Jazz - Acid/Smooth/Contemporâneo como iniciar nestes campos ?

    Autor Mensagem
    Cynic
    Veterano
    # jun/12


    Boa tarde Srs.,

    toco guitarra a bastante tempo, mas como todo guitarrista, fiz algumas aulas, e sempre bebi da fonte do bom e velho rock 'n' roll, Iron Maiden, AC/DC e por ai vai, mas daí a gente vai ficando enjoado, e mais enjoado kkkk e hoje a maior parte do tempo me pego ouvindo Smooth Jazz, sempre curti Incognito, Ed Motta, e passei a prestar atenção nos acordes, costumo chamar de 'acordes quebrados' HAUEHAUE, vai saber porque, vou tentar exemplificar isso aqui pra vocês, mas é questão é, estou pensando em voltar a pegar umas aulas, porém estive pensando, a guitarra não é um instrumento muito evidente nesse ramo, costumo ouvir mais os contrabaixos complicados, e os teclados/órgãos que de longe é como se fosse a guitarra em uma banda de rock por exemplo ...

    Enfim, quero pegar a teoria, a formação de acordes, composição deste tipo de música, que normalmente assim com o rock costuma ter alguns padrões né ?

    Estive pensando seriamente em partir para o teclado, acredito que seja mais 'conveniente' entender a formação de acordes, destes 'adds', e depois aplicar para a guitarra .


    Mas vejam o tipo de som galera:





    Bom galerinha é isso, vamos trocar algumas informações ai, sei que tem uns jazzeiros aqui de plantão...

    Abraçoss !

    Darkjazz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cynic
    Nao manjo de teclas, mas creio que vai gastar mais tempo pra assimilar na guitarra do que se estudar violao popular (dedos no nylon) com um bom professor. É um instrumento extremamente harmonico! a guitarra deveria ser encarada dessa forma tmb.

    Parece que sua intençao eh focar nesse estilo,mas se vc pegar aulas de teoria e percepçao (até mais baratas por ser em turma) vai abrir a mente e podera usar os conhecimentos em qualquer coisa que faça barulho. É uma opçao.

    Como eu ja entendo um pouquinho de harmonia (fui alfabetizado musicalmente na guitarra rock, depois violao erudito que logo larguei, hj faço umas aulinhas de violao popular) gostaria de aprender clarinete ou um sopro qualquer.

    que vc me diz ,a respeito do 1 e 2 paragrafos?
    (sacana eu einh, respondo o que vc nao perguntou e ainda boto mais uma questao) rsrsrs brincdeira!

    Cynic
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Darkjazz

    kkkkk valeuu brother, mas é isso mesmo, pergunta em cima de pergunta, a gente chega lá kkkk então .


    é verdade penso no violão também, acho que de início, devo me 're-alfabetizar', porém bebendo de outra fonte este é o primeiro passo, agora aproveitando que irei me realfabetizar, por isso penso em aproveitar e partir para um outro instrumento, voce viu que eu falo do teclado, porque simplesmente ele é o mais evidente nesse tipo de música, para solo, para harmonia, o som dele ta lá...o contrabaixo também ...

    Mas deixa eu te perguntar, se eu pegar umas aulas de violão popular, geralmente eles manjam destes tipos de harmonização também usadas no jazz né ?

    Hawklord
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Hawklord
    · votar


    a guitarra não é um instrumento muito evidente nesse ramo,
    John MacLaughlin discorda


    Cynic
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Hawklord

    Opaaa, booom som .

    Na verdade man , tem uma linha tênue que separa esses 'dois' jazz que postamos o do John ta mais para o classicão mesmo, bem free, ao lançe do puro improviso, o que postei é smooth jazz, geralmente é menos dinâmico, menos improvisado, da uma olhada no meu primeiro video, uma guitarrinha com cry baby de leve, normalmente é o que eles usam no smooth, por isso digo que não é muito evidente .

    Hawklord
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Hawklord
    · votar


    Cynic
    entendo a diferença
    não curto muito smooth jazz,esses ai do tópico são legalzinho até,mas a maioria parece musica de elevador

    mas respondendo a pergunta o tópico
    tu falo de faze aula de violão pra pega as harmonizações
    não acho que precise,dá pra pegar as harmonias na guitarra mesmo, eu to fazendo isso
    campo harmônico(menor,maior, menor harmônico,etc)funções harmonicas,dominantes secundários, segundo menor cadencial,tritono e harmonia em bloco,acho que harmonização pra bossa,mpb, e até jazz depende praticamente só disso. eu vi tudo na guitarra mesmo(menos harmonia em bloco,que meu professor não passo ainda)
    mas sacar um pouco de piano é bom, pra pega o jeito de monta os acordes,ajuda bastante
    pra jazz também é interessante ver alguma coisa de improvisação modal(modos gregos e tal,essa parte é mais dificil,tem que ter um bom conhecimento de escalas antes),mas acho q pra smooth jazz não precisa não, como você mesmo disse é menos dinamico e improvisado

    flavio guitar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cynic
    Cara, que sons estes ai de cima ém ... PUTS Coisa fina, de 1º MESMO !!! to começando agora também ... mas quero muito um dia tocar estes estilos ai ...

    Bom ... ACho que vc não precisa aprender teclado para ver essas coisas de montagem de acordes e tal ...

    Quero deixar umas dicas e recomendações pra ti ...

    Musicos para ouvir [b]
    Paul Jackson Jr.
    George Benson

    Livro
    Almir Chediak Harmonia e Improvisação

    Beleza ? e vai fundo cara ... muito bom estes estilos !!!

    soruji
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Hawklord
    a guitarra não é um instrumento muito evidente nesse ramo,
    John MacLaughlin discorda


    Não só ele, mas Larry Carlton,Lee Ritenour, Paul Jackson Jr., George Benson também discordam. rsrsrs

    Cynic
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    flavio guitar
    :D que bom que gostou, faz tempo que venho escutando coisas do gênero, mas estes caras em específico me chamou muito a atenção também, som muito bem feito !

    Me parece que estes caras são de alguma congregação cristã, e normalmente eles tem aulas de tudo, percepção musical, multi-instrumentos, por isso os caras arrebentam .

    e valeu pelas dicas, George Benson eu escutei umas musicas no youtube, mas nunca parei pra escutar pra valer, vou ver se baixo alguns albuns de vez.

    Sobre o livro pode ter certeza que irei procurar, como ja fiz muitas aulas, acredito que hoje consigo me virar com um bom livro de harmonia .

    soruji
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: soruji
    · votar


    Cynic

    Cara, escuta os outros tbm, que eu citei no tópico de cima, são muito bons. O Benson vai mais pro lado pop, mas como teve influencia da grande lenda da guitarra do jazz, Wes Montgomery, ele também bebe muito da fonte do jazz. Mas tem uns grupos mais voltado para o Smooth Jazz : Fourplay, Spyro Gyra são alguns (o guitarrista do Fourplay era o Lee Ritenour, e agora é o Larry Carlton).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jazz - Acid/Smooth/Contemporâneo como iniciar nestes campos ?