Lelo Mig Membro
|
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Prá entrar em orquestra não necessita formação especial alguma, nem faculdade, nem bacharelado, nem diploma algum.
Normalmente o caminho é o seguinte:
Fique de olho nos editais públicos. As orquestras, em sua maioria, são mantidas pelas prefeituras ou governos estaduais, então, publicam edital de convocação quando precisam preencher novas vagas. Estes editais são publicados no Diário Oficial e aberto a qualquer um que queira “tentar a sorte”, da seguinte forma:
1- Concerto de confronto. Ou seja, todos os candidatos tocam o mesmo tema, pré-divulgado.
2- Concerto de livre escolha. O músico executa uma parte de uma obra, de sua escolha, dentro de algumas opções fornecidas em uma lista de repertório, pré-divulgada.
3- Trechos de peças, pedidos na hora, pela banca examinadora, dentro de uma lista pré-divulgada.
4- Leitura à primeira vista. Músico toca um trecho de obra escolhido na hora, pela bancada avaliadora, de uma obra não divulgada (às escuras).
No edital já vem descrito quem formará sua banca avaliadora, mas normalmente são os principais músicos da orquestra, do mesmo naipe do seu instrumento, o maestro, e geralmente algum músico de primeira linha do mesmo instrumento que o seu, convidado.
Obs: Curriculo conta muito. Concertos Internacionais, Gravações, participação em festivais, prêmios em concursos internacionais e etc. No caso de piano, piorou, se não beirar a "genialidade" esquece!
Resumindo: Diplomas não contam nada. Para entrar em Orquestra precisa mesmo é tocar muito!!
|