Musicalidade x técnica x talento x Equipamento.

    Autor Mensagem
    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12


    E ai galera gente boa do FCC... õ/
    (é um tópico para trocar de ideias e opiniões, não existe uma verdade absoluta na música)

    De ultima hora mudei minha ideia para investimento, e acabei chegando a uma conclusão (ou mudança de visão com músico).

    Eu iria comprar alguns pedais, um amplificador e uma guitarra honesta, sempre toquei com equipamentos fracos, e resolvi investir no meu equipamento, e estudar mais e mais, para caso não seja um proficional que vive apenas com música, que no mínimo possa expressar meu sentimento através da guitarra.

    Eu vendo alguns vídeos de alguns músicos, notei que há muitas coisas que temos que ter para ser digamos “um músico completo”.

    Musicalidade: para saber o que estamos fazendo, e como devemos fazer.
    Técnica: para podermos fazer aquilo que está dentro de nós, facilidade de expressar o sentimento.
    Talento: sim acredito em talento, alguns tem mais facilidade de aprender que outros, mas a disciplina para estudo conta muito e talvez até mais forte que nosso talento (talento é tipo o ouro, quando bruto é feio, mas quanto for lapidado será “ouro”). Quem não tem talento, jamais será como o ouro, mas com muito esforço será prata que também tem um valor considerável.
    Equipamento: não adianta, queremos e termos tudo acima, se não temos um equipamento que seja o reflexo de nossa técnica, se algum momento queremos um drive forte e ardido e outro algo ameno e com brilho e nosso “equipo” não nos fornece isso, seremos “meio limitados”.
    *Dentro disso tudo, ler é muito importante, saber como os outros músicos agente, e saber dos nossos instrumentos e estar sempre atualizado e trocar ideias é ótimo, saber o que esta usando.

    Um pouco sobre mim (ideias das ultimas semanas).
    Como disse acima estou fazendo uns investimentos no meio equipo que no máximo seja honesto... A questão é “que vou deixar de comprar algumas coisas para fazer aulas”...

    O Fcc tem muita coisa boa, entre vídeos aulas, dicas e etc., realmente um material muito bom para estudar e ser autodidata.

    Há dois anos, eu toco em banda (violão e guitarra) e quatro anos bateria (tenho meio que deixado de lado), e nunca fiz aulas... Eu sou apaixonado por guitarra, e este instrumento exige uma atenção maior que os demais que toco, e este foi o que escolhi para seguir. E acredito que para ser um bom guitarrista preciso de algumas coisas, entre elas:]

    *Ter aulas e/ou viver com músicos que tocam o mesmo instrumento que eu para “ter a musicalidade” (acho difícil um músico de quarto ser tão bom quanto um cara que está sempre no palco e no Studio).

    *Para termos técnica, devemos ser aliados ou da internet ou termos um professor muito bom, mas ótimo seria os dois.... Um professor para passar a matéria e os vídeos e dicas, workshop e muita pesquisa para encontrarmos nossa identidade e nossa técnica (aprimoramento vem de nosso esforço sozinho).

    *Talento: ou lapidar o talento, ou ter um esforço muito grande (talvez maior que músicos talentosos e virtuosos) com horas e horas de estudos.
    *E um bom equipamento para não ficarmos limitados em nossos estudos.

    Com tudo isso, e passar dos anos, e formos ganhando experiências, vamos encontrando nossa identidade musical, encima daquilo que ouvimos, que tocando, que estamos compondo, e dos nossos sentimento.....

    Iria comprar: Dunlop MC404 + Fulltone Fulldrive II + OCD + Tc Electronic Nova delay.
    Mas ficaria sem dinheiro para aulas....
    Vou ficar, com: Fire distortion + Fire Overdrive + Mxr Carbon e talvez... ganhe um Vox v847 da minha namorada =P....

    Talvez para alguns não tenha tanta diferença na qualidade e versatilidade, mas chega a ser metade do preço de uma para outro.... com o dinheiro que vai sobrar da diferença e mais uma grana, vou pagar aulas num instituto de musica.... com aulas sábado o dia todo (8h-12h e 13h30-18h30).

    E dois anos de guitarra/violão entre tocar em golden/eagle e merdeoros, comprei:
    Guitarra: Condor Clp Set Zebrawood - Amplificador: Vox AC15C1(falante greenback).

    Encima do título, eu quero opiniões de vocês, que contem experiências, onde queria comprar algo caro uma vez e com a maturidade foi vendo que não precisava daquilo, que o seu esforço e aulas te mudaram, que amigos do FCC ajudaram em seu crescimento, para que em grupo possamos ter uma ideia das diversas formas de ser um bom músico... porque o que eu mais tenho visto, com o pouco tempo que toco, nos meus pequenos passos, é um bando de músicos sem Identidade, sem ser originais, sem compor e um monte de manda cover, ou com músicas medíocres.


    E o que vale mais, por onde começar, o que fazer... E como você começou a seguir na área da musica.

    Se os mais experientes comentarem ao meu respeito, se estou no caminho certo, se meu pensamento está dentro de quem busca crescer, se tem algo que ainda preciso buscar para ser um bom músico que não citei.... Ficaria muito grato.

    (é um tópico para trocar de ideias e opiniões, não existe uma verdade absoluta na música)
    Seria legal, complementar e discordar ou concordar sobre o que foi falado e proposto... falando que acham mais importante na vida de uma músico...

    P.S: tentam levar a sério, e não tem nenhum tópico relacionado diretamente estas ideias, mas se revirar o FCC se acha respostas, mas quero uma troca de ideias de hoje.


    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Jeff.gomes
    · votar


    Paulo Anhaia, um produtor que dá dicas bem legais para seguir carreira na música:

    Canal no youtube.
    http://www.youtube.com/user/pauloanhaia

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Jeff.gomes
    · votar


    O instituto que vou estudar semestre que vem, é bem falado aqui... acho que vai valer apena...

    facebook:
    http://www.facebook.com/institutobereia

    site:
    http://institutobereia.com.br/site/

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    cadê a galera \o/

    alv2707
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Jeff.gomes

    Vou dizer algo que os puristas vão chiar, mas 80% de um guitarrista vem de seu timbre. Não é a pegada que dá o timbre é o timbre que dá a pegada. Quando eu tinha um timbre magro e fraco minha pegada era magra e fraca porque eu não sentia firmeza no som que eu ouvia, eu fazia uma harmônico e saia fraco, não exagerava no vibrato, etc.

    Hoje com um timbre bom quando eu faço um bend e ouço aquele som maravilhoso eu começo a tocar vorazmente. Fico tocando por horas com o prazer triplicado. A confiança aumenta, enfim.

    Schumacher jamais seria Heptacampeão dirigindo uma Minardi.

    Falo tudo isso com experiência de quem por mais de 4 anos tocou guitarra desligada, sem sequer um amplificador de 200 conto e uma zoom 505. Eu até peguei costume de tocar guitarra com a cabeça colada no corpo, que era pra ouvir melhor o que eu tocava.

    Enquanto você não tiver equipamento descente a duvida sempre paira na cabeça "será que sou eu que não consigo tocar ou será que meu equipamento me limita?"

    Eu sempre achei que eu não sabia fazer sweep, até o dia que toquei um set descente e pra minha surpresa meu sweep saiu limpinho.

    Então minha dica é invista primeiro em equipamentos, mas pesquise bem antes, porque muita vezes não é o equipamento que é ruim, e a gente mesmo que não tá sabendo tirar proveito dele.

    Abraços

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    alv2707

    Valeu velho....

    Mas seguindo a sua ideia.... deveria ficar este ano, e ano que vem apenas voltado para compra de meus instrumentos "até achar meu timbre?"....

    E somente depois que estiver satisfeito com meu som, procurar algum lugar para buscar maior ensino, e dai teria mais prazer em tocar?

    Confesso que estou dando muito crédito para meus equipos, só não compro coisa melhor porque realmente não tenho de onde tirar...

    Mas em relação do setup com "fulltone e tc eletronic" para o 'mxr e fire".... seria melhor eu pegar o que gosto mais do som e tenho maior prazer e dai depois começar em pensar em aulas e seguir carreira estudando sozinho?

    E dentre as coisas que falei, (no titulo), você acha que o mais importante para um músico seria o timbre?

    alv2707
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Jeff.gomes
    Ai eu achoque vai depender do que você quer. Nunca deixe totalmente de lado os dois, mesmo que você resolva comprar equipamentos e sempre bom estudar um pouco teoria mesmo que por conta própria. Quando eu melhorei meu equipamento eu acabei indo pro lado mais guitarristico, agora que eu já me sinto bem satisfeito com minhas técnicas e meus timbres eu tô desenvolvendo mais meu lado musical. Foi uma escolha minha que eu deu resultado e eu aconselho aos outros. Com certeza tem gente que discorda de mim, cabe a você ponderar o que é mais sensato na sua situação.


    Eu vejo dá seguinte maneira: "Equipamento uma hora ou outra o camarada vai precisar gastar, agora aula pode ser que sim ou pode ser que não".

    Eu acho que o risco de investir em equipamento de qualidade e se arrepender lá na frente é menor que o risco de tomar aulas e depois ver que elas não adiantaram muito.

    Quanto a aquisição do equipamento eu tenho a seguinte filosofia. "Melhor guitarras e pedais ruins em um amp bom do que guitarras e pedais bons num amp ruim". Minha dica é sempre investir em amp de qualidade primeiro.

    Quando eu digo timbre eu digo toda a qualidade som. Esse é o fator mais importante para qualquer músico. Do que adianta ter todo o conhecimento musical e toda técnica do mundo se você mesmo e as outras pessoas não acham agradável o som que você faz??

    Eu vejo muito disso principalmente em bandas de heavy metal aqui de BH, os caras tocam muito mas tem uns que não se preocupam com o timbre e seus solos acabam ficando sem brilho, apagados e de dificil audição. enquanto músicos com técnica bem mais modesta consegue prender bem mais a atenção da platéia graças ao bom timbre que eles conseguem.

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # set/12
    · votar


    alv2707

    Falo tudo isso com experiência de quem por mais de 4 anos tocou guitarra desligada, sem sequer um amplificador de 200 conto e uma zoom 505. Eu até peguei costume de tocar guitarra com a cabeça colada no corpo, que era pra ouvir melhor o que eu tocava.


    Sei bem como era isso... eu só tive um violao por mtos anos [que ainda está comigo]... depois discolei uma Tonante Finder hauhau e nem tinha onde ligar! ai eu tocava com o braço da guitarra no guarda-roupa dava meio q uma amplificada legal! hauahuah nessa epoca eu ja me matava nos iron maiden, guns e metallica da vida...

    Depois qdo finalmente consegui comprar uma golden... um ano depois fui roubado e fiquei 3 anos sem guitarra d novo... sou mto cagado...

    Hj em dia viciei em comprar guitarras... to com 3 e querendo me desfazer de uma pra pegar um ampli mais legal...

    Jeff.gomes

    Mas a vida eh assim... o tempo vai passando... vc vai tendo oportunidade de melhorar teu set, teu timbre... seu conhecimento sobre musica e consequentimente sua tecnica!

    Por incrivel que pareça... ouvir varios estilos... ou bandas com maior musicalidade e tecnica... podem te ajudar a ser um guitarrista mais completo. Hj em dia considero o Petrucci um dos caras mais completos da musica... pelo dominio de vários estilos... o segredo tb eh pesquisar, ler sobre e tirar akele velho pensamento de q "ISSO EH UMA BOSTA" da cabeça...

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    alv2707
    Cara... valeu mesmo, vou tentar montar um setup que eu curta o som fazendo aulas, caso eu nao conseguir nada que curta, nem começo as aulas e invisto nas minhas coisas....

    A ideia de comprar o vox Ac15c1, acho que é um amplificador bem legal, pois para comprar um amplificador melhor, ou que vale apena pagar mais que ele, iria pagar bem mais caro... dai ficaria sem grana.

    MarcosMalmsteen

    Eu nao tenho cabeça feito para nada que nao testo ou ouço... tem cada coisa que endeusam aqui no FCC que quando eu fui testar, fiquei pensando, poxa, como gostam disso aqui, e tal... dai comecei a ver que tem coisas que são muito particular... principalmente amplificadores...
    Pedais tem uns que são muito versateis e tal, mas eles sempre vão reagir conforme o ampli ligado....

    Cada dia que passa, tem mais guitarrista que venho conhendo e curtindo... e tem tanta coisa no FCC para estudar de teoria e dicas nos videos no youtube que nunca estudei nem a metade até morrer, talvez ando meio sem vontade de estudar, porque estou sem as coisas que quero...

    Realmente acho que estudar sozinho, se esforçando e muito mesmo... seja uma boa...
    Como alv2707 disse: " quando eu faço um bend e ouço aquele som maravilhoso eu começo a tocar vorazmente".... somente um equipo que nos deixe feliz, para nós termos vontade de estudar e tocar...

    Estou começando a ver que a "musicalidade" vem de um bom timbre também, principalmente na hora das pausas ouvindo a nota soar e sentindo o instrumento... não adiante ter um som ruim, ou médio, ou por melhor que seja que nao seja do nosso estilo, fica ruim de expressar o sentimento atras da guitarra....

    Legal quando opiniões sobre algo, vão se desenhando para termos uma ideia mais ampla das coisas.

    jaen
    Veterano
    # set/12 · Editado por: jaen
    · votar


    Cara minha experiencia é a seguinte: Quando comecei fiz um tempinho de aula pra pegar o básico, mas tinha muita dificuldade de aprender. Ai quando consegui tocar algumas coisas parei com as aulas. hehe. Meu equipamento era uma Ibanez RG270, um Boss DS-2 e um amp Attack. Montei uma banda de rock clássico e toquei com esse "equipo" e suas limitações por uns 3 anos. Aí acrescentei um Wha Boss, depois um compressor Oliver pra dar um "boost" hehe...mais uns dois anos e consegui uma Giannini semiacustica bem antiga com uns caps Epiphone, guitarra esta, a melhor que já tive. Aos poucos fui acrescentando outros drives, modulações, mas tudo simplesinho. Acho que o único pedal decente que tenho é um Cry Baby. Tenho duas Telecasters, que se juntar não dá pra fazer uma. Este ano comprei um MGV30.
    Nunca estudei técnica, nem conheço muitos acordes, mas me viro bem. Tiro o melhor som possível com os equipos que tenho. Mas com todas estas limitações ao longo dos 16 anos que toco, já fiz bastante coisa até, para um músico despretencioso. Montei várias bandas, toquei com vários músicos, com uma banda em que toco há quase 10 anos gravamos dois discos, outro projeto em que estou agora estamos finalizando outro album, já viajei todo o Rio Grande, Santa Catarina, parte do Paraná e outros estados tocando. Enfim esta é a minha experiência. Acho que deves focar onde quer chegar, e quais são as necessidades para isto. Nunca almejei ser um virtuose e aí não estudei... Comodismo, falta de talento, sei lá. Acho que acima de tudo tem que haver PERSEVERANÇA. Abraço

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    jaen

    Legal sua experiencia de tocar sem ao menos saber bem a teória e ter estudado tecnica... o melhor guitarrista que ja toquei não sabe nada de teoria, só sabe o nome das notas maior e menor, agora se tem 7 e 9 e ai vai, que tipo de escala que usa ele nao sabe,, mas toca com uma fender e um gt10, é muito virtuoso e tem ouvido absoluto... mas ele não é parametro para mim, é um monstro de talento....

    O concelho que vc deu que vou seguir e planejar onde quero chegar, e perseverar, e ver o que preciso para chegar lá...

    Saber partitura seria otimo, e é bem dificil de estudar sozinho.

    Calime
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Kras, falo por mim.

    Toco a cerca de 16 anos e já tive fases de praticar mto, fase de praticar pouco, fase de nem encostar o dedo na guitar. Qdo tava "tinindo" na guitar, meu equipo era mto fraco, Zoom 9002 e uma kramer emprestada toda desgraçada, só um emg na ponte e um pot de vol, rs...mas no geral a galera curtia meu som, e eu mesmo curtia mais meu som nessa epoca que hoje - mesmo todo mundo falando que eu amadureci como musica e talz.

    Hoje tenho um ótimo equipo, porem sem tempo pra praticar (só que com MTA vontade), e minha tecnica defasada. Acredito que não tiro nem 50% do potencial do meu equipo. Falta pouco pra mim fechar o set (ou não, sempre acabo inventando algo, rs...), mas acredito sim que vou comprar com cada vez menos frequencia.

    Respondendo o cerne do tópico:

    Os equipos que estão comigo me atendem mto alem da expectativa.

    Minha musicalidade anda mto bem (graças a Deus).

    Minha técnica tá mto fraca (sei que posso render mto mais, pois já toquei mto mais que o que hoje eu toco).

    Talento, na verdade eu nem sei direito se isso existe. As vezes até acredito que exista sim, uma vontade pertinente, que te faz ralar até sair algo, enquanto outros não tem interesse e saco pra fazer o mesmo. Em decorrência disso vc acaba se destacando como alguém "com talento".

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Calime

    De todas as coisas que precisa para ser um músico o que vc acha mais importante?

    Na verdade vendo a sua história, talvez não quer dizer que você foi relaxando com seu som e o como você faz ele? Anda com muito mais vontade de tocar com a galera que estudar? ou ainda está com muita coisa na cabeça e tem deixado o instrumento de lado?

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Jeff.gomes

    Eu concordo com tudo que o Paulo Anhaia fala em seus vídeos da série "Anhaia TV - Episódio 'xx'"

    Enfim, o músico faz a música e pronto. Se o cara é criativo, será com qualquer equipo (claro, não estou falando de equipos "intocáveis").

    Tudo é questão de talento, vivência e prática, no meu entender.

    :)

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    MauricioBahia
    Pois é... mas como o Anhaia fala, não adianta ter um equipo foda e não estar em dia com a pegada.... Mas se puder estar em dia com ela, sozinho, sem aulas, se esforçando e buscando ajuda na internet (que acho que tem muito material, só procurar bem, e analisar), o dinheiro destinado para equipamentos seria mais importante que as aulas....

    Mas no meu ver, o jeito para se ter musicalidade e técnica, são ao longo do tempo na vivencia de por em prática o que é estudado mesmo sozinho....

    No meu caso, consigo crescer muito mais, "ouvindo música", que ficar horas estudando uma escala e improvisando... prefiro estudar fundamentos da escala e ouvir muito bem as coisas e muito, assim quando for solar/compor/tocar, teria muitas ideias juntadas de tudo que ouvi, da frase que pensei caminhado e tal....

    As vezes da certo, mas as vezes falta a fluência e técnica para poder expressar inteiramento que vem no coração e mente... ai já acho que não aulas particulares, mas um instituto de música, estudando de tudo um pouco e muito o instrumento dedicado, seria melhor que um equipamento bom.... ainda isso é uma dúvida pertinente.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Jeff.gomes: No meu caso, consigo crescer muito mais, "ouvindo música", que ficar horas estudando uma escala e improvisando...

    Isso aí é imprescindível!!!!

    as vezes falta a fluência e técnica para poder expressar inteiramento que vem no coração e mente...

    Tá aí a diferença do cara que toca como robô e "cospe" notas, não tem pegada e do outro, que toca com a alma.

    Cara, equipamentos decentes tem aos montes hoje em dia. Isso deixou de ser problema. Na minha época de adolescente, anos 80 (mesmo anos 90) eu não tinha qualquer perspectiva de ter uma guitarra boa. Pedais? hahaha Só emprestado do meu primo que era produtor profissional! Amp, era o dele e o violão de aço também bom pacas!!!. Coitado, eu pentelhava muito o cara! Obrigado primão!!!!

    :)

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    MauricioBahia
    aqui em porto alegre, tem muita coisa para testar, mas falta as coisas que mais gosto quando vejo na internet,,, e é ruim testar algo no caso de um pedal de overdrive, pensando em outra coisa.... Eu tenho um timbre na minha cabeça mas eu não sou daqueles que fica louco e acha que um dia vai encontrar ele... somente quero um nivel de ganho e caracteriscas do timbre que quero....

    As vezes penso em ficar com uns três pedais no board e ir tocando e lutando e tal... estudando... e outras de encher o pedalboard de pedais de boutique....

    Eu sempre quiz uma distorção com um corpo legal e agudos macios, os agudos que queria achei no Ac15, mas ele não tem corpo.... o BB preamp da um grave legal, mas nao tem aquele ganho, dai eu penso, em colocar o OCD junto no bolo, mas não posso testar isso, e vai que compro e fica uma merda.... dai eu piro e falo, chega de pedal, eu vou estudar kkkk.

    Graças a Deus que a realidade dos músicos de hoje, esta melhorando, a cerca de equipamento, mas as guitarras não são as mesmas, a madeira um dia acaba... ou não terá a mesma qualidade de antes, por não ter aquele tempo secando naturalmente e tal.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    =]

    Calime
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Jeff.gomes

    De todas as coisas que precisa para ser um músico o que vc acha mais importante?

    Amor ao que se faz.

    Na verdade vendo a sua história, talvez não quer dizer que você foi relaxando com seu som e o como você faz ele?

    Não. O meu "erro" foi nã ter lutado pra me tornar um músico profissional. Botei aspas pq agora to relativamente bem, estudei e meu emprego é essencial pra fazer minhas coisas - dentre elas comprar meus equipos. Não foi relaxo, e sim uma série de fatores que foram se desencadeando, principalmente meus estudos. Fiz dois técnicos (telecom e eletrônica) e estou no meio do curso de eng. elétrica.

    Anda com muito mais vontade de tocar com a galera que estudar? ou ainda está com muita coisa na cabeça e tem deixado o instrumento de lado?


    Gosto tanto de estudar qto de tocar com os chegados. Tenho sim mta coisa na kbça, por isso ando sem tempo e sem grana: terminar meu curso, me casar (será em janeiro que vem), acabei de comprar meu carro, tenho que dar conta satisfatoriamente do meu trampo....e por aí vai.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Calime

    Legal cara, eu tinha começado o curso de eng.eletro-eletronica, acho que ano que vem eu volto... também tenho muitas coisas, termino agora, tecnico em eletronico... e no meu trabalho ja não ganho mal... mas espero bem mais também.... ele toma bastante tempo e com aulas do curso, isso as vezes deixa o cara meio assim para estudar..

    Pensar musica ou dinheiro certo? Na musica pode vir bem mais grana mais é incerto, e mesmo que não venha, não é por grana e sim por amor... Daqui uns meses vou noivar, preparando a surpresa e tudo, e dai é legal ter algo certo...
    Parabens pelo casamento futuro... felicidades. =]

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    =]

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Prosseguindo..... =P

    Led Zé
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Acho que hoje em dia não tem desculpa pra timbre ruim não...Tem muita opção acessível por aí (apesar de ainda achar um absurdo o preço das coisas aqui no Brasil). Não tem um amp britânico top? Compra um valvulado handmade ou mesmo um SS bacana e mete bronca! A distorção é ruim? Compra um pedal bacana e mete bronca! Não tem grana pra pedal famoso? Compra um clone e mete bronca! Não tem Fender ou Gibson? Compra uma guita asiática legalzinha e mete uns caps Malagoli e mete bronca! Não tem carro pra carregar amp, pedais , etc? Compra uma pedaleira pequena tipo zoom g3 e mete bronca! Não tem desculpa mais .....

    Na minha adolescência era Jennifer e Tonante ligadas em multi uso. . Tagima era quase uma Fender. Gibson só em revista. Não existia essas asiáticas simpáticas tipo Condor , Vintage, etc...Era tudo podre. Lembro que tocava numa Jennifer de uma amigo que tinha 3km entre a corda e o traste. Quando dava um bend, a corda de cima arrancava aquela pelinha perto da unha e ficava ardendo pra caralho. Era uma tosquera. Hoje é tudo moleza. Neguinho reclama de barriga cheia.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Led Zé
    Pois é... uma vez eu tinha preconceito com pedaleiras, até ver um amigo meu tirar um timbre legal numa Boss ME70, eu ja tinha mexido e nada a ver, e quando vi ele tocar, era um timbre bem aceitavel, perto do que achei que fosse, estava otimo.. mas ele se puxou...

    Mas sei lá, se pode ter um equipo legal, um bom valvulado, uma guitarra legal como condor vintage,e uns pedais bacana, a ideia seria, o que valeria mais apena, timbre+estudar sozinho ou um timbre nao tão bom+aulas.

    e ficaria, pegada ou timbre, experiencia ou esforço e por ai....

    jaen
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Na minha adolescência era Jennifer e Tonante ligadas em multi uso. . Tagima era quase uma Fender. Gibson só em revista.
    Era bem por aí... Bora era a Aria Pró II.hehehe. Pra falar a verdade, Gibson mesmo só encostei em uma até hoje.

    Led Zé
    Veterano
    # set/12
    · votar


    jaen
    Bora era a Aria Pró II.hehehe.
    Putz! Tive uma cara! AMAVA! Achava que era tipo um Jackson americana quando comprei. Mas isso já foi uma evolução perto do que eu usava antes. Vendi há pouco tempo, com dó no coração, bem baratinho prum cara que queria tocar numa Igreja aí. Foi legal que, por ele ser um cara mas humilde e tocar só instrumento ruim ( o set dele era Tonante e 505, o clássico set das antiga hehehe) ele teve a mesma sensação que eu tive lá no começo da década de 90, uqndo saí da Jennifer emprestada pra uma Aria Pro II! Muito legal!

    Jeff.gomes
    Cara, tenho meu lado de querer ter equipos legais e ainda bem que eu posso ter hoje em dia, mas confesso que me arrependo de não ter feito aulas quando tinha tempo. Hoje em dia eu vejo o quanto perdi. Atualmente, por tocar só por hobby, meu estudo se limita às músicas que vou aprendendo.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Led Zé
    Pois é, mas eu quero ser proficional, só que não quero saber de cover ou estar tocando para alguem, e sim ter minha banda, ou fazer parte de uma banda e se focar em "criação", eu tenho algumas coisas e as pessoas que viram elogiaram, mas é tudo escopo, coisas simples, voz e violão e tudo mais... dai eu fico meio assim, agora vou comprar que preciso para fazer o meu som, e vou estudando sozinho, e vou pegando o que tiver mais dificildade... algo que vou ter que estudar com professor é partitura e harmonização (menor harmonica).

    Mas buscar tudo que falei no titulo é uma missão para cumprir "sozinho".

    jaen
    Veterano
    # set/12 · Editado por: jaen
    · votar


    Putz! Tive uma cara! AMAVA! Achava que era tipo um Jackson americana quando comprei. Mas isso já foi uma evolução perto do que eu usava antes. Vendi há pouco tempo, com dó no coração, bem baratinho prum cara que queria tocar numa Igreja aí. Foi legal que, por ele ser um cara mas humilde e tocar só instrumento ruim ( o set dele era Tonante e 505, o clássico set das antiga hehehe) ele teve a mesma sensação que eu tive lá no começo da década de 90, uqndo saí da Jennifer emprestada pra uma Aria Pro II! Muito legal!
    Bah cara que legal! Eu tive sorte, comecei com uma RG270. Meu pai me deu de surpresa, quando disse que queria tocar... Mas algus amigos meus tinham esse set que tu falaste (505) O Guita que toca comigo usa 505 da época até hoje...e só ela hehe. Omeu set era RG e DS2. Mas o primeiro que usei, emprestado, foi Jennifer strato, Oliver Overdrive e cubo Oliver, aquele com quatro falantinhos de 6" ou 8" sei lé. hehehe

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    jaen
    Nem vou falar com o que comecei, mas comecei bem =P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Musicalidade x técnica x talento x Equipamento.