Sobre as variações de estilo musical dentro das vertentes

Autor Mensagem
Índio_DT
Veterano
# jul/12


Estive pensando nisso esses dias. É até interessante ver como existem variações dentro dos estilos musicais, mas é algo que nao acontece com todos os estilos.
No rock é muito comum. Punk, Metal, Hardcore...Na música eletronica, que é minha praia, tem inumeras vertentes. Psy, Prog, Minimal, Electro, House...
Aí vem minha dúvida, apesar de saber que vão sobrar piadas do tipo "pq isso não é estilo musical", "pq todos deviam morrer com uma estaca fincada no toba" entre outros...mas é estranho ver que o Pagode, sertanejo, funk, MPB, não possuam esse tipo de variação.
Veja bem, quando digo que não possuem esse tipo de variação, digo no sentido literal da coisa. Claro que o sertanejo de Tonico e Tinoco nunca deverá ser comparado ao de Gustavo Lima, ou o funk do C.V. comparado ao funk da Perla...mas imagino que exista realmente uma limitação entre os estilos musicais para que sejam criadas vertentes.

Acho que estou brisando...ou não...

JennyBack
Veterano
# jul/12
· votar


altas treta mano

tncv
Veterano
# jul/12
· votar


fim da noite, larica quase batendo e nego entra na Internet.

Índio_DT
Veterano
# jul/12
· votar


tncv
Estou naquele intervalo entre a leseira e a coragem de levantar pra comer algo...

The Red Special
Veterano
# jul/12
· votar


Índio_DT
Sertanejo tem várias vertentes eu acho. Aquele bem roceirão, universitário, aqueles mela-cueca anos 90 alá chitãozinho e xororó. Deve ter mais além do que eu falei.

tncv
Veterano
# jul/12
· votar


Pagode
tem o meloso, o de gandaia, o de sapequenagem, romântico, tradicional.

sertanejo
modão, raiz, corno, universitário, o sertarock, sertabrega, romantico (que não é igual de corno)

funk
tu já citou

MPB
é coisa de babaca. ninguém ouve mesmo

tncv
Veterano
# jul/12
· votar


Índio_DT
o sofá é forte o bastante nesse momento e as pernas fracas demais.
já já a fome bate forte e vira um Bolt (no pensamento) da vida

tncv
Veterano
# jul/12 · Editado por: tncv
· votar


lembrei disso

http://img808.imageshack.us/img808/5678/iae.gif

Índio_DT
Veterano
# jul/12
· votar


The Red Special
Sertanejo tem várias vertentes eu acho. Aquele bem roceirão, universitário, aqueles mela-cueca anos 90 alá chitãozinho e xororó. Deve ter mais além do que eu falei.

Isso! Isso mesmo!
Mas eles nao possuem uma denominação específica. Nem rixas e intrigas entre si.
Vejo a raiva dos Punks contra o sistema e contra outras vertentes do rock. Esses dias uma guria me disse: Ahhh gato, vc é do trance, e eu sou do House...não podemos nos pegar pq somos diferentes.

Sinistro...


tncv
modão, raiz, corno, universitário, o sertarock, sertabrega, romantico (que não é igual de corno)

Fato. Mas tirando o modão e o raiz, que são praticamente a mesma coisa, o restante é muito novo, muito recente. O romantico eu, particularmente, nem considero como vertente, visto que nem eles sabem dizer exatamente do que se tratam as músicas. Seria como comparar João Paulo e Daniel com Alexandre Pires. Pra mim as músicas são muito iguais...

No rock, diferenciamos as vertentes pelo próprio estilo de som que se ouve. Sabemos o que é um HappyRock, um Emocore, um Metal, um BLackMetal. Na cena eletronica, dividimos as vertentes pelo BPM. Mas, e nos demais estilos?

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


mas é estranho ver que o Pagode, sertanejo, funk, MPB, não possuam esse tipo de variação.

Olha que tem ein? Tem sertanejo de raiz, sertanejo romântico e sertanejo universitário. Pagode originalmente não era estilo musical, mas um tipo de festa onde tocava samba. Agora é considerado uma variação do samba. Funk se originou do soul e do jazz e depois ainda evoluiu para outro tipo: o Funkadelic. Tem ainda o hip hop e o rap que vieram dele. E tem esta porcaria de funk carioca. MPB nem é estilo, mas tudo que se faz dentro da música brasileira, desde Jovem Guarda, passando pelo samba e pelo rock nacional.

tncv
Veterano
# jul/12
· votar


Índio_DT
rock algumas vertentes só imbecis falam que existem. A diferença deve existir só na cabeça deles.

Mas, e nos demais estilos?

mano, não tô nessa tua vibe. Mas existe vertentes... mesmo poucas, mas existem.


Fora que todo estilo tem uma vertente que é: gospel. até black metal gospel existe.

The Red Special
Veterano
# jul/12
· votar


Vejo a raiva dos Punks contra o sistema e contra outras vertentes do rock. Esses dias uma guria me disse: Ahhh gato, vc é do trance, e eu sou do House...não podemos nos pegar pq somos diferentes.
dafuq is dat mano Índio_DT?

Eu tentei imaginar a cena de uma kanda falando isso com alguém mas não consegui.

Índio_DT
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite
Olha que tem ein? Tem sertanejo de raiz, sertanejo romântico e sertanejo universitário. Pagode originalmente não era estilo musical, mas um tipo de festa onde tocava samba. Agora é considerado uma variação do samba. Funk se originou do soul e do jazz e depois ainda evoluiu para outro tipo: o Funkadelic. Tem ainda o hip hop e o rap que vieram dele. E tem esta porcaria de funk carioca. MPB nem é estilo, mas tudo que se faz dentro da música brasileira, desde Jovem Guarda, passando pelo samba e pelo rock nacional.

É...acho que estou sendo um pouco crítico demais em esperar que as outras vertentes tenham mais ramificações.
Mas acho realmente estranho...o samba mesmo é beeeem antigo, e possui como variação o ...pagode? É, porque samba mesmo é só o de roda, no melhor ziriguidum \o/
O funk realmente nao deve ser um estilo musical...não pelo que apresentam hoje em dia. É um rap vulgarizado com batidas de beatbox e bundas rebolando.

Resumindo: Ninguem briga, ninguem reclama um do outro...vemos Luan Santana dividindo o palco com Zezé e Luciano. Nem quando fizeram uma paradinha com Fresno e Chitãozinho e Xororó eu estranhei tanto...

tncv
Veterano
# jul/12
· votar


Eu tentei imaginar a cena de uma kanda falando isso com alguém mas não consegui.


Eu imaginei tipo dos hippies conversando, tá ligado

tncv
Veterano
# jul/12
· votar


Índio_DT
tem treta no sertanejo, cara.

Acho que principalmente Zezé com esses universitários

The Red Special
Veterano
# jul/12
· votar


tncv
Surreal bro, a mina tem que ser bem nóia pra falar isso.

Índio_DT
Veterano
# jul/12
· votar


The Red Special
Eu tentei imaginar a cena de uma kanda falando isso com alguém mas não consegui

Véi, tambem achei estranho. Mas o papo foi mais ou menos assim:
Gostosa: - Vi nas tuas fotos que tu curte umas festinhas...
Índio: - É...gosto sim. Mas sou das antigas, do tempo que a cena eletronica era mais Underground e menos Modinha...
Gostosa: - Ahhh gato...então tu curte PsyTrance?
Índio: - À priore sim...
Gostosa: - Ah gatooo...eu sou do House...somos de estilos rivais...

O.o

P.S.: Confesso que quando vejo gente postando videos e músicas sobre House, me irrito um bocado. Não sabem que a música eletronica possui vertentes mais finas e qualificadas, e muito menos comerciais...

Índio_DT
Veterano
# jul/12
· votar


tncv
tem treta no sertanejo, cara.

Acho que principalmente Zezé com esses universitários


Ih man...tambem achava isso. Até ver ele dividir o palco om o Luan Santana, Michel Teló...
Fora que ele devia estar cherado quando tentou esboçar uma reação contra o sertanejo atual.
Alias, o Zezé é meio que um Kurt Cobain com esporas e calça quebra-bulica (vulgo Racha-saco)

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Índio_DT
Mas acho realmente estranho...o samba mesmo é beeeem antigo, e possui como variação o ...pagode? É, porque samba mesmo é só o de roda, no melhor ziriguidum \o/

Mas em termos de samba tem inúmeras variações: samba de breque, samba -enredo, samba, modinha, choro, samba-maxixe, samba-canção, samba de partidoo-alto e a bossa nova. Imagino que haja outros mais.

O funk realmente nao deve ser um estilo musical...não pelo que apresentam hoje em dia. É um rap vulgarizado com batidas de beatbox e bundas rebolando.

O funk é um estilo, sim, americano. Não confundir com o funk carioca.

tncv
Veterano
# jul/12
· votar


Índio: - É...gosto sim. Mas sou das antigas, do tempo que a cena eletronica era mais Underground e menos Modinha...
Gostosa: - Ahhh gato...então tu curte PsyTrance?
Índio: - À priore sim...
Gostosa: - Ah gatooo...eu sou do House...somos de estilos rivais...

:S

uahuhauahuahua que loco isso.
a parte em negrito foi mais surreal da conversa. auhauhaua




Alias, o Zezé é meio que um Kurt Cobain com esporas e calça quebra-bulica (vulgo Racha-saco)

a diferença que Zezé tem culhões e gosta de comer xoxota. e logicamente ele não ia ficar de briguinha com a modinha. Até parece que vai perder dinheiro

Índio_DT
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite
Mas em termos de samba tem inúmeras variações: samba de breque, samba -enredo, samba, modinha, choro, samba-maxixe, samba-canção, samba de partidoo-alto e a bossa nova. Imagino que haja outros mais.

É...os outros estilos eu confesso que não conheço. Falei besteira com relação ao samba.

O funk é um estilo, sim, americano. Não confundir com o funk carioca.
Ah sim. Mas digo num âmbito mais interno mesmo...mais Brasil...
Até porque o funk americano é completamente diferente do brasileiro.

A propósito, andei ouvindo uns funks proibidões a algum tempo atras, e me ficou explícito porque essa porra é proibida...Não tem putaria na música, mas tem uma critica pesada contra o tal do sistema (?). E não achei que tem apologia ao crime...achei mais uma realidade criada por uma organização, como se fosse uma religião.

The Red Special
Veterano
# jul/12
· votar


Índio_DT
hahahah nem sabia que tinha dessas paradas na música eletrônica. Eu ficava meio deslocado quando ia nessas festas aí!

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Índio_DT
A propósito, andei ouvindo uns funks proibidões a algum tempo atras, e me ficou explícito porque essa porra é proibida...Não tem putaria na música, mas tem uma critica pesada contra o tal do sistema (?). E não achei que tem apologia ao crime...achei mais uma realidade criada por uma organização, como se fosse uma religião.

Interessante, queria ouvir isto.

tncv
Veterano
# jul/12
· votar


samba-maxixe
um exemplo


Índio_DT
Veterano
# jul/12
· votar


tncv
uahuhauahuahua que loco isso.
a parte em negrito foi mais surreal da conversa. auhauhaua


hahahahahahahaha
Ah man, é que na cena eletronica é importante deixar claro qual vertente vc defende, pq as brigas que rolam são coisas deveras intrigantes.
Em suma, nao consegui comer a gostosa por causa de alguns (vários) BPM's.

a diferença que Zezé tem culhões e gosta de comer xoxota. e logicamente ele não ia ficar de briguinha com a modinha. Até parece que vai perder dinheiro

É...no final das contas, o Michel Teló divide as xoxotas com ele no camarim...

Índio_DT
Veterano
# jul/12
· votar


The Red Special
hahahah nem sabia que tinha dessas paradas na música eletrônica. Eu ficava meio deslocado quando ia nessas festas aí!

Cara, por incrivel que pareça tem sim...
Rola um certo preconceito com a cena eletronica, mas existem coisas bem interessantes no estilo.
Pra ter uma ideia, as vertentes de música eletronica causam efeitos psicodélicos diferentes aos ouvidos dos frequentadores. Aquelas batidas soam como melodia pra gente que curte. Causa diferentes sensações.

Atenção: os efeitos citados acima foram devidamente testados...por mim...\o/

tncv
Veterano
# jul/12
· votar


Índio_DT
auhuahauha

tu tinha que virar House desde muleque.

É...no final das contas, o Michel Teló divide as xoxotas com ele no camarim...

e cheirando aquela carreirinha de leve

Índio_DT
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite
Interessante, queria ouvir isto.

Eu ouvi esses dias um funk que falava sobre um sequestro. Dava até calafrios de ouvir. Ae ouvi um que falava de um detento, tentando se reabilitar perante a sociedade, mas sabendo que isso é inviavel pelo estilo de vida que se leva nas favelas do Brasil.

Realmente curti. Ouvi por um bom tempo, mas foram embora junto com meu Desktop =(

Índio_DT
Veterano
# jul/12
· votar


tncv
O mais engraçado é que eu nunca entendia o porque os rockeiros tinham tanta raiva dos "posers". Até surgirem as reportagens sobre as Raves e suas cambadas de drogados freneticos...

Parei. Analisei. Realmente nao tem como ter outra impressão.
Fui numa festa esses tempos atras, e tinha uma galera que não sabia nem quem tava tocando, qual o estilo, o porque o DJ tava naquela pista e não na outra...se preocupam mais em se drogar e parecer rebelde.
De certa forma me revolta. Até porque são os mesmos filhos de uma rameira que estragaram a cena eletronica no Brasil.

TG Aoshi
Veterano
# jul/12 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Índio_DT
Falta ler mais, ou escutar mais música. Como disse a snow, pagode é vertente do samba, que tem umas trocentas variações.

Em geral, acho que o desenvolvimento de um estilo depende muito da "idade", da disseminação (pra quem) e da popularidade. O funk carioca, por exemplo, é algo "muito" novo pra ter esse tipo de variação que você está falando. EDIT.: Mas como você mesmo viu, tem variações.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre as variações de estilo musical dentro das vertentes