Talento ou força de vontade?

Autor Mensagem
OverZakk
Veterano
# jun/12


Bem gente estou criando este tópico para compartilhar minha ideia.
Primeiro eu tenho 19 anos, toco guitarra, teclado, canto, e produzo as musicas da minha banda.
Tudo o que eu sei, foi fruto de muito estudo, nunca fiz um curso, pois onde moro os únicos, que tem são muito caros, e para uma pessoa que não tem muitos recursos como eu, é praticamente impossível, então aprendi tudo sozinho, lendo muito e praticando muito.
Muitos dizem para mim que eu sou talentoso, dai eu digo que não eu não sou talentoso, eu tive força de vontade para saber todo o que sei, talento tem aquela pessoa que nunca pegou num instrumento na vida e com pouco estudo e treino já consegue fazer alguma coisa que uma pessoa normal não conseguiria. O que estou querendo dizer e que qualquer pessoa que tenha vontade consegue fazer o que quiser se tiver realmente vontade, vejo muitas pessoas começar a tocar algum instrumento e parar simplesmente porque não teve um rápido resultado, ai dizem "Aaa eu não nasci para isso".
Ta ai o desabafo, digam o que o senhores acham.

Jeps
Veterano
# jun/12
· votar


Porque você acha que sempre aparece um moleque japonês foda em alguma coisa?? A cultura deles está no "pratique, pratique e pratique". Você faz o seu talento.

gege_correa
Veterano
# jun/12
· votar


OverZakk

É isso ai cara, já dizia o Sr. Shinichi Suzuki, esse negócio de "ah eu não tenho talento" é desculpa. Aconselho a leitura "Nurtured by Love", fala tudo isso e mais um pouco. Vai mudar a visão de quem acha que a pessoa "nasce com talento"...

"Ah, o Steve Vai tem talento! Eu não!", vai ver quantas horas o cara tocava por dia, e quanto tempo ele levou pra chegar onde chegou hahaha... Abraço!

soruji
Veterano
# jun/12
· votar


A cultura deles está no "pratique, pratique e pratique". Você faz o seu talento.

Pois é. Uma coisa que ouvi sobre os japonêses que vou levar para a vida toda: "Eles são disciplinados".
Infelizmente, o grande pecado de nós, músicos, é a falta de paciência e disciplina. Quando vejo vídeos de grandes pianistas de jazz como Oscar Peterson (que pra mim é um dos maiores virtuoses do jazz), ficou pensando em como foi a vida dele para chegar onde chegou. Logo pesquiso sua biografia, e vejo que seus estudos se iniciaram aos 5 anos de idade mais ou menos. A partir daí, muitas coisas ficam claras na minha cabeça. Sinceramente, já tentei jogar a culpa em muitas coisas, escolas, professores, métodos, teclados, sendo que eu, e somente eu, serei o responsável pela minha motivação para continuar estudando música. Tenho sérias dificuldades no que diz respeito fa coordenação, montagem de acordes mais complexos e etc, mas sei que posso ultrapassar esses limites, me dedicando. Sei o quanto é difícil você ouvir um solo do Bob James, e não ficar com a mão coçando pra tentar tirar no teclado, mas as coisas precisam ir com calma.

Eu tava no youtube, vendo um sermão do Alexandre Malaquias (a galera gospel deve conhecer), e ele disse que viu uma amiga da filha dele estudando graus num caderno. Aí, com a maior sutileza do mundo, ele disse a ela: "Filha, que bom que você está estudando graus, mas isso é máteria pra quem faz curso Superior em música. Você não sabe nem solfejar em semicolcheias". Aquilo acabou comigo (pois pensava em fazer aula com ele), mas depois eu entendi que não podemos pular etapas, e quando se trata de música, quanto maior disciplina, mais rápido virão os resultados.

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


soruji
Com trabalho e dedicação todos conseguem qualquer coisa, eu conheci o um cara que tocava baixo, tinha uns 4 meses que ele tinha começado a tocar para valer sacas, um dia ele veio até mim e disse que ia começar a tirar umas musicas do Dream Theater, eu quis rir na hora mais não rir pra não desmotivar o cara, dai eu falei "pô cara legal, eu tenho umas videoaulas do Myung no meu pc ai eu te passo pra tu pegar as técnicas dele!" dai o cara ficou assim com uma cara de interrogação, as pessoas pensam que musica é assim "ahh vou tocar tirar tau musica" e vai la e tira, tem que treinar muito e acima de tudo ter vontade de treinar o que muitas pessoas principalmente quem ta começando não tem, já quer sair tirando musica e tocando.

guizimm
Veterano
# jun/12
· votar


"Aaa eu não nasci para isso"
isso me irrita demais
Você faz o seu talento
Com isso eu já não concordo tanto, mas acho que qualquer um pode tocar bem, mas não é qualquer um que é genial, existem certos artistas que pelo que eles fizeram da pra perceber que eles tem uma coisa especial
Mas em questão de técnica, eu acho qualquer um pode se tornar um virtuose, e qualquer um pode aprender a tocar

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


guizimm
Exatamente o que falei, grande exemplo do que estou falando Antonio Saliere tinha força de vontade fazia musicas muito bonitas, porem Mozart tinha o talento e o que Saliere fazia com extrema concentração e empenho, Mozart o fazia brincando, ou sem muita dificuldade. Mas não é por isso que Saliere ia fala que ia parar de fazer música pois não tinha o talento necessário.
E também tem aquela coisa que se você faz de coração fica bom, é o que os músicos devem fazer, deixar a musica fluir de dento de si.

guizimm
Veterano
# jun/12
· votar


OverZakk
vc viu amadeus né

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Eu acredito que seja a soma dos dois. Não posso afirmar que seja um ou outro.

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


guizimm
Vi sim ótimo filme hehe

Bob Mauley
Veterano
# jun/12
· votar


Eu acredito que seja a soma dos dois. Não posso afirmar que seja um ou outro.
[2]

Acho que todos temos um limite. Nao importa o quanto voce treina, depois de um certo tempo voce chegará ao ápice, e ponto final. Tem gente que nunca será mais rápido que um cavaleiro de ouro

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


Bob Mauley
Realmente existe isso, na velocidade, mas ainda existe muita coisa a se aprender, velocidade e só uma minuscula parte que se aprende no inicio mas tem muita coisa a frente ainda. E mesmo que estude a vida inteira acho que ainda não chegaria ao máximo, pois para mim quanto mais eu aprendo mais vontade eu tenho de buscar o que vai alem dos meus conhecimentos.

Adler3x3
Veterano
# jun/12
· votar


OverZakk

Talento ou força de vontade?

As duas admitindo que se tratam de virtudes.
A Força ou Fortaleza é uma das virtudes Cardinais.
A Força também esta relacionada a virtude teologal da Esperança.
Já o Talento pode estar relacionado as Virtudes da Temperança e Prudencia (Cardinais) e a Virtude da Caridade (Amor, Teologal)
Independe da crença religiosa e possível cultivar as virtudes.
Músico Virtuoso (músico que tem ou cultiva virtudes)
As virtudes se adquirem, ninguém é dono das virtudes, pois se tivessem donos, não seriam virtudes.
As virtudes são livres, os antigos Gregos associavam as virtudes as figuras de belas mulheres.
Mas de todas a mais bela sem dúvida é da humildade, que não necessita de adornos ou cosméticos para realçar a sua beleza.
As Musas representavam virtudes.
Musa - Música.

Leia e pesquise mais sobre virtudes e você encontrará muitas respostas para a vida no dia, e não precisa ter conotações religiosas.
Os religiosos é que pegaram as virtudes e inseriram em seus dogmas.

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


Adler3x3
PQP vou até ficar queto para não perder a glória de sua fala!!

guizimm
Veterano
# jun/12
· votar


Adler3x3
que porra é essa?

soruji
Veterano
# jun/12
· votar


mas não é qualquer um que é genial,

Realmente tem aqueles músicos que criam tendências, timbres, estilos. E isso é algo totalmente individual. Vai da sua concepção de música, sua intimidade com a música. Mas a questão de ser genial ou não vai de quem ouve. É muito relativo. Acho John Coltrane genial, mas pra você ele pode ser um louco.

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Adler3x3
+1

guizimm
Veterano
# jun/12
· votar


soruji
genial pra mim é quem faz diferente, não é questão de gosto
como eu ouvi alguem dizer,''o habilidoso é aquele que acerta um alvo longe, que ninguem mais consegue acertar, o genial é quem acerta um alvo que ninguem viu''

Adler3x3
Veterano
# jun/12 · Editado por: Adler3x3
· votar


OverZakk

Talento ou força de vontade?

Complementando.
É bem simples.

Força:
- virtudes auxiliares:
- persistência, disciplina, constância, coragem e outras.
a força ou persistência na prática do instrumento musical nos dá a esperança de um dia tocar melhor;
A força sempre tem que estar presente, é a que faz o movimento a que sustenta.
E força que faz as coisas acontecerem.
Mas sózinha não produz nada de útil, e pode até causar a destruição se não for bem acompanhada e conduzida por outras virtudes.
Assim só ter velocidade ao tocar um instrumento, não quer dizer nada, o som fica chato e monotono. (mono = sózinho)
A coragem faz com que percamos o medo ou a timidez para tocar na frente dos outros.
Por outro lado sem a força não fazemos nada ficamos só na teoria, podemos até ter o conhecimento, mas não aplicamos.

Caridade
- virtudes auxiliares:
- amor, temperança, justiça e outras.
transmitir sentimentos a música, e saber usar o temperamento certo, dosar a força com sensibilidade para tocar as cordas ou teclas, usando a balança da justiça sem puxar demais para um lado ou para outro (pode até navegar de um lado para o outro) obtendo o equilibrio das partes.;

Os Gênios são os que mais sabem usar as virtudes adequadamente no conjunto nas suas especialidades, atingem a sabedoria no seu ramo de conhecimento.
Os que tem mais sabedoria (virtude cardinal) no que fazem.
É a fé a confiança.
Para iniciar qualquer trabalho temos que ter confiança em nós mesmos.

As virtude são livres (musas), elas podem ir e vir.
Se estamos com raiva, afastamos as musas do amor, a música mesmo lenta e melódica fica ruim.
Os acordes são as virtudes interagindo entre si.
Acorde = Acordo, as notas entram em acordo entre si e surge a harmonia.
Ninguém domina, e é virtuoso todo o tempo, ninguém é perfeito.

E por aí segue, o tema é infinito...

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


Adler3x3
Então qualquer pessoa pode ser o que quiser basta saber equilibra as coisas.

Adler3x3
Veterano
# jun/12 · Editado por: Adler3x3
· votar


OverZakk

Sim.
Na questão das virtudes o equilibrio é fundamental.
Mas dizer sim é uma opção fácil, o tema na verdade é muito profundo, e pode ter muitas variações do que um simples sim ou não.
As vezes o sim pode ser um não, depende da polaridade.
Depende do lado da equação que você esta trabalhando.
As vezes erramos por não saber dizer não.
Mas tenha em mente que sempre vai ter alguém que vai atingir um nível melhor.
E cada um de nós tem as suas limitações condicionadas por uma série de fatores da vida, e cada ser é um ser, muitas habilidades são herdadas dos nossos ancestrais.
Mas qualquer pessoa que esteja gozando de boa saúde pode ser transformar para melhor.

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


Adler3x3
Cara tu e inteligente pra caramba, eu nunca tinha lido uma definição tão profunda deste assunto como a que tu postou, tu por acaso é Prof° de Filosofia?

Adler3x3
Veterano
# jun/12 · Editado por: Adler3x3
· votar


Não.
A inteligência faz parte da sabedoria.
E estou longe de ser um sábio.
E tem vários níveis de inteligência, a intelectual e a prática.
É uma inteligência tão rápida que nem ligamos ela ao pensamento normal.
Podem dizer que é instinto, mas é pensamento coordenado em altíssima velocidade. (sabe a nota anterior, a que esta tocando e faz cálculos matemáticos para saber a próxima (ou próximas,uma sequência inteira) de notas a tocar), e corpo com a força executa.
Qual é a velocidade do pensamento?

Já observou que assim como na música tem jogadores de futebol, que tem uma inteligência foram do comum, e tomam decisões de dribles ou jogadas totalmente imprevisíveis em frações de milisegundos.
Por outro lado na parte intelectual não puderam exercitar este inteligência (não estou querendo generalizar e chamar os jogadores de não inteligentes), é só um exemplo das diferentes inteligências.
Na música nos improvisos esta inteligência esta presente.
E isto deve ser o Talento.

Mas gosto de estudar filosofia para tentar compreender as coisas.
Temos que usar o livre pensamento e fazer reflexões, e questionar tudo e como na música buscar a harmonia (equilíbrio, respostas)
Pois tudo esta interligado, a música, a matemática, as cores as leis do universo.

weslleyhm
Veterano
# jun/12
· votar


OverZakk
comigo também é a mesma coisa, eu não tenho acho que nem meio ano de violão e já consigo fazer muito mais coisas que os meus amigos que já tocam a muito mais tempo que eu, tem gente que fala que eu tenho falam que eu talento, mas só Deus sabe o quanto eu ralei pra aprender uma pestana, o quanto eu desci e subi escala pra tirar uns míseros solos, quando eu comecei, eu pegava pra treinar umas 4 ou 5 horas por dia, hoje pego menos tempo, mas eu acho que esse negócio de talento é a força de vontade que você tem, só talento não basta, como o professor de matemática me dizia, é preciso de inteligência mas sem vontade, pode ser o Einstein que não vai mesmo.

funeroskydive
Veterano
# jun/12
· votar


eu sempre gostei de guitarra mas nunca tive uma,a alguns anos comprei uma pra aprender a tocar,nunca tive facilidade de aprender ,tinha os dedos duros,pra mudar de um DÓ pra um RÉ levava uns 2 minutos,os dedos não obedeciam,afinação então,putz,nem sabia quando tava afinada ou não,só com o tempo fui pegando jeito e aprendendo,educando o ouvido pra reconhecer as notas,trocas de acordes,ainda tenho muito a melhorar,tropeço muito nos solos,mas comparando com quando comecei melhorei muito,é só eu me dedicar que aprendo a fazer qualquer coisa,alguns aprendem mais fácil outros demoram um pouco mais(este é meu caso),o importante é fazer algo que goste e se sentir bem!

guizimm
Veterano
# jun/12
· votar


weslleyhm
mas só Deus sabe o quanto eu ralei pra aprender uma pestana
vc e todo mundo que toca, acho que é a coisa mais difícil no começo
eu acho que tem gente sim que tem mais facilidade pra aprender a tocar, e gente com mais noção musical, mas todo mundo pode aprender se tiver dedicação

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


É o que eu falo para maioria das pessoas que conheço, que tem vontade de aprender, que tem que treinar, muitos desistem pois na primeira semana não conseguem tocar "smell like teen spirit" por exemplo.

andrecoelho
Veterano
# jun/12
· votar


OverZakk

Desde pequeno ouço que sou talentoso em tudo que faço...

Na escola, no trabalho...

Na verdade eu sofro muito em tudo que faço.

No meu trabalho por exemplo, existem outros profissionais muito mais "talentosos" do que eu. Mas nunca quero ficar para trás e para isso corro e estudo e me esforço para chegar a um patamar no mínimo igual a eles.

E é assim em tudo que faço, inclusive com minha guitarra (música).

Não sou um virtuose, longe disso, mas também nunca fiquei com a bunda sentada só pagando pau, quando decidi que iria tocar fui lá e me esforcei. Daí , depois todos que me ouviam diziam, nossa como você é talentoso! kkkk.

Como já dizia Thomas Edison:

"O gênio é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração."

Abs!

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


E como já disse nosso amigo Filosofo acima, "A maior virtude e a humildade" tendo ela você consegui ir longe.

weslleyhm
Veterano
# jun/12
· votar


"O gênio é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração."
é bem isso mesmo, só talento não basta.
"A maior virtude e a humildade"
luto a cada dia pra se ter essa virtude, que as vezes me falta um pouco

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Talento ou força de vontade?