso entre meio a tanto lixo cultural que existe nos dias de hoje.

Fora isso, gosto de compor, minha banda tem uns 14 covers e 3 próprias (1 dela está 100% finalizada) e as outras duas a gente está sempre mexendo nela para deixar caprichada.

E a outra banda que eu tenho, é um trio e tocamos meio que um Funk Metal (mais ou menos ao estilo RATM), pois o baxista curte bastante slap... Porém, ser banda autoral nos dias de hoje, é quase impossível. Dificilmente tu consegue um público fiel para lotar um bar hehehe
Não falo nem por mim, pois já vi muita banda boa autoral que não lotaria nem a sala lá de casa infelizmente. Hoje em dia banda autoral que compõe bem e foge do "sertanejo universitário", funk carioca, restart, eletrônica e todas essas modinhas clichês, não tem mídia e nem espaço, e acaba restringindo o som e cai naquele ciclo "de músico para músico"...

Porém mesmo sendo "chato" as vezes tirar covers, eu vejo como uma forma de estudo, pois eu vejo hoje que muita coisa que coloco nas minhas composições, vieram espelhadas naquilo que aprendi com outros guitarristas, não digo uma cópia, mas sim a forma como são usadas as notas, o ritmo, bends, double stop etc...

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# out/12
· votar


Eu não enjoo de tocar música. Isso é importante pra mim. Claro que ter um (bom)repertório autoral é estimulante, mas tocar um standard é ótimo tb. Não sei se é o caso, mas tem muita gente que "enjoa de tocar cover", pq só toca por razões extra-musicais. Aí, perde o tesão msm. Se você também toca o que quer, seja autoral ou não, dificilmente vc vai sentir tédio ou preguiça de tocar. Os parceiros são importantes nesse processo tb. Música é comunhão de músico pra músico. Quando não se tem isso, fica chato tb. Enfim...

Del-Rei
Veterano
# out/12
· votar


Não enjôo não.

Principalmente quando percebo que o cover nos shows empolga mais do que as autorais da minha banda, hehe. Não que sejam ruins, mas geralmente quase ninguém conhece as autorais.

Detalhe: Existe a possibilidade de enjoar tanto das covers quanto das autorais.

Um aceno de longe!!!

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


fernando tecladista
Cara tem musicas, que falam muito forte comigo, e acho muito interessante transmitir o mesmo sentimento que eu tenho, atras dela, para o proximo, mesma que está musica nao seja minha,

Mas a questao levantada foi de 'somente' tocar cover.

Sinceramente não conheço ninguem que cresceu somente usando música de outros e etc... ao menos ele tem algo diferente para expor, colocando sua alma no que faz.

Existem gente fenomenal que toca musica, de grandes musicas, exemplo basico. A eterna voodoo child - jimi hendrix.... musicos como zakk, slash, satriani, Steve vai, e etc.. ja tocaram, mas os mesmo, com seus jeito, estilo e tem suas musicas.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


leo2505
Pode-se ganhar dinheiro na musica de varias formas, e outra coisa, depende do que voce quer para voce, se voce gosta de tocar certo estilo voce nao deixaria apenas por que tem gente que nao gosta... Mas se voce está na musica por causa de dinheiro é outra historia... Mas entendo que é dificil para musicas que tocam determinados estilos aqui no Brasil.

Its Fucking Boring To Death
Ficar somente tocando 'covers' foi o lado da coisa que eu disse que nao me faz feliz, falando com o 'Lelo" notei que devemos ter uma espaço para tudo, hora de tocar cover para crescer musicalmente, e ter nossas musicas, para nao ficar parado em tecnica e tudo mais, legal quando se expressa o sentimento atras de uma musica que nao seja nossa, mas quem tem composições, sabe que é muito diferente quando se tocar alguma coisa e se lembra, poxa, isso vem de mim, no meu coração.


Del-Rei

usar algumas musicas cover para levantar a galera, e fazer elas prestarem atenção nas musicas de voces, é algo muito valido, mas se somente tocarem covers, quando alguem vai querer ouvir algum disco de voces?
Entende?


covers são otimos, musicas que fazem parte de nossa história devem ser valorizada, mas é muito interessante continuarmos compondo para não fazer dar um seguimento a historia...

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


Acho que você DEVE aprender todas as musicas que gosta, mas no intuito de superar essas composições
não acho que é bem por aí não
quando um artista famoso faz um cover por exemplo, é porque a música expressa alguma coisa com a qual ele se identifica e ele quer repassar isso para o público, tentanto imprimir sua identidade na obra

leo2505
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes
Não me refiro ao dinheiro não, e sim ao público que cada vez ta mais restrito, hoje em dia tem muitos esteriótipos.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


leo2505
Entendo... viver de música é algo muito complicado... ainda mais quem está começando. Ganhar o publico não é facil mesmo, usar cover é uma boa.. para saber o que o pessoal quer, mas confesso que não seria feliz somente fazendo musica para vender, música é para ser um sentimento expressado, e azar que tenha muitas ou poucas pessoas que compartilham das mesmas ideias que as minhas. Eu penso assim. Não me vendo =P

leo2505
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes

Você não faz idéia de como aqui onde eu moro é complicado... quando montamos a banda, iniciamos com a proposta de tocar blues, blues rock... daí começamos a ensaiar numa casa noturna da cidade nos dias que não tinha movimento.

No 3º ensaio o dono chegou e falou "porra, vcs tem que tirar músicas iguais a que a banda dos siclanos (nao vou dizer o nome) tocam, porque vocês se lembram da última vez que tocaram? a galera foi ao delírio".

Daí fiquei pensando... essa banda toca ha 4 anos, as mesmas 30 músicas (raimundos, tnt, vera loca...) só musiquinhas 3-4 acordes, e o público deles é sempre o mesmo... amigos e parceiros de festa.

Concordo que pra noite, pra agradar de jonysse a josycleyvyson essas musiquinhas pop levam... mas 4 anos!!!! Mesmas músicas, uns baita músicos tocando musiquinhas que eu tocava na minha primeira banda logo quando comprei minha guitarra.

Por isso que eu também sou da opinião de ir comendo o mingau pelas beiradas e ir fazendo o que me traz prazer e não pela fama e dinheiro... porque essa grana é bem pouca, a fama repentina e nenhum legado.

Hoje temos um repertório fudido de umas músicas covers e estamos compondo o nosso pra tentar fazer um CD em breve... assim que conseguirmos uma kombi, vamos ir de bar em bar pedindo espaço pra fazer um som, mesmo que a troco de nada, apenas pra mostrar nosso trabalho bem "born to be wild" pra ver no que vai dar hehe

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


leo2505
Cara ai "no teu caso", eu acho legal fazer uma mescla do que seria preciso voces tocarem, com o que voces gostam de tocar....
Minha opnião obvio, nunca passei por isso, todos lugares que toquei foi muito tranquilo, e nao tem um lugar que toco frequentemente.

Boa sorte <ol

leo2505
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes

Que nada, largamos de mão e num dia que abriu espaço a gente tocou la de graça, deu comentários e agora ta no nosso pé outro dia qeuria até que nos tocassemos la pra abrir a noite pra uma banda de fora uyaeoaeoaeiauheiah
Mas claro, a gente ta construindo "o nosso" de grão em grão, não temos pressa e nem falta de humildade, sabemos o nosso lugar e batalhamos pela glória rsrs

nosso rp é só classicos, Hendrix, Cream, Stones, Creedence... não tem erro.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


leo2505
Cara a alma de tudo, é tocar o que voces gostam, e serem felizes, se nao dependem do dinheiro da musica para viver, que toquem o que gostam, e apartir dai construir algo, e assim crescer... Mas nesta linha de pensamentos que eu crei o tópico, para saber se era somente eu que gostava de criar muito mais que ficar tocando a musica dos outros... porque eu espero ganhar o meu espaço pelo o que eu tenho, pelas minhas ideais e tudo mais, mas não copiando outras pessoas. sacas? Abraço

leo2505
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes
Então, aí que tá, tem que nivelar isso, vc nunca vai conseguir espaço em nenhum lugar logo de cara só tocando músicas próprias, a não ser que seja uma reencarnação do Sid Barret, Hendrix, John Lennon... hehe

A música é que nem qualquer outro emprego, tem que ir de baixo, fazendo o "trabalho sujo" (no bom sentido claro) e ir crescendo pelos méritos próprios, depois tu tem o espaço pra "opinar", mas isso tudo depois de ganhar a confiança dos demais, a não ser que exista outra forma a que eu sei é essa hehe
E no caso como disse antes, gosto tanto de compor quanto de tirar cover, mas tirar cover é dependendo da música ou banda, se vai agregar conhecimento daí me empolgo, senão acho desvantagem.
abraço

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


leo2505
Concordo com voce... tambem acho que pode e deve tocar algumas musicas covers que fizeram sucesso para ganhar conhecimento das pessoas, mas o reconhecimento vem somento com musicas proprias, falei varias vezes. =]

Del-Rei
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes
mas se somente tocarem covers, quando alguem vai querer ouvir algum disco de voces?
Entende?


Claro que entendo! E concordo...
Mas o que isso tem a ver com o fato de enjoar de música cover? Uma coisa não anula a outra. Tocar cover não anula tocar autorais.

Um aceno de longe!!!

SharedBR
Veterano
# out/12
· votar


Eu recentemente comecei a cansar de pegar cover e estou pensando em compor musicas próprias com a minha banda, mas pra mim, uma das melhores formas de evoluir musicalmente com cover é pegar a música de uma forma que você entenda ela.
O que o artista X estava pensando quando compôs isso? O que ele sentia? Qual era a sua intenção? E por aí vai.
A partir desse ponto você pode começar a introduzir a sua personalidade na música, a sua pegada, o seu estilo. E digo isso porque ficar com um repertorio na mesmice cansa depois de um tempo. Tocar a mesma coisa de novo e de novo, da mesma forma vai enchendo.

Também tem sempre a possibilidade de fazer uma versão diferente de uma música que já se toca. Na minha banda nós fizemos uma versão mais swingada de Seven Nation Army e a gente sempre está incrementando ela, um pouco de cada vez e quando a música fica legal no ensaio isso dá um gás danado pra banda, dá vontade de produzir música e não ser somente um bypass dela.

rhoadsvsvai
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig
Se você não estipular metas, prazos, objetivos para suas composições, não se organizar e disciplinar, acredite, você daqui um tempo terá inúmeras canções pela metade e incompletas.

acabo de me ver nessa descrição , na verdade pensar em um tema de musica e trabalhar sobre esse tema não é tão dificil assim , mas ai voce tem q pensar nas outras partes da musica ,tem q pensar na tonalidade do tema , e no ritimo do tema e andamento do tema , ai isso te força a pensar de forma mais "cientifica" e a coisa perde a graça , e voce perde o interesse , e deixa a composição pela metade , vive acontecendo comigo.... por isso que gosto de blues , tema ,I IV V , tema ,solo ,tema

Caike_bend
Veterano
# out/12
· votar


Sobre tocar cover:
É ejacular com órgão genital alheio.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Del-Rei
Talvez tenha me expressado mal... mas a questão era de ou somente tocar covers, ou dar mais tempo para cover, que tentar criar algo.
Acho legal tocar cover, eu mesmo toco, e gosto muito, mas eu dou muito mais valor e tempo para composições.

rhoadsvsvai

É complicado, estou até comprando uma interface de audio, para começar a gravar linhas de violao/guitarra/voz em casa mesmo, guardando ideia, trabalhando mais no que eu acho importante... tentando melhorar mais e mais no que eu posso.

Caike_bend
Sobre tocar cover:
É ejacular com órgão genital alheio.

Quase morri de rir aqui <o>
Acho meio forçado, mas é bem está ideia, principalmente para solos.

Del-Rei
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes
mas a questão era de ou somente tocar covers, ou dar mais tempo para cover

Hum.. Captei!! Hehe.
É, pode ser que só tocar cover enjoe mesmo. Hoje em dia eu não tenho paciência pra tirar solos exatamente iguais. Isso é meio chato. Geralmente quando tiro, pego só as partes principais, hahaha. Mas gosto bastante de tocar cover!

Um aceno de longe!!!

Cainhoo
Veterano
# out/12
· votar


Cara posta uma música sua ai então pra gente ver seu estilo hehehehe fiquei curioso ja que você gosta tanto assim de improvisar (:

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Cainhoo
Posto sim... mas eu vou pegar uma Scarlett 2i2 da Focusrite (interface de audio) e dai eu coloco aqui.. mais instrumental mesmo, as musicas com letras vai demorar um pouco, a banda esta moldando elas.

Mas já adianto, não espera um Zakk, jimi e nem um steve da vida rsrsrs.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Del-Rei
Cara musicas mais intuitivas eu tiro meio por cima e fica mais facil improvisar, mas mais complexas até acho meio legal tirar "quase" igual, colocando a minha forma de interpretação e timbre com meu gosto, coisa que chega a ser estranho é aqueles caras com pedaleiras que cada musica é uma mudança drastica de timbre... tempo manter sempre a mesma ideia mudando nivel de ganho somente, agora pegando uns pedais novos fique mais interessante esta ideia.

Tomaz.
Veterano
# out/12
· votar


Levando um pouco pra outro lado, sou só eu que acho que a relação composição e execução está intimamente ligada? A menos que tu apenas componha músicas pra outras bandas gravarem...

Mas por exemplo, se eu vou fazer uma música pra eu cantar (e canto mal), todas as músicas irão me soar ruins, porque vai esbarrar na execução. Vai ser um agudo que eu não vou chegar, vai ser uma técnica que eu não sei empregar, enfim... eu acho que pra se compor, ainda que intuitivamente, é necessário domínio do instrumento (ou instrumentos) a qual a música vai ser destinada, pra tu conseguir passar com fidelidade o som que tá na tua cabeça pra guitarra. O próprio Hendrix uma vez disse que queria ter maior conhecimento de teoria pra conseguir passar pra guitarra os barulhos que ele escutava dentro da cabeça dele...

Esbarrando na minha incapacidade vocal, me resta compor músicas de fingerstyle, tal qual Tommy Emmanuel, Andy Mckee e outros.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vocês não enjoam de tocar "cover" ?